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Empresa ATAC recebe o último dos 63 caças Mirage F1 adquiridos da França

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Mirage F1

A Airborne Tactical Advantage Company (ATAC), provedora de treinamento aéreo tático e simulação de ameaças dos EUA, recebeu todas as 63 aeronaves de combate Mirage F1 que comprou da França em 2017 após uma ampla reforma e atualização, anunciou a empresa em 2 de abril.

A frota está agora totalmente operacional com a conclusão do trabalho realizado nas instalações do Adversary Center of Excellence (ACE) da empresa no Fort Worth Alliance Airport, no Texas.

A Textron modernizou cerca de 45 unidades da F1 com modernos sistemas aviônicos, com recursos de DRFM (digital radio-frequency memory-jamming) e radares atualizados.

A ATAC planeja usar os Mirage para o requerimento Adversary Air (ADAIR) da Força Aérea dos EUA (USAF), que requer quase 150 aeronaves para atender às necessidades de treinamento adversário do serviço.

Além dos recém-adquiridos Mirages, a ATAC possui também uma frota de cerca de 30 jatos Hawker Hunter, IAI F-21 Kfir e Aero Vodochody L-39ZA.

A empresa, parte da divisão Airborne Solutions da Textron, tem uma história de duas décadas fornecendo serviços aéreos adversários para os militares dos EUA, com jatos terceirizados e pilotos civis para desempenhar o papel de combatentes inimigos em exercícios de treinamento realista contra pilotos da Marinha ou da Força Aérea.

A linha de negócios deverá crescer dramaticamente nos próximos anos, com a Força Aérea nos estágios iniciais de licitação de um contrato estimado em US$ 7,5 bilhões em 10 anos.

A ATAC forneceu cerca de 6.000 horas de voo de treinamento em um determinado ano; a Força Aérea dos EUA está buscando até 37.000 por ano.

Várias outras empresas também estarão competindo pelo serviço, incluindo a Draken International, que neste verão ganhou um contrato de US$ 280 milhões para fornecer serviços aéreos adversários na Base da Força Aérea de Nellis, em Nevada.

Mirage F1 com a marca da ATAC e matrícula americana
Mirage F1 com a marca da ATAC e matrícula americana
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Alex Nogueira
Alex Nogueira
1 ano atrás

Lindíssima aeronave!

A versão modernizada no padrão MF-2000 da Força Aérea do Marrocos, equipada com radar RDY-3 e mísseis MICA é fantástica.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
1 ano atrás

Essas máquinas após a modernização que estão dando pra aguentar o tranco como agressores na USAF devem ficar fantásticas. Quanto à beleza , a Dassalt sabe como desenhar aviões como a Ficantieri navios !!!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

A ATAC tem mais capacidade que muita força aérea por ai……

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Inclusive a FAB.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Seria interessante a FAB contratar o serviço desse tipo de empresa, p/ servir de adversário aos nossos pilotos?

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Literalmente não temos condição nenhuma disso. Nós temos menos aviões de caça do que essa empresa. Não existe massa crítica pra valer o investimento.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

interessante seria, mas não temos dinheiro para isso

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Ficaria feio o país apanhar para uma empresa

willhorv
willhorv
1 ano atrás

Isto é no mínimo ridículo sob a comparação com “n” países deste planeta, incluso o nosso país das maravilhas….
Em tese, esta empresa poderia derrotar várias nações destas “n” em superioridade aérea e cumprir o contrato…
Que coisa não!!

Minuteman
Minuteman
1 ano atrás

“Um avião deve ser bonito, se não tem beleza, voa mal.” Marcel Dassault

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
1 ano atrás

Olha que os indianos estão de olho nesses aviões. Ainda podem ser úteis contra o Paquistão.

Jacinto
Jacinto
1 ano atrás

Caros moderadores,
perdoe-me o off-topic mas a “reuters” está noticiando que os EUA fizeram a contabilidade de F-16s do Paquistão e todos os F-16 foram contabilizados (o que desmentiria o abate do F-16 pelo indianos). Ao mesmo tempo, o porta-voz do Paquistão fez um post no twitter afirmando que todos os misseis do Mig-21 abatido estavam nos destroços.
Abraços

Chris
Chris
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Eu vi a notícia… Nenhum F-16 foi abatido…

Acho que um certo ANTONIOKINGS… Vai se trancar no banheiro por uns tempos….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Chris
1 ano atrás

Era só o que faltava, admitir que o avião não foi abatido dizendo que contou. Coisa mais infantil
Americanos mentem por coisa muito pior do que isso.
Lembre-se: A propaganda é a alma do negócio.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Em tempo.
Parece que a Índia vai reforçar mais sua Força Aérea adquirindo novos Mig-29.
Se as especulações acerca do Su-57 forem verdadeiras, termos uma fantástica combinação de Su-30, Mig-29 e Su-57.
Impõe respeito a qualquer um.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

MiG-29, aquele que o F-15 meteu 4 pro chão (há 20 anos)? By the way, a força aérea indiana deve ser um “case” negativo em qualquer curso de logística desse mundo…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Sim esses mesmos. Aqueles que são fabricados na Rússia e não nos EUA.
Ou seja, Putin agradece a deferência.
Mais dindim e empregos na Pátria Mãe (dele).

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

São fabricados para servir de alvo para caças ocidentais…rs!

Aceite!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Mig-29 só serve como alvo de tiro ao pato para os F-16 paquistaneses.

Aceite…,

CML
CML
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Parece que a China também está interessada no SU-57 para engenharia reversa, acho difícil a India adotar a mesma aeronave que um de seus maiores inimigos da região, já que vão saber de todas as suas capacidades e fraquezas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Pode esquecer meu caro! A notícia é verdadeira e de fato os norte-americanos contaram os aviões e constataram que estavam todos lá

https://foreignpolicy.com/2019/04/04/did-india-shoot-down-a-pakistani-jet-u-s-count-says-no/amp/?__twitter_impression=true

Sinto muito….

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Claro Antonio…. Os EUA é que possuem motivos pra mentir…. Afinal, a India é inimigo deles !

Heheh

Chris
Chris
Reply to  Chris
1 ano atrás

Os EUA é que possuem motivos pra mentir….

Afinal, a India é inimigo deles…

O Paquistao nem é uma nação suspeita de esconder terroristas….

E eles só colocaram no contrato de venda dos F-16 a cláusula de que só poderiam ser usados pra defesa, pra fazer charme ! Heheh

E logico… Querem o Petroleo do Paquistao e mentiram até que foram pra lua….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Chris
1 ano atrás

Os EUA não têm nada o que querer naquela região.
Tirando o Afeganistão, onde está encaminhada sua retirada desonrosa (mais uma vez) sua presença é pífia.
A tendência é ser ‘expulso’ completamente de lá;

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Só foram contar os aviões… ok ?

E se faz parte do contrato que se podem ser usados para defesa……..

Aceita… Que doi menos ! Heheh

Gorgoroth
Gorgoroth
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Era de se esperar, só por aqui apareceu umas 10 noticias dos indianos afirmando que haviam derrubado.
Quando força deste jeito, percebe-se o desespero.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

AK teclando em posição fetal…

Kemen
Kemen
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Bem estranho, em quem acreditar fica dificil, pois cada noticia divulgada interesa a um ou ao outro.

Luis
Luis
1 ano atrás

OFF….Aeronave da FAB acabou de cair em Viamão (RS). Piloto ejetou.

BILL27
BILL27
Reply to  Luis
1 ano atrás

Foi um AMX …2 tripulantes ejetaram e passam bem

Flanker
Flanker
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Então era um A-1B…tomara que não seja o único BM entregue até agora, o 5652.

Daniel
Daniel
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Menos mal.
Quanto ao aparelho, espero que seja os antigos, não um dos poucos modernizados.
Gripen, chegam logo.

BILL27
BILL27
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Pelo que li na noticia ,foi um exemplar modernizado ….não sobrou nda do jato ,pegou fogo

Overandout
Overandout
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Pelas fotos dos destroços não me parece um exemplar modernizado, o painel não é o mesmo

BILL27
BILL27
Reply to  Overandout
1 ano atrás

Vdd .acabei de ver tbm

Overandout
Overandout
1 ano atrás

[OFF] Notícias aqui da região dão que um avião da FAB acabou de cair em Viamão RS, piloto ejetou

Baresi
Baresi
1 ano atrás

Galante, parece que caiu um AMX em Viamão, grande Porto Alegre.

Ramon Grigio
Ramon Grigio
1 ano atrás

Embora o escopo da modernização desses F1 possivelmente tenha sido limitada, salta os olhos o curto prazo na qual foi executada, juntamente com o overhaul das células. São 63 aeronaves! A FAB levou quanto tempo para modernizar 46 F-5EM/FM? Claro, o fluxo de caixa não é exatamente conhecido e a empresa que aqui assumiu a empreiteira não possuía conhecimentos profundos na área, mas mesmo assim demorou demais… Qual o segredo? É o cash? É a expertise? Nossos Mirage 3 foram aposentados com alguns itens em situação crítica (motores e radares, principalmente), já esses F1 aí voaram muito e ainda voarão… Read more »

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Ramon Grigio
1 ano atrás

A iniciativa privada não faz licitação, não tem que dar satisfação pra filhote de político, ela pode escolher aquilo que melhor a serve, pelo preço mais conveniente. Não o mais barato, nem o mais rápido ou melhor, mas aquele que melhor serve às necessidades. Existem quatro tipos de gastos: 1 – seu dinheiro consigo mesmo. Nessa modalidade você procura preço e qualidade. 2 – seu dinheiro com outrem. Nessa você costuma prezar mais o preço que a qualidade 3 – dinheiro dos outros consigo mesmo. Aqui preza-se a qualidade em detrimento do preço 4 – Dinheiro dos outros com outros.… Read more »

Ramon Grigio
Ramon Grigio
Reply to  Fernando Turatti
1 ano atrás

Compartilho de sua visão. Por isso que a transparência em programas militares é bem-vinda.

Chris
Chris
1 ano atrás

É impressão minha…. Ou apenas essa empresa que fornece brinquedos para os pilotos americanos…. Poderia por nossa FAB no chão ?

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Chris
1 ano atrás

Estes aviões para receber matrícula civil dos EUA tem que twr todo o armamento e sistemas removidos, não servem para combate real, só simulado.
Só o radar pode ser mantido.

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

mesmo desconsiderando o fato citado pelo Walfrido acima, ainda tem toda uma questão logística. Se eles fossem armados, ainda tem uma coisa fundamental que lhes falta: AWACs. Na guerra moderna é o famoso “quem vê primeiro, atira primeiro”. Campanhas recentes como a tempestade no deserto já demonstraram a diferença de um avião de alerta antecipado para as forças, sendo algo total e absolutamente fundamental para o sucesso.

Chris
Chris
Reply to  Fernando Turatti
1 ano atrás

É obvio… Mas se possuem a picanha, só não compram o arroz e o feijão por não estarem a venda pra eles.

Os EUA são mesmo um país de outro mundo…. Temos que reconhecer….

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

Não é bem assim, com serviço terceirizado as empresas fornecem pilotos do mundo todo, de aposentados israelenses a europeus que podem dar uma nova visão aos amwricanos.

Bardini
Bardini
1 ano atrás

Enquanto isso, os SEM pegam o trecho para a Argentinacomment image:large

Johnny
Johnny
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Ué. Os super etendard modernizados não deveriam ter feito a segurança do G-20?? Afinal ficarão com a marinha ou serão operados pela força aérea??

Jmgboston
Jmgboston
1 ano atrás

Uma força aérea privada mais poderosa que a brasileira. Estamos mal mesmo. Porem altos salários para muitos servidores públicos na ativa e aposentados não falta.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Jmgboston
1 ano atrás

Tão poderosa que não dispara uma única munição sequer…

Chris
Chris
Reply to  Jmgboston
1 ano atrás

Depois que vi que quase 90% do orçamento da Defesa vai para salarios e benefícios..

Fica mesmo complicado defender esse povo…

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

O Brasil não tem condições de pagar por estes serviços de “aggressor”.
O máximo que poderíamos fazer é como a Tailândia que criou um esq. agressor com meia duzia de F-5EM similares aos nosdos modernizados pela Elbit para atacar os Esq. de F-16 e Gripen com os melhores pilotos, isso dá uma boa experiência aos novatos dos Esq. operacionais.
Esta é a camuflagem do Esq. Aggressor deles.
.comment image

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Esta é a cor dos F-5, Gripen e F-16 operacionais dos Tailandeses.
. http://www.thaifighterclub.org/images/answer2013/A02167420141023104738.jpg

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

O F-5E/F modernizado é Top demais, uma pena ser perna muito curta rsrsrs.

Felipe Fg
Felipe Fg
1 ano atrás

Eu sei que estão sendo feitos os esforços necessários , e que essa situação vai melhorar nos próximos anos, mas uma empresa privada ter mais caças de superioridade aérea que o quinto maior país/nona economia mundial é tenso viu kkkk

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
1 ano atrás

Uma empresa privada que fornece treinamento é maior que muita força aérea no mundo, mas tem que dar um desconto: as necessidades, responsabilidades e tamanho do sistema todo justificam isso e, com isso tudo em mente, certamente alguém deve ter sentado e feito as costas e concluíram que era mais vantajoso terceirizar o serviço. Afinal, só contratam as horas de voo. A empresa que se vire com salários, manutenção, pensões, indenizações de acidentes.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Uma coisa engraçada é que obras de ficção vez em quando mostravam aeronaves de combate nas mãos de empresas privadas. Quem é aficionado em aviação militar sempre torcia o nariz porque esse tipo de aeronave nunca era adquirido em quantidade por civis para formar uma força de combate.

Pois bem, agora a ATAC e suas concorrentes podem se tornar a base para o próximo jogo da série Ace Combat 🙂

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Ou… Strike Commander para os mais velhos hehehehe

Também lembro dos Drakken naquele horroroso filme dos Apache 😛

Bavarian Lion
1 ano atrás

Eu só gostaria de saber como são estes certificados de usuário final.
Será que dá pra arrendar essa frota em conflitos, com pilotos e tudo?
Um arsenal poderoso de 3,5ª geração…

Os mirage F1 não são FBW, portanto, pode-se colocar todo tipo de armamento, controle de vôo e até motorização diferente, pois, não tem codigo fonte.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bavarian Lion
1 ano atrás

Se fosse fácil assim… mas existe aquele negócio chato que às vezes impede que certas coisas sejam instaladas em aeronaves e que dispensa computadores para ser chato. Tal de ‘engenharia aeronáutica’ que teima em não desobedecer aquelas leis chatíssimas da Física.

Almeida
Almeida
1 ano atrás

Não é só de caças que se faz uma força aérea. Então não, esse 63 Mirage F1 não dariam cabo de nenhuma FA. Muito menos da FAB.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Células francesas com sistemas americanos já deram bons resultados em Israel. Nos EU não será diferente. Alguns relutam em aperfeiçoar Miragge e perdem um bom vetor supersônico com grande capacidade bélica. Ainda muito útil em conflitos de médio nível tecnológico. A India não abre mão dos seus e aperfeiçoou o lote existente.

Kemen
Kemen
1 ano atrás

Conforme algumas opiniões, foi o melhor Mirage produzido pela Dassault, a França os retirou apenas em 2014, na mão de pilotos experientes da ATAC vão dar trabalho aos garotos da USAF.

ALEXANDRE
ALEXANDRE
1 ano atrás

Seria interessante destinar 5% da arrecadação com jogos de loteria para as forças armadas

Kemen
Kemen
Reply to  ALEXANDRE
1 ano atrás

Sim, mas esta todo mundo abocanhando uma fatia, daqui a pouco não sobra nada para o apostador. Canalizar o destino das atuais retiradas para as Forças Armadas seria mais correto

Maia
Maia
1 ano atrás

Será que haveria possibilidade de uma empresa dessas vir a ser contratada para uma guerra como o grupo Wagner ou Academi? Alguém sabe se existe legislação nos EUA que permita isso?

Celso
Celso
1 ano atrás

Podíamos terceirizar a FAB toda com eles. Tem mais caças que a FAB e seus 70k integrantes….

Denis
Denis
1 ano atrás

E eu achava que a função “agressor” era feito pelo efetivo da USAF.

Denis
Denis
1 ano atrás

Uma pergunta: como funciona o treinamento de combate simulado da FAB?