IAF confirma que caça F-16 do Paquistão foi derrubado pelo Wing Commander Abhinandan Varthaman

60
Caças MiG-21 da IAF

O piloto de caça da IAF, Abhinandan Varthaman, disparou um míssil R-73 para derrubar a aeronave do Paquistão antes que seu MiG-21 fosse atingido por um míssil AMRAAM. O desenvolvimento agora sela o fato de que o Paquistão usou um F-16 em um papel ofensivo

As principais fontes da Força Aérea Indiana (IAF) confirmaram oficialmente que o Comandante de Ala Abhinandan Varthaman abateu um jato F-16 no Paquistão em 27 de fevereiro.

Abhinandan disparou um míssil R-73 para acertar a aeronave F-16 do Paquistão antes que seu MiG-21 Bison fosse atingido por um míssil AMRAAM. O desenvolvimento agora sela o fato de que o Paquistão usou um F-16 em um papel ofensivo.

As principais fontes também revelaram para a India Today TV que Abhinandan foi o único piloto da IAF que disparou um míssil durante o dogfight. Em sua última transmissão de rádio antes que a Força Aérea do Paquistão atacasse sua aeronave, Abhinandan confirmou que ele havia travado na aeronave paquistanesa.

O Comandante de Ala da IAF foi capturado pelo Paquistão, mas teve que ser libertado em apenas três dias devido à crescente pressão diplomática sobre o Paquistão.

Desde o seu retorno, o corajoso combatente recebeu elogios por mostrar tal valor depois que foi capturado.

Depois de retornar ao país, Abhinandan passou por uma série de exames médicos e está atualmente se recuperando dos ferimentos causados ​​por ejetar do seu MiG-21 Bison danificado.

Enquanto isso, a situação entre a Índia e o Paquistão continua tensa após a escalada.

O conflito intensificado entre as duas nações começou depois que o grupo terrorista Jaish-Mohammed, baseado no Paquistão, realizou um ataque a bomba, matando pelo menos 40 soldados paramilitares da Força de Polícia da Reserva Central em Pulwama, no sul da Caxemira.

Muitos países, incluindo os Estados Unidos, apoiaram a posição da Índia no confronto e advertiram o Paquistão para eliminar terroristas em seu território.

Wing Commander Abhinandan Varthaman
Wing Commander Abhinandan Varthaman
F-16 do Paquistão
F-16 do Paquistão

FONTE: India Today

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

Daqui a pouco só vão poder decolar se mandar um Whatsapp pro Trump perguntando se ele autoriza. Piada o Paquistão ter aceitado tais termos, se for assim eu preferia comprar da Rússia ou China…

Luiz fellipe Canavate Lopes

A época que o Paquistão comprou os f-16 foi ainda na época da guerra afegã soviética então naquela epoca eles nem pensavam nisso direito eles apenas necessitavam urgentemente de um caça multifuncional e compraram mesmo com os termos por conta de na época além da índia ser uma ameaça quem estava batendo na porta do Paquistão era a união sovietica. E outro ponto importante naquela época o Paquistão não era nem um pouco próximo da china como é agora e por isso eles não compraram aeronaves diferentes por isso eles compraram os f-16s nesses termos

Luiz fellipe Canavate Lopes

quando o paquistão comprou os f-16 deles tinha acabado de começar a guerra afegão sovietica os russos estavam batendo as portas do paquistão e o paquistão necessitava de um caça multifunção urgentemente e naquela epoca o paquistão não era nem de longe aliado da china como é hoje então não tinha nem como comprar aeronaves de paises como china e russia pela aproximação com os EUA e como eles precisavam urgentemente de uma aeronave multifunção eles aceitaram os termos dos EUA sobre os caças sem pensar duas vezes ai por conta disso eles sentem o peso disso agora e por… Read more »

Paulo Costa

Na verdade a unica coisa que o Paquistão pode fazer agora é aposentar seus F-16 e seus Mirage porque sao obsoletos e inferiores aos caças indianos e tentar comprar com urgência caças Russos como o caça Su-30 ou o caça Su-35 porque so assim vao ficar num patamar acima da Índia.

Antoniokings

Não acho que Rússia tenha interesse, por enquanto, em vender Sukhois para o Paquistão.
A aliança que se está formando é Rússia-Índia-China.
O Paquistão, na verdade, é um país periférico.

RODRIGO LAMONATO

_RICS…

Xilipão

Aliança Índia-China ???? os mesmo que tem disputas territoriais e já se mataram numa guerra (1962), e q todo santo ano tem conflito fronteiriços

Antoniokings

Nossa! Uma guerra há quase sessenta anos.
Já tivemos várias. EUA x Alemanha. EUA x Japão. Alemanha x Rússia, China x EUA e assim por diante.
O tempo passa e temos novas situações acontecendo a todo instante.
Tipo a retirada da Índia e Turquia como parceiros preferenciais dos EUA.
Coisas do ‘jênio’ Trump .

Pampapoker

Entrou para a história da aviação militar, caso tenha derrubado o VIPER. Mas tudo leva a crer que sim. Vamos aguardar a diplomacia americana para confirmar o abate depois de interrogar os paquistanes.

PauloSollo

Não se deve usar a denominação “Viper” porque esta passou a ser utilizada recentemente para designar da última versão Block 70, que como você sabe é uma aeronave com aviônica, radar e sensores incomparavelmente mais avançados que a versões do F-16 operadas pelo Paquistão.

Pampapoker

Usei o termo VIPER, em virtude de ser o apelido dado pela tripulação do F-16, sendo este fato noticiado em uma revista aeronáutica de circulação nacional, sendo este apelido descrito pela mesma, na época do fx2 onde se era oferecido o Block 50.

PauloSollo

Realmente está correto o que você diz. Eu postei isto acima porque têm uns sujeitos (não é o seu caso) que gostam de depreciar a aeronave sem levar em conta as diferenças de capacidades entre as versões.

Salim

Lendo o texto, Mig iluminou alvo, travou e lançou míssil, sendo derrubado em seguida, portanto o Mig iniciou processo de abate do F16, portanto o revide foi defensivo, pois WWR devia estar gritando para o F16 do perigo e o mesmo so tinha esta opção ou fugir, também não mostra a localização do embate, pela queda estavam em território Paquistanês. Travar e lançar míssil não significa abater, vide caso Síria com F15 travando AIM9 e depois dois AIM120 pois o míssil mesmo travado e teoricamente no NEZ do mesmo não acertou SU25. Devemos aguardar alguma confirmação idônea para realmente dar… Read more »

RBittencourt

Um MIG 21 derrubando um F16 assim, mostram o alto nivel de treinamento do indiano ou a maior incapacidade do paquistanês. Acredito mais na perícia do indiano, que deve conhecer a menor peça existente no Mig…

Rustam

No need to say such a thing here))) For years, local experts assured that the MiG is a scrap and f-16 self-perfection … )))

Não há necessidade de dizer uma coisa dessas aqui))) Durante anos, os especialistas locais garantiram que o MiG é uma sucata e auto-perfeição f-16 … )))

Kkkkkkkkkkkkk

PauloSollo

Mas isto é a mais pura verdade, Mig-21/27 são sucata mesmo e já mataram quase 200 pliotos indianos. O que ocorre e que mesmo uma sucata modernizada, se usada corretamente pode ser letal. E não sabemos sobre as capacidades do piloto paquistanês e nem sobre como se deu o engajamento.

Rustam

Of course the pilot is to blame! He was poorly taught in the USA, did he skip lessons? ))))

What other excuse will there be?

___

Claro que o piloto é o culpado! Ele foi mal ensinado nos EUA, ele pulou lições? ))))

Que outra desculpa haverá?

Paulo

A sua postagem revela ignorância ou desdém, possivelmente por ser anti-ianque e ou russófilo.

A derrubada do F-16 (ainda não confirmada de forma independente, a não ser para russetes como você) não é um demérito intrínsico do avião ianque, mesmo que ele fosse de um modelo mais recente.

O motivo é que em curto alcance, um moderno míssil pode sobrepujar quase todos os caças.

Pedro

Os jaguares indianos tem um histórico de acidente muito pior do que o Mig-27, e ficaram muito menos horas de voo que os Mig-21. Estranho que agora um bom missel faz a diferença neh? A verdade eh que desde que o F-16 voou pela primeira vez essa talvez tenha sido a primeira ocasião que o outro lado tenha deparado com um piloto bom, com um comando organizado e bem armado e resultou em seu abate, mesmo sendo muito mais novo. Essa papagaiada de 70 e poucos abates e nenhuma perda sempre foi mais Marketing do que realidade e o evento… Read more »

Daglian

Enorme vitória política da Índia. Isso provavelmente implicará em sanções americanas ao Paquistão

Nilton L Junior

Duvido, pois não falta argumento para Paquistão afirmar que o MiG Hindu adentrou o espaço aéreo Paquistanês, uma vez que houve o cancelamento do pacote de ataque do Paquistão, onde os F16 tiveram que se defender derrubando a aeronave invasora. Pronto acabou qualquer possibilidade de sanção.

Gilmar

“Houve cancelamento do pacote de ataque Paquistanes”.
Então o Paquistão usou o F-16 para atacar a India?

Joao

Ou para escoltar os aviões atacantes

Paulo Costa

Acho que o piloto Paquistanês pensou que o caça indiano nao iria atirar ja que estava sob território do paquistão

Alias na minha opinião, a melhor coisa que o Paquistão pode fazer é se aliar com a Russia, virar as costas para os EUA e dar um calote nos chineses kkkk

Brunow,Basillio

No passado se não me engano em 2004 os Mig-21 e um outro caça que não me lembro bem , impuseram 9:1 em F-15C americanos, na época os americanos elogiaram muito a capacidade dos pilotos da IAF…

Este bigode do Abhinandan é do tipo “não se mete comigo”.

nonato

Os paquistaneses devem ter ficado morrendo de medo. Rs.
Que bigode estranho.

Peter nine nine

Simm ^^… Na realidade não houve lançamento de qualquer míssil, o piloto indiano estava tão próximo do F16 que so lhe restou a arma secreta:sacar o capacete fora… Testemunhas dizem que os pilotos do F16 simplesmente pularam fora.

Willber Rodrigues

O cara tem bigode…
Sempre respeite um cara com bigode.

Antoniokings

Como se falava, há um tempo:
Bigode grosso!
kkkkkkk

Nilton L Junior

Bigode grosso que foi abatido ponto final, pode pegar a Belco e o torresmo porque essa já é placar Paquistão 1 Híndu 0.

Rui chapéu

Mas não tinha sido um SAM paquistanes que derrubou o mig-21?

Fabio Araujo

Os russos são mais próximos dos indianos, forneceram aviões, submarinos convencionais e nucleares, porta aviões e sem no projeto Brahmos para os indianos. Para os paquistaneses os chineses, que também tem problemas com os indianos, continuam sendo a melhor opção.

fewoz

O episódio só mostra mais uma vez a importância da Índia para os EUA. É melhor manter ótimas relações com a futura terceira (e em maior prazo, segunda) economia do mundo. Win-win situation.

CML

Imaginem a surpresa do piloto indiano quando voltou pra casa e descobriu que tinha “derrubado” o F-16…
Até agora não saiu nem uma prova, só imagens do mig destruído.

https://www.reuters.com/article/us-india-kashmir-pakistan-airstrike-insi/satellite-images-show-madrasa-buildings-still-standing-at-scene-of-indian-bombing-idUSKCN1QN00V

Imagens de satélite independente mostram que a india não acertou nada em seus ataques, não da pra acreditar em nada que eles dizem

Peter nine nine

Então aparentemente tanto o ataque indiano como o paquistanês foi mal sucedido?

Clésio Luiz

A derrubada do F-16 é, até apresentação dos destroços ou confirmação paquistanesa, apenas uma alegação indiana.

Não que eu defenda que não ocorreu. Mas em todo conflito, nenhum dos lados quer parecer como perdedor. Os EUA são um bom exemplo disso. Se o inimigo não apresenta provas contundentes, eles não admitem os abates. Não será diferente com o Paquistão.

Fabio Jeffer

Os paquistaneses ja deram fim nos destroços

Fabio Araujo

Se o F16 foi derrubado mais cedo ou mais tarde vai aparecer nos inventários dos aviões da Força Aérea Paquistanesa, se ocorreu eles vão ter que dar baixa em um F16!

100nick-Elã

A morte do piloto paquistanês não é uma comprovação? você é do tipo que pega a mulher na cama com o amante, mas pede exame de DNA para comprovação?

Tem fanboy dizendo que poderia ter sido derrubado por SAM, até aí tudo bem. Mas que houve uma perda paquistanesa de um avião, isso houve e já comprovado.

Clésio Luiz

Eu pessoalmente procuro ter acesso aos canais oficiais. Essa notícia da morte do piloto só vi boatos, nada confirmado. Se você tiver uma fonte de um canal que não seja mídias sociais, gostaria que compartilha-se conosco.

E no caso desse combate em si, postei por aqui um vídeo que desmentia uma “prova” fabricada por um indiano usuário do Twitter, então toda notícia sobre caso eu recebo com cautela.

E acredite em mim quando digo que não sou torcedor de nenhum lado desse conflito.

Nilton L Junior

Para mim o resultado final é um MIG Hindu derrubado e piloto capturado

Leonardo Costa da Fonte

Eu tenho a impressão que houve uma confusão em relação a morte do piloto paquistanes. Na ocasião disseram que era um cara filho de um Marechal (?!!), ou algo assim. Na realidade, pelo que eu entendi, o cara que é filho de um Marechal era o piloto indiano derrubado. Será que não houve confusão? Ou será que ambos eram filhos de altos oficiais dos seus respectivos países? História muito confusa.

Pedro

Era muito facil do Paquistão provar o contrario se fosse mentira indiana, bastava inventariar a frota de F-16 por alguma mídia independente e pronto, caia por terra o argumento indiano. Mas não eh o que estamos vendo, pelo contrario.

rdx

Bela foto do MIG-21.

Daniel

Tornar-se-á presidente da Índia, o aviador.
Estão até copiando a barbicha do cara. Está em todos os meios de comunicação por lá.
Entrou pra história.

Gorgoroth

Deve ser a 5º… “As principais fontes da Força Aérea Indiana (IAF) confirmaram oficialmente que o Comandante de Ala Abhinandan Varthaman abateu um jato F-16”

Quando bate este desespero é sinal que abateu foi é nada.

Felipe fg

E como você explica a morte do piloto paquistanês então???

gordo

O piloto Indiano com certeza tem coragem, um bigode desses não é para qualquer um.

GripenBR

A maioria dos pilotos de caça ingressam na carreira e até a aposentadoria não abatem nenhum inimigo. Este piloto fez um feito que muitos diriam ser impossível. Derrubou um oponente em vantagem numérica, equipado com mísseis e tecnologia próxima ao estado da arte disponível. Façanha digna de uns um às. Belo bigode! Rsrs.

Andre Vedoze

O tom ufanista do texto e a fonte das informações – Indian Today – recomendam ter maior cuidado com relação à veracidade dos fatos alegados.

TJLopes

Fonte: Times New Roman

Agnelo

O q eu não entendi até agora é q a formação indiana possuía varios Su, q muitos aplaudem pela capacidade “AWACS” dele e seus mísseis para combate BVR e o F-16 foi abatido em um dogfight.
Além disso, os F-16 estavam com o AIM-120…e eram muitos!!!
Ahhhhh lembrei!!!! Guerra não é supertrunfo….

Delfim

A melhor, ou pior, peça de um caça, é aquela que se localiza entre o manche e o assento.
.
Quando alguém for reclamar de meu cavanhaque (e olha que sou um Policial Civil), vou mostrar a foto desse piloto indiano.

Nicolas_RS

O jeito é esperar, muito achismo pra poucos fatos.

Mas se confirmado, o piloto do F-16 foi muito infeliz e provavelmente mostre uma deficiência enorme na Forca Aérea Paquistanesa.

Renan

Imagina a coragem destes pilotos. Você vê no radar 24 unidades inimigas invadindo seu espaço aéreo, e olha de novo só tem vc e um amigo com um caça ultrapassado.(Mig-21) E fala vamos para cima e que Deus nos proteja. Mesmos depois que viu mais seus colegas no apoio é foda a desvantagem numérica. E a coragem de engajamento é impressionante. Sei que o cara se prepara para este tipo de situação mas o profissionalismo foi imenso. Parabéns ao pilotos pela grande atuação. Provavelmente está ação será analisada e estudada no intuito de servir nas aulas teóricas para futuros pilotos.… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Renan, bom dia!

Acho que a cena não foi tão romântica assim, você deve levar em consideração que haviam 2 MIG-21, 4 SU-30, 2 Mirage 2.000 e um AWACS Indiano na região. As matérias publicadas depois do combate indicam que os Indianos deram um lição aos Paquistaneses de como aplicar suas doutrinas de combate. Pelo número de aviões na região no momento do combate dá para perceber que nada foi por acaso.

Ricardo Bigliazzi

Essa questão de terroristas no Paquistão não é de hoje.

Alguém se lembra do inquilino célebre de Abbottabad? Só estava por lá porque se sentia seguro.

cfsharm

Tirando a informação e contra-informação, mas se fosse apenas um show indiano para justificar o abate de seu MIG-21 acredito que os EUA não estaria nem um pouco interessado na história. o que aparentemente não é o caso. Além disso se o piloto paquistanês realmente for filho de um militar do alto comando e morreu naquelas circunstâncias – a verdade vai acabar aparecendo.
Sds.

100nick-Elã

Será que é difícil entender que a morte do piloto paquistanês equivale à apresentação de destroços da aeronave? a India mostrou nome, sobrenome e árvore genealógica do piloto, se é mentira bastaria ao Paquistão apresentá-lo vivo para desmentir. Se o piloto estava pilotando F-16, JF-17 ou voando com capa, estilo Superman, não sei; não sei também se o caça paquistanês foi abatido por SAM, por um caça MIG-21 ou por um estilingue (no caso do piloto estar voando como o Superman). Outra hipótese é que o piloto paquistanês invadiu o espaço indiano a pé e foi derrubado por um indiano… Read more »

Ricardo Bigliazzi

“Seres asquerosos”, explica mais sobre o tema…