Imagem divulgada mostra caças J-20 liderados por uma aeronave que poderia ser o bombardeiro stealth H-20
Imagem divulgada mostra caças J-20 liderados por uma aeronave que poderia ser o bombardeiro stealth H-20

A mídia chinesa anunciou no dia 15 de outubro que o mais novo bombardeiro stealth estratégico de longo alcance será revelado durante um desfile como parte das comemorações do 70º aniversário da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) em 2019.

De acordo com a imprensa, a China revelará seu novo avião na parada militar da Força Aérea em larga escala para marcar o 70º aniversário da fundação da PLAAF. No entanto, não há nenhuma declaração oficial ou confirmada pelo governo ou militares chineses.

A existência do programa de bombardeiros foi confirmada pelo comandante da PLAAF, general Ma Xiaotian, em 2016, embora Rupprecht tenha escrito no relatório da Fundação Jamestown que está em desenvolvimento desde o final dos anos 90 ou início dos anos 2000.

Analistas especulam que o protótipo do novo bombardeiro estratégico chinês de grande tonelagem, também conhecido como H-20, deve fazer seu primeiro voo em breve.

A televisão estatal chinesa também confirmou que o bombardeiro H-20 subirá aos céus ​​em um futuro próximo.

Além disso, a silhueta de uma aeronave desconhecida foi vista em uma noite de gala da divisão estratégica de bombardeiros da China, levando os observadores militares a especular no domingo que poderia ser o novo bombardeiro furtivo H-20. A festa de gala foi realizada em 7 de outubro em uma divisão de bombardeiros não especificada sob o comando do leste do Exército de Libertação Popular (PLA), informou o site oficial da PLAAF na quinta-feira.

De acordo com o Global Times, em uma festa de gala para construir uma “divisão de bombardeiros estratégicos de primeira classe”, a silhueta de uma aeronave misteriosa apareceu em uma tela grande em fotos divulgadas com publicidade para o evento.

A aeronave não se assemelhava às concepções divulgadas do bombardeiro estratégico conhecido da China, pois ostentava winglets em ângulo nas extremidades de suas asas, sem cauda visível. A reportagem não mencionou a aeronave misteriosa, mas os leitores online especularam que poderia ser o H-20, o bombardeiro stealth estratégico de longa distância da China em desenvolvimento.

Alguns especialistas militares dizem que o design do H-20 será espelhado no bombardeiro stealth Northrop Grumman B-2 Spirit dos EUA.

Espera-se que as especificações do H-20 incluam um alcance de 12.000 quilômetros sem uma sessão de reabastecimento e um compartimento de armas que possa transportar mais de 20 toneladas de munições, incluindo armas termonucleares.

FONTE: Defence Blog

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Impressionante o desenvolvimento chinês. Merece aplausos de pé.

JPC3

Acho que eles não leram a sua carta avisando que Stealth não é muito importante.

André

Maldade….hahahhahah

Mas talvez a Rússia posso produzir sob licença em um futuro próximo.

Antoniokings

Russos e chineses já possuem tecnologia para detectar aviões stealth. Os americanos ainda não. Desta forma um avião deste tipo ainda seria eficaz contra os americanos e não contra russos e chineses.

JPC3

Pra começo de conversa os americanos também possuem tecnologia de radares UHF capazes de detectar aeronaves stealth.

E por fim, ser stealth sempre vai ser melhor do que não ser. Aeronaves não furtivas são boas para atacar alvos indefesos como o estado islâmico na síria ou o talibã no afeganistão.

Contra Rússia, China ou contra a OTAN os não furtivos já são obsoletos. e devem se limitar as atirar de longe.

Bosco

Antonio, Não em leve a mal mas suas opiniões em geral são tão enviesadas , ingênuas e tecnicamente equivocadas que nem deveriam ser levadas em conta, mas vamos lá. Em havendo tecnicamente capacidade já hoje de reduzir a tecnologia stealth à obsolescência como alguns (vc, inclusive) quer nos fazer crer e já estando tal tecnologia de posse da China e da Rússia e não dos EUA ou de seus aliados, então seria só questão de tempo para que estes também a possuam, já que não há na história da humanidade alguma tecnologia de acesso absolutamente restrito. Provavelmente , pela lógica,… Read more »

André

Bosco,

Deixe sua risada e segue o jogo. Esse cara é tão cego que não enxerga o próprio nariz. Nenhuma explicação vai mudar isso.

Apenas lembrando a esse desconhecedor que os EUA já tem o dobro de F35 do que a antiga putencia tem de su35 e que o pedido inicial do Brasil dos f39 é 3 vezes maior que o pedido inicial de su57 da mesma antiga putencia

Tadeu Mendes

Antonio,

Não existe nenhum domínio científico ou tecnológico em que Russos ou Chineses estejem a frente dos Estados Unidos. Nenhum.

Nem mesmo a tecnologia stealth conseguiram replicar.

Antoniokings

Tem um campo sim. A manipulação das eleições no País inimigo para colocar um néscio na Presidência.

Bosco

Tadeu, Em tendo algum fundamento a retórica do Putin, a Rússia estaria na frente na corrida às armas hipersônicas e em relação à miniaturização de um propulsor nuclear para aeronaves. Claro, isso se se confirmar ser verdade que o Zircon e o veículo hipersônico Avangard e o tal míssil nuclear com 100 mil quilômetros de alcance estarem em vias de entrar em operação (ou já estiverem entrado como alegam algumas fontes). Na imensa maioria dos quesitos há uma paridade tecnológica entre a Rússia e os EUA, com alguns avanços pontuais de lado a lado que mais têm a ver com… Read more »

Munhoz

Na frente mesmo esta os Brasileiro que anunciaram recentemente o carro a hidrogênio, com um litro de água anda 300km ??

São varios protótipos anúnciados no Facebook !

Sabe lá se é verdade mas se for estamos à frente dos Russos e EUA !

Apesar que nos EUA um cara já tinha anunciado isso mas acabou num sanatório depois de fazer o carro andar????

Bosco

Antônio,
Mas o néscio que o Putin colocou na presidência dos States parece que não tá correspondendo não. Com a retirada do tratado INF vai começar uma nova corrida armamentista . Da primeira vez você viu que fim levou a toda poderosa URSS.

Antoniokings

Mas, se o outro tem, por que não ter também? Lógico que devidamente resguardada pelos S-400 que o outro não tem.

JPC3

Mas o outro tem quase 70 navios AEGIS capazes de detectar caças a mais 800 km de distância e atirar neles a 250 km. Um alcance que só vai aumentar com a instalação de AESAs nos navios e novas versões do SM-6.

Na realidade o número destroyers AEGIS deve ser maior que o número de S-400 que a Rússia terá na próxima década.

TJLopes

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boa!

Luiz Antonio

Se desmontar será como uma carroceria fake de um Porsche Carrera em uma plataforma de Brasília…mais propaganda xingling por enquanto. De momento só intenção.

Frederico Boumann

Se tivéssemos um PIB de U$ 5 Tri daria para rivalizar; com um gasto militar efetivo (sem misturar os soldos, aposentadorias e pensões) de 2% do PIB.

Victor Filipe

Mas o PIB BR foi de 6,28 trilhões em 2016

DOUGLAS TARGINO

Mas o PIB tem que ser em dólares e não em real.

WVJ

Nunca seremos… e não é por falta de dinheiro, é por falta de projeto de país, de coordenação estratégica, de investimento em educação, C&T, burocracias, senso de união, etc. etc. etc.
Acho que mesmo os EUA terão dificuldade em rivalizar com eles daqui umas décadas.

ALEXANDRE

Se a China chegar ao daqui umas décadas

WVJ

A China passou pra outro estágio.
O 1º foi fazer tudo pianinho, conseguir estabelecer seu processo de desenvolvimento sem fazer alarde.
Agora, já nesse outro estágio, tem mostrado sua força sempre se projetando maior. Se há uma década atrás ainda era xing ling soltando peça, agora mostra uma robustez que impressiona e vai dando resposta às dúvidas que muitos tinham e ainda têm se eles fazem tudo isso mesmo.
A cada ano que passa, ou a cada demonstração tecnológica, fica mais complicado pros EUA peitarem eles.

Joli Le Chat

E enquanto a China estava em seu processo de desenvolvimento, nós estávamos aqui rindo porque “soltou pecinha”.

Luiz Mendes

A propaganda Chinesa e hoje, é semelhante a propaganda soviética dos anos 50, 60, 70, 80, 90….e o circo continua.

Êles são os atuais mestres da mentira e contra informação.

WVJ

Mendes, propaganda, mentira e contra informação fazem parte das pendengas, é preciso muito serviço de inteligência pra dissecar a verdade. Eu acho que deveríamos (brasileiros limitados que somos) respeitar mais os movimentos russos e chineses. Observar tudo com muita atenção e não descartar possibilidades. Se eles dizem que conseguem e não há prova em contrário, penso que deveríamos levar em conta no nosso tabuleiro, acho que seria a melhor forma de nos prepararmos pro futuro.

Antoniokings

Analistas econômicos e militares afirmam que os EUA estão com dificuldades de rivalizar atualmente. Daqui a algumas décadas é muito ‘otimismo’ (ou pessimismo, depende do ponto de vista) seu.

WVJ

Verdade, vai saber

Agnelo

Analistas militares pintavam o MiG-25 como O caça sendo desenvolvido…. veio $$ pros EUA criarem os 4 teen….

Alexander Ferreira

Esse valor está correto mas é em Reais, não em Dolares.

Tomcat4.0

Para as comparações super trunfo USAvsCHINA só uma observação;
+Ou- 10 anos antes de se mostrar ao mundo o F-117 o mesmo já voava na surdina.
Nós debruçamos em debates sobre o F-35 e seu desenvolvimento mas podemos, basicamente,ter certeza de que o trunfo mor está bem guardado e pronto pra fazer seu trabalho.
Parabéns aos chineses por seu desenvolvimento é claro e por enquanto não temos competência equiparável, infelizmente,para desmerece los pois ,por enquanto,nossa indústria e investimentos em tecnologia militar ou não está hibernando.

Tonolucro

AFIRMO, eu disse, AFIRMO, que o Brasil é capaz de produzir um designer stealth, motor hipersônico, radar AESA, pintura absorvente, falei PRODUZIR, pois desenvolver….. já aconteceu a tempos, com tecnologias nacionais, eficiente e barata, os testes e ajustes, teriam que ser bem mais exaustivos, o que falta??? AUTORIZAÇÃO e dinheiro… Não se enganem, enquanto dormem, estão sendo protegidos….

Paulo

E onde estaria tal equipamento ‘maravilhoso’.

Quem desenvolveu a aviônica, os motores e a estrutura?

Marcos10

A China é o que é por conta de ter mandado as favas o comunismo. A China é o país mais capitalista do planeta hoje. Enquanto aqui vivemos o socialismo do século XXI.

Rinaldo Nery

Concordo. Estive lá ano passado. Comunismo, só na TV.

Antoniokings

Sim. Pois tente se estabelecer lá ou abrir uma empresa sem explicar direitinho ao Governo o que vc pretende.
A China simplesmente está utilizando ferramentas capitalistas em um sistema estritamente controlado pela sociedade. Não se iluda muito.

Wagner

Controlado pela sociedade?
oh God
Sistema que controla a sociedade seria mais próximo da realidade.

Dr.Telêmaco

Se dá errado: “eu disse que comunismo é furada, não é viável”.
Se dá certo: “ah, mas nem é comunismo de verdade!”.
As coerências.

Marcos10

Antônio:
Em qualquer país do Mundo o Governo vai pedir explicações do que você vai fazer por lá. Aliás, há várias empresas brasileiras que se transferiram para lá.
O que pesa contra a China ainda são:
1) O governo ainda toma decisões no lugar do mercado. Exemplo: construção de grandes cidades que hoje estão vazias;
2) A China está produzindo de qualquer jeito, sem nenhum controle ambiental. Isso no futuro vai cobrar seu preço;.

Bosco

“Controlado pela sociedade”
Presidente vitalício, partido único (na prática), censura, controle estatal das comunicações, presos políticos, tortura institucionalizada, discriminação de setores da sociedade, não aderência à declaração universal dos direitos humanos, etc.
As semelhanças entre a China com outras democracias (Cuba, CN, Irã, Venezuela, Arábia Saudita, etc.) salta aos olhos.

Pedro

Que besteira gigantesca! Como se comunismo fosse somente aquele sistema econômico pregado há 100 anos, como se fosse só os proletários controlando cada fábrica num conselho. E vc acha que o comunismo nunca usou traços capitalistas, até o livre mercado quando lhe interessa? Santa ignorância!

Soldat

O Brasil pode ter até 10 trilhões de libras(dinheiro de verdade lastro ouro).

O Brasil nunca produzira igual a China!!!!

Munhoz

Está imagem é uma montagem ou uma foto ? Está me parecendo uma foto de baixa resolução . Da para notar pequenos estabilizadores nas pontas das asas o que poderia demonstrar que eles ainda não possuem a mesma tecnologia completa do B 2, no entanto se o modelo apresentado tiver um RCS mísero e provavelmente deve ter, os navios dos EUA no mar do sul, Japão e o próprio continente dos EUA estão enrolados ! Pela foto parece ser bonito no entanto não consegui ver as entradas de ar e nem as saídas, será que deve ser tecnologia ET anti… Read more »

Munhoz

Analisando melhor da para ver que a corcunda atrás da cabine é diferente e é mais bicudo, resta ver agora as entradas de ar para ver até onde eles fizeram a técnica reversa ?

Outra coisa o tamanho não parece ser muito grande não, parece ser pouco maior que o J 20 .

Coisa de louco !

Se esse negocio funciona estamos diante de uma imagem histórica no mundo militar !

Valter Sales

“CHUTO” que as entradas de ar estejam localizadas na junção asa-fuselagem, julgando que a imagem se refere ao protótipo real.

LBacelar

Nem os J-20 parecem ser reais nessa foto, parecem ser uma reprodução digital de apenas uma aeronave. Preste a atençõ no angulo das sombras nas 4 anv’s

nonato

Trump precisa agir antes que seja tarde demais.
Se não fizer nada agora enquanto pode, no futuro deseja faze-lo e não poderá.
Soldados chineses estarão desembarcando calmamente em nova Iorque e Washington e será tarde demais.

Marcos10

Nonato:
Os EUA já viam a China como potência desde a década de 80 do século passado. Cansei de ler artigos sobre isso. Então, de lá para cá, os EUA não ficaram deitados em berço esplendido.

Marcello Magnelli

De novo esta conversa do Trump fazer alguma coisa.
Fazer o quê?
Ataque preventivo?
Dê sua sugestão.

Defensor da liberdade

Fazer o quê? Guerra comercial já está dando sinais de tragédia para as pequenas empresas dos EUA (como sempre os pequenos se ferram com o protecionismo). Mandar os B2 lançarem bombas em Pequim? Só se quisermos assistir uma tragédia nuclear nunca vista antes. Não há mais nada que os EUA possam fazer, é sentar e assistir.

Tadeu Mendes

A China é uma anã nuclear frente aos Estados Unidos. Até mesmo a França é nuclearmente mais armada que a China.

Walfrido Strobel

E qual o motivo da China um dia querer invadir os EUA?
Só se for querer quebrar os dois países economicamente e militarmente,

Humberto

Walfrido,
Os Chineses já invadiram os EUA, se vc estiver batendo perna nos EUA e ouvir um grupo falando alto, pode apostar que deve ser os Chineses se esbaldando em compras. Capitalismos ao extremo e tem gente que acredita que comunismo não existe diferença gritante de classes.

Topol

O que o senhor sugere senhor McArthur , deixe-me adivinhar, pulverizar a China com 50 bombas nucleares ???

Shandowlord

[img]https://livedoor.blogimg.jp/corez18c24-mili777/imgs/5/9/59929e6e.jpg[/img]
https://livedoor.blogimg.jp/corez18c24-mili777/imgs/5/9/59929e6e.jpg
Ele e praticamente um H-6 com um desenho novo.

Rui Chapéu

Não existe fotos ainda. Isso ai é uma montagem.

Pode ver que a montagem foi feita em cima dessa foto mesmo, a camera, o chão… tudo igual.

Walfrido Strobel

E arrancam a seção traseira do avião e o H-6 remodelado voa como, sem profundor e leme direcional?
Para se fazer algo como o da imagem do texto voar bem tem que ter uma nova asa muito bem projetada com um sistema FBW perfeito e avançadíssimo.

Diogo araujo

existe uma empresa americana chamada Boston Dynamics do ramo da robótica. Eles têm, simplesmesnte, os robôs mais avançados do planeta. Dentre os modelos tem-se o spot mini que parece um cachorrinho, capaz de fazer n movimentos, extremamente avançado, cai, levanta sozinho sobe e desce terrenos íngremes e por aí vai. Acreditem, os chineses têm uma empresa que fabrica um robô idêntico ao spot mini porém com algumas limitações em sua movimentação. Gente, isso não é normal, eles não desenvolveram isso, hackearam os computadores da Boston Dynamics e pegaram arquivos, certeza, não tem outro jeito. Existe um outr, robô na Boston… Read more »

Diogo araujo

*outro, *este

Renato de Mello Machado

Diogo isso não tem nada haver.A China já contribuiu, com tanta coisa para melhorar nosso mundo que esse seu choro é até sem noção.A bússola, pólvora e até sua escova de dentes.Pesquise por favor.

ghutoz

qual o problema de hackear? qual o problema de espionagem? vc acha que os EUA chegaram aonde estão desenvolvendo tudo do zero? espionagem/hacker e contra-espionagem/proteção são tecnologias e envolvem investimentos, seriedade e pessoal competente, assim como desenvolver um robô.

Luiz Trindade

Bom… Se depender da atual posição do EUA hoje já temos uma nova Guerra Fria acontecendo. Só que a grande diferença é que a China não deseja expandir seu sistema político para outros países e muito menos sustenta-los. Usa as armas do seu inimigo que é o sistema financeiro capitalista para expandir seus dominios (ilhas artificiais) e subjugar financeiramente outros países que eles emprestam dinheiro.
Como o mundo reagirá essa nova Guerra Fria? Só o tempo dirá…

Guizmo

Mas o HB-20 não era coreano?

Bardini

Não é por nada mas… Pelo que andei lendo por aí, essa matéria do Defence Blog parece tão bem fundamentada quanto a matéria da Folha, que foi feita para incriminar o “coiso”.

Baschera

Recomendo esta excelente matéria sobre o Hang-20, de Sebastien Roblin, publicada hoje, 20/Out.

https://nationalinterest.org/blog/buzz/chinas-h-20-stealth-bomber-everything-we-know-about-it-34022

No final, há o link para a parte 2 da matéria.

Sds.

Defensor da liberdade

H-20, “O terror americano” rs rs rs

Papan

Será espelhado? Será copiado! RsRsRsRs

sub-urbano

Invenções Chinesas: imprensa, papel, pólvora, bomba hidráulica, verniz, compasso, porcelana, relógio mecânico.

Invenções Iankees: X-burguer triplo com bacon, depilação masculina.

XFF

rsrs

Defensor da liberdade

Esqueceu da metanfentamina cristal kkkkkkkk

Maurício.

Por mais que eu respeite a capacidade chinesa na fabricação de caças convencionais tipo o J-10, no quesito de aeronaves stealth eu ainda tenho um pé atrás, se os americanos que tem mais experiência nessa área ainda “sofrem” com isso, como no caso recente do F-35 e suas “placas” onde uma tem que estar milimetricamente colocada ao lado da outra se não já compromete a furtividade, imagina os chineses, mas pode ser que eu esteja falando besteira e eles realmente manjam da tecnologia stealth.

Bosco

Maurício,
O problema de um bombardeiro stealth chinês é que qualquer pecinha que venha a cair durante o voo pode comprometer a furtividade.
https://www.youtube.com/watch?v=qay3UZz0898

Maurício.

Pois é Bosco, os americanos que entendem de verdade da tecnologia stealth e com um rico orçamento nessa área, as vezes se complicam, imagina os chineses, creio que eles estão trabalhando forte nessa área mas ainda não estão no nível dos americanos, mas acho que é questão de tempo, acho que os chineses tem uma espécie de fascínio por americanos.

Antunes 1980

Não sei explicar de forma técnica, mas não consigo confiar em nenhum produto chinês.
De cópias mal feitas de carros até motores dos sukhoi que não param de dar problema.
Hackear segredos industriais ocidentais não é algo impossível nos dias de hoje, mas produzir com excelência e qualidade não é para qualquer um.
Seus principais vizinhos como: Japão e Coreia do Sul, com sua tecnologia de ponta encontram dificuldades, imagine os chineses com sua cultura de baixo custo e baixa qualidade. Quem viver verá a verdade.

Maurício.

Antunes, eu já não sou tão cético assim, eu por exemplo não gostaria que um J-10 lançasse uma bomba ou um míssil aqui na minha casa só pra ver se funciona, veja que caças convencionais eles já fabricam relativamente bem, desde as cópias do mig-21 até o J-10C, minha desconfiança é na tecnologia stealth e nesses super hiper mega radares que supostamente vai detectar até pensamento, mas claro posso estar errado.

Bosco

Maurício,
Não é por aí. Claro que não é boa ideia os chineses lançarem uma bomba na sua casa. O problema sobre a irrestrita aceitação da qualidade dos produtos militares chineses é que a garantia “soy yo”. https://www.youtube.com/watch?v=-fKQEv5qEGA
Seus produtos se prestam ao consumo interno e não à exportação, e aí meu amigo, o que vale é a palavra do fabricante.
Mas claro, o quanto o nível de qualidade possa interferir em operações reais de guerra, provavelmente nunca saberemos.

Maurício.

Bosco, mas eu estou falando de produtos pra consumo interno deles mesmo, já no quesito equipamento de defesa de exportação creio que deve ser mais complicado no quesito garantia, parece que aqueles radares chineses que o Equador comprou uns anos atrás não estavam funcionando como deveria, aí complica.

Tadeu Mendes

Antonio,

Os EUA não está preocupado em rivalizar com a China.

A criatividade e os cérebros estão nos EUA. AChina só copia. Êles não tem MIT, Harvard, Caltech, DARPA, Lawrence Livermore, Princeton, Stanford. Êles não tem judeus nos centros academics dêles.

Inclusive fizeram um contrato com Israel para abrir um campus do Instituto Weissman na China.

Tradição intelectual e robustez acadêmica, não improvisam.

Tadeu Mendes

Antonio,

Os EUA não está preocupado em rivalizar com a China.

A criatividade e os cérebros estão nos EUA. AChina só copia. Êles não tem MIT, Harvard, Caltech, DARPA, Lawrence Livermore, Princeton, Stanford. Êles não tem judeus nos centros academicos dêles.

Inclusive fizeram um contrato com Israel para abrir um campus do Instituto Weissman na China.

Tradição intelectual e robustez acadêmica, não improvisam.

Defensor da liberdade

Kkkkkkkkkkk quer dizer que um país só pode se desenvolver tecnologicamente se tiver judeus? Kkkkkkkk Meu Deus, você tem tara por judeus cara?

MK48

Estude só um pouquinho de história e vai ver que cientistas judeus SEMPRE estiveram no centro das grandes invenções.

Pieter

acho que preciso de atualização…são judeus um outro tipo de ser-humano?
Falando sério, sempre acompanho esse site, mas pra mim é muita infelicidade separar pessoas pelas suas religiões…que m* tem a ver religião com inteligência?…pessoas inteligentíssimas têm em toda parte do mundo, só as faltam oportunidades.

Defensor da liberdade

É o “povo de Deux”, a super-raça! Cuidado, não fale mal deles, senão você terá sua estadia reservada no inferno… kkkkkkkkkkk

Tadeu Mendes

Defensor da Liberdade, Seu comentário reflete o nível de ignorância científica em que voce se encontra. Você, como tantos outros aqui não conhecem a Historia da Ciência, não entendem de tecnlogia, e não tem a menor ideia de conceitos epistemológicos. A sua mediocridade intlectual é um exemplo do baixo nível educacional que infesta a sociedade brasileira. Faltou muito estudo e livros na sua vida. Pieter, A religião dêles estimula a busca do desenvolvimento intelectual. Mas somente quem conhece a História da Ciência e da Tecnologia do séculos XIX e XX poderá entender a genealogia das grandes revoluções científicas e tecnológicas,… Read more »

Defensor da liberdade

Meu caro Tadeu, acho que você está enganado, o único ignorante aqui é você, que tenta dar uma de erudito, mas quer defender supremacia étnica. Meu querido a ciência não nasceu no século XIX, mas muito antes disso, desde que o homem descobriu que podia fazer fogo. A ciência é uma evolução meu caro, tudo na ciência é um processo, para que os judeus tivessem esse legado no progresso científico, eles tiveram que absorver conhecimentos de muitos outros povos que deram os primeiros passos, e chegaram à dominar alguns processos científicos em outros estágios. Comecemos pela mãe de todas as… Read more »

Carlos Campos

o maior inimigo dos EUA não é a China nem a Rússia, é o Governo Federal, os EUA nasceram para permitir que seus cidadãos fossem livres, mas o governo foi crescendo e crescendo e tomando dinheiro da população, imprimindo divida no nome da população, abandonou o padrão ouro, gasta uma fortuna em guerras pelo mundo, gasta muito com saúde como se a mesma fosse pública e por aí vai.

Ronaldo de souza gonçalves

O Comunismo dá china é o único que está dando certo,pois é mesclado com o capitalismo(baseado na produção)claro em copiar,engenharia reversa.Comparando a china é um pouco maior,mas o Brasil tem terras abundantes,materia prima,bom clima,porque o Brasil não decola.

Bosco

Dr, Não tem incoerência nenhuma. O que existe na China está longe de ser comunista. De comunista lá só o nome do partido que manda. Provavelmente Karl Marx teria um infarto frente ao que se tornou a China atual. O comunismo (real, não o “dogmático”) implica em: 1-abolição da propriedade privada; 2-uma sociedade igualitária, sem classes sociais distintas; 3-o Estado é o dono dos meios de produção. A China não tem nada disso portanto, está longe de ser comunista de fato. Só aproveitou a parte política, de controle social. A China é na verdade o exemplo mais nítido de que… Read more »

Bosco

Tá difícil de comentar na Trilogia. Essa brincadeira tá ficando sem graça. Agora, 50% dos comentários ficam presos no anti-spam prejudicando completamente a comunicação.

Tadeu Mendes

Bosco, Obrigado pelos esclarecimentos sobre meu comentario la acima. Muito interessante o que voce afirmou, sobre a existencia de uma certa paridade na area militar. Eu reconheco os avancos russos em varios segmentos da tecnologia, mas nao sabia dessa paridade entre Russia e os EUA, em certos setores da tecnologica belica. Eu pequei ao generalizar minha premissa. Eu estava pensando mais no dominio de ciencia pura e aplicada, dentro dos meios academicos e industriais. Mas fica uma duvida de minha parte: no que concerne ao desenvolvimento de armas LASER, tenho quase que certeza da superioridade americana. Voce pode confirmar isso… Read more »

Bosco

Tadeu, Como eu disse há alguns pontos em que ambos se sobressaem, o que não configura de fato uma superioridade. O laser é um deles. Os EUA estão pontualmente na frente dos russos sim. Inclusive já colocaram em campo armas lasers para fazer explodir IEDs e drones. Também equiparam navios com armas laser operacionais, para serem usadas contra embarcações e drones. Em relação às armas eletromagnéticas geradoras de pulso também parece que há uma vantagem pontual dos americanos. O ABL foi cancelado a algum tempo e hoje os americanos desenvolvem outras abordagens para interceptar um míssil balístico na fase de… Read more »

Bosco

Tadeu,
Só um adendo: na área de defesa contra mísseis balísticos há uma clara superioridade americana que adota já de longa data uma concepção, em camadas, de baixo e alto nível , endo e exoatmosférico, que só com a entrada em operação do S500 irá ser adotada pelos russos.

Tadeu Mendes

Valeu Bosco.

Obrigado pela informação previlegiada. Seu banco de dados é melhor que o do Jane’s Defense Review.

Carlos Alberto Soares

Vou me mudar para Pindorama, Chineses. brrrr.

Elielson Felipe

A Russia está a frente dos Americanos em diversos campos de atuação militar: #Submarinos mais silenciosos e a única que tem de 4 geração #Aviões com propulsão diferenciada, decolando de porta aviões sem auxilio de catapultas #A frente na corrida espacial, sendo ela a fornecedora dos motores que os americanos usam para ir ao espaço #ICBM’S mais potentes, velozes e mais eficientes. Tem em maior quantidade e qualidade RS-28 SARMAT #Melhor tecnologia de mísseis anti-navios e porta aviões #Melhor tecnologia de sistema de defesa contra caças e objetos furtivos a exemplo os S-400 #Melhor tecnologia de armas hipersônicas #Melhor tanque… Read more »

Bosco

Elielson, Eu discordo. *A tecnologia americana de submarinos sempre se mostrou superior, qualquer que seja a geração. Só agora (segunda década do Século XXI) os russos se igualaram aos americanos e europeus. Vale realçar que a tecnologia relativa aos submarinos implica tanto no veículo em si quanto nos sistemas de sensores e armas. *Um F-18 ou Rafale podem igualmente decolar de um porta-aviões no modo STOBAR. Não o fazem porque os porta-aviões americanos e franceses operam porta-aviões com catapultas. *Não existe mais algo que se possa chamar de ” corrida espacial”. Acabou faz tempo. Quanto ao motor foguete russo, é… Read more »