quarta-feira, outubro 20, 2021

Gripen para o Brasil

Índia assina acordos de defesa com a Grã-Bretanha e a Suécia

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Saab Gripen NG, demonstrador de tecnologias do Gripen E/F

A turnê européia do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, resultou em uma série de acordos sendo feitos entre o primeiro-ministro e seus pares suecos e britânicos, sinalizando que a Índia pode estar avançando nas seleções de uma série de grandes aquisições de defesa.

Modi se reuniu com o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, em 17 de abril, para discutir os laços de defesa mais próximos que podem indicar que a Índia deseja adquirir o carro-chefe da nação, o caça Saab Gripen.

Seguiu-se uma reunião com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, em 18 de abril, durante a qual os líderes concordaram em trabalhar juntos no reforço da segurança cibernética.

A Força Aérea Indiana está buscando um novo caça, tendo liberado um pedido de informações (RFI) para 110 aeronaves no início de abril, e a Saab tem sido ativa em divulgar os benefícios de seu Gripen E para a concorrência.

FONTE: Jane’s

- Advertisement -

21 Comments

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Muito bom, que continuem estreitando os laços.

clêuber de figueirêdo queiroz

O GRIPEN E seria a melhor escolha para a Índia…Como um autêntico caça leve, o modelo da SAAB agregaria novas capacidades com um custo total do ciclo operacional bem mais baixo…Com um alcance satisfatório e com uma excelente capacidade multirole. O radar Raven ES-05 de varredura eletrônica ativa (AESA) do GRIPEN E daria excelentes capacidades a força, bem como a utilização do BVR Meteor, superando facilmente a maior parte do inventário de aeronaves da China e do Paquistão, seus maiores inimigos…A verdade é que a Índia necessita de uma solução de custo acessível pra ontem e de uma elevada disponibilidade… Read more »

Alfredo Araujo

“autêntico caça leve” ??
O que vc levou em consideração para fazer a afirmação ? Pelo jeito… somente o peso né ?

Julio

O problema é que o Gripen E não é uma aeronave barata de se adquirir. Esse vetor têm muita tecnologia de ponta que aumenta muito o seu custo de aquisição. A Índia precisa de muitos caças para fazer volume contra as ameaças chinesas e paquistanesas. Quem deveria cobrir essa lacuna era o Tejas, mas eles ficaram abaixo do esperado. Outro ponto que se deve citar é que estamos falando da Índia. Lá é tudo confuso. Mesmo que o Gripen vença, talvez ele não leve. Lembre-se do caso do Rafale em que os indianos não conseguiram fazer com que a Dassault… Read more »

Jose de Deus

Julio, O Gripen E sera’ para Eles mais barato que tentarem repaginar o Tejas sem antes adquirem a expertize necessaria para isto. Teri’s side mais barato e eficaz se tivessem feito uma parceria neste modelo antes do programa de desenvolvimento do Tejas. Exemplo: A EMBRAER poderia ter projetado o nosso modelo sozinha, mas a que custo?

Renato B.

Suponho que o Gripen indiano seria a melhor escolha, para nós também. Isso seria ótimo para aumentar a escala e baixar os custos.

Antonio

Há algum conflito de interesses com relação à versão do Gripen desenvolvida para o Brasil? Digo isso pois algum item que tenha sido desenvolvido por alguma empresa brasileira relacionada ao projeto possa ser repassado à Índia …

HMS TIRELESS

Não há conflito algum, especialmente pelo fato de Brasil e Índia não serem inimigos. O que pode haver são oportunidades de negócios, especialmente no que diz respeito a WAD que embora tenha tido sua base em um produto já existente da Elbit teve sua interface homem-máquina desenvolvida pela Aeroeletronica em conjunto com a SAAB

Jose de Deus

Nossa, Me desculpe mas e’ o seu primeiro coment’ario que mereceu meu respeito. Que possamos concordar em outros tbem. Sds.

Jakson de Almeida

Se a Índia quer um caça leve para “fazer volume” e so ela dar um pulo na Coreia do sul que eles tem um caça que cai como uma luva para os indianos.

Jose de Deus

Kkkk. Volume Eles tem, mesmo que ums 50 ou 100 de cada modelo ou marca. Por agora a coisa esta feia e necessitam de vetor que lhes de autonomia ou ficariam com o Tejas para fazer volume e gerar empregos e renda.

Caerthal

A Índia e Israel possuem vários interesses e problemas comuns. Parece natural que ocorram acordos tecnológicos.

Jefferson

Sucesso a SAAB, grande empresa de um povo excepcional.

Rommelqe

Lembrar que a participaçao inglesa no Gripen vai ser outro fator decisivo pois a India, como é sabido, possui muitos laços com os britânicos. Entendo que havendo a uma opçao indiana por uma contrataçao dos suecos, o programa Gripen E tera uma aceleraçao e representará muitos pontos positivos para o Brasil. A começar por uma reduçao nos custos especificos devido à maior escala de produçao. Ha varios componentes e subconjuntos fabricados no Brasil que, eventualmente, poderao ser exportados. Por exemplo, se bem me lembro, a AKAER esta designada pela SAAB para ser a unica a fabricar algumas seçoes da estrutura;… Read more »

Rommelqe

Acrescentando mais um aspecto que ja havia aqui citado: a versao Gripen F (biposto) e uma possivel versao naval, tem uma importante participaçao da engenharia brasileira e podem receber um impulso muito forte tambem.

Julio

Não sonhe muito alto. O que a Índia mais precisa nesse momento é de um aliado militar poderoso e que esteja disposto a enfrentar a China caso seja necessário. A Suécia ou o Brasil não se encacha nesse perfil. A Rússia esta estreitando os laços com a China. Só o EUA tem condições de cumprir esse papel e a celebração de uma compra militar desse porte seria uma ótima sinalização ambos os países. Eu acredito que vai dar o F-16 e esses acordos aí só são propagandas, nada mais.

Wellington Góes

Eu torço para morder a língua.

Clêuber de Figueirêdo Queiroz

O fato da Índia nessecitar aliar-se ao EUA ñ tem mada haver com essa concorrência…Afinal, vc acha q em um eventual conflito os EUA irão apoiar China ou Índia…Essa jogada geopolítica é óbvia…A SAAB pode ñ levar por questões políticas, mas nesta concorrência o GRIPEN E é o caça ideal,que pode inclusive compartolhar o mesmo motor que O F18 SH E numa eventual aquisição da marinha indiana…A Índia precisa de um caça letal e com baixo custo operacional…Mas em se tratando de Índia nada é lógico.

Zorann

A idéia da Índia é não depender exclusivamente de um único fornecedor. Eles compram material bélico de vários países e buscam também avanços tecnológicos. A idéia, creio eu, é ter maior autonomia na hora de decidir de que lado ficarão.
.
Se comprarem o Gripen, isto será muito bom para o Brasil. A aeronave terá maior escala de produção e custos menores. Mesmo que suas aeronaves venham a ter uma configuração diferente. A gente não sabe quais são exatamente os requisitos desejados pelos indianos.

Jean-Marc Jardino

Sem chance para o Gripen, um caca monomotor para India eh insuficiente, dimensoes do pais pede cacas bi-motores….

Mauricio R.

O Mig-21 ainda em serviço, o Mig-27, o Tejas e o M-2000, aquele do upgrade a preço de caça novo, são mono turbina.

Últimas Notícias

ADEX 2021: SAAB propõe o GlobalEye para o requisito AEW-2 da Força Aérea da República da Coreia

O sistema de vigilância aerotransportada multifuncional GlobalEye da Saab está sendo proposto pela empresa sueca para atender ao requisito...
- Advertisement -
- Advertisement -