Home Aviação Militar Vídeo: Marcos Pontes – Astronauta | Foras de Série

Vídeo: Marcos Pontes – Astronauta | Foras de Série

2667
7

Em vídeo do canal Foras de Série, Marcos Pontes – primeiro astronauta brasileiro –  conta detalhes da sua vida e como conseguiu ingressar na Academia da Força Aérea (AFA).

Marcos Cesar Pontes, nascido em Bauru em 11 de março de 1963, é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, e um político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Em outubro de 2018 foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Em 31 de outubro, Marcos Pontes aceitou um convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência e Tecnologia em seu eventual governo.

7 COMMENTS

  1. Isso é o básico para fazer a ciência se desenvolver em um país: Inspirar novos cientistas, despertar a vontade de aprender e saber mais. Espero que ele consiga passar isso na pasta do Min de Ciências e Tecnologia.

  2. Em 2016 eu participava da Capacity Latam no Rio de Janeiro e enquanto estava no estande da empresa, vejo que se aproxima uma pessoa junto com uma fotografa. A fotografa diz que ele gostaria de deixar um presente e eu aceito. Ele puxou um livro e começou a assinar, e ai percebi que era o Marcos Pontes. Então fiz questão de levantar e ir até ele tirar uma foto e dizer que ele era um orgulho para o país.

    Naquele momento ele estava como vendedor de uma empresa de equipamentos de fibra ótica. Vim para casa sem conseguir entender como tanto foi investido em uma pessoa para depois essa pessoa não ser aproveitada em nada. Eu já dizia que ele deveria pelo menos ser levado às escolas conversar com as crianças. Isso já seria ótimo para o Brasil.

    Mas ele não era do grupinho do PT…ai ficou lá, encostado.

    Parabéns à escolha do presidente eleito!

    • Essa parte de levar as escolas para conversar com as crianças é de extrema importância para o futuro. Precisam inspirar novos talentos, e claro, o país precisa dar a contrapartida do outro lado, oferecendo as oportunidades para aqueles que inspirados correrem atrás.

  3. È cedo para tirar conclusões pois nem iniciou o governo ainda mas o pontes foi uma boa escolha por ser astronauta teve que estudar muito é conhece o tanto que o conhecimento é a pesquisa e importante,mas no Brasil não se leva isto a sério, falo isto pois o Submarino nuclear está demorando décadas e mais décadas.

  4. Que video motivacional, tenho 19 anos sempre me interessei desde pequeno por assuntos militares devido também ao meu pai ser militar, tem um tempo que acompanho a trilogia, mas nunca cheguei a comentar nada, mas esse vídeo do Marcos Pontes me motivou muito a não desistir do meu sonho que é a ESPCEX, já tentei duas vezes e não logrei êxito, mas não irei desistir, com persistência e muito estudo sei que chegarei lá. Gostaria de parabenizar os editores do blog, vocês fazem um excelente trabalho aqui!

  5. Tenho os dois livros dele, “Missão Cumprida!” e “É possível!”

    Se não fosse por sua determinação, ele não iriai ao espaço pois o Brasil foi praticamente expulso da ISS por não cumprir o que foi prometido em matéria de construção de módulos e containers de cargas. Tb ficou devendo à Nasa.

    esse cara pode não ser um grande ministro , mas , sem dúvida, é um Grande Brasileiros!!

  6. Em tese ele fez o mesmo treinamento dos astronautas gringos e possui uma habilitação (ou outro nome) de astronauta da NASA.

Comments are closed.