Home Aviação Militar Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

1237
3
Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer
Comitiva de usuários do caça Gripen visita FAB e Embraer

O grupo se reuniu em Brasília e compartilhou experiências logísticas e operacionais do Gripen

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, pela primeira vez, a comitiva do Gripen Users Group (GUG) – uma conferência do grupo de usuários do caça Gripen. O grupo se reuniu, nesta terça-feira (08/05), no Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), onde compartilhou informações e discussões operacionais, de manutenção, e logística relacionadas ao caça. O Grupo de Usuários é composto por República Tcheca, Tailândia, Hungria, África do Sul, Suécia e Brasil.

De periodicidade semestral, o evento é composto por um grupo de Aquisição e Desenvolvimento e dois subgrupos – Operacional e Logístico. A comitiva brasileira foi inclusa no GUG em 2017 e sua primeira participação foi em Praga, na República Tcheca.

Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges, responsável pelo contato entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e as Forças Aéreas operadoras da aeronave, os encontros são fundamentais para que os usuários do caça possam detalhar suas experiências, táticas, soluções logísticas, desenvolvimentos e dificuldades que precisam ser sanadas. “A partir do momento que vamos conhecendo os profissionais, as dúvidas surgem e somos esclarecidos com riqueza de detalhes. Estamos aprendendo muito mais com esses encontros. Todas as atividades que participamos nos permitem conhecer ainda mais o sistema para não cometermos os mesmos erros que eles detectaram“, avalia o oficial-general.

Para o Coronel Aviador Ricardo Resende, Presidente do Grupo Fox – responsável por coordenar a implantação do novo avião decombate da FAB, os encontros são imprescindíveis. “Os encontros do GUG acontecem em diferentes níveis, desde o comando até o técnico. Essa integração com outros países nos capacita ainda mais para que possamos conhecer a aeronave com outros olhos”, comenta o militar. O Grupo Fox trabalha desde janeiro no Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, em Brasília, na coordenação de implantação do caça, que aqui recebeu a designação de F-39.

A Real Força Aérea da Tailândia, usuária do caça, recebeu a aeronave Gripen C/D em 2011. Para o Capitão Jackkrit Thammavichai, um dos membros do GUG, conhecer os demais países que também operam a aeronave é importante para discutir os pontos técnicos e logísticos. “Os assuntos discutidos no Grupo facilitam tanto quem já é usuário da aeronave, quanto para o Brasil, que terá acesso à mais alta tecnologia”, conta.

Caças Gripen de seis operadores em formação - foto Jamie Hunter - Saab
Caças Gripen de seis operadores em formação – foto Jamie Hunter – Saab

Visita técnica

O Grupo seguiu de Brasília para Gavião Peixoto (SP), nesta quarta-feira (09/05), para conhecer as instalações da Embraer Defesa & Segurança. A empresa apresentou as etapas já realizadas tanto relativas ao caça F-39 quanto ao novo cargueiro multimissão da FAB, o KC-390.

Até 2020, 179 engenheiros trabalharão na transferência de tecnologia do Gripen NG, além de 73 técnicos especializados. Desses profissionais de engenharia, 125 estão atuando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, na sigla em inglês), inaugurado em 2016, na Embraer. O espaço é considerado o principal marco no processo de transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

O gerente do programa F-39 Gripen da Embraer, Santosh Miadaira, destaca a importância da criação do GDDN. “A construção do GDDN é o marco inicial da união entre o Brasil e Suécia em prol da transferência de tecnologia”, resume.

Das 36 unidades do Gripen NG adquiridas pelo Brasil, 23 serão produzidas pela Embraer, sendo 15 totalmente fabricadas aqui. O centro brasileiro está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil.

O próximo país a receber o Gripen Users Group será a Hungria.

FONTE: Força Aérea Brasileira

SAIBA MAIS SOBRE O CAÇA GRIPEN:

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Rinaldo NeryMauricio R.Clésio Luiz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Eu me lembro de ler, algumas décadas atrás, alguém da FAB comentando sobre algo semelhante com o F-5. Reuniões de troca de experiências e coisa e tal.

Mauricio R.
Visitante

Tem também o grupo de usuários do Lynx/Super Lynx, do qual a MB faz parte.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Eu estive em Gothenburg, Suécia, em 2008, na reunião dos usuários do radar ERIEYE.