Home Aviação Militar Aeronave EP-3 dos EUA interceptada por caça Su-27 russo no Mar Negro

Aeronave EP-3 dos EUA interceptada por caça Su-27 russo no Mar Negro

11507
32
EP-3E Aries
EP-3E Aries

MAR NEGRO – Em 5 de novembro de 2018, uma aeronave americana EP-3 Aries voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro foi interceptada por um caça Su-27 russo. Essa interação foi considerada insegura devido ao Su-27 conduzir um passe de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e a tripulação.

A interceptação do Su-27 fez um passe adicional, fechando com o EP-3 e aplicando seu pós-combustor enquanto conduzia uma curva inclinado. A tripulação do EP-3 relatou turbulência após a primeira interação e vibrações do segundo. A duração da interceptação foi de aproximadamente 25 minutos.

Enquanto os militares russos estão dentro do seu direito de operar no espaço aéreo internacional, essa interação foi irresponsável. Esperamos que eles se comportem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Alto Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e potencial para colisões no ar.

A aeronave dos EUA estava operando de acordo com o direito internacional e não provocou essa atividade russa.

FONTE: US Navy

32 COMMENTS

  1. Mimimimimi rsrs vai desfilar na frente do quintal dos outros , aguenta as consequências …Daqui a pouco vamos ler a notícia ” avião americano e derrubado por uma trombada de um caca Russo”
    Russos não estão nem ai se vão morrer ou não , não esquecem daquele daquele piloto que se explodiu na Síria , com eles o buraco é mais embaixo…

  2. como ser dumbass estrelanto piloto russo. cara deve ser muito chato ser americano, todo mundo querendo te ferrar o tempo todo, não é pra qualquer um. Aí me dirão: “ah! mas os americanos são imperialistas, querem dominar o mundo!” e oa russos e chineses querem o quê? hipocrisia a gente vê por aqui

  3. Diogo araujo
    Sem querer defender esse ou aquele ninguém vê su-27 voando no golfo do México, ao largo da Califórnia ou ao largo de Manhattan, mas aviões americanos voam nas bordas de tudo quanto é canto

    • Tem várias notícias de aviões russos voando na costa americana do pacífico, também voando nas “bordas” dos países europeus, não tem santo nesse jogo, mas o russos são sim mais irresponsáveis em suas intervenções.

    • Fabio, perde-se a conta de quantas interceptações são feitas no Alaska, Islândia, Báltico e em diversas outras regiões no Pacífico.

  4. IRRESPONSABILIDADE E IMATURIDADE JUVENIL. É apenas isso esse tipo de aproximação.

    Os Russos tem todo o direito de interceptar bem como os americanos de voarem em águas internacionais.

    Se os Russo não vem voar no golfo do México é por que não tem dinheiro para isso (só estacionar aeronaves na Venezuela). Ponto.

    Mas criar o risco de derrubar a aeronave Americana, sem ganho nenhum, e causar um grave incidente diplomático além de mortes desnecessárias é de uma grande estupidez.

  5. E o vídeo é bem claro quanto à isso. Na verdade isso me cheira à indisciplina de vôo. Infelizmente não seria a primeira vez que uma irresponsabilidade dessas provoca um acidente com fatalidade.

  6. Bruno w Basíllio 5 de novembro de 2018 at 20:16

    Com todo o respeito dissestes que “… o buraco é mais embaixo…’.

    Outros referem que o buraco é mais em cima. Afinal, qual deles é o certo? O de baixo ou o de cima?

  7. Queria ver esse tipo de interceptação contra uns F-15 ou F-22 nesses exercícios… toda vez que eu vejo são contra aeronaves de inteligencia ou transporte. o urso urra, mas só contra quem não morde.

    • Se não me engano, aqui mesmo há cerca de um mês, tivemos a reportagem sobre o enquadramento de um F-22 por um Su-35. Era só o piloto russo apertar o gatinho e…. chão.

      • Já discutimos isso Kings. era na síria, se for pra ficar sonhando em possibilidades, com todos os sensores que o F-22 tem o SU-35 seria derrubado antes de se quer saber que tinha um F-22 ali, você, eu e qualquer um aqui sabe que o SU-35 só consegue enquadrar o F-22 a no máximo 90km com o seu IRST isso em condições ideias do clima, enquanto o radar do F-22 acha o SU-35 “do outro lado do mundo…” então menos. geralmente um F-22 não é visto a menos que queira ser visto, e isso é simplesmente porque:
        1 Eles não voam sozinhos, sempre tem uma aeronave de apoio como AWACS por perto
        2 Por eles avistarem as outras aeronaves antes de serem vistos eles tem a escolha de engajar ou não

  8. Sempre rolou zoeira em interceptações. Melhor que apertar o gatilho.
    Na guerra fria os pilotos americanos mostravam revistas de mulher nua aos tripulantes de Tu-95 soviéticos.
    E a tal manobra invertida de Top Gun que rolou entre um F-22 e dois F-4 iranianos ?
    Agora gera protestos. Típico da era “palavras machucam”.

    • Ah eu particularmente não ligo para as interceptações. são ate bonitas, mas seriam ainda mais bonitas com os Russos fazendo isso contra F-15 ou F-22 kkkkkkkk

  9. Lei “Maria da Penha” para o Su-27… o que Ele fez com o P-3 é como bater em mulher ou em criança.

    Estupidez total, colocando em risco (acho que não é tanto assim) os aviões envolvidos. Vale a pena ressaltar que os EUA não reclamam de maneira idiota a soberania do local (como os chineses costumam fazer) reclamam apenas da idiotice do piloto russo. E contra idiotice não existe medida paliativa, é torcer para que a “Bruxa do Céu” trate de abater naturalmente esse idiota.

  10. É aquela máxima… Um cara dirigindo uma sucata vai querer fazer barulho, mostrar alguma qualidade. Já o cara dirigindo um esportivo desfila, mas todo mundo sabe do que é capaz

    E outra máxima também é a instituição. Uma instituição séria pune molecagem, uma que não é seria vira essa palhaçada irresponsável aí.

  11. Vi o video, na boa, na camera FLIR do P3 tudo fica maximizado. OK o SU acelerou, mas não foi tão dramatico assim

    Certas imagens causam mais alarido do que são graves na verdade. Como diz o Mauro Betting (quando analisa o VAR com slow motion): “Em camera lenta até beijo de avó parece falta”.

  12. Só um pouco manobrável esse Su-27, imagem linda!
    .
    Então é isso que os heat seeker dos AIM-9 vê ?
    Queria ver um video nesse estilo só que com o uso dos flares.
    .
    Imagine que os flares queimão numa temperatura superior ao escape dos gases do motor, se ao fazer a curva o calor gerado foi suficiente pra ofuscar o restante da forma da aeronave, com os flares a “área” ofuscada seria ainda maior…

  13. Ué… Eles não se acham no direito de voar por todo canto do mundo. Aguentem as consequências. Se fosse no mar da China talvez ele fizesse uma curva fechada na frente do P3 freando para se acidentar e forçar o P3 pousar numa ilha artificial chinesa ocasionando um acidente diplomático. Os EUA tem parar de ficar fazendo mimimi e assumir os riscos ao fazer ensaio perto do quintal dos outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here