Ilyushin Il-20

Ilyushin Il-20

Ilyushin Il-20
Ilyushin Il-20

Uma aeronave russa Ilyushin Il-20 com 14 militares russos saiu do radar na Síria durante um ataque de Israel na província de Latakia, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia.

O MOD russo confirmou em um relatório que os controladores de tráfego aéreo perderam o contato com o avião na noite de segunda-feira.

Ele declarou: “Em 17 de setembro, por volta das 23h (horário de Moscou), a comunicação com a tripulação da aeronave russa Il-20 foi perdida quando estava sobre o Mar Mediterrâneo, a cerca de 35 quilômetros da costa da Síria, na sua rota de volta para a base aérea Hmeymim “.

Uma missão de busca e resgate está em andamento.

Segundo fontes militares, a província síria de Latakia foi submetida a um ataque de mísseis vindo da direção do mar.

A agência de notícias SANA informou que a instituição técnica da indústria na cidade de Latakia foi o alvo dos ataques.

Ela acrescentou que não se sabe imediatamente quem disparou os mísseis.

Os radares russos também registraram o lançamento de mísseis da fragata francesa Auvergne.

No entanto, um funcionário dos EUA com conhecimento do ataque, rejeitou as alegações da Rússia e disse à CNN que a aeronave de patrulha marítima foi inadvertidamente abatida pelo regime sírio.

O funcionário alegou que o regime estava tentando impedir os mísseis israelenses.

Os militares israelenses se recusaram a comentar as alegações de que estavam por trás do ataque à Síria.

O ataque em Latakia ocorre apenas um dia depois que os líderes da Rússia e da Turquia concordaram em estabelecer uma zona desmilitarizada na província síria de Idlib, o último grande enclave mantido por rebeldes que se opõem ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

A zona será estabelecida antes de 15 de outubro e terá 9-12 milhas de profundidade.

A tentativa de recapturar a região é vista pela Rússia e pelo Irã como um objetivo vital para reprimir a rebelião contra o líder sírio.

No entanto, o acordo entre os dois líderes provavelmente atrasará uma ofensiva da Síria e seus aliados russos e iranianos.

A Turquia teme que isso crie uma crise humanitária perto de sua fronteira.

Autoridades da ONU alertaram que mais de 30 mil pessoas já foram forçadas a fugir da região.

FONTE: Daily Express

CNN: Regime sírio acidentalmente abate avião militar russo

Uma aeronave de patrulha marítima russa com várias pessoas a bordo foi inadvertidamente derrubada pela artilharia antiaérea do regime sírio na segunda-feira depois que os sírios foram atacados por mísseis israelenses, de acordo com um oficial americano com conhecimento do incidente

A autoridade dos EUA disse que o regime estava realmente tentando impedir uma onda de ataque de mísseis israelenses. Um segundo funcionário confirmou que Israel era responsável pelos ataques com mísseis ao regime sírio.

A agência de notícias estatal russa TASS informou que uma aeronave militar russa IL-20 com 14 pessoas a bordo desapareceu sobre o Mediterrâneo na segunda-feira.

De acordo com a TASS, o Ministério da Defesa especificou que “o registro do IL-20 desapareceu dos radares durante o ataque de quatro aviões israelenses F-16 contra alvos sírios na província de Latakia”.

Os israelenses haviam disparado vários mísseis contra alvos na área costeira de Latakia, onde a Rússia baseou grande parte de sua presença militar, incluindo aeronaves. Em uma tentativa de contra-atacar os israelenses, os sírios lançaram um extenso fogo antiaéreo, disse o oficial e a aeronave russa foi atingida.

Os EUA descobriram sobre o incidente porque as forças sírias transmitiram uma chamada de rádio de emergência de busca e salvamento em uma frequência internacional. Os EUA receberam uma mensagem direta de outro país sobre o tipo de aeronave e as circunstâncias do incidente. O funcionário não identifica esse país, mas é provável que a Rússia seja a única nação que saiba exatamente que tipo de aeronave foi abatida.

Um porta-voz do Pentágono disse à CNN que os mísseis não foram disparados pelos militares dos EUA, mas não falou sobre quem estava por trás dos ataques. Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar os informes.

A aeronave foi abatida por um sistema antiaéreo que os russos venderam para os sírios há vários anos, disse a autoridade. A rede de defesa aérea síria no oeste da Síria é muito densamente povoada com mísseis antiaéreos e sistemas de radar.

Em fevereiro, a tripulação de dois homens de um F-16 israelense foi ejetada de seu avião quando um míssil explodiu perto deles, danificando seus caça quando eles terminaram de conduzir uma missão contra as forças sírias.

Um oficial de defesa israelense disse à CNN no início deste mês que Israel atingiu a Síria 200 vezes nos últimos 18 meses para impedir o envio de armas iranianas para a região.

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

Não tá sendo bom ser um Russo na Síria

Ricardo Bigliazzi

Alvos… enquanto um brinca de geopolitica o outro luta pela vida

Antonio

Os russos confirmaram que foram os sírios que derrubaram o avião.

Ricardo Bigliazzi

Saiu até da TASS, segue o jogo, alguns chamam isso de “fogo amigo”.

Os céus da Síria continuam de todos nós… principalmente dos Israelenses.

O Irã podia acabar com essa brincadeira ao levar o seu super avião para combater na Siria, o F-5 remasterizado Iraniano acabaria com todos esses Israelenses, principalmente com o ineficaz F-35 e os obsoletos F-16 e F-15.

Obs.: Por favor me internem… rs rs rs

Hélio

Nem os russos sabem o que aconteceu e o americano já vai dizendo que o avião foi abatido pelo governo sírio. Como diz o ditado, vacilão morre pela boca.

Daglian

É, até porque os americanos não tem nenhum meio de saber o que acontece na região, como satélites, navios, aeronaves de vigilância, drones, nem aliados, correto? Só os russos podem dizer o que aconteceu? Faça-me o favor. No mais, se “vacilão morre pela boca”, então o senhor está convidado a fazer isso com os americanos. Vá lá, lide com a USAF ou a USN, se é tão simples assim.

Hélio

Tome cuidado com o fanatismo meu filho. Não, os americanos não tem meio algum para saber o que aconteceu, drone, satélite e muito menos “aliados”(leia-se terroristas) são recursos para saber de onde partiu um míssil ar-ar ou ar-terra, um míssil desses não é um ICBM. Se tratando de um avião russo, é evidente que eles tem maiores informações sobre o caso, se nem eles tratam o caso como abate e a Otan logo vem controlando danos e acusando o governo sírio sem qualquer fundamento, é muito provável que foi gente do lado deles que derrubou o avião. No mais, USAF… Read more »

Victor Filipe

Ta esquecendo que os americanos podem monitorar a comunicação do regime Sírio? cá entre nós, eles já fizeram isso com países muito mais bem preparados, com a síria deve ser passeio no parque, alem do mais USAF e US Navy tiveram desempenhos exemplares em suas participações em conflitos. talvez seu clubismo não permita ver isso, mas a Kill Rate americana em combate Ar-Ar é positiva desde a Segunda Guerra Mundial, então… mas vamos lá, você não precisa desafiar a Navy ou Air Force, já seria divertido ver você fazendo isso contra um Marine

Marcos Vinícios de Moraes

Bem isso Daglian. Infelizmente as pessoas partidarizam tudo e essa parcialidade tornam os comentarios para lá de infelizes baseado em “achismo” desacerbado.

André

Os russos sabem o que aconteceu. Basta olhar a notícia na agência estatal russa:

http://tass.com/defense/1022031

Como disse o colega acima: vacilão morre pela boca

Ricardo Bigliazzi

A Tass russa sabe, pode ir conferir.

Alex II

Como diria todo mundo: vai dar melda.

Everton Matheus

O placar deve estar 298 x 14 para os Russos. A Malaysia Airlines sabe bem disso.

Gilbert

ó idiotas e arrogantes gananciosos para fazerem voos civis sobre zona de guerra, o maior culpado foi a malaysia air que para economizar um pouco de combustível assumiu o risco de voar em zona de guerra e a turma no avião pagaram com a vida a impudência criminosa dessa empresa

Everton Matheus

se houvesse algum arrependimento, os russos teriam feito mea culpa, indenizado ou no minimo ajudado com as buscas ao invés de se omitir, negar e se esconder, esse urso ta mais pra Panda mesmo. Fosse a Ucrânia a derrubar um avião desses… Coitada.

Everton Matheus

Acho é pouco. Só não vale ficar atirando para todos os lados(para achar o culpado), pois naquela região todos sabem que Israel, França, EUA e RU não aceitam bem a Russia. É claro que o contrario tambem é verdadeiro, mas a região da queda, esta um pouco distante de Israel, estudei os últimos ataques e esse abate não é uma característica de Israel, “A agência de notícias SANA informou que a instituição técnica da indústria na cidade de Latakia foi o alvo dos ataques.”, esse trecho representa fielmente uma ataque com a cara de Israel. Mas se todos os “se”… Read more »

Fabio Joffe

O título da matéria da a entender que o avião foi abatido por Israel. O que não parece ser verdade.

Jr

Pois é, quando eu li o título, eu pensei, vai da mer*a, mas ai li a matéria e parece que quem derrubou foram os Sirios

Leo Neves

Só sei que se foi fogo amigo das defesas AA sírias , os operadores que dispararam não vão viver mais muito tempo.
35km da Costa ? Acho que só o Buk pra ter esse alcance.

Everton Matheus

Aproposito,
“O funcionário alegou que o regime estava tentando impedir os mísseis israelenses.”
O Il-20 estava querendo repelir os ataques com a metralhadora, RS-132 ou flares? Talvez o método seja autoexplicativo para o “sumiço”.

Carlos Alberto Soares

Zona quente.

Fernando Pereira

Pergunta de leigo. Nós temos uma fragata, acho qie a Lineral, atuando proxima da região, na costa Libanesa, não? Olhando o mapa aparenta ficar relativamente próximo do sitio dos fatos ou estou equivocado?

BILL27

Acabei de ver no marrine traffic .14 horas atras ela estava a cerca de 100 NM ao Sul de Latakia …

Bruno Correia

Segundo o “Bill37” o ataque ocorreu a 100NM ~= 180 Km da Liberal.

Ela possui o radar de busca aérea Selex RAN-20S, com alcance teórico de 117Km (Wikipedia).

Acredito que ela possa ter visto a movimentação na área, mas não o ataque.

Resposta de leigo e entusiasta. Abraços.

Everton Matheus

Eu fiquei imaginando o nosso “Atlântico” naquela mesma posição e como reagiria os radares.

BILL27

Muito confusa a matéria ,creio que ainda vai demorar alguns dias para de fato sabermos o que aconteceu .Estão atacando Latakia que é um local onde tem uma forte defesa anti aerea da base Russa …Como os S-400 e Psantsir não entram em ação ??? Agora , como o Putin fica nessa historia ? Derrubam uma aeronave com 14 militares dentro e vai ficar por isso mesmo ? Se ficar mostra o quanto ele só tem ataca cachorro morto … Tem 3 alvos no radar ,EUA ,Israel ou França …E ai ? Vai retaliar um dos 3 SR .Putin ???

Diego K

Ta doidao? Torcendo pro Putin retaliar? Vai virar guerra mundial se acontecer. União Europeia vai chiar ateeeé

BILL27

Não estou torcendo para nada . E`só um questionamento .

Felipe

Ataques Israelenses na Síria são previamente combinados com os Russos para não haver interferência. A defesa antiaérea Russa não reagiu em nenhum momento nesta guerra ainda.

Fernando

*Liberal* desculpem, celular pequeno e dedo de ogro.

Ricardo

Ao que parece foi serviço das tropas sírias que sobre ataque atiraram para todos os lados. Não creio que Israel cometeria uma barbeiragem dessa magnitute, são muito bem treinados e o fatos dos russos estarem calados é forte indício de fogo amigo. Ao contrario do que muitos pensam, guerra não é brincadeira!

BILL27

Curioso , as 17:11 no FR 24 ,tem uma aeronave com um prefixo pertencente a um Alpha JEt ,fazendo orbitAs proximo a costa de Latakia .
https://www.flightradar24.com/2018-09-17/17:11/12x/RRRR9995/1de61556

Alessandro

A síria virou terra de ninguém, já são duas aeronaves militares russas derrubadas, vamos ver oq o ursinho carinhoso vai fazer a respeito depois dessa.

Jr

Na primeira o ursinho carinhoso depois da derrubada de seu caça esperou um pouquinho e “por engano” matou 3 soldados turcos e deixou 11 feridos

https://www.dw.com/pt-br/ataque-áereo-russo-mata-três-soldados-turcos-na-síria/a-37482275

pangloss

Isso, sem contar as perdas do “Kuznetsov”. Mas essas foram por erros dos próprios russos.

Groo_SP

O Mohammed deve ter visto o Il-20 brilhando na tela igual uma árvore de natal e sentou o dedo.

André

Imagino a felicidade dele quando foi falar para o chefe que derrubou um f16 israelense….hahahahahha

Agnelo

ahhahahahahahahahahah

Bravox

Se foi arma russa os fanboys vão falar que é efetiva que esta entre uma das melhores do mundo .
(Isso ai cheira fogo amigo)

Mister

Lendo alguns comentários, vejo que tem gente igual Russo aqui, na posição de marido traído… sempre sendo o último a saber, os EUA sabem por que investem em aeronaves de vigilância, radares modernos em seus navios, sem contar com a espionagem, sobre o fato a Rússia não se pronunciou sobre o fato, pois se tiver que a abrir o bico, vai revelar a capacidade de seu aliado em não conseguir diferenciar uma aeronave de vigilância marítima de um avião de combate…no mais só lembrar que se os Russo fossem bons em obter informações acidentais de si próprio, o ocidente não… Read more »

DOUGLAS TARGINO

Foi derrubado por fogo amigo. O míssil foi da Síria.

DOUGLAS TARGINO

E outra, Israel colocou o avião russo em baixo do alvo dos mísseis, ou seja, usou o avião russo como proteção.

Antunes 1980

Tudo leva a crer que foi um míssil lançado da fragata francesa. Provavelmente a aeronave russa se aproximou demais e acabou sendo abatida. Imagino que esta aeronave estava com um time Spetsnaz. Mesmo que não tivesse sido a França, devido a varios problemas sérios que poderiam ser criados, jamais os Estados Unidos ou Israel iriam assumir este abate. Vamos aguardar mais detalhes.

JOSE DE PADUA VIEIRA

Time spetsnaz? Pra que?

André

Se a agência estatal russa falar que foram os sírios, voce acredita?

http://tass.com/defense/1022031

Ou mesmo assim só podem ser os malvadoes dos EUA e seus aliados?

Renan Nunes

A fragata francesa? Amigo, está muito mais claro ser fogo amigo das baterias antiaéreas sírias que um ataque do navio!

Ricardo Bigliazzi

Deus…

JOSE DE PADUA VIEIRA

Na internet dizem que foi um S-200 que abateu o aviao, impossível os sírios tentarem repelir um ataque de misseis com um S-200? Não seria um míssil pouco manobrável e caro para atingir misseis vindo do mar? Ou abateram por engano? E a maior pergunta de todas, qual a chance de um desses misseis (ao que parece foram lançados por navios franceses, ingleses ou americanos) atingir essa aeronave em voo?

Se for os sirios não vai dar em nada mas se for um dos ocidentais vai dar muita merda

JOSE DE PADUA VIEIRA

Foi Sirio mesmo, se o proprio sputniknews diz que foram o sirios eu acredito

Sérgio Luís

Esse tipo de ação e reação pode se elevar a tal ponto que algumas capitais do mundo podem atingir uma temperatura em torno dos 5000 graus em 30 minutos em qualquer lugar do globo! (ICBM)
Não se brinca com fogo!!

Renan Nunes

Não chega a esse nível. Todos esperavam isso depois do abate da aeronave russa pelo F-16 da Turquia e, um tempo depois, os presidentes estavam apertando as mãos.

André

Uma aeronave russa foi abatida por um aliado russo usando um equipamento russo. E nós fazemos piadas com portugueses…

Interessante tbm notar que a matéria fala de uma província Síria, chamada de vital, pela Rússia e pelo Irã, para conter os rebeldes contra o governo do ditador Assad, teve a ofensiva não realizada porque a Turquia não deixou. A Turquia….

Felipe Silva

Bando de imbecis trapalhões

Paulo Guerreiro

Tudo leva a crer que foi um ataque de Israel contra instalação usada por terroristas e o avião foi alvo de um míssil lançado pela AA Siria que sao trapalhões mesmo(lembram-se do S-300 off ) que apavorados atiraram em tudo que voava e sabendo disso, o Sr Putin extremamente frio, calculista e pragmático vai deixar mais essa passar.
Enfim, um avião russo no local errado na hora errada….

Matheus santos

Li aqui é na TASS.
1) parece ser um azar fatal do Il-20.
2) fogo amigo ou azar são explicações mais plausíveis que um abate de propósito.
3) esse trecho é estranho ” According to Konashenkov, Israel had issued no warning to the command of the Russian military group in Syria of the forthcoming operation.” (TASS)
Quer dizer q Israel avisa o russo, que não conta para o principal aliado e local onde suas forças estão baseadas (Síria) que um ataque é iminente?

Delfim

Acontece em todas as guerras.
A propósito, um PM atirou em um transeunte aqui no RJ pq confundiu um guarda-chuva com um fuzil.

nonato

A que distância?
Em que horário?
Falado assim, parece um erro grosseiro.
Mas talvez a noite, a uma certa distância…

WILSON JOSÉ S JUNIOR

Bem feito. Chupa Putin bandido!!!!

Walfrido Strobel

Putin é bandido…. E quem é o mocinho neste seu filme???

Ricardo Bigliazzi

O Putin é tudo… menos bandido, mocinho, importante, influente.

Esse cara esta sentado em um monte de cocos nucleares.

Se metendo onde não é chamado e demonstrando que na vida real as suas forças continuam sendo o que sempre foram desde a década de 50, milhões de toneladas de aço inútil.

Thiago Telles

Israel está avisando os russos dos alvos antes de disparar? Acredito q somente os eua fizeram esse “compromisso” com os russos.

Ricardo Bigliazzi

E o pior de tudo é que os caras não conseguem vê-los… que vergonha. O Putin podia fazer como o que foi feito no Afeganistão, fala que vai “cagar” e manda as tropas de volta para casa.

Milhares de bananas na Síria, a passar vergonha, nas ações militares e ao apoiar um despota idiota.

Vá cuidar de frear a China que os Russos ganham muito mais.

Antonio Palhares

Ricardo.
Se o Putin não tivesse entrado nesta confusão. O Assad teria perdido a guerra para os terroristas recrutados, treinados e mantidos pelo ocidente. Estaria morto como um porco da mesma forma que o Sadam e o Kadaf, e o país dele dividido. Nas guerras morrem pessoas e existem baixas. Todo militar sabe disso.

Bosco

Antônio, Num país democrático como os EUA , o atual presidente, Trump, eleito democraticamente, é a todo momento enfrentado pela sua oposição. Você duvida que se houvesse um financiador para derrubar o Trump não ocorreria uma convulsão social nos EUA com milhões de feminazis, gays, trans, negros vitimistas e “democratas” de todos os tipos saindo nas ruas armados de Ak-47 e gritando “morte ao Trump” ? Ou seja, não há como haver um catalizador de uma reação sem que os componentes (reagentes) estejam presentes. Mas mesmo sem o reagente, a reação é passível de ocorrer já que os reagentes estão… Read more »

Tio Rosenweiss

Não é de interesse nem da Rússia nem de Israel de saírem no tapa por causa da Síria! Aliás, para Israel é bem melhor que Assad, um velho inimigo de confiança fique no poder! Há um acordo de ‘cavalheiros’ entre as potências envolvidas na Síria de não perturbarem o quintal dos outros! Vez por outra, há pequenas falhas! Porém, essa notícia tá com um cheiro de fogo amigo

TJLopes

MOSCOW, September 18. /TASS/. A Russian military Ilyushin-20 aircraft was shot down by Syria’s air defense over the Mediterranean Sea because Israel’s F-16 fighters used it as cover, Russian Defense Ministry Spokesman Igor Konashenkov told the media on Tuesday. “By using the Russian plane as cover the Israeli air pilots made it vulnerable to Syrian air defense fire. As a result, the Ilyushin-20, its reflective surface being far greater than that of the F-16, was downed by a missile launched with the S-200 system,” Konashenkov said. onashenkov said four F-16s from the Israeli Air Force carried out a strike with… Read more »

Helio Eduardo

Já temos mais notícias nos sites internacionais. A hipótese em discussão é que as baterias de S-200 sírias que abriram fogo contra o ataque israelense – reportado até aqui como sendo feito por 4 F-16 – acertaram o avião russo. A Rússia acusa Israel de ter (i)avisado em cima da hora sobre o ataque, o que impediu o comando russo de retirar o Il-20 da zona quente e (ii)de que os F-16 manobraram para colocar o Il-20 entre eles e as baterias da defesa anti aérea. Bom, como na guerra a primeira vítima é a verdade e aqui no blog… Read more »

Viper

Eu li exatamente isso no Haaretz

Bosco

Mas os sírios não sabiam da presença do avião russo? Não tomaram cuidado?
Deve ter avião russo voando o tempo todo na região. Se Israel só atacar quando não houver aviões voando para que eles não sejam atingidos pelos sírios equivocadamente aí fica difícil.

Rui Chapéu

Aproveita a deixa e explica como funciona o treco de Friend or Foe que diz que existe nos aviões para não acontecer isso que aconteceu.

Eu nunca entendi como e se funciona isso.

Bosco

Rui, O IFF (identificador amigo-inimigo) é um transponder que emite um sinal codificado que o identifica como amigo no radar. Esse modo é chamado de IFF cooperativo. Os aviões de combate quando em território inimigo não emitem nada (desligam o transponder) para não ser localizados. Para um caça ter certeza que o alvo é inimigo ele tem que utilizar métodos IFF “não cooperativos”, já que é possível que um avião amigo esteja com seu transponder desligado ou com defeito. Isso varia conforme as regras de engajamento impostas. Esses métodos não cooperativos são: identificação visual (via “olhos” ou via câmeras, identificação… Read more »

Fox-2

Bosco,
Não esse o caso, tendo em vista que o avião estava sobre espaço aereo amigo e com certeza estava com o IFF estava operante.
Oque provavelmente aconteceu, nesse caso, é que o radar do missil acabou adiquirindo o avião como alvo de oportunidade.

Luiz Guilherme

Segundo fontes não confiáveis (Sputnik) o F-16 israelense usou do avião para se defender.

WFonseca

Como o amigo mencionou, “fontes não confiáveis”. À propósito, informações russas quase nunca são confiáveis, sempre distorcem e empurram a responsabilidade para os outros. Creio que um F-16 teria meios mais efetivos de que usar o avião russo como escudo. Em 1988 a USNavy abateu por engano o voo 655 da Iran Air, matando 290 passageiros: Fizemos me*da, lamentamos muito… Não vejo esta postura nos russos, por isso não acredito na recente declaração deles que o abate do voo MH17 da Malaysia Airlines foi Ucraniano.

Gonçalo Jr.

A agência TASS confirma isso… http://tass.com/defense/1022031 “By using the Russian plane as cover the Israeli air pilots made it vulnerable to Syrian air defense fire. As a result, the Ilyushin-20, its reflective surface being far greater than that of the F-16, was downed by a missile launched with the S-200 system,” Konashenkov said. Konashenkov said four F-16s from the Israeli Air Force carried out a strike with guided air missles against Syrian facilities in the area of Latakia at about 22:00 on September 17. The fighters approached the target from the Mediterranean at a low altitude. The Israeli planes deliberately… Read more »

Marco

Neste restante de semana acho muito difícil algum avião militar “levantar voo” naquela região, todo mundo apreensivo!

Sargento Pincel

Vai ficar por isso mesmo, como em outras ocasiões em que houve baixas russas vindo do lado oposto do conflito. É estranho o sistema de defesa sírio confundir misseis com um avião em patrulha marítima e também o lançamento de um míssil de uma fragata francesa antes da derrubada do avião russo; e como das outras vezes os russos vão ficar calados porque eles sabem que um conflito maior na Síria, agora que eles estão vencendo os rebeldes; seria retroceder em tudo o que foi conquistado.

Viper

Sírios sendo sírios ou seja, cometendo toda série de trapalhadas. De toda forma isso deveria servir de alerta aos russos sobre o quão danosa aos seus interesses é a presença iraniana no país árabe pois caso o regime de Teerã não estivesse ali presente certamente Israel não estaria atacando.

SmokingSnake ?

Fogo amigo kkkk

Rui Chapéu

Boa !

Alexandre Esteves

Se foi fogo amigo, lamento, a “culpa dessa fatalidade recai sobre os tripulantes. Devem ter se aproximado fora do corredor de segurança, seja por uma órbita de espera muito longa ( aguardava o término do ataque), ou por falta de autonomia, talvez.
Lamentável a perda de vidas humanas em decorrência desse jogo de xadrez geopolítico.

PEDRO HENRIQUE PEREIRA SOARES

A possibilidade dos f-16 terem usado o avião Russo como isca parece ser mais provável. Embora não duvide de nada. Mas ficam algumas dúvidas. Em uma região próxima a principal base Russa: Não deveriam ter enxergado, através do radar, os f16 israelenses? Ou enxergaram mais em um tempo curto demais para fazer algo? Isso não seria uma falha? Esse avião não deveria estar voando com escota? Caso tivesse, qual seria o procedimento da escolta? Forçar um conforto para desestimular os f16 do seu plano? Ou avisar a Siria ? O avião era irrelevante para estar voando com escolta ou foi… Read more »

Bosco

Pedro,
“Mas ficam algumas dúvidas.”
A maior dúvida, ao meu ver, é: os israelenses precisam usar esse expediente para atacar a Síria já tendo feito isso centenas de vezes sem que fosse preciso usá-lo?

PEDRO HENRIQUE PEREIRA SOARES

Então aquela coisa da verdade. Onde ela está?
Mas acho plausível terem usado essa estratégia visto que a área é densamente povoada pelos sistemas de defesa aérea.

TJLopes

A única possibilidade (se é que existe) é uma interferência através de ECM que interfira no sistema IFF, impossibilitando os radares de aquisição de tiro de identificar a aeronave russa como amiga.

Bosco

Há de se saber se o sistema IFF do avião russo estava ligado ou não. Mais provável que não, já que ele emite e pode ser detectado. O avião russo é um avião de ELINT (opera passivo) e devia estar querendo passar despercebido.
E Roberto, os israelenses operam o TALD e o ITALD, que são mísseis “despistadores” que mimetizam a assinatura radar de qualquer avião ou míssil de modo a atrair o fogo inimigo.

Plínio Júnior

Tudo indica que o avião russo foi abatido por misseis sírios (seu aliados) por engano enquanto tentavam deter raid de F-16s israelenses…o avião russo estava no local errado e na hora errada…….

TJLopes

Novidades sobre o caso (peguei lá no The Aviationist) Posicionamento do Ministro da Defesa Russo (dizendo que o Il-20 foi abatido pelo S-200 após a IDF usar o avião russo como cobertura para seus F-16s): According to the Russian MoD the Il-20M was shot down by Syrian S-200 battery after the Israeli Air Force F-16s used the spyplane as cover. It claims IAF jets dropped GBU-39 SDBs (Small Diameter Bombs) to attack their targets. The wreckage of the downed aircraft was reportedly located about 30 km west of Banias, Syria. Posicionamento de Israel (Dizendo que os F-16 já estavam em… Read more »

TJLopes

Mais informações fornecidas pela IDF no twitter (@IDFSpokesperson) 1. Extensive and inaccurate Syrian anti-aircraft (Surface to Air missile) fire caused the Russian plane to be hit and downed. 2. When the Syrian Army launched the missiles that hit the Russian plane, IAF jets were already within Israeli airspace. 3. During the strike against the target in Latakia, the Russian plane that was then hit was not within the area of the operation. 4. The Syrian anti-air batteries fired indiscriminately and from what we understand, did not bother to ensure that no Russian planes were in the air. Resumão: A IDF… Read more »

Jefferson Ferreira

Rússia culpou Israel pelo incidente e disse que agora ira agir de maneira adequada…

Amigo judeu

Ou seja, os russos não vão fazer nada. Nos dias de hoje a Russia só canta de galo em cima dos irmãos ucranianos, pois sabem que estes não revidam.
A Russia hoje é gatinho em pele de urso.

Jefferson Ferreira

Exato! Era pra agir de maneira adequada antes do incidentes e não após…

Tadeu Mendes

Para os que conhecem o tema, sabem muito bem que a IAF é qualitativamente superior operacionalmente impecável. Jamais cometeriam um erro dessa magnitude e muito menos derrubariam um avião desarmado.

O Sírios como sempre fazendo lambança.

Pegou mal para Russia que uma aeronave militar sua, fosse derrubada por seu proprio equipamento militar, nas mãos de seu antigo aliado e freguês.

É inadimissível que a Russia acuse Israel de usar o IL 20,
como isca.

US. Marines acaba de fazer um ataque aéreo com munição real, no deserto na Siria. O recado aos russos foi dado.

Vinicius

Que recado? Igual ao bombardeio Russo em Idlib logo apos os EUA que nao permitiriam qualquer incursao na mesma?

Humberto

Concordo em grande parte o que você postou, mas não dá para cravar que os Israelenses jamais cometeriam um erro deste tipo, todos são passíveis de erro.
Para mim os Russos estão tentando achar uma desculpa para o erro, que pode ter sido da tripulação do avião Russo que calculou mal o cenário ou dos militares Sírios que dispararam o(s) míssil (eis).
Os Israelenses podem ter usado o avião Russo como subterfúgio? Até acredito nesta possibilidade, mas daí concluir que os Israelenses são os culpados pelo abate, é uma longa distancia.

Delfim

A aeronave caiu onde está mostrada no mapa ? Pertinho da Turquia… que derrubou um Su-24 há um tempinho.

Delfim

De resto, pode até ter sido falha da aeronave que vai se tirar partido do incidente.

pangloss

Só lembrando que os interesses da Rússia e do Irã sobre a Síria estão frequentemente em conflito.

Viper

E acho que com esse incidente a posição iraniana se tornou praticamente insustentável! Embora esteja coléricos e acusando os israelenses pelo incidente os russos não são tolos e muito menos ingênuos e sabem que tal evento não teria acontecido se os iranianos não estivessem na Síria claramente no intuito de consolidar posições para atacar Israel.

Everton Matheus

S-200 derrubando avião ruso por acidente… Um gatilho desses pode derrubar aviões militares e civis(Malaysia Airlines) por falta de comunicação, falha humana e outros motivos não desejados, é necessário uma estrutura mais completa e complexa de inteligência do espaço aéreo, os russos estão la a anos e ainda esta complicado se integrar ao sistema que ela mesmo implementou. Mas eu acho é POUCO, que derrubassem mais, uma pena que vidas de militares que seguiam ordens foram perdidas, a vida que não será mais devolvida aos familiares. Ai depois me aparece uns maluco pra dizer: “Nossssaaaa, KIBSURDOOOO, os EUA nem ajudam… Read more »

Everton Matheus

eles mesmos implementaram ‘