F-16D da Força Aérea Grega

F-16D da Força Aérea Grega

F-16D da Força Aérea Grega
F-16D da Força Aérea Grega

A Lockheed Martin anunciou que vai iniciar hoje a atualização de 85 jatos gregos F-16 com o sistema Viper Block 70/72.

Fazendo o anúncio na semana passada durante uma coletiva de imprensa em Thessaloniki foi o VP de Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin na Europa Dennys Plessas, que explicou o cronograma da atualização e disse que “uma grande parte do trabalho terá lugar na Grécia.”

Os primeiros dois anos serão gastos em engenharia para o protótipo e o registro dos sistemas. A instalação em caças gregos ocorrerá durante o terceiro ano do programa, e os pilotos da Força Aérea Helênica serão treinados no quarto ano. O treinamento está previsto para ser breve, como ele disse, por causa da experiência dos pilotos de caça gregos.

A atualização dos 85 aviões de combate Viper “fornecerá à Força Aérea Grega uma aeronave inteiramente nova, já que o único elemento que manteremos é a fuselagem”, disse Plessas.

Ele acrescentou que os F-16 e os F-22 e F-35 de quinta geração compartilham alguma tecnologia, incluindo os novos radares a serem instalados (modelo de varredura digital APG-83).

Entre outras questões, Plessas disse que 70% da última edição dos aviões de transporte Hércules, o modelo J, entregue pela Lockheed Martin à Austrália, “foi feita por mãos gregas”.

F-16 Block 70
F-16 Block 70

FONTE: Greek City Times

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Bueno

Só para atiçar a fogueira, imaginem os americanos repassando os F-35 para a Grécia. Sei que eles não tem grana para isso, mas apenas imaginem. Rssssssss…

André Bueno

Também terão um motor novo?

Walfrido Strobel

Não terão novo motor, isto é o que terão: Fonte DSCA-USA . WASHINGTON, Oct 17, 2017 – The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to the Government of Greece for an upgrade of F-16 aircraft to an F-16 Block V configuration. The estimated cost is $2.404 billion. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale on October 16, 2017. The Government of Greece has requested a possible purchase of an upgrade of its existing F-16 fleet to an F-16 Block V configuration which includes up to one… Read more »

Groo_SP

A escolha do IRST, que virá em um pod, ficou para depois. A esperança é que o IRST + data link + fusão de dados permitam uma solução de tiro a longa distância contra os F-35 turcos. O IRST não é bom para determinar o alcance mas possui uma boa precisão angular, daí a solução é utilizar vários caças para se conseguir a solução de tiro via triangulação. É o que dá para fazer quando não se tem dinheiro para o seu próprio caça stealth.

Augusto L

Não adianta nada, o pod continuara “enxergar” um F-35 somente a 60km e olha lá se tiver com excelentes condições meteorológicas, até la já viraram alvo pros F-35 turcos, se os mesmos vierem.
A triangulação não aumenta o alcance, somente as chances de uma detecção sem nenhum uso de radar.

Groo_SP

Qual a alternativa deles? As condições meteorológicas na região costumam ser boas e o alcance de um IRST moderno costuma ser maior.

Augusto L

Não contra um avião stealth.

Francisco AMX

Qual a NEZ do AMRAM 120C7? menos de 60km? ou seja, não é jogo ganho para o F-35, de toda forma eu preferia estar no furtivo turko… 🙂

Sergio

Boa tarde,
A Grécia não estava quebrada a beira de um colapso ,junto com Portugal , Itália, Espanha ?
Acabou a crise ?
Sérgio

Theo Gatos

Continua quebrada… Se não estivesse eles teriam trocado de aeronave provavelmente tentando se manter no mesmo nível de seus “inimigos” os turcos (como ocorreu no passado quando se mantiveram em níveis próximos de equipamento, mas em quantidade menor)…
.
Nesse caso teve um financiamento bem camarada dos americanos aos gregos, pra conta fechar… Mas a Merkel fez cara feia do mesmo jeito…
.
Sds

Groo_SP

Engraçado que não teve cara feia da Merkel para os submarinos. Porque será? 😉

Theo Gatos

Há algo de podre no reino da Dinam… ops… Alemanha! rsrsrs . Além do escândalo dos submarinos em 2014 teve também o dos tanques Leopard de 2012 e o da Siemens com os trens e vários outros que envolviam propina alemã e os alemães preferiram nem falar nada… Não que a Grécia seja coitadinha, não mesmo, muita gente ficou bem rica com essa crise que foi causada pelas escolhas econômicas erradas deles (na minha opinião o euro sendo a pior delas), mas que os alemães foram bem parciais, foram… . “Herr” Merkel ainda fez os gregos assinarem um documento desistindo… Read more »

pangloss

“Herr” Merkel ou “Frau” Merkel?
Ou foi ironia?

Theo Gatos

Foi ironia e por isso usei áspas! Algumas pessoas na Europa que tratam ela em tom mais irônico usam essa expressão… Em alusões e correlações diversas dependendo do contexto claro… Mas foi uma brincadeira minha chamá-la de “Sr.” 😉
.
Abs

Augusto L

Os Turcos receberam financiamento para seus F-16, dos árabes, agora com as sanções americanas e a alta do dolar a economia turca ta se desintegrando, não vão ter essa diferença dos gregos no curto período não.
Alêm do que a frota de 150 f-16 é mais avançada que os 270 f-16 da forca aéreo turca.

Fábio Mayer

E isso que é um país quebrado…

Clésio Luiz

“fornecerá à Força Aérea Grega uma aeronave inteiramente nova, já que o único elemento que manteremos é a fuselagem”, disse Plessas.

Menos né filho. Mudar aviônica e fazer revisão estão bem longe de “uma aeronave completamente nova”. Tudo para tentar aparecer bem na fita, por causa dos F-35 turcos novos em folha.

Defensor da Liberdade

Por que estão considerando o F-35 turco como ameaça? Aquilo só vai levantar vôo em dias de parada militar das forças turcas, qualquer outra ação militar impetrada pelos Turcos e Trump aperta um botãozinho em Washington e pronto, tela azul no F-35 e não serve mais para nada…

Theo Gatos

Não é bem assim… Não foi assim num passado recente e os gregos sabem que não será assim de novo se acontecer…
.
Turquia invade alguma ilha e em nome de um novo “paz para nosso tempo” (lembra?) entra a turma do deixa disso, melhor não mexer etc etc etc e a Grécia conhecera um novo Chipre em sua história…
.
A Grécia não tem o luxo de poder dormir no ponto deitada em berço esplêndido… Infelizmente…
.
Sds

Cristiano GR

KKKKKK
Exatamente.
E exatamente por isso que sempre fui contra o F/A 18, apesar de ser um ótimo caça.

Cristiano GR

No FX-2.

Carlos Alberto Soares

U$D 28.3 mi +/- por célula, vale cada centavo.

Rafael M. F.

A Grécia já perdeu a guerra contra a Turquia. A fertilidade grega está entre as mais baixas da Europa, quiçá do mundo (1,33 BPW). A dos turcos está em 2,01 BPW.

Rafael M. F.

E a taxa de mortalidade está maior que a de natalidade desde 1998. A população deles está em queda desde 2014.

Walfrido Strobel

Feliz deles que tem a população diminuida. A nossa infelizmente aumenta.

Ricardo

Nossa taxa de natalidade é 1,78, é menor que a dos EUA, Austrália e Colômbia.

Theo Gatos

Essa nunca foi a disputa com a Turquia… um país com 10 milhões de pessoas e outro com 80 milhões… É como se o Peru quisesse disputar com o Brasil usando sua taxa de natalidade como arma (é parecida a proporção), simplesmente não rola
Independente das taxas… Foi por esse motivo também que os países “trocaram populações” e eliminaram toda e qualquer mistura de raças, para que em poucos anos a própria natalidade dentro da Grécia não jogasse o país no colo dos turcos de novo.. Até agora (quase 200 anos) funcionou..
.
Sds

Delfim

F-35 turco ? Esqueceram que Trumpinho quer embargar a entrega ?
Melhor a Grécia com F-16 recauchutado na mão que a Turquia com F-35 voando.

Luiz Trindade

Uma pergunta: Não era a Grécia que estava com a economia em frangalhos à poucos anos? Como é que estão atualizando os seus respectivos F-16´s?

WFonseca

Sabendo usar o bichinho é eficaz! Pergunte à Síria, Iraque, Irã, Rússia (ops! Rússia não, o povo briga!)

Clésio Luiz

Olha Bob, em termos de dureza, ao observar o pouso “naval” do Gripen e comparar com a delicadeza de bailarina do F-16 ao tocar na pista, qualquer pose de macho do Viper vai por água abaixo 🙂