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Os maiores motores a jato da história estão finalmente prontos para impulsionar o maior avião da Boeing

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Motor GE9X na asa do 777X

Fotos do GE9X mostram o imenso tamanho do motor

A Boeing está pronta para estrear seu maior avião no mês que vem, e o 777X finalmente foi equipado com o gigantesco motor GE9X que impulsionará seu voo.

O avião está atualmente na fábrica de montagem da Boeing em Everett, Washington, onde as imagens mostram que ele está pairando sobre os trabalhadores enquanto eles o preparam para seu voo inaugural.

O motor GE9X é o maior motor a jato do mundo. Com aproximadamente o diâmetro de uma fuselagem inteira do Boeing 737, ele foi submetido a testes de voo em março passado, quando uma única turbina foi acoplada a um 747 de testes.

O motor inclui um fan composto de mais de 11 pés de diâmetro, enfiado em uma cápsula de motor de 14 pés e meio, ou nacele. Ele possui 16 palhetas de ventilador de material composto e fica nas asas de 118 pés do 777X, o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.

Embora motores maiores possam potencialmente significar maior consumo de combustível e custos, a maior aeronave da Boeing é projetada para mitigar essas preocupações: as asas maiores vão gerar mais sustentação, diminuindo o consumo de combustível em 20%, disse a empresa.

Embora o GE9X seja o maior motor do mundo, não é o mais poderoso. Outra máquina da General Electric, o GE90 pode reivindicar esse título, uma vez que atingiu anteriormente 127.900 libras de empuxo em 2002. O GE9X, em comparação, gera 105.000 libras de empuxo.

O avião quase pronto é o culminar de mais de um ano de testes extensivos, com o GE9X implantado em Winnipeg, no Canadá, e em Peebles, Ohio. Mais de 700 dos enormes motores foram colocados em encomenda desde o ano passado, quando o jato se aproxima de sua chegada a um aeroporto perto de você.

Comparação impressionante entre o novo motor GE9X do futuro Boeing 777X e a fuselagem de um Boeing 737!

FONTE: Seattle Times

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Matheus
Matheus
1 ano atrás

Este avião vai ser simplesmente SENSACIONAL. Estou ansioso pelo Primeiro Vôo.

Andrigo
Andrigo
1 ano atrás

A Boeing não fabrica mais o 747-8? Pois achei que coubesse a ele ainda o título de maior avião da Boeing.

julio
julio
Reply to  Andrigo
1 ano atrás

Deve ser um equivoco, pois o 777 é o maior bimotor dela e não o maior avião dela.

Oajb
Oajb
Reply to  julio
1 ano atrás

Leia novamente , o texto contem essa informação

Delfim
Delfim
Reply to  Andrigo
1 ano atrás

As encomendas do 747 estão baixas, deve sair de linha. Aí o 777 passa a ser o maior Boeing em produção.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Andrigo
1 ano atrás

No primeiro parágrafo fala em ser o maior avião do mundo, mas no final do quarto parágrafo há a correção: “o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.”

FERNANDO PUPIN VIEIRA
FERNANDO PUPIN VIEIRA
Reply to  Andrigo
1 ano atrás

Será o maior avião bi motor o 747 é quadri

rui mendes
rui mendes
Reply to  FERNANDO PUPIN VIEIRA
6 meses atrás

Não, com 4 motores o maior não é o 747, mas sim o AirBus A380.

JPC3
JPC3
1 ano atrás

Pergunta de leigo.

Por que fazer o maior motor do mundo se ele não é o mais potente?

Por ter um fan maior ele seria mais econômico proporcionalmente?

JPC3
JPC3
Reply to  JPC3
1 ano atrás

Sim, 10% mais econômico.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  JPC3
1 ano atrás

Isso já é o suficiente, chega a ser um ganho de eficiência impressionante num mercado em que as margens caem ano após ano.

Mauricio_Silva
Mauricio_Silva
Reply to  JPC3
1 ano atrás

Olá.
Economia de combustível. Simples assim.
SDS.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Seria a noticia do século: “Esse motor monstruoso é baseado no motor Chines Y2019”

SQN…

Felipe Silva
Felipe Silva
1 ano atrás

EUA como sempre na vanguarda tecnológica.

Marcos10
Marcos10
1 ano atrás

Falando em 777…
Já descobriram a causa da pane elétrica no 777 da TAM?

Ricardo Lovo
Ricardo Lovo
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Que eu saiba não e penso que muito provavelmente vão abafar, não divulgar, pois tem jeito e cheiro de falha grave de manutenção. O histórico de segurança do 777 é fantástico. Uma falha elétrica gravíssima como a que ocorreu nunca foi divulgada pelo que sei.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
1 ano atrás

Impressionante , de como a concorrência impulsiona a inovação e mais impressionante ainda e a longevidade desta empresa neste seguimento de mercado cruel.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Aeronave pequena perto das grandes sempre impressiona. Aqui um exemplo fora do contexto da notícia, mas eu esperava uma desculpa para compartilhar:

comment image

Bille
Bille
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Isso tá mais para anv grande perto de um monstro (considerando apenas helicópteros) o MI26 é praticamente um C130 com rotor…

Tiago
Tiago
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Sempre me impressiona ver essas fotos comparando os dois – ainda mais levando em conta que o Mi-26/35 já é um helicóptero bem parrudo!

V. BARROS
V. BARROS
1 ano atrás

Its gonna be huuuuuuuuuggge trust me!

Joli le Chat
Joli le Chat
1 ano atrás

Ventilador não, né? É fan que se usa.