Caça stealth F-35 sobrevoando o Lago Michigan

Caça stealth F-35 sobrevoando o Lago Michigan

Multidões de espectadores recentemente tiveram uma rara oportunidade de ver o avançado caça furtivo americano em ação no Chicago Air and Water Show, onde o F-35 Heritage Flight Team fez um show impressionante.

O F-35 Lightning II Joint Strike Fighter, caça stealth de quinta geração desenvolvido pela Lockheed Martin, é o sistema de armas mais caro já construído, mas suas capacidades superiores supostamente compensam seus altos custos.

O caça supersônico, multimissão, de acordo com o fabricante, apresenta capacidades de incomparáveis ar-superfície, ar-ar, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), guerra eletrônica e recursos stealth projetados para melhorar a Força Aérea, a Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais. O programa F-35, no entanto, enfrentou muitos contratempos.

Durante o recente airshow em Chicago, o Airman 1ª Classe Alexander Cook da USAF capturou várias fotos impressionantes do Capitão Andrew “Dojo” Olson, piloto e comandante do F-35 Heritage Flight Team, realizando manobras aéreas com um F-35A. As fotos foram publicadas pelo 56th Fighter Wing Public Affairs Office.

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Fox-2

…”O programa F-35, no entanto, enfrentou muitos contratempos.”
Foi revelado outra “perola” do F-35… problemas de vibrações excessivas na estrutura e na fuselagem.

Ricardo da Silva

Ai meus Deus! Espero não tenha caído outra “pecinha” no voo rasante sobre os civis ! !
É sério ! Não é deboche !

Carlos Henrique Valente Campos

até que ele é bonito de certos angulos

Washington Menezes

bela imagem

João Bosco

Realmente é um caça bonito……. mas problemático.

luiz antonio

Será que é problematico mesmo? Os yanques não parecem estar muito preocupados com isso. Na verdade é um projeto e um programa inédito, alem de ousado, que nenhum outro país ou grupo de países sequer pensou em realizar. Na minha opinião, estão corrigindo desvios inerentes ao desafio “em vôo”. Talvez o problema seja o excesso de dinheiro que eles tem para gastar que incomoda muita gente. Belas imagens. Os rastros de condensação nas superfícies da aeronave mostram bem a eficácia da aerodinâmica com pouquíssimo arrasto o que contrapõe as teses de “problemas de vibrações excessivas na estrutura e na fuselagem,… Read more »

Daglo

Sinceramente,não acredito que um caça untramoderno,fabricado por uma empresa extremamente renomada,seja problemático.Talvez ,seja exatamente isso que os EUA querem que ”Outros” pensem.

Tadeu Mendes

Imagino-o como sendo uma espaçonave alienígena feita de Titânio.

MBP77

Eu li SR-71? 🙂
Sds.

Tadeu Mendes

MBP77,

Sim, o SR71 da Lockheed tinha liga de Titanio. Mas o F-35 tem essa tonalidade cinza escuro e me fez pensar em uma nave alienigena revestida com o mesmo material. Embora o elemento quimico em si seja de cor prateada.

luiz antonio

Enquanto isso o caça de quinta geração (FGFA) da Russia/India vai de vento em popa (rssss.).

André

15 encomendados hahahhahaha

Thiago Telles

Nunca achei nada de fantástico na “estética”. Gosto é gosto.. Mas ainda acho q apesar do gorila q está se tornando, nao deixa de ser um baita laboratório para os próximos projetos.

André Bracco

Só não entendo uma coisa. Se ele é o mais caro, porque não continuaram com o F22 que é melhor que ele?
Mais potente, mais rápido, carrega mais armamento e é mais stealth.

Rodrigo M

André,
Apesar do F-22 ser isso tudo que você mencionou (Com ressalvas pois acredita-se que a aviônica do F-35 seja superior) ele foi projetado desde o inicio para atender aos requisitos apenas da Força Aérea americana, ele não pode por exemplo pousar em um porta-aviões.
Já o F-35 foi projetado para atender três forças dos EUA: Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais, a principio seria um projeto de “baixo custo” o que ocorreu foi que no decorrer do caminho devido aos inúmeros problemas esse custo foi nas alturas.

Tiger 777

A primeira foto, é ele quebrando a barreira do som???
Alguns dos amigos sabem???
Abcs

MBP77

Sim, não só a primeira como a terceira foto também (de cima para baixo).
Sds.

Aerococus

Provavelmente não está supersônico. Contudo, deve estar transônico (próximo à barreira do som). Nesta situação, apesar da aeronave ainda estar abaixo da velocidade do som, parte do escoamento em torno dela pode estar localmente supersônico. Neste caso, o escoamento localmente supersônico passando por superfícies convexas gera as ondas de expansão de Mach. O escoamento passando por estas ondas de expansão é acelerado o leva a pressão a diminuir. Dependendo da humildade do ar, ele condensa e essas belas formas cônicas ficam visíveis ao olho nu.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Prandtl%E2%80%93Meyer_expansion_fan

Aerococus

*humidade do ar ?

MBP77

Aerococus, depois de ler a respeito, creio que o colega esteja certo.
Só um detalhe, se me permite: a grafia correta é “umidade”.
Sds.

Rodrigo M

VAPORZINHO ??? kkk (Posso ir pegar a pipoca??)

Aerococus

Umidade ou humidade: ambos estão corretos.

https://duvidas.dicio.com.br/umidade-ou-humidade/

TIGER 777

Grato amigos, pelos esclarecimentos.

Fred

As duas formas – humidade e umidade – existem na Gramática Portuguesa e ambas com o mesmo significado. A única diferença refere-se ao País onde é usado.
Humidade usa-se em Portugal.
Umidade usa-se no Brasil.

Thiago Telles

Nao precisa estar perto da barreira do som para se formar o cone visto. Dependerá mais da humidade do ar do q da veloc propriamente.

Aerococus

Verdade: não precisa estar próximo a barreira do som. Contudo, a condição para haver onda de expansão (responsável pelo mecanismo que gera o cone) é haver escoamento local supersônico.

Thiago Telles

*umidade

WFonseca

João Bosco 28/08 – 20:53
Problemático ou não este é o caça multimissão mais avançado do planeta, nenhum outro vetor, nem o F22 incorpora tantos avanços. “Caças F35 de Israel sobrevoam o Irã – aqui no PA 29/03/18” – Algum caça multimissão não problemático capaz de fazer isso?

Flamenguista

Pelo menos prá show aéreo ele é bom….

Sergio Peixoto

Nunca vi tanta “barbeiragem” dos projetistas americanos acumuladas em uma aeronave. A impressão que fica é a de um projeto que explora tecnologias que ainda não estão maturadas….ou seja. Um “passo onde o pé não tem apoio”…

WFonseca

Sérgio Peixoto – 29/08 – 14:22 “nunca vi tanta barbeiragem dos projetistas americanos acumuladas em uma aeronave”. Você parece saber o que está falando, deveria mandar seu currículo, os caras pagam bem: https://www.lockheedmartinjobs.com/aeronautics. Eu que não entendo nada de aviação, não creio que seja “barbeiragem” mas que deve ser desafiador tornar real o objetivo do fabricante: the most lethal, survivable and connected fighter aircraft ever built. More than a fighter jet, the F-35’s ability to collect, analyze and share data is a powerful force multiplier enhancing all airborne, surface and ground-based assets in the battlespace and enabling men and women… Read more »

Topol

será que estavam treinando combate com as lanchas de Teerã ??

Ricardo Bigliazzi

Grande avião, domina os céus em suas missões, isso basta para um começo de carreira promissor