JF-17 Thunder

JF-17 Thunder

A China está trabalhando para colocar a versão Block III de seu caça JF-17 no mesmo nível da versão mais recente da aeronave F-16V dos Estados Unidos, que se tornou um enorme sucesso de vendas em um período relativamente curto de tempo.

O JF-17 é fabricado no Paquistão com tecnologia fornecida pela Chengdu Aircraft Co., da China. A versão Block III, que está em desenvolvimento há mais de 2 anos, é caracterizada por um radar ativo de varredura eletrônica (AESA), sistema de mira montado no capacete, um pod avançado de designação de alvos, links de dados e além das armas além do alcance visual.

“Espera-se que o JF-17 seja equipado com um radar AESA, e um sistema de mira montado no capace”, disse Wei Dongxu, um especialista militar chinês.

O desenvolvimento da aeronave e a produção já estão em andamento.

Com menos da metade do preço do jato F-16V de última geração e características semelhantes às do venerável avião dos EUA, a China espera que o Bloco III do JF-17 atraia países com orçamentos de defesa limitados. O JF-17 já foi vendido para a Nigéria e Mianmar.

“Muitos países vieram para comprar. Você assina um contrato para o JF-17, você se beneficia”, disse Yang Wei, um legislador chinês e chefe-executivo do jato de combate.

A Malásia selecionou o jato sino-paquistanês para o programa Light Combat Aircraft (LCA). Está em competição contra o Tejas feitos na Índia e o F-50 sul-coreano. Com uma compra inicial de 12 unidades, a Malásia também está procurando uma opção para mais 24 unidades no futuro.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilton

É uma boa opção custo benefício para países com recursos escassos na compra de caças como a Argentina!

andrepoa2002

Argentina não tem dinheiro nem para o JF-17.

Diogo araujo

A América do Sul é o continente mais atrasado no quesito forças armadas, perdendo, inclusive, para a África

Jeff

Discordo, a concentração de países é bem maior no continente africano, e as pendengas também. Nosso continente é relativamente calmo, se comparado com a África. Nossas,necessidades são menores.

Watskhan

Jf17 is now war proven .shot down mig 21

PCXT

Argentina nao tem orçamento e nem
Interesse, mal tem condições de comprar
Biscoito

rui mendesmendes

És realmente rídiculo, serão traumas do passado.

Douglas Ramos

A Argentina suou pra conseguir 9 milhões para reformar um punhado de TAMs, imagina então conseguir recursos para caças, mesmo os mais baratos. Nesse momento a única especulação mais plausível sobre aquisição de material por parte dos hermanos, é que não irão adquirir nada

Jodreski

Se tiverem sucesso em melhorar a capacidade BVR desse caça e armarem ele com um míssil com desempenho similar aos ocidentais com certeza será uma plataforma de excelente custo benefício. Lembrando que sua capacidade dog fight não é das melhores, mas se ele puder operar mantendo uma distância segura dos seus alvos essa característica se torna irrelevante.

PauloSollo

O recente enfrentamento entre India e Paquistão mostrou que ser um bom dogfighter é absolutamente relevante. As suas bases são muito próximas, os indianos os detectaram ainda decolando e anularam seus mísseis BVR com Pods israelenses de contra medidas levando o confronto ao dogfight. A tendência é que se voltarem a se enfrentar haverá dogfight sempre.

Watskhan

They have succeeded. Shot down mig 21 and su 30.

Almeida

Daonde surgiu esse Watskhan?

Bot paquistanês em blog brasileiro?

Elton

O Paquistão e que está ansioso por essa versão porque depois do incidente do abate do F16 os EUA nunca mais vão vender nada que tenha asas e que possa ser considerado moderno para eles.

Watskhan

False info. No proof whereas they shot mig 21 and su 30. Su 30 is hided they said technical failure. An attempt to hide the indian humiliation.

Watskhan

Jf17 shot mig21 and su30.

No proof of f16.just propaganda as looser will not accept.

Zezinho

Sorry, for a JF17 drop a SU-30, the SU-30’s pilot must be sleeping very hard. This photo of an AMRAAM on the ground as proof of participation F-16 sounds reasonable to me.
There’s No humiliation for Pakistani F-16s for being shot down by the MiG-21, it’s a good missile job. There are many top weapons and platforms won on the battlefield by technologically inferior platforms and weapons.

pangloss

“China trabalha para colocar o JF-17 Block III no mesmo nível do F-16V”
—————-
É, tem muito trabalho pela frente, para os chineses. Ainda bem que não lhes falta mão-de-obra.
O JF-17 só vai encontrar clientes entre forças aéreas em que o custo preponderar sobre o benefício.
Quantos JF-17 a China opera, mesmo?

Jagderband#44

A China opera 0 JF-17.

julio

A China não opera ele.

Shinnyzealous

China operates j10. But they transferred same feature from jf17 into j10.

Antoniokings

É um projeto novo e com ampla capacidade de evolução.
Ao contrário de um projeto de quase cinquenta anos que dentro em breve estará na versão XYZ.
Menos, né!?!?

Victor Filipe

Igual o Su-27 e derivados né kings.

Antoniokings

Não. Quase igual ao F-15.

Antoniokings

Não. Igual ao F-15. Também quase cinquentão.
O Su-27 é um pouco mais novo.

Victor Filipe

Su-27 tem 42 anos, o F-15 é 5 anos mais velho que o Su-27 se formos considerar a data de primeiro voo das duas aeronaves. não é la muito tempo, a família de Su-27 tem mais versões que F-16 e F-15 juntos. mesmo que voce queira esconder o parentesco entre Su-27 Su-35S e Su-30SM

Hélio

Espera lá, são coisas diferentes, dizer que o SU-35 é só uma atualização do SU-27 é o mesmo que dizer que o Gripen E/F é só uma versão modernizada do C/D, são novos aviões.

PauloSollo

O que é relevante é que o F-15 é um projeto super vencedor, têm 104 abates e 0 perdas e efetuou milhares de missões de ataque bem sucedidas. O SU-27 e seus derivados até agora só demonstraram sua capacidade de dançar balé Pugachev em shows aéreos. Nunca abateram nada. O SU-34 efetuou ataques bem sucedidos na síria, mas contra terroristas de pijama e sandálias armados com AK-47. A poucos dias foi divulgado que os indianos enviaram um SU-30 para fazer sua estréia em dogfight…..contra um drone paquistanês….. e o míssil falhou……

Hélio

“O SU-34 efetuou ataques bem sucedidos na síria, mas contra terroristas de pijama e sandálias armados com AK-47” Oras, e o F-15 fez algo diferente? O equipamento americano só é empregado contra chineludos ou países muito pobres, e isso só depois de se destruir toda a infraestrutura de combate. O F-15 tem 105 vitórias contra caças mais antigos, sem apoio em terra e com pilotos mal treinados, o F-15 por outro lado tinha a melhor e maior infraestrutura de combate do mundo. Alguma vez o F-15 enfrentou um inimigo em igualdade de condições? O F-16 enfrentou agora pela primeira vez… Read more »

Antoniokings

Hélio.
Deixe esse pessoal se iludir.
Na primeira oportunidade que um país melhor preparado enfrentou um avião americano, um Mig-21 derrubou um F-16.
Agora imagine poderosos Sukhois pilotados por russos ou chineses!?!?

PauloSollo

Está se esquecendo de Israel usando seus F-15 e F-16 em ambientes altamente contestados na Síria, no Irâ, etc. E em relação a este suposto abate do F-16, o que foi divulgado pelos indianos é que de dez, nove F-16 voltaram aos serem acossados por SAMs e por vários interceptadores, e um entrou sozinho, destruiu um depósito de combustíveis e outro de munições e tentou destruir um QG. Na fuga foi atingido por um míssil, não houve um enfrentamento, um dogfight, portanto esta tentativa de depreciar as capacidades do F-16 são completamente tolas invencionices. Na verdade ele foi tremendamente capaz… Read more »

Jacinto Fernandes

Helio, Suas informações são incorretas. A maior parte dos abates do F-15 foi realizada pela força aérea de Israel nos anos 80 contra a força aérea da Síria que tinha mig 21, 23 e 25. Naquela época era um combate equilibrado porque o Mig-25, até o Su-27 aparecer, era a principal aeronave de combate da (então) URSS. A força aérea síria tinham sim apoio de terra, até porque o F-15 não é stealth e podia (e pode ainda) ser detectado a longa distância. Os israelenses na década de 80 nem de longe tinham “melhor e maior estrutura de combate do… Read more »

PauloSollo

O JF-17 é baseado no Mig-21.

Antoniokings

Então está ótimo, visto que o último sucesso do Mig-21 foi justamente contra um F-16.

Victor Filipe

Tu quer que u puxe o historico de falhas do MiG-21?

J-20

Em ordem alfabética ou cronológica?

Shinnyzealous

Incorrect information. Jf17 is not a derivative of any. Its designed in view of f16 performance thats why jf17 wings are similar to f16. However its nose is similar to f15. There ia nothing of mig 21 in it.

Watskhan

Its better than f16 in some respects

Shinnyzealous

Incorrect information. Jf17 is not a derivative of any. Its designed in view of f16 performance thats why jf17 wings are similar to f16. However its nose is similar to f15. There ia nothing of mig 21 in it.

Ricardo Bigliazzi

O F-16 não é vetusto???? Os Chineses estão querendo regredir? Explica para a galera ..

Carlos Campos

olha que vai melhorar ele vai, mas que vai chegar ao nível do F16V aí eu não acredito principalmente pq o Radar do F16 é derivado do F35, então é um dos melhores radares disponíveis no mercado fora outras coisas.

Watskhan

Jf17 shot down su 30.

horatio nelson

depois do incidente do mig com o f16 creio q não existe esse negocio de nivel mais não…um mig 21 pode abater um f16 d v x z…pau q da em chico da em francisco…agente fica aqui supertrunfando questões de alcane e misseis radares e tudo mais ai vai um avião com 60 anos com um r77 e tchau pra um block 52…quem agora pode afirmar q um f-35 não pode ser abatido por um su-30 ? ou q um su-35 não pode ser abatido por um f-5 ? basta apenas ter uma arma boa e a tendência de aew&c… Read more »

Antoniokings

E parece que as ‘viúvas’ carpideiras do F-16 ainda não estão consoladas.

Watskhan

False information. An investigation says jf17 shot down mig21 and su 30. Su 30 wreckage fell in other side thats how it is hided.
F16 was even not used. And there is no proof.

horatio nelson

watskhan what is you country ? here in brazil we believe f16 was engaged…this information of su 30 is completely new for me…i don´t see this in any place…but in this case every is possible, i not susprise by anything else.

Jacinto Fernandes

Nelson,

No calor do momento houve alguma especulação sobre o que havia sido abatido pelos paquistaneses. Isso porque o piloto indiano capturado era um piloto de SU-30 – parece que ele até participou de um documentário, que está no Youtube, sobre os Su-30 da Índia. Como o piloto capturado era (supostamente) um piloto de Su-30, houve especulações de que o avião derrubado pelos indianos era um Su-30.

horatio nelson

ah sim…não estava informado sobre isso…

WFonseca

Horatio, Quem faz o “serviço” é o míssil, caça é “apenas” o meio de colocar alvos adversários ao alcance dos mísseis, preferencialmente antes do inimigo! Claro que há caças mais capazes do que outros, mas num conflito de proximidade pode haver diminuição destas capacidades, ver primeiro, atirar primeiro, dar o fora. Talvez por isso a Índia enviou para à fronteira seus caças menos capazes, isso não quer dizer inofensivos. Abraço!

horatio nelson

creio q me convenci que o mig 21 modernizado é um caça q não deixa a desejar em nada com esses avionicos e misseis…fazedor de viuvas…mas era logico q ficasse assim pela parceria com israel q produz os equipamentos militares mais modernos e eficazes do mundo!

Robsonmkt

O fato de o Paquistão operar as duas aeronaves facilitará é muito o trabalho da China pois terá em mãos dados atualizados do desempenho do F-16V para servir de parâmetro para o block III de seu caça de exportação.

Victor Filipe

Paquistão opera o F-16 Block 52. a semelhança entre ele e o F-16V é que ambos tem F-16 no nome, um motor e duas asas.

Robsonmkt

Bem observado, Victor. Obrigado.

Shinnyzealous

Correct. Thats the reason jf17 is better than f16 in some angles.

Shinnyzealous

JF17 deaigned proved better than f16

Carlos Campos

Olha ninguém aqui acredita nisso, nem adianta dizer o F16V atualmente é melhor que o JF17, J10, o único avião da China que é melhor que ele é o J20, o resto são copias russas e aviões baratos que não tem o nível de tecnologia embarcada das versões modernas do F16

rui mendesmendes

In your dreams

Nostra

Just for the sake of passing time let’s talk about RELAXED STATIC STABILITY (RSS ). Almost all recent 4 and 5 generation fighters have RSS base design. In simple words the aircraft is designed to be aerodynamically unstable. RSS changes the dynamics of the aircraft while dramatically enhancing its maneuvering capabilities. Implementing relaxed static stability means that the center of lift will forward of the center of gravity instead of aft of it and as a result the aircraft will be statically unstable. Also static stability is proportional to the control forces, therefor reducing stability gives pilots more response for… Read more »

Defensor da liberdade

De grão em grão a galinha enche o papo, assim são as armas chinesas e russas, vão testando suas armas, avaliando as falhas, corrigindo, logo logo terão equipamentos à altura dos ocidentais.

Hélio

É impressão minha ou a trilogia está ganhando projeção internacional?

Waldir Fares Filho

É a batalha da comunicação meu caro… rede monitorada

Fila

Sei não, me parece mais que “Reis” brasileiros apontam de todos os lados (ou de um só?) com nome diferentes

Mauricio R.

Eu acho que os chineses vão precisar antes de mais nada de uma indústria aeroespacial de padrão ocidental, ai quem sabe consigam colocar o JF-17 Block III no mesmo padrão do F-16V.

Antunes 1980

Nem de graça esta jaca. Engraçado ver que esse Frankenstein dos ares insiste em querer ser igual aos caças norte-americanos e europeus, mas está a anos luz até dos cansados MiG-29 russos.
Vai entender tanto dinheiro jogado fora, em um projeto inócuo e que só vende para dois países sem relevância.
É praticamente um Tiggo/Jac dos ares.

Gus

bingo! perfeita definição: esses j-17 sãos os cherry tiggo dos ares

pangloss

Os chineses foram melhorando a aparência do MiG-21 aos poucos, até deixá-lo com a cara do F-20. Quanto progresso, não?
O que não significa que eles tenham alcançado a mesma qualidade ocidental.

Daniel Silva

“China trabalha para colocar o JF-17 Block III no mesmo nível do F-16V”. Me parece que o título está incompleto, mesmo que esta equiparação fosse possível estaria limitada a área eletrônica, em especial radar AESA e mira montada em capacete, dentre outros itens. Passando a largo da discussão sobre o desempenho e confiabilidade dos produtos fabricados por estatais chinesas e as empresas ocidentais, fato é que os aviões são de categorias diferentes. O F-16, hoje, está mais para caça médio (20 ton de peso máximo de decolagem, 11 pontos duros e entre 7,5 e 8 ton de carga bélica). O… Read more »

Almeida

Não, ele não é concorrência para o F-16V. É só ver quem tá concorrendo contra ele na Malásia.

É um bom caça barato, um bom low-end num mix high-low ou até mesmo o principal de forças mais modestas. Mas não é linha de frente como o F-16V.

Luiz Trindade

O JF-17 Block III tá mostrando para que veio. Ele vai ser muito bom para países que não tem dinheiro para comprar o Gripen, o caça de quarta geração mais barato. Resta saber se ele vai ter suporte de manutenção, pois o material bélico russo se arrebenta ae.

Fabio Araujo

Resta saber se com este upgrade vai continuar sendo o mais barato!

Luiz Trindade

Com certeza…

J-20

Um radar AESA é tecnologia de última geração e barato não vai ser nem um pouco. Não duvido que o preço do JF-17 suba mais de 10 milhões com esses upgrades