Home Aviação de Caça Sukhoi Su-27 russo repele caça F-16 da OTAN sobre o Báltico

Sukhoi Su-27 russo repele caça F-16 da OTAN sobre o Báltico

7688
76

Um avião de combate F-16 da OTAN tentou se aproximar do avião que transportava o ministro da Defesa russo sobre as águas neutras do Mar Báltico ontem. O avião do ministro estava protegido por um caça Su-27 que o acompanhava.

O ministro da Defesa Sergey Shoigu estava em rota para a cidade de Kaliningrado, um enclave russo ocidental entre a Polônia e a Lituânia no Mar Báltico, onde estava programado para discutir questões de segurança com funcionários da defesa na quarta-feira.

Quando o caça F-16 da OTAN tentou se aproximar do avião que transportava o ministro, o caça Su-27 entrou no seu caminho e inclinou as asas, aparentemente mostrando suas armas. O F-16 então se afastou.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

76 COMMENTS

  1. O de sempre.
    Um faz de conta que assusta. O outro faz de conta que está assustado. Tiram umas fotos legais e só.
    Cada um faz uma matéria sob seu ponto de vista e no final tá todo mundo certo e feliz.
    Agora, se fossem os turcos esse Su estaria no chão.

    Abraço a todos.

  2. Polaquitas histéricas aprontando.
    .
    Se fosse o contrário teriam convocado uma reunião de emergência da OTAN.
    .
    Emmanuel 22 de junho de 2017 at 11:43
    .
    Se fossem os turcos não teriam feito ABSOLUTAMENTE NADA. Abater uma aeronave militar sem motivo em espaço aéreo internacional é ato de guerra que eles jamais conseguiriam vender para seus aliados da OTAN como autodefesa, exceto para as polaquistas histéricas e neonazistas do Báltico.

  3. Poggio, não me parece o tipo de coisa que o alto escalão da OTAN fomenta não. Parece mais coisa de Polonês ante à Russos mesmo.

  4. Era um SU-27 SM3… Pura sorte desse piloto do F-16 não ter sido abatido. Vamos ver a choradeira dos poloneses, quando acabar a brincadeira de gato e Rato e um F-16 for ao chão!

    Isso se não apercer na CNN ou BBC, que os russos são imprudentes.

  5. Bem, eu seria meio estranho se achasse que meu próprio comentário não faz sentido, certo? HEhehehehe
    .
    Isso não significa que quem quer que seja responsável pelos QRA’s da OTAN não tente forçar uma disciplina maior durante as interceptações.

  6. Ficou barato! Se o Ivan fosse um pouco mais da ‘zoeira’, se colocaria em posição de disparo do F-16 depois de mostrar o tamanho do argumento

  7. Acredito que o F-16 estava plenamente ciente que o Su-27 estava ali, só acredito que ele não contava com o fato de o Su-27 reagir de forma agressiva à interceptação já agressiva de uma aeronave que obviamente não era de combate e com VIP à bordo.

  8. Santa globalização… Nos anos da guerra fria do século XX, tais situações nem apareciam! Hj aparecem quase que imediatamente!

    Agora acho desproporcional esse tipo de aproximação por parte do F-16. Não se estava avançando sobre território da OTAN e nem tomando nenhuma atitude agressiva. Como já disseram anteriormente, uma hora sai faísca e vai ser um monte de marmanjo se borrando nas calças com medo que um dos lados apertem o botão de seus arsenais nucleares. Digo isso por que agora com a dissolução da URSS soubemos que tivemos perto disso umas seis vezes!

  9. O Flanker interceptando naquela distância parecia os combates de “Top Gun”, onde as aeronaves voavam juntas só para posar na lente…
    Ali só fogo de canhão e olhe lá…
    Quanto ao incidente em si, nenhuma novidade. Só provocação e balé aéreo.

  10. Queria ver “brasileirico histérico e neonazista” se seu país já tivesse sido invadido meia dúzia de vezes por um vizinho dezenas de vezes maior…
    .
    Se tivessem assassinado vinte mil oficiais a tiros depois destes se renderem.
    .
    Se tivessem feito de escravo seu povo por 50 anos.
    .
    Ahhh, garanto que iria ter muito “brasileirico histérico e neonazista”… 😉
    .
    Pimenta no fiofó dos outros é refresco pra “brasileirico histérico e neonazista”…

  11. Vader 22 de junho de 2017 at 13:54
    Queria ver “brasileirico histérico e neonazista” se seu país já tivesse sido invadido meia dúzia de vezes por um vizinho dezenas de vezes maior…
    ___

    Tell me who, whom, and when did you capture it? ))

    __

    Diga-me quem é quem e quando foi capturado? ))

  12. rustam bogaudinov 22 de junho de 2017 at 13:58

    “Tell me who, whom, and when did you capture it?”

    Sorry dude, I didn´t understood what you wish to say or ask. 😉

    Anyway, my comment whas not destined to you.

  13. Aquele Su – 27 não estava ali por acaso. Mas achei muita falta de cortesia interceptar um avião levando uma autoridade, mas é assim mesmo.

  14. Rustam, thanks for the video. No doubt we’re living in interesting, albeit dangerous times. I sometimes do miss the simplicity of the Cold War, but then again we wouldn’t be having this conversation, right? Kudos

  15. qual a necessidade do f16 fazer o que foi feito?
    correu risco por nada!
    tenham cuidado, o colega rustam bogaudinov está com o dedo no gatilho, KKKKKKK.

  16. Leandro Costa 22 de junho de 2017 at 14:30
    __

    For us it’s unsettling, but it’s interesting to have something to discuss! )

    – the military are happy on both sides (but no one wants war, just an idiot and crazy)

    – military industrial complex too
    _

    para nós é preocupante, mas interessante ter algo a discutir! )

    – militar feliz em ambos os lados (mas ninguém quer a guerra, só um idiota e louco)

    – complexo militar-industrial, também

  17. ivo 22 de junho de 2017 at 14:35
    qual a necessidade do f16 fazer o que foi feito?
    correu risco por nada!
    tenham cuidado, o colega rustam bogaudinov está com o dedo no gatilho, KKKKKKK.
    ___

    I wrote above, it’s done there every day! Just the reason that the Russian Defense Minister flew, so friends had to drive away

    Anything soon we will see new SU-30SM which started to enter that region

    http://www.aereo.jor.br/2017/05/28/dois-novos-cacas-sukhoi-su-30sm-para-frota-do-baltico/
    __

    I gnapisal acima, fazê-lo todos os dias! A razão é simplesmente que o ministro da Defesa da Rússia estava voando, por isso, os amigos tiveram de lutar contra

    nada veremos em breve novo Su-30 centímetros, que começaram a chegar na região

    http://www.aereo.jor.br/2017/05/28/dois-novos-cacas-sukhoi-su-30sm-para-frota-do-baltico/

    https://www.youtube.com/watch?v=4vEiQWB3CAk

  18. rustam bogaudinov 22 de junho de 2017 at 14:36
    but no one wants war, just an idiot and crazy” — Did anybody thought ‘Trump’ there?! 😉

  19. ivo 22 de junho de 2017 at 14:35

    Eu escrevi acima, fazê-lo todos os dias! a razão é simplesmente que o ministro da Defesa da Rússia era voar, assim os amigos da NATO tiveram de carro do Ministro avião!

    nada que em breve vamos ver onde o novo Su-30SM centímetros, que começaram a chegar na região da Marinha russa

    __

    I wrote above, it’s done there every day! Just the reason that the Russian Defense Minister flew, so the friends from NATO had to drive the minister away from the plane!

    Nothing soon we will see there new SU-30SM which started to enter that region in the Russian Navy

    https://www.youtube.com/watch?v=4vEiQWB3CAk

  20. Yeah, just another business day at the Baltic. Looks like there was yet another interception, this time a Swedish ELINT aircraft intercepted by another Flanker. Just to illustrate the tempo of operations over there.

  21. Ivanmc 22 de junho de 2017 at 14:55

    Good afternoon, I finally had free time and decided to chat with you with everyone, whenever possible! Everyone understands me, except for one character in a black suit))

    Regarding SU-27 in the colors of the Brazilian Air Force, you know and I know that this is not real, there is a fighter his name Saab Gripen E (NG) is better than F-5

    __

    Boa tarde, eu finalmente tenho algum tempo livre e decidiu falar com todos vocês, tanto quanto possível! tudo o que eu entendo, mas um personagem em um terno preto))

    Sobre o Su-27 nas cores da Força Aérea Brasileira, você sabe e eu sei que não é realmente um lutador tem seu nome Saab Gripen E (NG) é melhor do que o F-5

  22. 50 Su-27 no Brasil? Pra se tornarem rainha de hangar e peça de desfile como na Venefavela? Não, muito obrigado. Ademais, em breve estaremos muito bem equipados com os “Sukhoi Killer”.

  23. Acredito bastante que o ivan estava brincando quando falou dos 50 Sukhois, devido à beleza deles nos vídeos postados pelo rustam heheheheh
    .
    Mas beleza por beleza de aviões russos, na minha humilde opinião, o MiG-29 e seus derivados (principalmente o MiG-35) são imbatíveis. Su-24 chega em segundo. Só minha opinião mesmo hehehehe.

  24. Em certo exercício realizado entre as forças aéreas da China e Tailândia, onde o Su esteve frente a frente com o Grifo, o resultado foi 4 Flankers abatidos e 0 Gripens derrubados. Se o KD foi 4/0 com o Gripen C, imagina o que o NG pode fazer hehe…

  25. Antonio Guidi,

    In one of the events between the SU-30MKI and Eurofighter the score was 12-0 in favor of
    Dry, I can continue the list

    So do not start telling stories
    __

    Em um dos eventos entre o SU-30MKI Eurofighter ea pontuação foi 12-0 a favor da
    Seco, eu posso continuar a lista

    por isso não começar a contar contos

  26. Exercícios e simulações de combate aéreo seguem regras e limitações pré-combinadas, e as vezes distorcem tanto o processo de combate que seria o mesmo que comparar a esgrima olímpica com uma luta de espadas de verdade.
    Na prática, a Russia não tem como sustentar uma guerra aérea de médio prazo com a NATO. O ocidente conseguiria superioridade aérea mesmo com os S300-400 no solo.

  27. Flanker 12×0 Typhoon definitivamente é estória, isto tenho que concordar. Mas quando a própria mídia chinesa (controlada pelo governo) traz a noticia e com uma boa riqueza de detalhes, você tem que dar algum crédito http://www.chinatimes.com/realtimenews/20160503006607-260417

    Só imagino a surra que os Flankers levariam se pegassem de frente o NG com pilotos mais qualificados que os tailandeses, seria um novo 7×1? haha

  28. Vader 22 de junho de 2017 at 13:54
    Perfeita colocação! A Rússia é tão amável, tão adorável, que ninguém, nem mesmo os chineses, querem alianças mais profundas.
    Está é a realidade das coisas, quem quiser criar um mundinho paralelo, onde a União Soviética salva os proletários oprimidos, podem usar todo a capacidade de suas mentes. Mas diante da realidade isso é impossível!
    No fim da segunda guerra mundial, se eu fosse um cidadão europeu, eu gostaria de ter ficado no leste europeu (holanda, bélgica, dinamarca, alemanha ocidental, espanha, itália, suiça etc…curiosamente todos países livres, democráticos e com excelente qualidade de vida com seu capitalismo malvadão), do que nos braços da URSS (curiosamente todos coletivista, ditatoriais, onde o indivíduo é suprimido e transformado em algo “coletivo”).
    Dos antigos membros da URSS, ninguém quer ver a Rússia, especialmente o cidadão comum.
    Quem conhece a história da Polônia sabe o que os russos fizeram!
    Abraço!

  29. Aliás, segundo outras fontes, as aeronaves russos não teriam respondido ao controle de tráfego aéreo e a pedidos para que se identificassem (diante das fronteiras de países da OTAN). Diante disso, o procedimento comum é o monitoramento com caças.

  30. Belo vídeo Rustam, pra mim o SU-27 é um dos mais bonitos caças. Mas eu concordo 100% com o Ivan BC.
    Falando sobre a China, eu nem vejo particularmente essa aliança militar(sino-russa) com a Rússia como irmãos como muitos dizem por ai, só acho que a China queria o know-how da tecnologia militar para não ficar dependente de nenhum país assim como são as grandes potências, especialmente EUA. Pelo que eu vejo na geopolítica atualmente, a “sucessora” da URSS é a China e não a Rússia ou qualquer outra república que fazia parte da União Soviética. A URSS foi sucedida hoje pela China alcançando um posto hoje tanto economicamente e militarmente no âmbito global, concorrendo naturalmente contra EUA.

  31. Se a o papel da OTAN é confrontar a Rússia para proteger o bloco político ocidental a atitude é justificável, não seria se o piloto do f-16 fizesse uma manobra que coloca-se em perigo as tripulações russas. Agora se o papel da OTAN for evitar um possível conflito com a Rússia através da dissuasão e escalada podemos falar que foi uma escalada desnecessária e perigosa que colocaria a política da organização em perigo

  32. Por quê não ser mais prudente? Em tempos de paz, para que se aproximar tanto? Um bom dia, tudo bem, como vai, já evitaria essas exibições desnecessárias.

  33. Ivan BC 22 de junho de 2017 at 19:57

    Quem conhece a história da Polônia sabe o que os russos fizeram!
    Abraço!
    _

    I adore political clowns like you! In technology you do not understand anything, but tell everyone what evil dictator Putin and what poor Poland

    And by the way in Poland 60% of the population to Russia are friendly and remember that the Soviet army freed them from fascism + just as we already remember the Polish-Lithuanian intervention 1609-1618 and the freedom of our country from the Polish occupation

    So do not start your political and clownish games
    __

    Eu adoro esses palhaços políticos como você! a técnica que você não entende nada, mas dizendo a todos como o mal ditador Putin e alguns pobre Polônia

    mas a maneira na Polônia, 60% da população na Rússia otnosjatsja amigável e lembre-se que o exército soviético libertou-os do fascismo + como estamos conscientes da intervenção polaco-lituana 1609-1618 e svobozhdenie nosso país desde a captura Polish

    por isso não começar seus jogos políticos e palhaço

  34. Guizmo 22 de junho de 2017 at 20:08
    Such a beautiful video of Sukhoi, Rustam!
    __

    Graças eu mais gosto))

    ___________________________________________

    Gilson Moura 22 de junho de 2017 at 20:47,

    China conduz a sua política, conduzimos nossos em condições de igualdade – ambos os países não cumprem todos os desejos de ambos os cães e os proprietários vêm de Washington, e é muito valioso

    sobre a compra chinês recentemente novas SU-35S, motores de aeronaves C-400 e assim por diante dizer que a China ainda não é tão avançado como alguém pensa
    ___

    China pursues its policy, we hold ours on an equal footing – both countries do not fulfill all wishes as dogs, and the owners come from Washington and this is very valuable

    About China, the recent purchase of new SU-35S, S-400, aircraft engines and so on, says that China is not as advanced as someone thinks

  35. Bougadinov.
    Why only SU 27 in the regional?
    Vou falo about SU 30 arriving there soon.
    If It is border region, why not SU 35?
    I know that even Europe and the USA use “old” planes like the f15, f16 and older versions of the f18.
    But I think Rússia might have much more than Just around 50 SU 35.

  36. Lord Vader
    Onde assino ?
    O Polaco se posicionou por causa da escolta, só isso.
    Mas que eu gosto do Cy 27 eu gosto.

  37. Nonato 23 de junho de 2017 at 3:42

    Look, the total order is 96 units of SU-35S, more than 55 have already been delivered to the troops, 48 ​​is located in the far east of Russia near Japan and China – this is an important region for us, the rest began to flow to the south, this is also important in the Crimea area End of this year, the new SU-35S will start arriving on the western borders of Russia

    If you look at the map of Russia, Kaliningrad (Kaliningrad Oblast) is surrounded by Nato countries and does not want to have super command in the Super Flankers, you understand, a massive blow in the event of war to collapse first there

    The fleet chose SU-30SM but as you know the equipment of the Air Force is our priority, that’s why the first fighters just started coming there

    On the video, we saw the Su-27SM a good fighter, but in time it will be replaced, Russia is very large and immediately everything can not be changed + the export order from China to supply new SU-35S
    __ __

    Veja, a ordem total é de 96 unidades de SU-35, mais de 55 já foram entregues ao exército, 48 é colocado no extremo leste da Rússia, perto do Japão e China – é uma região importante para nós, os outros começaram a vir para o sul, na área de Crimea também é importante, em final deste ano pevye Su-35S começará a chegar nas fronteiras ocidentais da Rússia

    Se você olhar para um mapa da Rússia, Kaliningrado (região de Kaliningrado) estar nos países da NATO e ser cercado em Super Flanker Comando não quer, você sabe, uma greve maciça em caso de guerra para cair primeiro

    frota escolheu SU-30 centímetros, mas como você sabe o equipamento da Força Aérea em nossa prioridade, é por isso que há apenas começaram a vir primeiros lutadores

    no vídeo, vimos Su-27SM é um bom lutador, mas vai eventualmente substituir, a Rússia é muito grande e tudo de uma vez não é possível mudar a + estar realizando ordem de exportação da China para o fornecimento de novos Su-35S

    https://www.youtube.com/watch?v=1rCKLqv3GI0

  38. O Flanker é um bom caça. Mas no mundo atual está mais para um grande alvo do que um grande matador.
    Não o vejo a altura de NG, Typhoon ou Rafale. De F-35 e F-22 então nem em brincadeira de super trunfo.
    É um bom rival para F-15, F-16 e F-18, seus contemporâneos.
    Uma aeronave com 40 anos do projeto inicial. Já deu tudo o que tinha que dar. Já passou da hora da Rússia fazer algo novo para substitui-lo.
    Com os novos radares e mísseis ocidentais a família Flanker será tão perigosa quanto o Su-22 sírio abatido.
    Um ótimo caça. Para os russos.
    Abraços.

  39. O colega Rustam lembrou algo convenientemente esquecido por alguns. Citam a Russia como o demônio mas se esquecem da orgia que eram as incursões dos reis polacos em território russo algo que so foi coibido com o surgimento da figura de um czar forte.
    .
    Se esquecem de Sigismundo III que tentou conquistar a Russia, destruir suas instituições e converter sua população ao catolicismo na base da espada.
    .
    O jogo virou e os poloneses não aceitam isso ate hoje. Avisem aos poloneses que o mundo da voltas.

  40. Atualmente eu prefiro o Su-35, Su-30MKIII, Typhoon ou Rafale.
    Com isso, a história do Su-27 começou no fim dos anos sessenta. Sob a influência das informações sobre os caças russos mais novos (versões avançadas do Mig-21 e primeiros protótipos do Mig-23), os americanos começaram uma competição por uma geração de caças inteiramente nova que deveria ser uma resposta aos russos. Três aviões diferentes nasceram desta competição; dois caças leves: o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18 Hornet, e um caça-interceptador pesado, o F-15 Eagle.

    Em resposta aos americanos, os russos (em 1969) definiram também seus próprios contextos para desenvolvimento de novos caças. Na competição participaram todos os Burôs de desenvolvimento significantes: Yakovlev com o Yak-45, Mikoyan com o primeiro projeto do Mig-29 e Sukhoi com o protótipo do Su-27 (T-10). Mais tarde foi decidido que dois aviões deveriam ser desenvolvidos: um oponente leve do F-16 (Mig-29) e um interceptador pesado como oponente do F-15 (Su-27). Um fator muito importante no fim do desenvolvimento do Su-27 foi o domínio russo em materiais com tecnologia avançada (titânio) e também conhecimento dos sistemas fly-by-wire que tinham sido testado nos antigos T-4 (S-100) da Sukhoi.

    O primeiro protótipo do Su-27, T-10-1 fez seu primeiro vôo em 20 de maio de 1977 da pista do Instituto de Teste de Vôo em Zhukovski. Pouco tempo depois do primeiro vôo, o avião foi fotografado pela primeira vez por um satélite americano e recebeu o codinome de RAM-K, mais tarde recebeu o apelido de Flanker-A pela OTAN.

    Análises das capacidades do primeiro protótipo mostraram que o Su-27 era inferior ao seu oponente. Após esses resultados os projetistas desenvolveram o, quase novo, T-10S. Graças as mudanças as diferenças entre o F-15 e o Su-27 mudaram, sendo o russo considerado por muitos superior. A produção do Su-27 Flanker-B iniciou em 1982, e a primeira unidade operacional recebeu a aeronave em dezembro de 1984.

  41. Interessante que alguns famosos aqui tentam justificar a desastrada, perigosa e estúpida atitude do caça polonês como ” culpa do Stalin ” . Análise imatura e desproporcional.

    O F 16 mantendo a tradição polonesa : Fazer besteira para provocar grandes conflitos.

    Profissionais mesmos foram os russos , que afastaram o F 16 sem maiores danos.

    Lembrando que só na semana passada a Otan esteve perto da Rússia mais de dez vezes, e a VKS teve que decolar mais de dez vezes só para impedir que os lunáticos do Trump ameaçassem o povo russo.

    Mas, tudo bem, ” é tudo culpa do Stalin ” … vamos então destruir os 140 milhoes de russos , pq ” foi tudo o Stalin” …

  42. Como o pessoal esquece que a URSS acabou e com ela todo o seu poder.
    Sério que tem gente acreditando que uma meia dúzia de Migs vai colocar a OTAN de joelhos????
    kkkkk. Tá certo.
    Quanto aos “passeios” da NATO perto da Rússia, nada mais do que uma resposta à Putin e as suas provocações desnecessárias que envia sua velha força aérea onde não deve.
    Ele ainda não aprendeu a lição que a OTAN lhe deu através da Turquia. Espero que consiga ver a luz do esclarecimento e pare de fazer besteira.
    Abraço a todos.

  43. Parabéns para aqueles que condenaram a atitude do caça polonês!
    O avião estava em águas internacionais, com uma autoridade importante de um pais reconhecido pela ONU, voando para o seu próprio território, e mesmo assim alguns aqui acham motivos para justificar a atitude do caça ocidental!!
    Isso só mostra o tanto que a doutrinação da superioridade ocidental frente a oriental e forte.

  44. Pois é… Respondo para alguns que não defendo ninguém a não ser o certo e Emmanuel a questão não é como a URSS acabou e se a Rússia tomou o seu lugar, mas sim que ambas as potências tem seu arsenal nuclear. Ahhhh… Não é intenção de ninguém jogar suas ogivas nos outros… Pois é… De boas ou más intenções, o inferno tá cheio! E não se iludam pensando que o Putin tá preocupado ou não sobre se suas Forças Armadas estão velhas ou não, ele diria: Nós temos as nossas ogivas, se encher muito o meu saco, mando todo mundo pro inferno. Meu lugar já tá reservado! Não tou nem ae!

  45. Nao acredito que os Russos tenham achado ruim a manobra polonesa , alis os Russos fazem pior , colocam em riscos aeronaves civis cheias de passageiros com suas brincadeiras idiotas, alias agem como imbecis escoltando o ministro , querem se exibir , autoridades de todo mundo viajam em todos direçoes sem utilizar escoltas , o preciosismo Russo beira a imbecilidade , se alguem desejar abater um aviao carregado de autoridades Russas, nao se daria ao luxo de utilizar caças , vejam o acontecido no Egito , a Polonia tem que tirar sarro mesmo deles , sempre foram tratados como parias pelos Russos , devem sim agora transformar-se em uma baita dor de cabeça para eles ! Eque trabalhem em suas proprias armas nucleares ! Confiaram nos Europeus antes e foram traidos , duplamente !

  46. Pode não ter a ver com o assunto mas na minha visão a Polônia é um dos países do mundo que deve ter o direito de possuir armas nucleares. Nenhum país foi tão aviltado, humilhado, invadido dividido, destruído como ela nos últimos 150 anos. Isso vem desde o Império Austro-Húngaro.

  47. Paulo Jorge
    “O Flanker hoje é tão eficiente quanto um F4 era nos anos 90… só não caiu a ficha ainda pelo fanatismo”

    Afirma isso com base em que e em qual versão?

  48. teropode 23 de junho de 2017 at 17:56

    O presidente da China também viaja com dois caças escoltando o avião presidencial(747) assim como diversas autoridades da China.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here