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Demonstrador Valkyrie XQ-58A completa voo inaugural

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Valkyrie XQ-58A
Valkyrie XQ-58A

BASE DE FORÇA AÉREA DOS EUA WRIGHT-PATTERSON, Ohio — O demonstrador XQ-58A Valkyrie, um veículo aéreo não-tripulado de longo alcance e alta velocidade subsônica, completou seu voo inaugural em 5 de março de 2019 em Yuma Proving Grounds, Arizona. O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea fez parceria com a Kratos Unmanned Aerial Systems para desenvolver o XQ-58A.

Este esforço conjunto está dentro do portfólio da Low Cost Attritable Aircraft Technology (LCAAT) do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, que tem o objetivo de quebrar a trajetória crescente de custos de aeronaves taticamente relevantes. Os objetivos da iniciativa LCAAT incluem projetar e desenvolver o UAS mais rapidamente, desenvolvendo melhores ferramentas de projeto e amadurecendo e alavancando os processos de fabricação comercial para reduzir o tempo e o custo de construção.

Desenvolvido para ser independente da pista, a aeronave se comportou como esperado e completou 76 minutos de voo. O tempo para o primeiro voo demorou um pouco mais de 2,5 anos a partir da adjudicação do contrato. O XQ-58A tem um total de cinco voos de teste planejados em duas fases, com objetivos que incluem a avaliação da funcionalidade do sistema, desempenho aerodinâmico e sistemas de lançamento e recuperação.

“O XQ-58A é o primeiro exemplo de uma classe de UAV que é definida por baixos custos de aquisição e operação, proporcionando capacidade de combate revolucionária”, disse Doug Szczublewski, gerente do programa XQ-58A da AFRL.

FONTE: USAF

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Davi
Davi
1 ano atrás

Daqui há quarenta anos será considerado o pai dos caças não tripulados.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

É o futuro próximo.

Hawk
Hawk
1 ano atrás

É o filme “Stealh” se concretizando, kkk….
Sério, será a nova “onda de caças”, todos pilotos ficam em terra!
Não se pode ir contra o progresso, além do mais, um caça desses abatidos, pode custar uns milhões, mas não vidas.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Enquanto isso na Rússia e China, nem o stealth está operacional, imagina um não tripulado…

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Tabem

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Amanhã aparece o debut da versão chinesa, pra não deixar batido. haha

William Munny
William Munny
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Enquanto isso no Brazil a FAB voa de caça da década de 70… Quer no crédito ou no débito? kkkkk

Tomcat4.0
Tomcat4.0
1 ano atrás

Interessante também é o nome Valkyrie que é a designação dos aviões transformáveis em robôs do animê Macross .
Sinceramente não creio que acabarão com as aeronaves tripuladas não .

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Senhores, Na verdade essa aeronave aí tá mais pra míssil que pra drone ou caça. O Valkyrie não deverá pesar mais que 2 t e levará uma carga de 500 kg em compartimentos internos, com alcance de 4000 km para uma missão suicida. Esse drone é baseado no drone “alvo” BQM-167A. A versão de produção talvez eleve essas números para 5000 km e uma carga de 1000 kg numa missão suicida. O lançamento deverá ser via rampa com auxílio de foguete e o pouso com uso dos trens de pouso ou recuperação via cabo. Essa aeronave é uma forma de… Read more »

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Hummm. Interessante análise.

A.K. for T-7
A.K. for T-7
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Você está confundindo o UTAP-22 com o XQ-58A, que é o protótipo final do XQ-222. São projetos, características e realidades operacionais totalmente diferentes. Nenhum dos dois tem como missão primária a operação no modo suicida, se bem que podem ser usados nesse modo para proteger a plataforma tripulada no caso de ataque por mísseis AAé ou mesmo em combate AA. A missão principal é a penetração com sensores de reconhecimento e aquisição de alvos para distribuir informação na rede de combate tripulada/não tripulada, empregar armas como as compactas SDB em missões SEAD, e mesmo colocar-se à frente do pacote para… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  A.K. for T-7
1 ano atrás

AK, Não tô confundindo não. Não disse que ele é suicida e sim que pode eventualmente ter uma missão sem volta. Não quer dizer com isso que ele vá se chocar contra o alvo, apesar de acreditar que o faria caso houvesse um alvo. Esse é o tipo de drone que hoje eles denominal de “eventualmente descartável”. Sei que sua missão primária será ISTAR, apesar de ter um potencial ofensivo. O “X” já nos informa que não é a aeronave terminada. Em relação a prover atualização para mísseis ar-ar acho difícil tendo em vista ser uma aeronave barata. Só um… Read more »

A.K. for T-7
A.K. for T-7
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A ideia não é prover atualização para as armas ar-ar, e sim transportar as armas ar-ar de longo alcance, ficar à frente do pacote, e lançar as armas a comando das aeronaves tripuladas, que ficam lá atrás, fora da NEZ do adversário, só controlando os UCAV transportadores/lançadores e tirando vantagem da potência dos seus radares para atualizar os mísseis lançados pelos UCAV de uma distância segura.

O UCAV em si é só um transportador/lançador e link de dados, sem capacidade de radar avançado próprio.

Bosco
Bosco
Reply to  A.K. for T-7
1 ano atrás

Ah! Você disse que me equivoquei em dizer que é baseado no BQM-167.
Com certeza o UTAP-22 é diretamente baseado no BQM-167 mas o XQ-58 também o é só que revestido com uma célula stealth e dotado de compartimento interno de cargas e trem de pouso. Daí ter levado só 2,5 anos pra ser feito.
Mas nisso eu concordo que forcei a barra e retiro o que disse.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ops: quis dizer 500 lb e 1000 lb e não em kg.

Kemen
Kemen
1 ano atrás

“Alta velocidade subsônica”, o que isso quer dizer exatamente? Base WRIGHT-PATTERSON, nos céu azul claro sem nuvem alguma de agosto, setembro e outubro em Ohio, é comum ver aviões da USAF voando em grande altitude, um maravilhoso espetaculo para os olhos.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Kemen
1 ano atrás

Perto de Mach 1.

Kemen
Kemen
1 ano atrás

No maravilhoso museu nacional da Força Aérea em Dayton – Ohio tive a oportunidade de ver um F-117, era proibido tocar ou tirar fotos, tirei fotos escondido mas não saiu nenhuma na revelação, também era proibido tocar mas toquei e me chamaram a atenção (como todo bom brasileiro), a fuselagem aparentemente era de material parecido Valkyrie XQ-58Acom fibra de vidro em tom esverdeado, sera que o Valkyrie XQ-58A por ser subsonico utilize o mesmo material na fuselagem que o F-117 ? O museu é maravilhoso, a única resalva que faço é que para eles o pai da aviação foram os… Read more »

R_CORDEIRO
R_CORDEIRO
1 ano atrás

Aguardando algum jornal da China ou do Irán com a notícia de um super chocrivel uav mega armado matador de porta avioes e invisível aos radares e tb aos olhos de todos.

Marcelo Machado
Marcelo Machado
4 meses atrás

Sugestão de tradução. “Adjudication” em inglês não significa adjudicação, em português. Estaria algo mais próximo de concessão ou mesmo assinatura do contrato.