Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer
Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

O grupo se reuniu em Brasília e compartilhou experiências logísticas e operacionais do Gripen

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, pela primeira vez, a comitiva do Gripen Users Group (GUG) – uma conferência do grupo de usuários do caça Gripen. O grupo se reuniu, nesta terça-feira (08/05), no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), onde compartilhou informações e discussões operacionais, de manutenção, e logística relacionadas ao caça. O Grupo de Usuários é composto por República Tcheca, Tailândia, Hungria, África do Sul, Suécia e Brasil.

De periodicidade semestral, o evento é composto por um grupo de Aquisição e Desenvolvimento e dois subgrupos – Operacional e Logístico. A comitiva brasileira foi inclusa no GUG em 2017 e sua primeira participação foi em Praga, na República Tcheca.

Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges, responsável pelo contato entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e as Forças Aéreas operadoras da aeronave, os encontros são fundamentais para que os usuários do caça possam detalhar suas experiências, táticas, soluções logísticas, desenvolvimentos e dificuldades que precisam ser sanadas. “A partir do momento que vamos conhecendo os profissionais, as dúvidas surgem e somos esclarecidos com riqueza de detalhes. Estamos aprendendo muito mais com esses encontros. Todas as atividades que participamos nos permitem conhecer ainda mais o sistema para não cometermos os mesmos erros que eles detectaram“, avalia o oficial-general.

Para o Coronel Aviador Ricardo Resende, Presidente do Grupo Fox – responsável por coordenar a implantação do novo avião decombate da FAB, os encontros são imprescindíveis. “Os encontros do GUG acontecem em diferentes níveis, desde o comando até o técnico. Essa integração com outros países nos capacita ainda mais para que possamos conhecer a aeronave com outros olhos”, comenta o militar. O Grupo Fox trabalha desde janeiro no Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, em Brasília, na coordenação de implantação do caça, que aqui recebeu a designação de F-39.

A Real Força Aérea da Tailândia, usuária do caça, recebeu a aeronave Gripen C/D em 2011. Para o Capitão Jackkrit Thammavichai, um dos membros do GUG, conhecer os demais países que também operam a aeronave é importante para discutir os pontos técnicos e logísticos. “Os assuntos discutidos no Grupo facilitam tanto quem já é usuário da aeronave, quanto para o Brasil, que terá acesso à mais alta tecnologia”, conta.

Caças Gripen de seis operadores em formação - foto Jamie Hunter - Saab
Caças Gripen de seis operadores em formação – foto Jamie Hunter – Saab

Visita técnica

O Grupo seguiu de Brasília para Gavião Peixoto (SP), nesta quarta-feira (09/05), para conhecer as instalações da Embraer Defesa & Segurança. A empresa apresentou as etapas já realizadas tanto relativas ao caça F-39 quanto ao novo cargueiro multimissão da FAB, o KC-390.

Até 2020, 179 engenheiros trabalharão na transferência de tecnologia do Gripen NG, além de 73 técnicos especializados. Desses profissionais de engenharia, 125 estão atuando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, na sigla em inglês), inaugurado em 2016, na Embraer. O espaço é considerado o principal marco no processo de transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

O gerente do programa F-39 Gripen da Embraer, Santosh Miadaira, destaca a importância da criação do GDDN. “A construção do GDDN é o marco inicial da união entre o Brasil e Suécia em prol da transferência de tecnologia”, resume.

Das 36 unidades do Gripen NG adquiridas pelo Brasil, 23 serão produzidas pela Embraer, sendo 15 totalmente fabricadas aqui. O centro brasileiro está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil.

O próximo país a receber o Gripen Users Group será a Hungria.

FONTE: Força Aérea Brasileira

SAIBA MAIS SOBRE O CAÇA GRIPEN:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu me lembro de ler, algumas décadas atrás, alguém da FAB comentando sobre algo semelhante com o F-5. Reuniões de troca de experiências e coisa e tal.

Mauricio R.

Tem também o grupo de usuários do Lynx/Super Lynx, do qual a MB faz parte.

Rinaldo Nery

Eu estive em Gothenburg, Suécia, em 2008, na reunião dos usuários do radar ERIEYE.