A-50 com radar israelense Phalcon

Beriev A-50 AEW&C da IAF

Oficiais indianos já enviaram os Registros Eletrônicos de Radar do A-50 para interlocutores dos EUA

Uma Aeronave de alerta aéreo e controle (AEW&C) Beriev A-50 da Força aérea Indiana (IAF) com radar EL W-2090 da Israel Aerospace Industries (IAI) e Elta Electronics Industries de Israel pode desempenhar um papel fundamental não só para saber se a Força Aérea do Paquistão (PAF) usou jatos de combate F-16 construídos nos EUA em 27 de fevereiro nos engajamentos aéreos com a Força Aérea Indiana (IAF) sobre a Linha de Controle (LoC), mas também se a PAF perdeu um caça F-16B para o MiG-21 Bison da Força Aérea Indiana.

De acordo com o site idrw.org, “um AWACS Phalcon A-50 solitário voando bem dentro do território indiano perto do estado de Jammu e Caxemira foi o primeiro a detectar 24 jatos da PAF vindo em direção à LoC. Três F-16s foram avisados pela IAF antes da violação da LoC acontecer, mas eles optaram por ignorar e invadir, entrando quase 3kms no lado indiano da LOC e tentando atingir as principais instalações militares indianas, mas devido à detecção antecipada mais seis de jatos da IAF foram acionados e outros já estavam no ar.

“Toda a sequência de eventos, desde suas decolagens de sua base avançada até o momento em que voaram de volta à base, foi registrada pelo poderoso radar israelense no céu. O abate do F-16 pelo MiG-21, que também mais tarde foi abatido também foi gravado pelo Sistema aerotransportado que estará desempenhando um papel fundamental no estabelecimento de fatos de toda a sequência de eventos que ocorreram naquele dia.”

“Autoridades indianas já enviaram estas gravação eletrônicas chave dos F-16 violando a LoC e um sendo derrubado para interlocutores americanos que estarão compartilhando o mesmo com a Administração dos EUA. O Pentágono provavelmente estudará as evidências fornecidas pelo lado indiano com ajuda israelense para estabelecer fatos e chegar a uma conclusão. O que a Administração dos EUA fará com a evidência não é claramente conhecida ainda, mas é provável que irá criar pressão sobre o estabelecimento militar paquistanês para revelar a verdade ou enfrentar sanções”.

O Paquistão e a Índia realizaram missões de bombardeio aéreo na semana passada, incluindo um confronto em 27 de fevereiro, que viu um piloto indiano abatido sobre a região disputada da Caxemira em um incidente que alarmou os poderes globais e desencadeou receio de uma guerra.

Um porta-voz militar do Paquistão disse a repórteres em 27 de fevereiro que os jatos paquistaneses travaram em alvos indianos para demonstrar que o Paquistão tem
capacidade de revidar os ataques da Índia, mas depois optou por disparar em um campo vazio onde não haveria vítimas.

O Paquistão disse que sua missão em 27 de fevereiro foi uma retaliação à Índia ter violado seu espaço aéreo e soberania no dia anterior, quando jatos de combate indianos Mirage 2000 bombardearam uma área florestal perto da cidade de Balakot, no norte do país.

A Índia disse que atacou os campos de treinamento de militantes, mas Islamabad negou que existissem tais campos, assim como alguns moradores da área.

A nova campanha anti-militância foi lançada depois de um ataque de homem-bomba da Caxemira, membro da Jaish-e-Mohammed, sediada no Paquistão.

Embora o Paquistão tenha negado o uso de jatos F-16 durante o dogfight que derrubou um avião de combate indiano MiG-21 sobre a Caxemira em 27 de fevereiro, não especificou quais aviões usou, apesar de projetar e fabricar jatos de combate JF-17 em seu território.

O último capítulo (por enquanto) da saga foi escrito em 4 de março, quando um drone paquistanês foi abatido por um Sukhoi Su-30MKI da IAF após ser detectado dentro do espaço aéreo indiano, no setor Bikaner de Rajasthan.

FONTE: The Aviation Geek Club

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Castro

Lembro que o Paquistão já foi acusado pelo EUA por violar contratos de uso de equipamentos militares, dando uma pesquisada achei a matéria do Poder Naval, sobre isso, a quase 10 anos atrás.

https://www.naval.com.br/blog/2009/09/02/eua-acusam-paquistao-de-modificar-misseis-harpoon/

Rustam

India received, under a contract worth $ 1.1 billion in 2004, with IAI three DRLO airplanes and A-50EI (“EI”) aircraft equipped with an IAI Elta EL / W-2090 Phalcon radar system and PS-90A-76 engines.

In November 2016, India has ordered another 2 similar aircraft

A Índia recebeu um contrato no valor de US $ 1,1 bilhão em 2004, com três aviões DRLO da IAI e uma aeronave A-50EI (“EI”) equipada com um sistema de radar IATA Elta EL / W-2090 Phalcon e PS-90A-76.

Em novembro de 2016, a Índia encomendou mais 2 aviões semelhantes

Antunes 1980

Sugestão de tópico para o Forte, o poderio terrestre da Índia e do Paquistão.
Pois em se tratando de força aérea, a Índia superior em quantidade e qualidade.

Sidy

Se a India conseguir comprovar que de fato abateu o F-16 paquistanês, estará armada a confusão com os americanos.

Nilton L Junior

Isso não vai acontecer o Paquistão tem argumento pra justificar que usou o F16 pra se defender.

Sidy

Pelo que consta, os paquistaneses estavam.atacando, não se defendendo. Foram advertidos, mais de uma vez, para que recuassem. Está na descrição do combate, aqui mesmo no PA.

Nilton L Junior

A descrição diz que os caças Paquistanês estavam no perfil de ataque, depois o perfil mudou para retirada do espaço aéreo dos Hindus para retorno ao espaço aéreo Paquistanês, que nesse retorno umas das aeronaves que foram desdobradas para interceptar o pacote Paquistanês entrou em espaço aéreo inimigo e foi abatido. Ou seja os F16 se defenderam.

Sidy

Nilton, reza a lenda que o F-16 “abatido” efetuou ataques dentro do território indiano. Depois tentou evadir.
Conforme publicado no PA:
10h02: Um F-16 consegue penetrar no interior do território indiano. O jato atinge um depósito de combustível e um depósito de munição em uma zona militar e tenta atacar um quartel-general da brigada do Exército indiano.
Se é fato de que não deveria ser usado para ataque, não vejo como explicar esta ação como “pra se defender”. A não ser, é claro, que o descrito acima não seja verdade.

Antoniokings

Acredito que o Paquistão já não esteja muito preocupado com a reação americana.
Já não recebe mais ‘ajuda’ financeira do EUA.
Está se alinhando completamente política e economicamente com a China.
E vem comprando seu material militar da China também.
Está se tornando uma espécie de Irã ‘bombado’ para os EUA.

Flanker

Eu fico admirado com tuas conclusões. ….se o Paquistão vai optar por deixar a parceria com os EUA e passar a ter laços fortes com a China, automaticamente passará a ser inimigo dos EUA? Um novo Irã? Mas,, vindo de ti, com um pensamento tão bitolado….que só consegue pensar dicotomicamente, não é de se espantar….

Antoniokings

‘ ….se o Paquistão vai optar por deixar a parceria com os EUA e passar a ter laços fortes com a China, automaticamente passará a ser inimigo dos EUA? ‘

Não sei, mas assim espero.
Mas, basta o ‘jênio’ do Trump continuar nessa escalada insana que todo mundo acabará sendo seu inimigo.
Semana passada, anunciou que vai retirar o status de parceiro comercial da Índia e da Turquia.
Agradecemos, penhoradamente.

Antoniokings

E parece que a Indonésia e a Tailândia serão os próximos ‘alvos’ de Trump.
Adivinhe quem está gostando disso.

Salim

Mig21 caiu Paquistão, atirou contra avião Paquistão, declarou que entrou espaço aereo Paquistão, se isto não é defesa, o que e?!?! De concreto só temos Mig21 abatido e piloto aprissionado. Os fatos claros são estes o resto e especulação. A salada de equipamentos da Índia está cobrando preço da falta de integração dos mesmos.

Sidy

Qual foi a parte que o F-16 estava atacando em território indiano que você não entendeu? Ou você acha que o F-16 paquistanês só não podia atacar aviões, invadir o país inimigo e atacar instalações estava liberado?
Ou só a parte da declaração que entrou no Paquistão é digna de crédito, o resto não? Bem imparcial esta sua análise…

Salim

Concreto tem Mig21 abatido dentro Paquistão e piloto aprissionado pelo Paquistão e o ataque da Índia a Caxemira do lado Paquistão.
A Índia precisa mostrar provas e imagens concretas das alegações dela. Fatos concretos, só os acima mencionados. Artigos da mídia Índia e do Paquistão são suspeitas portanto não da para levar em conta sem provas físicas.

Sidy

Se não aconteceu, porque a India estaria pedindo para os EUA investigarem?

https://edition.cnn.com/2019/03/09/india/india-pakistan-jet-intl/index.html

Salim

Índia está tentando bloquear desesperadamente uso do F16 pelos Paquistaneses, isto é claro e válido. Porém se fiar da neutralidade dos Americanos acredito ser duvidoso e perigoso. Porque eles não utizam os Sukoi30 mais efetivamente, esta e outra dúvida que tenho.

Adriano Madureira

Os americanos irão apertar o botão de off dos caças ??…

Luiz Konfidera

Não sei se você está sendo irônico ou não, mas ao que parece “us americanos” bobos, feios e maus não apertaram tal botão, tendo em vista que o MIG 21 foi abatido pelo F-16.

Antoniokings

Quem apertou o botão primeiro foi o bigodudo do MIG-21;
O F-16 caiu primeiro.
Olhe os posts anteriores.

Juggerbr

Mig derrubado por bateria antiaerea paquistanesa, o F16 já teria caído antes. Claro que precisa acreditar nos indianos pra isso ser verdade.

Luiz Konfidera

É fato que o Paquistão fez uso do F-16 no ataque que foi repelido pelos indianos, tanto é verdade que encontraram os restos de um míssel AIM120C5, que ao que parece, somente os F-16 são capazes de lançar. Então temos 2 cenários para o abate do MIG-21: 1 – Derrubado por AA. 2 – Derrubado pelo AIM120C5 lançado por um F-16. Qual dessas é a verdadeira? Não sabemos. Mas em minha humilde opinião, acredito que tenha sido pelo AIM120. O lado indiano também alega que derrubou um F-16, porém essa informação até o momento não foi provada, já que é… Read more »

francisco

Quem compra equipamentos militares “made in USA” ficam escravos dos yankes.
É uma piada. Os caras compram um jato por um preço absurdo e só podem utilizar com a permissão do vendedor.
Não entendo por que certos países fazem questões de serem vassalos dos USA. O Brasil também já sofreu uma pressão desse tipo, quando na Guerra da Lagosta, contra a França, utilizou uma sucata norte-americana para enfrentar os franceses.

Almeida

Piada foi seu comentário, o Paquistão recebeu esses caças (e outras armas) quase de graça via FMS em troca de apoio aos americanos contra o Irã e depois no Afeganistão. Nada mais do que uma troca de favores e, se uma parte quebra o acordo, vai pagar a multa.

filipe

O Paquistão abrigava o Ossama Bin Laden, enquanto morriam varias pessoas tentando procurar ele, os Paquistaneses não são de confiança, mais ai nessa zona as relações são complicadas, os Indianos tem aliança com a Russia e Israel, o Paquistão com a China, EUA e Arábia Saudita.É um jogo bem complexo…

Nilton L Junior

Não tem com os Sauditas ao contrário, e abrigava o Bin Laden recebendo bônus americanos para uso do território.

JP

Na verdade possuem laços com os sauditas, os quais são os patrocinadores da sua bomba atômica

Nilton L Junior

JP existe uma coisa chamada interesse do ponto de vista dos Estados e existe os interesses de outras esferas, o Paquistão hoje esta mais próximo da Turquia.

Plinio Jr

Se houvesse esta possibilidade os hindus a teriam disponibilizado e até agora não o fizeram, não tem nada de pressão americana e sim que não conseguem provar o abate….

Dodo

Pode chorar a vontade amigo, essa colonia de terroristas que é o Paquistão está ferrada….

Pampapoker

No meu ponto de vista, houve o abate, analisando friamente, ninguém gosta de revelar informações confidenciais, existindo esses dados, a ÍNDIA estará fornecido aos EUA, todo o passo a passo de sua doutrina operativa. Algo completamente errado de se fazer. Mas uma coisa é verdade, existindo esses registros o EUA vai querer conversar de pertinho com o Paquistão ?

Nilton L Junior

Podemos ter certeza que abatido foi um MIG o resto é mimimi.

Antoniokings

O F-16 foi abatido primeiro. E o piloto do Mig-21, o do bigodão, já até virou celebridade nacional.

Dfranco

Foram 24 aeronaves do lado do Paquistão contra 2 do lado indiano. Uma lavada. O governo paquistanês está sem argumentos tentou atacar e apanhou feio.

JPC3

Não, amigo, não foi 24 contra 2.

De uma olhada nas últimas matérias desse blog.
Na última que eu li a performance dos indianos também não foi lá grande coisa.

carcara_br

Se for verdade o governo indiano realmente não engoliu essa história, haja confiança pra levar os dados dos radares assim para os americanos…

JPC3

Acho que tem grandes chances dos americanos omitirem o abate do F-16, ao menos para o público e a mídia.

Brunow Basillio

O abate do F-16 é um troféu para a Índia , se os Americanos negarem ,indiretamente estará do lado Paquistanês , eles pode dar adeus a sua esperança de vender F-18 ou F-21 para os Indianos ..
Li uma entrevista de um Marechal Paquistanês que foi responsável em assinar o acordo em 2008 da compra dos F-16, segundo ele não assinou nada referente a não usar o caça contra a Índia..

JPC3

Os americanos podem fazer um acordo com a Índia em sigilo para eles esquecerem essa história toda em troca de um favor político ou econômico.

Peter nine nine

“mas Islamabad negou que existissem tais campos, assim como alguns moradores da área.”

Num país (Paquistão) onde terrorista é uma profissão de sucesso não me espanta nada, espantaria me aliás se esses alguns “moradores da área” tivessem um discurso diferente desse.

Tirando as ocasionais quedas de aviões (são tão regulares que se os indianos escolhessem dizer que são treinos práticos de ejecção de emergência eu acreditava ☺️?) a Índia tem cá uma bela de uma força aérea… ?Bastante apreciável.

jagderband#44

AEW&C russo com eletrônica israelense e motores de algum outro lugar. Essa IAF é salada de frutas hein!

jagderband#44

Correção: motores russos.

PauloSollo

E ainda tem gente que fica com raivinha quando alguém elogia equipamentos israelenses. Porque os indianos optaram por instalar o radar EL W-2090 no Beriev ao invés do que os russos usam? Porque é superior, assim como os pods de interferência eletrônica nos SU-30. O know how de Israel em radares e suítes de guerra eletrônica é incontestável, que o digam os S-300 da Síria. inclusive a HAL e suas contratadas escolheram recentemente o radar AESA ELM-2052 e suíte a EW8222WB israelenses para o Tejas porque os consideram superiores, o que fez a MBDA dar pití e dizer que vai… Read more »

Giovanni

Não foram sistemas de guerra eletrônica russas que desabilitaram o sistema AEGIS do USS Donald Cook, há um tempinho atrás?

Incluindo o piloto deu uma zuada bonita simulando manobras de bombardeio

Carlos Gallani

Sim, e esses sistemas russos estavam montados em um unicórnio venusiano cavalgado pelo Stalin em pessoa, pode acreditar!

Hélio

Em que são superiores? Qual o embasamento para dizer uma coisa dessas? Por que você acha que os indianos escolheram equipamentos israelenses por serem superiores? Isso é o que você está dizendo, nunca vi nenhum oficial indiano falando algo assim. Isso pode acontecer por uma infinidade de motivos, desde a facilidade de integração com as diversas plataformas que eles usam até por preço, e mais, nunca vi ninguém aqui falar mal do equipamento israelense, pelo contrário, vi muitos, por pura ideologia maluca, atacar o equipamento russo, como você está fazendo, inclusive citando o S300 na Síria, sendo que esse sequer… Read more »

Elton

O MIG21 não teria gravado o abate igual o abate do su22 pelos F18E na Siria porque até na SGM tinha como se gravar o combate e o abate e agora não deu ?

Marcos10

O Mig21 foi abatido, logo, mesmo se houvesse um sistema de gravação, não haveria como recuperá-lo.

Alessandro Xing

xiii… tá ficando cada vez mais feio para o Paquistão esse abafamento do abate de seu F-16 por um mig-21

só quero ver a cara dos americanos quando ver os relatórios rsrs…

Os suecos devem estar com um sorrisão de orelha a orelha!

Galeao Cumbica

Se os indianos viram o F 16 se aproximando, pq nao avisaram o piloto do MIG-21.

Do texto “O abate do F-16 pelo MiG-21, que também mais tarde foi abatido também foi gravado pelo Sistema aerotransportado”

sds
Galeao

Marcos10

Essa sua lógica não prevalece.
O motivo da escolha do sistema israelense, só os indianos podem dizer. Preço? Financmento? Política?
Por essa ótica, os sistemas indianos que equipam as aeronaves da Embraer seriam superiores aos israelenses, já que são mais novos.

Delfim

Se os indianos provarem que o F-16 foi usado, será uma vitória. O abate, se confirmado, será apenas um plus. . Se não havia estabelecimentos terroristas, o quê os indianos bombardearam ? . O conflito por Caxemira é 20 anos mais antigo que o dos territórios palestinos ocupados, há nukes de ambos os lados, mas a comunidade internacional, a começar pela ONU, sempre faz cara de paisagem. . E a China ? Não é aliada do Pakistão ? Vai ficar parada olhando a rival Índia se livrando do vizinho mais fraco, para depois se preparar contra ela, sem preocupação com… Read more »

Denis

Pronto, estão aí as provas que o pessoal do fórum tanto pediu.

Marcos10

Avisaram!

Marcos10

As postagens estão saindo fora de ordem.

Hawk

Ué, cadê o princípio “se eu compro e uso, o problema é meu”.
Existe uma clausula de contrato, para o Paquistão não usar os F-16 em combate?
Se um Mig 21 abateu um F-16, só prova que um caça formidável, na mão de um piloto despreparado, não adianta nada! Assim como um caça mediano nas mãos de um ás, pode ser uma máquina letal!

Daglian

Esse princípio acaba quando você assina um contrato consentindo com isso.

Todos nós fazemos isso quando usamos um software. Você aceita os termos e condições de uso que dizem especificamente as condições nas quais você pode utilizá-lo, e quando é ilegal fazer isso. Por que o espanto quando isso acontece com um material militar?

Se o Paquistão não gosta disso, por que raios então assinou o contrato sob estes termos?

Almeida

Simples, aceitaram os termos porque os EUA praticamente deram os F-16 de graça via FMS. Tivessem pago, provavelmente poderiam fazer o que quisessem com eles.

Alexandre

Bom se oficialmente os EUA comprovarem o uso do F16 pelo Paquistão ? na pratica qual punição os americanos vão aplicar contra aquele país ? esse conflito entre esses “vizinhos” é longo vira e mexe tem alguns confrontos na fronteira , dessa vez foi algo maior com aviões envolvidos , mas a coisa não evolui para um nível maior porque os dois tem , armamentos nucleares , então ficam o dois com medo um do outro garantindo uma ” certa paz” , já pararam para pensar nisso meu caros , se hipoteticamente o homem não tivesse a tecnologia da arma… Read more »

Almeida

Na prática? Sanções como interrupção da manutenção e treinamento feitos por empresas americanas, por exemplo. O que deixaria os F-16 do Paquistão em situação complicada de operacionalidade a médio e longo prazo.

Antisarracenus Silvarum

Situação complicada. Pelo que li e entendi até hoje na vida, não creio que o Paquistão seja “confiável” para o mundo Ocidental – talvez seja um pouco mais que a Turquia, mas não ponho fé alguma num governo de constante “jogo duplo” com diversos grupos irregulares. Prefiro me colocar ao lado dos primos Indo-Europeus hindus que dos muslos taqyiadores…

Bardini
Sheeraz Faseeh

LOL another failed Indian attempt to prove that it downed an F16 after it has miserably failed to provide any proof of the claim. did they realize this after 10 days that the AEW recorded the Dog Fight???
I am sorry to say India is being a sore loser by not accepting that the PAF won the Dogfight.

Almeida

“os jatos paquistaneses travaram em alvos indianos para demonstrar que o Paquistão tem
capacidade de revidar os ataques da Índia, mas depois optou por disparar em um campo vazio onde não haveria vítimas.”

Hahahha que piada! Que malabarismo pra não assumir que erraram os alvos e fugiram!

Felipe

exato, até porque Amraam tá sobrando e é baratinho…