No acordo com os EUA para uso da base de Alcântara, Brasil não poderá desenvolver o próprio foguete lançador com o dinheiro recebido

261

Centro de Lançamento de Alcântara

Após quase 2 décadas, países concluíram negociações sobre salvaguardas tecnológicas que permitem uso comercial de base no Maranhão

WASHINGTON – Brasil e Estados Unidos concluíram na semana passada as negociações do novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que permite o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão. O tema é debatido pelos dois países desde 2000, quando o governo Fernando Henrique Cardoso assinou o acordo, rejeitado na sequência pelo Congresso Nacional. Em entrevista ao Estado, o embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, revelou parte das mudanças no novo texto. Para ele, as negociações reduziram a ingerência americana no Brasil e atenderam, dessa forma, críticas levantadas anteriormente pelo Congresso.

“Essa negociação encerra quase 20 anos em que estamos tentando lançar da base de Alcântara mísseis de maior capacidade, de maior porte e que podem ser utilizados no uso comercial sobretudo de lançamento de satélite”, afirma Amaral. Depois de 2002, quando o AST fracassou no Congresso, o Brasil ensaiou outras vezes uma nova negociação com os EUA, mas as rodadas de conversa sobre o tema deslancharam em maio do ano passado. Os parlamentares brasileiros alegaram nos anos 2000 que o AST fere a soberania nacional.

O acordo de salvaguardas tecnológicas prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da base de Alcântara. Atualmente, 80% do mercado espacial usa tecnologia americana e, portanto, a ausência de um acordo de proteção limita o uso da base brasileira. O texto também é um acordo de não proliferação de tecnologias de uso dual – quando as tecnologias podem ser usadas tanto para fins civis como militares, caso do lançamento de mísseis.

Uma das questões controvertidas na discussão sobre o acordo é com relação ao uso de recursos obtidos da exploração comercial do lançamento de satélites. Os recursos poderão ser usados em qualquer etapa do Programa Espacial Brasileiro, mas não no desenvolvimento de veículo lançador.

“É uma parceria com os Estados Unidos na exploração comercial do centro espacial de Alcântara.” Em razão de sua localização geográfica, é possível economizar até 30% no combustível para lançamento de satélites a partir de Alcântara. O acordo dura um ano e pode ser revisado. As negociações estão concluídas, e o acordo passa por revisão de tradução dos dois lados e última análise jurídica. A ideia dos governos é encerrar os trâmites a tempo de os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump assinarem o acordo no encontro que terão na Casa Branca, em Washington, no próximo dia 19.

Leia a matéria completa no site do Estadão, clicando aqui.

Lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) brasileiro em Alcântara
Subscribe
Notify of
guest

261 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caique Luã

Pega uma quantia de dinheiro igual a recebida de uma outra área investe no foguete e o dinheiro recebido cola para cobrir o rombo… Agora será maravilhoso se a gente se “abrir” e no final de tudo não desenvolver foguete nenhum. O que com certeza vai acontecer.

Caique Luã

Correção:”… e o dinheiro recebido coloca para cobrir o rombo…”

francisco

Com esse acordo o Brasil fica proibido de construir qualquer foguete. Toda verba que o Brasil realocar para o programa, os USA vão dizer que é proveniente do acordo, então vai vetar.
No popular: o Brasil vaia seferrar com esse acordo. Está colocando todo o seu programa sob a tutela dos yankes.

WAGNER

Hã… que programa mesmo que o Brasil tem?
Fizeram algo depois que explodiram tudo lá em Alcântara?

Chris

Nada haver !

Esses acordos são normais. E o Brasil é que se nega a uma maior cooperação político-militar com eles. Obviamente, eles se preocupam com o porquê !

Os EUA apenas temem o desenvolvimento de mísseis nucleares ! Vai que algum dia, um “Maduro” assuma o poder no Brasil…

carcara_br

Chris você é um gênio, mas já pensou se um trump assume a presidência americana??? deixa pra lá….

Chris

E pelo contrário…O dinheiro cai no caixa da União, que repassa onde quiser…

Nem nós poderíamos afirmar que o dinheiro foi usado pra isso. Imagine eles !

A regra é só formalidade pra seguir a legislação americana, que vale pra qualquer país…

Paulo Costa

O dinheiro vai direto para a Alada e pode e deve ser usado somente no sistemas espacial brasileiro …

O governo pode e deve fazer aportes financeiros quando necessário para projetos específicos.

Se amanha a FAB for desenvolver o VLS de novo, o projeto, e a construção sera feita através de aporte financeiro da união para a Alada, semelhante ao que esta sendo feito nas corvetas tamandaré

HENRIQUE

Todo o programa do Brasil foi pro espaço em 2003.

paulo sergio

fique feliz. é a “transferência de tecnologia” que interessa. agora é terminar de montar os caças da força aérea pq o resto já era. aprendam, iludidos do nacionalismo desenvolvimentista. não existe almoço grátis.

Marcos

Caro Caique Luã,

Não é assim que funciona. Não existe “jeitinho brasileiro” com os americanos. Você acha mesmo que eles não vão embargar qualquer tentativa para construir um VLS? Vão entrar com ações (mesmo sabendo que o dinheiro é da União, aliás, quando a União passou a ter compromisso com Alcântara?). Vai ser pura birra, vão colocar uma pedra atrás da outra.

No fim, vamos desistir por cansaço.

O que você está propondo é uma espécie de lavagem de dinheiro legal. Os “americanos” já devem ter 4 ou 5 advogados preparados para isso.

Torama

Acho que não é por aí não… o documento proíbe o uso direto da receita do uso da base para desenvolver o VLS por que as leis americanas proíbem que eles financiem o desenvolvimento de programas espaciais de outros países, no entanto de forma alguma eles podem interferir no orçamento do Brasil. Assim, caso realmente se deseje desenvolver a tecnologia do VLS, basta compensar essa parte do investimento com recursos do tesouro, sem atrelar às receitas obtidas com a parceria. Importante notar que a proibição afeta o desenvolvimento do veículo, mas outras tecnologia essenciais, como telemetria e sistemas de navegação,… Read more »

luiz Henrique

O VLS morreu em 2016…
Agorá é com o VLM e o Àquila 1 e 2……..
Enfim só o tempo dirá…..

Manoel Jorge Marques Neto

Acho que não foi morte morrida…foi morte matada…estava bem avançado e isso não agradava a “outros” com isso…BUUUUMMMMMMM!!!

Sidney

Exatamente! O orçamento nacional país nenhum interfere. E o modo como foi feito esta dando é salvaguarda para eles embasarem juridicamente lá o acordo. Não está dito em nenhum momento que o Brasil está proibido de construir ou investir em um VLS seus recursos. Se tiver cláusula desse tipo é por trairagem nossa mesmo. E depois é apenas pelo prazo de um ano inicialmente, qualquer problema não renova.

Marcos Antonio

Vão usar como justificativa para embargo de tecnologia no futuro, a coleira está vindo dourada. Já vimos este filme antes. Com isso eles terão um contrato que poderão interpretar da forma que quiserem. Inacreditável.

Ciel

Marcos eu estava lendo que agente só não vai ter acesso a tecnologia deles mas vamos ter acesso a toda base e troca de conhecimento com os cientistas isso bate? Sabe me informar?

ALDO GHISOLFI

O recebimento dos valores consubstanciam ‘receita vinculada’. Fora isso não há como impedir o desenvolvimento de um VLS nacional.

ALDO GHISOLFI

O recebimento dos valores consubstanciam ‘receita vinculada’. Fora isso não há como impedir o desenvolvimento de um VLS nacional. O resto é direito disponível e pode ser negociado.

Chris

Pois é… A regrinha segue a própria lei americana.

Ciel

Torama não sei se é verdade mas no acordo está previsto um contrato de um ano e renováveis por mais um sabe dizer se é verdade?

Marcus Uchoa

A questão é que nós esquecemos que o contrato tem vigência. .. nada impede de aprendermos ..geramos recursos … desenvolvemos a nossa metodologia para um foguete lançador. .. e não renovamos o acordo qdo esse dia chegar. .. simples assim.. e como não temos isso ainda… temos mais é que abrir essa porta…abs

francisco

Os norte-americanos não são trouxas. Então podem tirar o cavalinho da chuva porque o jeitinho brasileiro não vai funcionar.

Paulo Costa

Caro Caique Luã,

Nao se deixe enganar por matérias distorcidas e sensacionalistas como essa …

No acordo, o Brasil através da ALADA vai poder alugar a base para qualquer país, fazer acordos de desenvolvimento com qualquer país, receber diretamente os valores arrecadados nesse aluguel da base e sera a FAB a mantenedora da segurança da base.

A pessoas aqui do fórum infelizmente ou sao mal informadas ou comentam de forma ideológicas mentindo descaradamente.

Bruno

O polegar vermelho vai ao delírio com uma notícia dessas! A pipoca já está no jeito aqui.

51431

Iremos nos tornar o Cazaquistão dos EUA, lançando satélites com uma economia de combustível de 30%, e não poderemos investir a grana no nosso própio veículo lançador ?? Essa Colônia me mata de vergonha..

M.

A grana que não poderá ser investida é a paga pelos americanos, nada impede de o Brasil continuar desenvolvendo com o seu próprio dinheiro. Os americanos dominam o mercado de lançamento de foguetes, seria um contrasenso financiarem uma concorrência contra si mesmos. Como o brasileiro padece de capacidade cognitiva, vão se criando narrativas falsas. Nada demais alugarmos a base para lançamentos periódicos deles. Pegamos o dinheiro e investimos em educação, ciência, e tecnologia, consequentemente com a economia gerada dá para o Ministério aumentar os repasses para o programa espacial brasileiro. Não tem como impedir isso.

jose luiz esposito

BIDÚ , conhecendo os militares brasileiros e a nossa Republica de Castas , apostastes na Barbada !

francisco

Tudo é possível na seará jurídica. Com u judiciário do quilate do nosso, os norte-americanos vetam qualquer aporte de verba para o programa espacial brasileiro, facilmente. Quem acreditar no contrário está se iludindo.
Não se iludam. Eles, yankes, não dão murro em ponta de faca, alem de conhecerem muito bem as maracutaias dos “intelijumentos” brasileiros.

William Duarte

Com um judiciário tal qual o nosso, aposto que todo o dinheiro arrecadado vai ir para inúmeras ONG das quilombadas no entorno para pagar “nossa divida históricas com eles” . Depois do primeiro lançamento, o nosso brilhante judiciário recomendará um estudo de custo aproximadamente o triplo do contrato mais a soma do orçamento de Alcântara para saber os danos do impacto do barulho do lançamento causa no pássaro tal, que só existe lá em em outros 40.000 lugares do planeta. Após anos passados e toda a verba gasta na pesquisa nada conclusiva, uma revista que aqui em Minas é chamada… Read more »

Chris

Os americanos possuem até bases militares em outros países, com acordos parecidos, e ninguém ou nada morreu…

Nem mesmo Cuba foi invadida.

Quanta paranóia… kkkk

Sérgio Paulo

Exatamente M. Povo está fazendo tempestade em copo d’agua.

Mark Goddard

Desenvolver o quê? Para explodirem de novo? O que fizemos com o dinheiro público alocado para o “programa espacial brasileiro” ao longo desses anos todos? Hipocrisia.

Marcos

É uma política predatória. Cai por terra qualquer argumento de que o uso comercial vai impulsionar o investimento técnico-científico na construção do VLS

Vamos ser sinceros, o âmago da agência espacial brasileira é criar um VLS. A pesquisa científica é apenas, digamos, usufruto do “fim que JUSTIFICADAMENTE justifica o meio”. Com redundância, pois sem a pesquisa científica não existe VLS ou qualquer outro aparato “espacial”.

VLS acima de tudo, americanos embargando todos!

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

1) VLS é um projeto morto;
2) O Brasil não fica impedido de desenvolver lançador próprio;

Boa noite.

Cristiano GR

Não vejo nenhum motivo ou interesse para o Brasil em fazer esse negócio.

francisco

O interesse é agradar o Trump. Não é por outro motivo que esse acordo está sendo aprovado às vésperas da ida do Bolsonaro.
Antigamente os reis de países vassalos ao visitarem o pais dominante sempre levavam presentes. O Bolsonaro está levando de presente para o Trum a base de Alcântaras.

Jeff

Funciona sim, só fazer da forma correta. E o acordo é para somente um ano.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

“Atualmente, 80% do mercado espacial usa tecnologia americana e, portanto, a ausência de um acordo de proteção limita o uso da base brasileira”

Ter acesso a 80% do restrito mercado de lançamento de cargas espaciais não é bom o suficiente pra vc?

Chris

O interesse é financeiro !

Welder

Tomara que o Bolsonaro não assine.

Renato B.

Eu achei uma boa solução, se bancar o uso da base já valeu a pena, se sobrar dinheiro já é lucro. O título é sensacionalista e só.

Pelo que entendi a proibição de desenvolvimento veículo lançador só vale para os recursos obtidos com o uso da base. Eu acho uma salvaguarda inútil por não nos impedir de desenvolver de desenvolver nada mas sendo que estão pagando deixa os gringos se sentirem bem.

WVJ

Pois é… ninharia não nos ajuda pra desenvolver um VLS.
Qdo quisermos desenvolver, precisaremos de muito mais, e não só dinheiro.

igortepe

O dinheiro caiu no caixa único. Como os Americanos vão saber que o dinheiro que estamos usando para desenvolver o nosso VLS veio desse contrato?

groosp

Li uma análise que propunha uma parceria entre Brasil e Israel. Foguetes israelenses lançados na base de Alcântara. Israel, por questões geográficas, lança seus foguetes em órbita retrógrada. Ou seja, na direção oeste, contra a rotação da Terra. Consumindo muito combustível o que afeta a carga útil. A análise é de Carlos Cardoso do site Meiobit com o título de “Uma Proposta Modesta: O Governo Bolsonaro deveria mandar Israel pro espaço” , é só googlar.

Ianiv

Moro em Israel e tenho certeza que por aqui emplaca. O povo ama o Brasil e nao entendem como nao e superpotencia. Israel pode fazer pelo Brasil o que esta fazendo pela India. Tanto em tecnologias civis quanto militares.

Farroupilha

Diga para eles que o motivo é bem simples… Nossas leis são feitas pelos próprios bandidos, disfarçados de políticos, para protegem de inúmeras maneiras os corruptos, colarinhos brancos, estupradores, homicidas etc. Temos Leis defensoras da criminalidade, e não da sociedade honesta e respeitosa. Nenhum país vai para frente com Leis que são lixo.

Fulcrum

Agora tá claro que o interesse deles não é nem a economia de combustível. Se quisessem economizar, lançavam de plataforma flutuante em água internacional o que já possível.

Farroupilha

Verdade amigo. O jogo é bem outro… uma cabeça de ponte de onde não sairão mais. Até, hoje, se arrependem de terem saído do Nordeste pós término da WW2.
Se negócios envolvendo aluguel de local estratégico nacionais fossem bons, a França alugaria a tempos a sua base de Kourou igualmente muito bem localizada.
Vassalagem e traição é disto que se trata mais esta negociata absurda.

GFC_RJ

Meu camarada. Super respeito a opinião de quem é contra ou a favor. Somente discordo da sua comparação. Pelo que entendo como realista em RI, os EUA são totalmente bem-vindos na França para fazer acordos sobre a Guiana Francesa. No entanto, é para contratar serviços franceses, com veículos franceses, para pôr o que for possível dentro das normas internacionais no Espaço, e sobre o preço que os franceses determinarem. Tal como fizeram com nosso SGDC e fazem com qualquer país. Por que os EUA estariam excluídos? Entendo que para os americanos não compensa ($$$) e, portanto, eles lançam seus próprios… Read more »

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

A França, integrante da OTAN, aluga sua base em Kourou para a Russia há uns 15 anos já… Seria a França vassala do Putin?

https://ec.europa.eu/growth/content/france-and-russia-agree-soyuz-will-launch-kourou-french-guyana-0_en

Aliás, a europa toda, por meio da ESA, faz uso da base. Muito vassala essa França hein…

Farroupilha

A França não alugou sua base para os russos.
A Arianespace se utiliza de foguetes Soyuz para não atrasar o lançamento de satélites de seus clientes.

https://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/mais-pourquoi-arianespace-lance-des-satellites-telecoms-avec-soyuz-de-kourou-634106.html

Claus Mendez

Até que enfim vejo vejo um comentário de alguém que vê o que está por traz das cortinas.
Que triste ver o meu país entregando sua soberania dessa forma.
Penso que quando um governo for capacho estará sempre dominado pelos interesses que não serão os seus.
Lamentável!

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

Desconheço lançamento em plataforma flutuante. Conheço apenas pouso!

O objetivo não mesmo economia de combustível. Até por que essa é aparte barata do lançamento. A vantagem de se lançar tão perto do Equador é que se pode lançar cargas mais pesadas com o mesmo combustível.

Chris

Mesmo de fosse tão facil… Em águas internacionais, correm risco ate de serem abatidos….

Qta paranóia…. Tem até base militar em Cuba e o pais nunca foi invadido.

Sérgio Luís

Eu prefiro o VLS do que esse “aluguelzinho” !
Outra coisa
Esse é o tipo de inquilino difícil de despejar!

Farroupilha

Corretíssimo amigo. O jogo é bem outro… uma cabeça de ponte de onde não sairão mais. Até, hoje, se arrependem de terem saído do Nordeste pós término da WW2.
Se negócios envolvendo aluguel de local estratégico nacionais fossem bons, a França alugaria a tempos a sua base de Kourou igualmente muito bem localizada.
Vassalagem e traição é disto que se trata mais esta negociata absurda.

João Francisco Neves

kKKKKKK…Vassalagem é o BNDES aplicar mais de 700 bilhões em ditaduras comunistas amigas dos governo anteriores que saquearam o Brasil, elas darem calote, e o Tesouro (nós!) ter que bancar, o resto é conversa fiada, teroia da conspiração, bobagens infinitas de americanos invadirem o Brasil, quem acredita nisso quer a volta da podridão e da roubalheira.

Canarinho

Uma coisa nao tem nada a haver com a outra. Ambos estao errados, os governos anteriores que saquearam o pais e o atual que esta entregando nossa soberania de bandeja

Ulisses

Se o amigo pesquisa-se no BNDS, saberia que o dinheiro foi para uma empresa brasileira construir no exterior e que todo o dinheiro retornou com juros conforme o mercado. A hallibut do Dick Cheney gradece a vassalagem brasileira, a destruição da engenharia nacional e do BNDS. Somos agora vira latas dos EUA

Ulisses Simon da Silveira

https://www.bbc.com/portuguese/iraque/030418_reconstrucaorg.shtml A empreiteira americana Bechtel venceu a concorrência e irá ser responsável pelo maior contrato de reconstrução da infra-estrutura do Iraque. O contrato, no valor de US$ 34,6 milhões, é o quinto a ser fechado pela Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAIDS, na sigla em inglês). Pelo compromisso assumido pela Bechtel, a empresa ficará encarregada, a princípio, da restauração de usinas de geração de energia e de redes de transmissão, além de sistemas de distribuição de água e de coleta de esgotos. O contrato, no entanto, poderá ser estendido para até US$ 680 milhões pelos próximos 18 meses,… Read more »

Gil

Qual VLS, o que a Dilma matou?

Hélio

Quem matou o VLS foi o FHC, quem matou a parceira com a Ucrânia foram os próprios EUA, como provado pelos documentos secretos divulgados pelo wikileaks em 2011.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

“matou o VLS foi o FHC” Durante o governo FHC foram construídos 3 VLS e lançados 2. Quantos VLS foram construídos pelo PT em 13 anos? “quem matou a parceira com a Ucrânia foram os próprios EUA,” Cara, no meio aeroespacial tem pouquíssimos apoiadores dessa parceria. Era um projeto que já nasceu morto! Ora, como poderia dar certo uma empreitada pra lançar foguetes sem que o País tivesse acesso ao mercado (sem acordo de salvaguardas) ?! O que apareceu no WikiLeaks foi que o Gov americano enforçou que a Ucrânia não transferisse tecnologia de foguestes, mas veja, NINGUEM no mundo… Read more »

Diego K

Bem lembrado Hélio. O wikileaks mudou o mundo.

Renato B.

Os EUA não tem interesse em nos deixar ter um VLS e vão dificultar sempre que puderem. Já fizeram isso antes e o uso da base não vai mudar isso.

Digamos que não é nada pessoal. Por eles ninguém tinha condições de desenvolver um VLS devido a tecnologia dual. Afinal, alguém acha que o Irã e a Coréia do Norte tiveram apoio americano?

Não existe supresa nisso. Agora é o nosso pais decidir se vai fazer um e trabalhar para isso.

Nilson

Na matéria do Estadão tem também uma discussão sobre restrição de acesso, pelo que entendi pode ocorrer de só entrar na base quem os americanos quiserem (apesar de um entrevistado dizer que vai ser tudo “em comum acordo”). É um aspecto que merecerá atenção quando começarem as operações, afinal, seria importante que nossos cientistas pudessem acompanhar todos os passos, absorvendo o máximo possível de conhecimento.

Antoniokings

Seria essa nossa parceria estratégica?
Depois de levar um drible de Trump no acordo comercial China – EUA, agora isso.
Só estamos levando ferro com esse novo ‘status’ de parceiro.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

O acordo é uma salvaguarda tecnológica e vc quer ter acesso aos segredos deles?! rsrs

Entendo que essa questão de acesso restrito deva ter foco na segurança. Não podemos admitir, por exemplo, que tragam carga nuclear, bilógica ou química sem dar satisfação.

ODST

Simplesmente ridículo! Só não fica pior pois do jeito que está não passa no congresso. Alugue a base para um cliente sério, que não faça propostas indecentes, faça parceria/aliança com quem estiver disposto ou invista para valer em nosso programa espacial para termos independência na área.

JCM

Cliente sério, tipo quem? Ou invista pra valer ,com dinheiro tirado da onde?

ODST

1. Qualquer cliente que não faça propostas absurdas e cumpra os acordos é um cliente sério.

2. Falei que o Brasil precisa investir pra valer, mas não disse quando. É óbvio que temos que arrumar a casa primeiro, além de transformar esse tipo de coisa em politicas de interesse nacional, pois não adianta um presidente investir e o próximo desinvestir.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

O que tem de indecente na matéria? Será que vc se deixou levar pelo título?
Por mera questão buracrática dos americanos o dinheiro que gastarem com o aluguel da base não pode ir DIRETAMENTE para pesquisa e desenvolvimento do nosso lançador nacional. N
ão quer dizer que não podemos desenvolver o lançador, entendeu?

Alexandre

Tudo como previsto taogay!!!!!
Viva o acordo caracu!!!!!
Aliança america first a todo vapor!!!!!
Viva aos patriotas que não passam de quinta coluna!!!!!
A bandeira do Brazil nunca será verde, amarelo, azul e branco!!!!!!
Parabéns a todos os que lutaram para essa realidade!!!!!

Defensor da liberdade

Kkkkkkkkkkkkk que espécie de acordo é esse que o cliente paga uma taxa, recebe o serviço e ainda diz como a taxa deve ser usada? Nem sempre o cliente tem razão, quem já estudou marketing sabe exatamente o por que disso.

Cristiano GR

Esse acordo é um lixo e só serve aos interesses americanos. O que o Brasil tem a ganhar com isso?
Somos os donos do território, donos do espaço aéreo e o valor e o que deve ser feito com o dinheiro são os brasileiros que devem decidir.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

” O que o Brasil tem a ganhar com isso?”
Acesso a 80% do mercado de lançamento de cargas espaciais não ta bom pra vc?

Não vão alguns milhões em aluguel de base que nos impedir ou ajudar/atrapalhar no desenvolvimento do lançador…

jose luiz esposito

Marcos te informes , te aprofundes , so conheces superficialmente o problema do desenvolvimento Espacial brasileiro , Coitado do Brasil !!!

Mauricio Siqueira

Titulo Sensacionalista. Contrato de 01 ano podendo ser prorrogado. Valores arrecadados com o lucro do “aluguel” não pode ser usado no financiamento da construção do VLS. Como está a construção? já tem alguma fase? Já está na hora de alocar os recursos nesse projeto? Não existe proibição, apenas os EUA tem como política não darem recurso a outros países fazerem o VLS ou seja, se vc quiser fazer faça, mas não com dinheiro que veio dos EUA, pq ai requer outro tipo de acordo e tratados.

Roger Leonardo Freitas

Perfeito! Exatamente!

Alecssander

Vou perder meu tempo mais uma vez escrevendo um comentário aqui. Todos os anteriores que postei não foram publicados. Acho que os administradores do site não gostam de mim ou da minha opinião, apesar de eu ter até me desculpado da última vez por algo que tenha dito de errado, mas vamos lá. 1º Cliquem no link da matéria do Estadão e reparem que o título é: “Brasil e EUA fecham acordo sobre base de Alcântara”. 2º e não menos importante na reportagem original existe um parágrafo esclarecedor: “Segundo Amaral, isso ocorre porque parte da política de não proliferação e… Read more »

welington

cara no alvo, meus parabens, 90% dos comentarios aqui, sao de pessoas que leram apenas o titulo, e esse titulo ta com cara de titulo pra criar intriga, esse acordo me parece bem diferente daquele da epoca FHC, que esse sm prejudicaria nossa soberania.

Alecssander

Obrigado Welington! Espero ter contribuído para melhor discussão sobre o assunto. E obrigado aos editores por publicarem meu comentário dessa vez.

Sidney

Concordo plenamente também. Alecsander fez um ótimo post.

Alecssander

Obrigado Sidney!

FTauscheck

Comentário perfeito. Além do exposto, faz 20 anos o programa espacial brasileiro não desenvolve nada, sendo apenas uma linha na planilha de despesas. Pelo menos vamos receber alguma coisa pelo terreno, que diga-se de passagem, não tem infraestrutura nenhuma para um lançamento de médio porte (Google Maps na base e chore). Não existe um porto para receber os veículos lançadores, não existe estrada (que suporte os veículos) até a base e tao pouco existe uma torre de lançamento para algo maior que uma bola de futebol. Se o $$ recebido propiciar pelo menos o desenvolvimento da infraestrutura, já estamos no… Read more »

Andre Vedoze

Só não falem mais em VLS, pois este é finado a dois anos. O projeto agora é o VLM.

Jagderband#44

Perfeito.

Farroupilha

Errado, nada de bom para o Brasil. Migalhas kkkkk!
Se negócios envolvendo aluguel de local estratégico nacionais fossem bons, a França alugaria a tempos a sua base de Kourou igualmente muito bem localizada.
Vassalagem e traição é disto que se trata mais esta negociata absurda.

MARCOS FRANCISCO SIQUEIRA

Kourou é alugada pra europa inteira! Até pra Russia! Muito vassla essa França né?

Cícero Beserra da Silva

A França tenta alugar sua base na Guiana Francesa a mais de uma década para os EUA, os valores não compensam.

Farroupilha

Só confirma o que eu disse se isso for vero.

Os franceses chutaram o preço lá para o “espaço”…
Ahh! Querem alugar nossa base espacial, então vão ter que pagar muito caro por isto.
Apenas um jeitinho simpático de dizer: “NÃO!”.

Farroupilha

França:
Olha nossa base espacial pode ser alugada, queremos que todos se desenvolvam, é baratinho, é só se basearem em nossas marcas famosas. Vale a pena sim.
É nos menores frascos que estão os melhores perfumes.
É em pequenas porções que está a melhor culinária.
É em Kourou que está a melhor ba$$$$$$$$$$$$$$$e.
rsrsrsrs!

Gabriel

Excelente comentário

Conan

Agradeço Aleccsander pelo seu comentário comedido e esclarecedor para os leitores que leem só os títulos das matérias e começam a falar bobagens sem absolutamente nenhum fundamento. Gostaria também de deixar claro que tenho notado que a linha editorial do PA tem mudado de uns tempos para cá alem de que o nível dos comentaristas esta sendo nivelado por baixo. Gosto muito da trilogia e do PA em especial, francamente espero que o senhor editor não permita que isto se torne em um novo Plano Barril.

Junior

Parece que não pode é usar o dinheiro americano pago pelo uso da base em um foguete espacial, mas não impede do Brasil ter um foguete espacial com o dinheiro do seu próprio orçamento, me parece lógico isso, pois seria um escândalo assinar um contrato aonde um estado estrangeiro diz o que devemos e não devemos fazer com o orçamento anual brasileiro, Impor um veto no direcionamento do dinheiro do orçamento brasileiro. Até porque o congresso vetaria novamente esse acordo e duvido muito que até a FAB/MDef aceitaria um negócio desse

Alecssander

Exatamente Junior! A questão política de parcos recursos para o programa espacial é uma coisa. Já o acordo do uso da base é outra totalmente diferente. Vamos ver no congresso como será a votação e principalmente quem votará contra e quem votará a favor. Podemos usar os recursos do aluguel para o Programa Espacial Brasileiro e o Tesouro Nacional arcar só com o desenvolvimento de foguetes lançadores como disse o embaixador do Brasil nos Estados unidos, Sérgio Amaral.

Jefferson B.

Exatamente, Junior. Eu penso dessa forma também. Outra coisa, eu imagino que o dinheiro da base deve ser usado na base de foguetes, inclusive para melhorias físicas e de pessoas, tal como a comunidade que mora próximo, a linha de acesso, energia etc…

jose luiz esposito

O que nos impede de tudo é a mentalidade plantada no Brasil , com advento do Golpe da Republiqueta , éramos um dos Líderes no mundo , depois viramos Capachos e continuamos a se-lo , e quem conhece a mentalidade da FAB ,ex Aeronáutica, foi sempre viver em submissão ao tiozinho do norte.

Renato B.

Sobre a FAB o Casimiro Montenegro discordava de você já em 1943, tanto que criou o ITA e o CTA que, entre outras coisas, rendeu a Embraer.

O império caiu há 130 anos, já está na hora de deixar ele lá, no passado. Pensar no que poderíamos ter sido é inútil.

jose luiz esposito

O Império não caiu foi derrubado por uma Golpe Militar de um General Corno e Doente . Foi criada e enfiado Goela abaixo do brasileiro , esta Republiqueta de Castas Corporativista , e o Povo brasileiro a 130 anos como disseste é apenas Paria da Nação ! Compares a Aeronáutica não somente com alguns idealistas , mas com outros entreguistas , como Eduardo Gomes , que no Governo Vargas fez e desfez, como quis passando por cima de tudo e de todos . Sabidamente a Aeronáutica brasileira foi criada copiando a Itália , quando já era sabido que lá não… Read more »

Thiago Godoy

Aos desinformados de plantão, o governo vai poder utilizar todo o dinheiro e tecnologia para melhorar a base de lançamento e na pesquisa espacial, só não vai poder usar o dinheiro para construir um veículo lançador, mas diz ai, quando mesmo o Brasil conseguiu contruir com sucesso um veículo lançador? Pesquisem sobre o VLS, ele ainda utiliza combustível SÓLIDO, fala sério, isso já não é usado a quase um século com os primeiros protótipos de Goddard em 1926. Sem falar que já se passou 19 anos da primeira tentativa de acordo e o que fizemos mesmo?

carvalho2008

Atenção Mestre tiago…existe muita pegadinha ai….

O Vls brasileiro nunca foi bem visto exatamente por esta caracteristica de combustivel solido….

sabe quem mais utiliza combustivel solido….??? Misseis…

entenda, não diferença tecnica entre um VLS+Combustivel Solido de um missil intercontinental….eis a questão….

VLS de outros paises inclusive EUA usam combustivel liquido….para segurança da missão…

Misseis usam combustivel solido para pronto emprego e disparo a qualquer momento…

jose luiz esposito

Um exemplo : a Argentina , não tem Base ** ESTRATÉGICA **alguma , sua Base em Punta Índio e quase na Patagônia , muito longe da linha do Equador , não recebe verbas alguma de aluguel algum , esta a anos em crise , etc , etc , mais já tem um Veículo Lançador e de Combustível Líquido , enquanto nós aqui lançamos o último VLS em Teste ainda no Governo FHC , que era chamado de entreguista ( eu também penso assim ) , depois veio a desgraça mentirosa do PT e todo o projeto foi deixado parado ,… Read more »

Guilherme

O que o Brasil ganha com isso?
A utilização de uma base que esta as moscas e que pode render algum dividendo para P&D, por exemplo, de satélites.
Mas não pode usar o dinheiro para construir o próprio lançador, isso é uma afronta?
Não exatamente, mesmo com dinheiro próprio, não poderíamos usar nenhum componente americano mesmo.
Conclusão: Antes colocar essa base para funcionar e ganhar alguma coisa do que não ganhar nada com ela parada.

Alecssander

Exatamente! Demoramos 20 anos para fechar esse acordo e lucrar com um base que tem o melhor posicionamento do mundo para lançamentos. Agora temos que investir em P&D, como você falou, e financiar o VLS e componentes que precisarmos com outros recursos. Se o governo vai financiar isso ou não é um problema político nosso, mas até que enfim alguma coisa vai andar no sentido de custear a Base de Alcântara.

jose luiz esposito

És um brincalhão , então por causa da nossa incapacidade , devemos abrir mão por alguns trocados . Coitado do brasileiro e do Brasil , todo os sonhos de minha geração , estão sendo enterrados , pela incompetência , o entreguismo , a falta de patriotismo , a burrice , a mentalidade colonizada que nos impuseram a 130 anos por esta republiqueta de castas , castas onde os nossos militares estão inseridos !

jodreski

Olha… tudo depende muito do quanto o Brasil vai receber para “alugar” esse espaço aos americanos. Desculpe a analogia tosca mas se alguém lhe oferece 20 reais para estacionar o carro na sua garagem e ainda lhe diz que a chave do portão da sua garagem só pode ficar com ele o que vcs fariam? Pois é… eu faria igual! Mas e se a pessoa oferecesse 20 mil/mês, a história muda né? Entenderam a questão? Então a questão aqui é quanto o Brasil vai ganhar com isso! Em relação ao VLS: ele é a meta do programa espacial brasileiro certo?… Read more »

elton

Essa historia de VLS se tornou uma verdadeira palhaçada,primeiro que o Brasil ta varias decadas atrasado na construção,desenvolvimento e projetos de satelites ,segundo o Brasil nunca se interessou e um verdadeiro esforço de nação para desenvolver com tecnologia nacional os satelites de comunicação,reconhecimento e militares e terceiro produzir VLS e coisa de quem gosta de brincar de ICBM e IRBM nossos militares morrem de medo de tentar construir pelo menos um IRBM

Maurício.

Elton, é só falar que o Brasil deveria fazer tremer um pouco de terra lá na Serra do Cachimbo que vários “militares” brasileiros já tremem na base com medo de supostas sanções…

jose luiz esposito

Não te esqueças que os nosso Militares , também fazem parte das Castas Corporativistas desta Republiqueta , geralmente estão interessados no Status Quo , sem Problemas para eles , entram na Carreira e Saem como se diz popularmente , **Por Cima da Carne Seca**, este foi o pensamento que levou ao ** GOLPE DA REPUBLIQUETA ** , como no Judiciário , Legislativo , Altos Funcionários etc , Para que Suar a Camisa , Deixa a Vida Me Levar !!

Maus

Podemos desenvolver o veículo lançador com outra fonte de dinheiro, mas o dinheiro ganho com o aluguel vai ser usado no desenvolvimento de novos satélites.

andrepoa2002

Um bom acordo. A base ganha uso, os EUA NÃO impedem o desenvolvimento do programa brasileiro e o dinheiro dos lançamentos comerciais vão servir para aperfeiçoar a base de Alcantra e quem sabe investir em novos projetos de satélites. Só os vermelhinhos é que não gostaram.

FRITZ PILSEN

A partir desse acordo; perde o sentido a comemoração do 7 de Setembro. Deixamos de ser soberanos e independentes. Melhor emendarmos a Constituição Federal e voltarmos a ser a BACKYARD OF UNITED STATES IN SOUTH AMERICA.

Jefferson B.

Bebeu, Fritz? É o aluguel de uso de uma base, só isso, não tenta achar cabelo em casca de ovo.

Alecssander

Perfeito! Adorei o “cabelo em casca de ovo”!

jose luiz esposito

AHHHH, COITADO , é somente um Aluguel ! Mostras que nada bebeste , não precisa , já nasceste Lesado !!

Alecssander

Acho que você desconhece nossa Constituição. Ela precisa de alguns remendos em partes que ficaram obsoletas com o passar dos anos, mas ainda é muito bem redigida. Melhor seria trocarmos os políticos corruptos e sem compromisso com nosso país. Agora sobre seu comentário sobre o acordo você mostrou ainda mais ignorância, pois sequer leu o acordo que ainda não está pronto e nem assinado. Seu comentário foi apenas político em nada contribuiu para a discussão.

Farroupilha

Se negócios envolvendo aluguel de local estratégico nacionais fossem bons, a França alugaria a tempos a sua base de Kourou igualmente muito bem localizada.
Vassalagem e traição é disto que se trata mais esta negociata absurda.

Flanker

Pra que eles vão alugar? Eles tem foguetes e satélites próprios para lançar a partir daquela base!
E o Brasil? Tem o que para lançar de Alcântara?

Alecssander

Perfeito Flanker! O comentário do Farroupilha tem mais viés político que sensatez. Imagine só se a França vai alugar a base para um concorrente. Se a família de foguetes VLS estivesse pronta também não precisaríamos de alugar.

Farroupilha

Correto Flanker,
Cadê nosso FOGUETÃO?
E é justamente por isso que temos que ter nossos próprios lançadores. Para fazermos igual aos que têm seus próprios lançadores.
Temos que tomar vergonha na cara e fazer nossa lição de casa.
Bem o contrário de ajudar a alavancar o desenvolvimento ainda maior dos outros.

Meu entendimento de Alcântara sem ingerência externa de forma alguma é excludente de termos “obrigatoriamente” que desenvolver o quanto antes nossos lançadores.

Estão querendo misturar as coisas.

Alexandre Fontoura

A França tem uma base e os foguetes lançadores. Nós temos somente a base. Então, só podemos alugar a base, ora!

Jefferson B.

É só não usar o dinheiro recebido para desenvolver o lançador, ora, basta usar dinheiro de outra fonte kkkkk nada impede de desenvolver com outro dinheiro, até mesmo de outra pasta de uma secretaria diversa. Eu imagino que a ideia é que o dinheiro seja utilizado na própria base e não em outras coisas, quem aluga deve pensar dessa forma. Eu gostei dessa negociação, acho terrível termos perdido 20 anos com essa base parada…se foi nisso 20 bilhões de dólares e principalmente tempo. Sem o acordo com os EUA e qualquer outro país que venha a utilizar a base NÃO… Read more »

Alecssander

Concordo! Tomara que venham mais acordos com outros países para melhor uso e investimento em tecnologia espacial.

Rafael Coimbra

NADA DE MAIS.
1- Os Americanos tem total e absoluto direito de embargar o uso das tecnologia na qual eles gastaram seus recursos para o desenvolvimento.
2- Se quisermos sair dos embargos, basta nos desenvolvermos assim como eles fizeram, é fácil??? Nãoooo mas para eles tb não foi!
3- Estadão como fonte, no PA, não me admiro, em breve mais uma nota de direito de resposta…
4- Não passa pelo congresso esse acordo!

100nick-Elã

Espero que não passe mesmo.

Sim, concordo que temos que desenvolver nós mesmos, sem a ajuda deles. Já que não podemos fazer um acordo com a Rússia, por questões ideológicas, porque não uma parceiria com a India? Sim, essa mesma que, com um orçamento irrisório, mandou uma sonda para Marte na primeira tentativa, coisa que nem EUA e num Rússia conseguiram.

Adriano Luchiari

Se alguém puder, por favor me esclareça: a base de Alcântara está ociosa atualmente? E a Barreira do Inferno? Quanto custa manter uma base dessas, mesmo na ociosidade, que dirá duas? Quem arca com essas despesas hoje? Grato. Paz e Bem!

Alecssander

Quem arca com essas despesas é o contribuinte brasileiro. Temos alguns acordos de lançamento com a Alemanha para lançamento de Foguetes Sonda que ajudam a custear, mas perto do potencial da Base de Alcântara esses acordos são pequenos. Podemos lucrar muito mais com o acordo atual e com outros que possam ser feitos no futuro. Acredito que a partir desse acordo outros virão.

Realista

É o seguinte, o acordo será por um ano. Precisamos do dinheiro pra pagar as dividas do País, não temos dinheiro pra gastar com foguetes no momento é a realidade acordem. Se daqui um ano o Brasil conseguir pagar tudo com o dinheiro próprio sem acordo ai faz o tal foguete. Foguete não é prioridade em um país onde a população morre nos Hospitais. Assina o acordo e pega o Dinheiro que será muito útil ao Brasil.

Eduardo

“Segundo autoridades ouvidas reservadamente, a redação da versão atual do texto foi suavizada, somente garantindo que o Brasil se atenha aos acordos já assinados de não-proliferação.
https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/militares-dao-aval-a-bolsonaro-para-fechar-acordo-com-eua-sobre-base-de-foguetes-aptf9qdfw60t12fg93xpo7nm2/

Baschera

Sério ??
Então não vamos poder colcar as moedas gringas na piscina de verbas dos nossos mega ultra super Caramurú ??

Oras….

Sds.

Nativo

A base de Alcântara começou com os militares, foi psra os governos liberais de Sarney a FHC, depois pelo esquerdismo de BOUTIQUE do PT, voltou para os liberais desde de Temer e agora é arrendada aos EUA. O projeto espacial brasileiro como todos os outro projetos científicos ou mesmo de melhora na educação, nunca tiveram importância nesse país! Agora neste tempos de medievalismo tardio; a ciência e cultura correm o risco de rápida extinção. A nós bastará nesta terra quadrada, com seu Sol envolta, abençoada por Deus que fala pelas bocas dos profetas evangélicos, aceotar os desígnios dos salvadores apontados… Read more »

Jefferson B.

Nativo
Temer e FHC liberais? kkkkk
O Temer foi base aliada do PT desde 2004, ou seja, ficaram juntos 12 anos…
O FHC não tem nada de liberal, nada mesmo, privatizou porque estava desesperando diante de tantas estatais falidas e sem dinheiro em caixa, o país sucateado. Na outra ponta criou agências reguladoras e aumento a carga tributária e o monopólio de empresas enormes.
O Brasil não tem um governo liberal a mais de 150 anos…o Brasil é de esquerda (com viés de extrema-esquerda), com a saída do Bolsonaro voltará a ser de esquerda.

Maurício.

Ué, é igual o caso do F-16 do Paquistão, os americanos colocaram restrições, se mesmo assim o Paquistão assinou, o problema é deles, existem alguns países que mesmo se prejudicando acham que estão fazendo a coisa certa, o Brasil é um desses países, infelizmente.
No caso do VLS a culpa é toda nossa, nossos governantes nunca deram o devido valor ao programa espacial, não podemos culpar ninguém de fora por nossas próprias incompetências.

Kemen

Imagino os Estados Unidos como um ótimo aliado que cumpre seus compromisos, mas é preciso tomar algum quidado com coisas do tipo “My country is your country”, “My house is your house”, como aliado acredito não haveria melhor, mas temos de manter sempre os intereses na nação acima de tudo, ou seja aliados sim, mas negócios do interese da nação à parte!

Farroupilha

Correto, veja o caso da França, é super aliada dos americanos entretanto…
Se negócios envolvendo aluguel de local estratégico nacionais fossem bons, a França alugaria a tempos a sua base de Kourou igualmente muito bem localizada.
Vassalagem e traição é disto que se trata mais esta negociata absurda.

MGNVS

Kemen Se o Brasil fosse realmente um aliado de 1° nivel dos EUA igual Israel é, entao eles, os americanos, nao imporiam restricao alguma ao modo como o dinheiro seria usado por nós e inclusive iriam sugerir uma parceria no projeto. Por isso eu nao acredito e nunca vou acreditar que na visao dos EUA o nosso Brasil seja um “aliado” deles. O Brasil é no maximo um “parceiro amigavel”. No meu ponto de vista o Brasil deveria rejeitar esse “acordo”. O Brasil deve ter uma postura independente em varios assuntos, desde misseis, lançadores, submarinos, caças e ate a energia… Read more »

SmokingSnake ?

Pessoal fica esperando alguém dar de mão beijada essa tecnologia, esperem deitados. Lançamento de satélites rende muito dinheiro e nenhum país vai querer a concorrencia de um país que pode lançar do equador por um custo menor. Outro detalhe são os acordos internacionais que proíbem a transferência de tecnologia que pode ser usada para mísseis de longo alcance.

Nilo Rodarte

Ah, bom. O título da matéria dá a entender que o Brasil não poderia desenvolver o próprio veículo lançador. Nada impede de desenvolver o VLS, mas não com o dinheiro deles. Parece justo. Usa o dinheiro deles para as coisas que consome as (poucas) verbas brasileiras hoje e destina essas verbas que vão sobrar para desenvolver o VLS.

Rayr

É a clássica e velha mania do brasileiro: criticar primeiro e se informar depois.(Obs.:Não estou falando de vc)

Adriano Madureira

Se Bolsonaro e sua trupe de militares aceitarem tais termos é porquê ou são imbecis subservientes ou coniventes com os interesses do Brasil…

O locatário dar pitacos de como o locador irá usar o dinheiro do aluguel é muita cara de pau desses safados!

Depois os mela cuecas vivem alardeando que devemos confiar no nosso big brother ??do norte.

João Adaime

Pelo menos teremos dinheiro para cortar o mato dentro e em volta da Base, manter as cercas em bom estado e os prédios bem pintados.
Só espero que algum advogado espertalhão ou ONG mal intencionada não queira que parte deste aluguel reverta para os quilombolas do entorno, como forma de compensar “todos os males que eles vem sofrendo com a construção da Base”.
E quanto ao nosso VLS, vamos comprar a tecnologia da Coréia do Norte. Tudo em sigilo e com pagamento em forma de ajuda humanitária como alimentos e remédios.
As coisas são simples. A gente é que complica.

Ricardo Bigliazzi

Uma clausula dessas havia no contrato da EMBRAER com a China, foi tão respeitada que “nunca” os chineses partiram para desenvolver aviões para concorrer com a EMBRAER.

Obs.: Fiquei curioso sobre uma coisa, qual seria a reação da moçada se a COMAC chinesa comprasse a EMBRAER???Teríamos a mesma gritaria???? Seriam gritos do “outro lado”???? a Gleise Hoffman acharia natural????

Quanto aos foguetes, deixa os americanos sentirem o “mel” por um ano, se não repassarem alguma tecnologia para nós basta não renovar o acordo… enquanto isso vamos “estudando” tudo o que fazem.

André E.

Acredito que a choradeira seria a mesma… Nesse caso da Embraer não tenho visto diferença de opinião por conta do viés político.

Davi

Muitos reclamam do acordo, mas esquecem que o programa está parado há décadas e o pior, sem perspectiva alguma de ser reativado com recursos federais.
É melhor ter um casa alugada e receber por isso ou uma casa vazia se deteriorando e gerando mais custos?

Farroupilha

Seu argumento têm furos…
Ninguém alugaria seu imóvel para um locatário com histórico de invasor e de se apropriar do que não é seu.
Vc alugaria? Sabendo que poderia perder seu imóvel, ou que se incomodaria pra valer mais tarde?

Maurício.

Espero que esse contrato seja mais às claras que a “parceria” caracu Embraer/Boeing na qual o presidente teve que ser alertado por alguém sobre as letras minúsculas do contrato.
Como o Wellington Góes comentou lá na matéria da Embraer/Boeing:
“Ah….. As letras minúsculas do contrato…”

Joao Moita Jr

“Que espécie de acordo é esse que o cliente paga uma taxa, recebe o serviço e ainda diz como a taxa deve ser usada?”
É acordo da colônia com a matriz. Me faz lembrar do “acordo” que o Brasil tinha com Portugal, no qual implementos agricolas e ferramentas mão podiam ser fabricados na colônia, para manter a dependência.
Mas o pior do caso não é isso. O pior é que com restrições ou näo, podemos apostar que toda essa grana vai ir para o espaço da corrupção interminável do Brasil

Diego K

Exatamente kkkkkk. Séc XXI e querendo emplacar acordo colonial. Perceberam que aceitamos fácil a venda da EMBRAER e agora vai chover acordo caracu assim.

Augusto L

O VLS é uma tecnologia de uso dual, ou seja, nao podemos investir nele com o dinheiro americano, mas podeos investir em outras aereas como em equipamentos espaciais e satélites.
De qualquer forma é um dinheiro a mais ao programa espacial e nao impede de continuarmos a construir o VLS, so teriamos que usar a Barreira do Inferno ao invés de Alcântara.

Hélio

Que cara de pau, toda tecnologia tem uso dual, toda, a intenção disso não tem a ver com uso militar, mas sim com eliminar um concorrente. Outros equipamentos militares e satélites não tem uso dual? E não impede de continuar investindo no VLS? Na parceira com os RUSSOS? Meu amigo, já está provado, inclusive com documentos vazados pelo wikileaks que os EUA fazem de tudo para sabotar o desenvolvimento do VLS. E veja só, não poderemos sequer usar nossa própria base, que é nossa maior vantagem competitiva no setor, e você fala dessa maneira? “É só usar a barreira do… Read more »

Paulo

Então que o Brasil não assine o acordo.

E depois vá atrás dos nossos verdadeiros ‘amigos’, como a Rússia ou a China, para obter tecnologia em troca do uso das instalações.

Eles tratarão o Brasil da mesma maneira quando quisemos, de maneira ridícula e patética, pleitear um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Marquês de São Vicente

Sou Conservador, de alinhamento político de direita, admirador da cultura anglo-saxã. No entanto, achei um péssimo negócio para o Brasil.

Foxtrot

É não tem jeito mesmo!
Seguem a entrega da soberania nacional disfarçada de “viabilização do CLA”.
Oras carambolas, se realmente essa fosse a intenção já deveriam estar negociando um sítio no local com os maiores players global de lançamento.
Países como Índia, China, Rússia etc.
Que mesmo possuindo seus centros de lançamentos não são tão bem localizados como o CLA.
Mais uma que os Americanos levaram por uma bagatela.
Parabéns a diplomacia Americano e meus pêsames a soberania Brasileira!

cwb

Sou contra esse acordo pois nestes 20 anos que passaram a pátria educadora gerou massa crítica de cientistas e engenheiros para produzir naves fotônicas e cruzadores galáticos que podem ser lançados de do espaçoporto de alcântara.
ao infinito e além….

Nativo

Antes da patria educadora já possuíamos esta capacidade e mais, não é??

cwb

o problema aqui é que não existe política de estado,só de governo, então todo programa de defesa sobrevive a conta gotas e quando atingir o objetivo é superado por outras tecnologias…
se termina em brás nunca acabarás,explodiras ou não funcionarás mas a uma minoria enriquecerás…
a embraer deu certo porque não terminava com brás…..

Oiseau de Proie

Sabotam o nosso programa espacial e tomam o controle de nossa base de Alcântara para nos impedir de ingressar no mercado de lançamento de satélites…pois neste mercado teríamos grandes vantagens sobres eles devido a nossa posição geográfica favorável… Da onde vcs acham que os políticos deste pais tiram toda a “doação” que usam para fazer suas campanhas políticas?!…são milhões que doam para eles fazerem suas campanhas eleitorais…até dezenas de milhões para campanhas presidenciais…e quem faz isso não faz por caridade e sim por algo em troca…faz em troca de vantagens e do favorecimento de seus interesses…pois nada é de graça…não… Read more »

Luis

Melhor comentário de todos. Não adianta ficar apenas dando “zoom” na questão da base é uma questão de visao . A questão tem que se vista de forma abrangente. Eles impediram de todas as formas por mais de 20 anos e agoram levam o que queriam. Eles nem querem tanto abase. Querem nos impedir de ter acesso a esse mercado.

Só não sei como publicaram seu comentario.

Wellington Góes

Este acordo está melhor do que o anterior, ou menos ruim. Quanto a essa questão de usar os recursos para desenvolver os lançadores de satélites (foguetes). Nada impede que continuamos a investir por conta própria. Estes recursos do aluguel podem, muito bem, serem usados para outras demandas. Isto, de uma certa forma, desafoga o orçamento do programa, o que irá facilitar a operacionalidade do nosso projeto.

Só não podemos aceitar sabotagens próprias, ou seja, nossas próprias autoridades desviarem recursos já alocados, para outros projetos.

Marcelo

As montadoras de carros, caminhões, tratores e motos estão anos no Brasil. Não temos nem uma marca brasileira…..
Foguete nem pensar.