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Força Aérea Brasileira em 1979, poster da revista Flap Internacional

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Reprodução do poster “Força Aérea Brasileira em 1979″, da revista Flap Internacional, enviado gentilmente pelo leitor e colaborador Roberto Santana.

Para os leitores mais antigos, que já eram entusiastas nessa época, é uma oportunidade para matar a saudade. Para os leitores mais novos, permite conhecer como era a FAB daquele período histórico e comparar com o atual, pois alguns tipos de aeronaves ainda estão em operação.

A Aviação de Caça da FAB de 1979 com os Mirage III, F-5E/B e AT-26 Xavante tinha aviões mais novos do que os de hoje, mas já não era mais o estado da arte.

A Aviação de Treinamento empregava o Neiva T-25 Universal e o jato Cessna T-37C, este último sendo substituído pelo turboélice T-27 Tucano no início dos anos 1980.

A Aviação de Transporte tinha ainda o venerável Douglas C-47, o anfíbio Catalina que operava nos rios da Amazônia, o C-115 Buffalo e o Avro 748 (C-91).

A Aviação de Patrulha operava o EMB-111 Badeirulha e os P-16 Tracker, estes últimos a bordo do porta-aviões Minas Gerais.

Abaixo segue a tabela publicada no livro “Air Forces of the World” de 1979, com os números, tipos de aeronaves e suas bases. Apesar de conter algumas incorreções, ela dá uma boa ideia de como era a FAB e a Aviação Naval da MB.

Leia mais:
A missão da Força Aérea Brasileira no programa Memória do Brasil
Força Aérea Brasileira completa 75 anos de criação

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Rui Chapéu
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Rui Chapéu

Legal!

Pra que que serve/servia esse Blanik BL-13? ??

Alex Nogueira
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Alex Nogueira

Acho que é um planador para treinamento.

Rui chapéu
Visitante
Rui chapéu

Tá… Para treinar para que?

Walfrido Strobel
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Funciona como um clube de lazer nos finais de semana na AFA, tambem existe nas USAF e Força Aérea Argentina e mais várias outras, não é obrigatório mas é uma boa opção para apreender a vooar, eu era do clube e voava este LET L-13 Blaník, o Cel. Nery voou planador como Cadete e depois pilotou o Ipanema rebocador como Oficial.
Clube de Voo a Vela da AFA: https://m.youtube.com/watch?v=ZHIMr3-RT_Y

Walfrido Strobel
Visitante

Como exemplo de outros países, este é o DG Flugzeugbau DG-1000, TG-16A na USAF-AFA, usado no clube dos Cadetes, tambem é usado pela Força Aérea da Austrália(RAAF) e Indonésia(TNI-AU) para voo dos cadetes nos finais de semana.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRah-Zv0FEPyWrKvrXItSGzMkxwsvJuJO6RQnWt_nWOWxFlJPztHKF2ZeF

Junior
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Junior

É um planador da República Checa, provavelmente para instrução de vôo. Foram fabricados mais de 3000.

André Bueno
Visitante
André Bueno

Clube de Vôo a Vela da AFA.

Willhorv
Visitante
Willhorv

Tanto o Blanik como o Ipanema eram para o clube da vela da AFA.
Alguém saberia me dizer de bate e pronto para acrescentar no post se esta atividade está ativa e com quais meios?

Caçador Cometa
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Caçador Cometa

Totalmente ativo. Possuí 10 planadores DG-1001 Club, 4 Discus CS, 3 DuoDiscus XL, um Glassfluguel Libelle e um ASW-20. Fora os dois rebocadores G-19A(E202) Ipanema. Único clube brasileiro a operar o sistema de lançamento por guincho. Ogrande desafio e peixe a ser vendido é introduzir esse tipo de treinamento como obrigatório para o currículo dos Cadetes, como é feito em outras modernas Forças Aéreas.

Emmanuel
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Emmanuel

Tá pra nascer avião igual ao Buffalo.

Groo_SP
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Groo_SP

Também sou fã do Buffalo.

Luiz Trindade
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Luiz Trindade

Nem de longe o CASA Amazonas C-105 chega perto do Buffalo. Deveriam ter ficado com ele!

Alex Nogueira
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Alex Nogueira

F-5E com camuflagem antiga S2, lembro que existia alguns com pintura branca, que eram lindões também.

Francisco Tang
Visitante
Francisco Tang

Nossa, meu avô voou muito o Albatroz, C-130, C-47, bandeirantes e foi um dos primeiros a pilotar helicóptero aqui no Brasil com o Bell 47G

André Bueno
Visitante
André Bueno

Túnel do tempo…

Guizmo
Visitante
Guizmo

Quando eu era moleque, costumava ir ao Campo de Marte para ficar vendo um Albatroz que tinha por lá. Ficava parado no lado de fora do hangar, apodrecendo. Mas era lindo, meu sonho era comprá-lo

Vinudo
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O Bandeirante e o Huey ficavam lindos com essa pintura!!!

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Este poster ficou pendurado na casa do meu Pai por muito tempo. Era um assíduo leitor da FLAP, a primeira edição que comprei foi a de junho de 77, histórica capa com um B727-200 até então o maior avião da VASP em operação.

Tenho uma boa coleção dessa revista. No idioma português não existia nada de melhor no Brasil.

André Bueno
Visitante
André Bueno

727 em voo? Arrisco dizer que tinha um artigo sobre a FAP Argentina ou chilena!

Karl Bonfim
Visitante
Karl Bonfim

Não tem um infográfico atualizado ai não, com o KC-390 e o Gripen NG?

Nunão
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Nunão

Se estiver com Gripen e KC-390 não será atualizado, e sim, futuro. Dê tempo ao tempo.

Karl Bonfim
Visitante
Karl Bonfim

O P-3M também!

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Eu tinha esse poster na parede do meu quarto, aos dezoito anos…(dentro da porta do guarda-roupas tinha a Bruna Lombardi e a Sonia Braga, kkk). Parece que foi ontem, já se vão 39 anos!

Chico Novato
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Chico Novato

Interessante notar a variedade de aeronaves. Acredito que hoje sejam menos tipos diferentes.

Guilherme Poggio
Editor

Última aparição do Catalina na lista da FAB.

Bille
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Bille

Um avião excelente, ainda no contexto atual. Para um País que necessita assistência em pontos que não tem pista, era uma ótima opção.

Solskhaer
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Solskhaer

Caramba, até IPANEMA já fez parte da Força!?!?!?

Walfrido Strobel
Visitante

O Ipanema é usado como rebocador do clube de palnadores na AFA.
Este é o antigo do meu tempo.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTB4CIUak58qxyX2dasSY6PyMAehX8paUElkzGapYXIM-rCFsGGVknAAFeP

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel
Visitante

Este é o rebocador de planadores da Força Aérea Argentina, um FADEA Puelche, que é um Piper PA–25–260 fabricado sob licença.
. http://1.bp.blogspot.com/-d93uW0J20gs/UOIQvVfBYGI/AAAAAAAACiM/GYzZ7mcBGeo/s1600/PC080201.JPG

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Nacionalidade dos aviões:

Brasil: 10 aeronaves
Estados Unidos: 14 aeronaves (incluindo Piper PA-34 Seneca, montado e/ou fabricado no Brasil)
Inglaterra: 3 aeronaves
França: 2 aeronaves
Canadá: 1 aeronave
Itália: 1 aeronave (Aermacchi MB-326, montado no Brasil como Xavante)
Checoslováquia: 1 aeronave

GBeck
Visitante
GBeck

Que beleza! Eu tinha também um poster dos helicópteros da Marinha do Brasil, neste estilo. Alguém se recorda de qual revista era? Será que o Roberto Santana não tem esse também? Quanto aos planadores, é muito legal começar a instrução de vôo por eles. Se aprende o básico do “pé e mão” com custo mais baixo. Porém, acho que no caso da AFA é só para o Clube mesmo, não tenho certeza se são usados como parte do treinamento regular. O Blanik é um planador de dois lugares, para instrução, fabricado na República Tcheca. Ele é todo de alumínio, e… Read more »

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Em breve será publicado.

Walfrido Strobel
Visitante

Realmente éum clube de final de semana e feriados, não faz parte da instrução regular, podem participar inclusive Intendentes e Infantes, eu participei como Cadete Intendente, depois de ser desligado do voo.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Qual planador a FAB usa hoje em dia?

Walfrido Strobel
Visitante

Em 2015 a AFA tinha 13 planadores:
3 TZ-23 Super Blanick
3 TZ-17 Duo Fiscus
1 Z-33 Blanick Solo
4 Z-17 Discus
1 Z-15 Libelle para competições
1 –20 ASW para competições
Atualmente está trocando os TZ-23 Super Blanick tchecos de alumínio por DG-1001 alemães mais modernos.

Walfrido Strobel
Visitante

Correção: 3 TZ-17 Duo Discus e 1 Z-20 ASW, o designativo TZ é de planador de instrução e Z é planador solo na FAB.

Caçador Cometa
Visitante
Caçador Cometa

Já os trocou. Temos 10 DG-1001(TZ-20). O grande desafio é introduzir o voo dos planadores como obrigatório para a formação dos Cadetes. Mais de 95% dos Pilotos de Caça da FAB foram ou são Volovelistas formados no CVV-AFA, inclusive este que vos fala. Com 19 de idade realizei meu primeiro voo solo no Super Blanik, uma versão melhorada do L-13 Blanik, que no final das contas de melhorada não teve nada.

Márcio Filgueiras
Visitante
Márcio Filgueiras

Em 1983 estudava em um colégio que era próximo da BAFZ e vi a passagem de dois Douglas C-47. Depois fiquei sabendo que era relativo a desativação do tipo na FAB, pois saiu uma matéria no Jornal O Povo. O Vickers Viscount tive a sorte de vê-lo em voo no final de sua carreira na FAB.

GBeck
Visitante
GBeck

Que legal. Walfrido!
Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços a todos.

GBeck
Visitante
GBeck

Se foi sobre o meu comentário (hehehe), eu é que agradeço a oportunidade de acrescentar algo ao tópico. Abraços!

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Alexandre Galante.
Só para ficar mais interessante, se você quiser, você pode acrescentar um cópia das unidades da FAB na época (e da Marinha) no post. Do livro “Air Forces of the World” de 1979.
A página dá todas as unidades, aviões, bases aéreas, etc. É coisa para inglês ver, alguns vários erros, algumas imprecisões, etc. Mas dá para se divertir.
Caso queira eu posso enviar.

Anderson
Visitante
Anderson

Muito massa! Relembrar é viver!
Uma pena que a FAB não mantém aviões antigos ainda voando, assim como fazem outros países.

Cassiofrc
Visitante
Cassiofrc

Tenho esse poster até hoje. A primeira Flap que comprei foi uma edição de 1978 que tinha como destaque o primeiro vôo do IA-58 Pucará.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Buffalo em Campo Grande.
Canoas está sem o F-5.
Base em Porto Alegre.
Marinha com 13 lançadores de Seacat (?).

Tem mais alguma coisa de errado?

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Buffalo em Campo Grande Ok. Não sabia.

Gustavo
Visitante
Gustavo

Muito legal esse poster. Eu me lembro no começo dos anos 80 eu vi uma vez , vários voos rasantes de caças F5 em Dourados. Era exatamente essa pintura.

Luiz Henrique
Visitante
Luiz Henrique

vemos nessa imagem mais 1 motivo pra não compartilhar a EMBRAER e fazer com que empresários daqui coloquem capital nacional na empresa, temos que manter ela o mais próximo possível com segurança das informações no BR, ela é muito importante pra FAB.

Frederico
Visitante
Frederico

Qual a razão da FAB. não operar hidroaviões atualmente? Eles ainda teriam utilidade na região amazônica?

Alexandre Galante
Visitante

A razão deve ter sido a construção de mais pistas de pouso na Amazônia, o que facilitou a logística por aeronaves convencionais.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

A pergunta sobre hidroaviões de modo geral é interessante.
Por que o Japão usa modernos ShinMaywa US-2 e a Guarda Costeira Americana abandonou as aeronaves anfíbias?
Será que foi o helicóptero SAR que praticamente acabou que esse tipo de avião?

André Bueno
Visitante
André Bueno

Uma curiosidade sobre o Ipanema como rebocador no CVV-AFA, se a memória não me trai, é que ele seria capaz de rebocar dois planadores ao mesmo tempo. Alguém confirma isso?

Walfrido Strobel
Visitante

Os Ipanema da AFA ja fizeram vários reboques duplos, mas isso não é nenhum mérito com seu motor seis cilindros dda faixa de 300 hp.
No meio civil antes da compra dos Aero Bero rebocadores com 180 hp o rebocador era o Paulistinha com motor de 150hp no lugar do de instrução de 90 hp.
Foto de um Paulistinha 150 rebocando dois planadores no RGS: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTANMDJ-o_WtOnXo6BfQdUmtL6eFUHik2Y93-gqkasNh0KGKK-NnrRjoUbP
.
Foto atual de um paulistinha 150 rebocador do Aeroclube Eldorado do Sul no RGS, ainda é usado Brasil afora.
. http://www.albatroz.com.br/assets/uploads/pages/57/79_nosso-rebocador-paulistinha-150-pp-gua-.jpg

Walfrido Strobel
Visitante

Uma correção: Este Paulistinha 150 matricula PP-GUA da foto é do AEROCLUBE DE PLANADORES ALBATROZ
Rua Marcílio Dias, 2085 – Bairro Albatroz – Osório/RS .
O Aeroclube Eldorado do Sul tambem do RGS não opera planadores.

Walfrido Strobel
Visitante

Chique é este Zlin Z-137T, um Z-37 onde é substituido o motor radial por um Walter M601, ele reboca 4 planadores de uma vez.
. http://www.airliners.net/photo/Air-Patrol/Zlin-Z-137T-Agro-Turbo/981409/L

André Bueno
Visitante
André Bueno

Obrigado. A memória, distante no tempo, tende a incluir ou excluir detalhes!

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

A primeira foto é um Bird Dog rebocando, não?

Walfrido Strobel
Visitante

Tem razão, é o PP-GYW do Aeroclube do Rio Grande do Sul. Vendo melhor a foto, aquele trem de pouso não é de paulistinha. E um dos remanecentes que foi recuperado pela Aeromot.
. http://aeroboero.com/1/wp-content/uploads/2016/11/IMG_0003.jpg

Jose de Fátima Nogueira Peixoto
Visitante
Jose de Fátima Nogueira Peixoto

E pensar que deste poster só não conheço (não vi de perto) só 1 avião, alguns até participei da construção!

Salomon
Visitante
Salomon

Sobre o Bird Dog, alguma informação sobre uso e destino?

Walfrido Strobel
Visitante

Foram usados até 1980, devem ter virado sucata, fora este do Musal.
Não tem utilidade no meio civil um avião com motor Continental seis cilindros de 213 hp para levar só piloto e um passageiro.
. http://www2.fab.mil.br/musal/index.php/anvs/372-bird-dog

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Os que sobraram, ficaram estacionas no Aeroporto Júlio César em Belém PA. Alguns, se não todos, foram vendidos e/ou doados para particulares civis.

André Bueno
Visitante
André Bueno

Uma estória sobre um Sêneca da FAB. Morei durante um bom tempo em São Carlos – SP e era vizinho de um rapaz cujo irmão era oficial aviador. Na época,salvo engano meu, servia em Canoas em esquadrão de transporte. Um certo dia, cumprindo missão nas proximidades, pousou e pernoitou em São Carlos, no “Aeroclube”, uma pista de terra de uns 900 m, com grande declive em uma das cabeceiras [limitada pela rodovia Washington Luiz]. A outra cabeceira tinha como limite um cemitério… Pois bem, pernoitou e seguiria viagem no dia seguinte. A aeronave decola; familiares observando; ganha altura mas fica… Read more »

Ricardo
Visitante
Ricardo

Não mudou muito até os dias de hoje…