Na Guerra das Malvinas, que completa 36 anos em 2018, o Poder Aéreo da Argentina provocou pesadas perdas à Marinha Real Britânica. Mas o custo também foi alto para os argentinos, que perderam dezenas de aeronaves e pilotos nas águas geladas do Atlântico Sul.

Na foto acima, o A-4C Skyhawk do Grupo 4 armado com uma bomba de origem britânica MK-17 no cabide central sendo reabastecido por um KC-130 a caminho do combate. Esta foto foi muito provavelmente tirada no dia 9 de maio de 1982.

O voo final do 1º tenente Jorge Casco

Em 9 de maio de 1982, uma  esquadrilha de quatro Skyhawk A-4C da Força Aérea Argentina decolou à tarde da Base Aérea de San Julián rumo às Malvinas/Falklands.

O tempo estava encoberto e dois aviões da esquadrilha tiveram que retornar devido a falhas técnicas. Mas os outros dois, pilotados pelos primeiros tenentes Jorge Casco e Jorge Farías, prosseguiram na missão, obedecendo ao plano de navegação a baixa altitude sobre o mar apesar das condições atmosféricas marginais.

A decisão de cumprir o dever a todo custo acabou por exigir-lhes o custo mais elevado de todos, o das próprias vidas: as duas aeronaves, voando em condições precárias de visibilidade, chocaram-se contra os penhascos das ilhas Sebaldes.

Relembre nas matérias abaixo as histórias e lições mais relevantes da Guerra das Malvinas.

SAIBA MAIS:

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

Agora com a falência da Argentina é que não terão dinheiro para encontrar ninguém. Valeu Macri!

Marcos10

Não entendi!
A Argentina está quebrada desde Menem.

Antonio

Nada é ruim que não possa piorar.

MBP77

Interessante a “amnésia circunstancial” de alguns por motivação ideológica. Tia Christina quebrou a Argentina (mais uma vez), daí vem um governo mais liberal e ortodoxo na Economia (Macri), justamente para colocar ordem nas contas públicas e este paga o preço por medidas “impopulares” (e necessárias). Daí o que acontece? Vem os adoradores do “almoço grátis” e da “Matemágica” perpetrados pelos antecessores imputando ao governo atual as mazelas do país e procurando ressuscitar os velhos slogans que lá atrás jogaram aquele país no buraco em que hoje se encontra. E o clico se repete: um arruma as contas, o outro as… Read more »

HMS TIRELESS

O Tenente Casco, desaparecido no cumprimento do dever, foi mais uma vítima de uma guerra criminosa levada a cabo por uma junta militar genocida que, no intuito de desviar a atenção do povo para os graves problemas internos do país e a brutal repressão, tentou usurpar a soberania da Coroa Britânica sobre as Ilhas Falklands. Mas não contavam com a firme reação da Dama de Ferro Margareth Thatcher.

Outrossim, seria interessante à trilogia trazer mais detalhes sobre a missão que resultou no desaparecimento do Tenente Casco.

Augusto L

O Macri, não fez nada de errado, quem acompanha a situação e tem conhecimento de economia sabe disso.
Agora o Macri não conseguiu implementar as medidas, não tinha o apoio do congresso como Temer tinha

Antonio

Esse negócio de liberalismo é bom na Suíça, França, Alemanha e Canadá. País pobre de Terceiro Mundo só leva na cabeça. Está dançando a música tocada pelo outros. Macri empobreceu metade na população e ainda arrebentou a economia do País. Talvez agora aprendam. E vida que segue.

EduardoSP

Vc também acha que a responsabilidade da crise no Brasil é do governo Temer?

Antonio

Não sabia que existe um Governo Temer.

Mauricio_Silva

Olá.
Fantástica resposta, Antônio!
😀 😀 😀 😀 😀
SDS.

Antonio

Saudações!

JT8D

Duvido que aprendam. Se nem você aprende …

Mateus

Em 2 anos o Macri acabou com os 30 anos de sucesso econômico da Argentina. Kkk. O liberalismo é mais rápido que Ebola!

JT8D

30 anos de sucesso econômico? Aí fica difícil levar a sério

Mateus

Fui Irônico, lógico!

JT8D

Desculpe, mas é impossível ser irônico no hospício (veja os comentários acima e você me entenderá)

Mateus

Você tem razão! Desculpas!

Marcos10

Pensei que haviam recuperado o corpo de Casco. Não?

JT8D

A matéria não é muito esclarecedora

HMS TIRELESS

Só relata o acontecido sem esclarecer as circunstâncias do desaparecimento, se foi ou não fruto da ação britânica

Marcos10

Estava pesquisando aqui no PA…. Parte do corpo de Casco foi encontrado e enterrado nas Ilhas, com honras militares prestadas por britânicos.

Marcos10

Mais tarde outra parte do corpo foi encontrada e enviada à Argentina, cujos familiares pediram para que o restante também fosse enterrado nas Ilhas.

Marcos10

Haviam saído 4 aeronaves p uma missão. Duas tiveram problemas técnicos e retornaram. Os dois A4 restantes prosseguiram, mas devido ao mau tempo, colidiram.

Marcos10

Apesar da richa política, militares que participaram dos combates mantém contato.
Abaixo um vídeo de como se comportam soldados de verdade:
https://youtu.be/c_UY7qb3hFI

Marcos10

Um vídeo mais completo sobre o mesmo assunto. Bem melhor para entender:
https://youtu.be/dgb9-23KYkE

Marcos10

“Não temos o que perdoar. Cada cumpria com seu dever”.
—-

Marcos10

A frase acima, que está no segundo vídeo, resume o que são homens de verdade. Bem diferente de alguns que não enfrentaram nada e passaram anos cursando ideologia abraçados com o “meu ursinho Blau Blau”.

Antonio

Isso é só o começo. Parece que realmente o Irã está se aproximando das fronteiras de Israel.

Leandro Costa

Pode se falar toda sorte de barbaridades sobre o governo e os argentinos em geral, mas aqueles pilotos argentinos foram um exemplo de bravura. Tenho certeza que se tivessem tido treinamento e equipamentos mais adequados teriam feito estragos ainda maiores aos ingleses.

Delfim

A Argentina à época estava muito assanhada, se estranhando com o Chile por conta do Canal de Beagle, à frente do Brasil em pesquisa nuclear, e desejosa de reconquistar o Paraguay e o Uruguay.
De certa forma foi bom que a Junta Militar Argentina escolhesse a Inglaterra

Fabio Leo

Já pensou se tivesse ganhado a guerra? Ia querer dominar o continente.

Alexandre Galante

Senhores, bom dia! Favor manter os comentários no tópico. Comentários sobre política serão apagados. Obrigado!

Regras para comentários: https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

CESAR FLORIANO

Os argentinos perderam, porém pelo menos eles foram lá lutaram pelo seu país com uma grande potência e defenderam a hora da Argentina apesar q sabiam q não poderiam ganhar. E o Brasil q tomou pele da Bolívia, q tomou pra si próprio a refinaria e o Brasil não fez nada os brasileiro sim ficou com cara mané q qualquer um pode chegar e fazer o q quiser.

ednardo curisco

os 2 A4 voavam tão coladinhos assim para ambos se chocarem contra as elevações?

Já li sobre estes ataques. Os argentinos tinham que voar o tempo todo colados no chão e muitas vezes tinham que atacar a frota inglesa vindo de dribles que eles davam entre as montanhas das ilhas. Eram manobras arriscadíssimas.

E naquela região tempo fechado é quase regra.