Embraer tenta firmar acordo em que abre mão do lucro em vendas feitas à base de propina

61

Super Tucanos da República Dominicana

Super Tucanos da República Dominicana
Super Tucanos da República Dominicana

Autoridades americanas, que investigam corrupção na empresa, devem chancelar

Murilo Ramos

ClippingNEWS-PAA Embraer negocia um acordo com o Ministério Público Federal para abrir mão do lucro obtido nos contratos em que pagou propina a representantes de governos no exterior, tais como República Dominicana e Arábia Saudita. Em troca, espera punições mais brandas. O acordo, no entanto, precisa ser chancelado pelas autoridades americanas, que investigam a corrupção na empresa brasileira desde 2011. A Embraer diz ter separado US$ 200 milhões para resolver o assunto.

FONTE: Época

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio

A EMBRAER NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE SER FORNECEDOR SÓ DO GOVERNO BRASILEIRO, ELA PODE NEGOCIAR OS PRODUTOS DE DEFESA INTERNACIONALMENTE, ASSIM TAMBÉM OBTERÁ LUCRO. É UM PRODUTO COMO QUALQUER OUTRO, ISSO SÓ FORTALECERIA MAIS A EMPRESA, FORA A TECNOLOGIA QUE ELA ABSORVE NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. DIVERSIFICAR É SALUTAR PARA QUALQUER EMPRESA.

Jr

Pois é, a Embraer quis se meter de competir com empresas de defesa americana deu nisso, a hawker beechcraft foi lá e denunciou, como eu disse em outro tópico a KAI sul Coreana que abra o olho, se ela começar a incomodar muita, denuncias vão começar a aparecer nos EUA e ela vai ter que explicar aquelas vendas estranhas dela do T-50 para o Iraque e KT-1 para o Peru cujo presidente que autorizou a compra era adido militar peruano na Coreia antes de se tornar presidente

Mauricio R.

É o fim da picada, pega com a mão na massa a empresa pretende escolher como deve ser punida.

Clésio Luiz

É a Embraer seguindo o exemplo da Lockheed, Dassault e Boeing…

Alexandre Galante

O maior escândalo de corrupção na história da aviação foi da Lockheed na venda de F-104 para a OTAN.

Clésio Luiz

A Embraer tem quer aprender que a única propina paga sem problemas é aquela destinada a financiar campanha de políticos. Aí deixa de receber o nome feio de propina e ganha a bonita designação de “lobby”.

Jr

Clésio, não sejamos ingênuos, todo mundo sabe que se você faz negócios na área de defesa na África, na Ásia, ou na América Latina você tem que pagar algum por fora na grande maioria dos casos para ganhar/fechar um negócio

Mauricio R.

“…a hawker beechcraft foi lá e denunciou…”
.
A Hawker protestou junto ao GAO devido a seleção do ST no âmbito da LAS, direito dela aliás, como o protesto foi indeferido, apelou a justiça; aonde também perdeu.
.
“…aquelas vendas estranhas dela do T-50 para o Iraque e KT-1 para o Peru…”
.
Tá parecendo esperneio de mau perdedor, quando a empresa paga propina e leva a concorrência, então está tudo bem, tudo normal, não foi de mais.

Mauricio R.

Srs administradores, comentário retido.

Mauricio R.

Apologia ao crime, é crime.

Wellington Góes

Está na hora do governo e justiça brasileira começarem a investigar e jogar a merd@ no ventilador da corrupção ativa que muitas empresa estadunidenses fazer por aqui, também. Boeing, Beechcraft, Sikorsky, Ford, GM, Apple, dentre outras têm feito muita besteria e ninguém faz nada?! O governo de lá precisa entender que esta é uma via de mão dupla, princípio da reciprocidade. O viralatísse dos diabos.

Delfim Sobreira

Maurício R.
Nos EUA a Justiça é como um jogo de poker, que está bem enraizado na cultura local : ou admite a culpa e paga menos, ou arrisca e paga pra ver. Pode ser muito, muito pior.
A Petrobrás está a ponto de tomar um ferro bilionário nos EUA porque a cúpula PeTista se negou a admitir culpa e fazer acordo.

Mauricio R.

O governo de lá não tem que entender nada, as ações da Embraer são negociadas na Bolsa de NY, portanto a empresa está sujeita as regras e leis norte-americanas.
Quanto ao resto, junte suas provas dos ilícitos praticados e faça uma denuncia.

Maria do Carmo Lacoste

Alexandre Galante 26 de setembro de 2016 at 14:20
Eu iria citar esse fato, muito bem lembrado, avião conhecido como “fazedor de viúvas”, foram centenas de pilotos mortos, principalmente durante a tentativa de pousar o avião.
Lembro de um documentário sobre quando a Alemanha comprou esse avião, causou muita estranheza e críticas na época, muitos pilotos da Luftwaffe morreram no assento desse avião.
Depois de muitos anos ficaram sabendo que a venda se deu mediante pagamento de propinas a políticos alemães.

Carlos Campos

que pena para Embraer, não é de se assustar pq na área de defesa é normal, F16 para Turquia também teve propina

RicardoFerreomodelismo

Os “haters” piram …

Delfim Sobreira

Galante
Não satisfeita a Lockheed também se enfiou numa treta no Japão pra vender o Tristar, envolvendo até o premier japonês.

Juarez

Faltou a Airbus na tua lista Wellington, ou tu achas que aquele contrato é limpo e imaculado????

G abraço

Jr

Maurício R, quem tá fazendo apologia ao crime aqui? É impressionante como você deturpa os fatos e as palavras das pessoas, se doeu todo porque eu falei a verdade de como funciona a maioria dos contratos de defesa no mundo e em especial essas três regiões. Provavelmente os contratos de Europeus e Asiáticos no Oriente Médio são bem limpinhos não é verdade? O Galante e o Delfim deram dois bons exemplos de como a banda toca nesse mercado e olha que eles estavam falando da Lockheed Martin. A denúncia contra a Embraer nos EUA foi justamente na época da concorrência… Read more »

Renato B.

E eu achando que no primeiro mundo não faziam disso.
Caiu até uma lágrima (de crocodilo)

Matheus

O DR.Ozires não deve estar nada contente em saber disso ainda vindo da Embraer.

Tiago Jeronimo ☠ (@TiagoJL)

Se houve propina, que se punam os culpados e a empresa.

Essa conversa de ” Ah, mas todo mundo faz, porque a gente também não pode fazer?” foi uma das causas que levou o nosso país a estar no buraco onde nos encontramos.

Mauricio R.

“…não sejamos ingênuos, todo mundo sabe que se você faz negócios na área de defesa na África, na Ásia, ou na América Latina você tem que pagar algum por fora na grande maioria dos casos para ganhar/fechar um negócio…”
.
Você fala que pagar propina é algo normal, propina é crime!!!! O que é que está sendo deturpado aqui????
As denúncias contra a Embraer, por pagamento de propina, não são de agora e vem se repetindo e o que realmente te incomoda, é que estão sendo investigadas.

Mauricio R.

Srs administradores, outro comentário retido.

Papan

Que Pena! Corruptos manchando essa Empresa e seus funcionários dedicados! Se fosse na China era fuzilamento! Aqui delação premissa.

HMS TIRELESS

É meu caro Papan, mas na China apesar do fuzilamento a corrupção é muito maior que aqui e nos EUA.

Jr

Mauricio R. , mais uma vez deturpando as coisas, você é mestre nisso, seu ódio pessoal em relação a Embraer não só faz você atacar a empresa em todos os momentos que você tem oportunidade, como atacar as pessoas que não pensam como você. Você é uma pessoa extremamente intolerante e que não sabe debater de forma saudável como a maioria das pessoas aqui o fazem, mesmo que não concordem umas com as outras. Aponte no meu comentário aonde eu disse que propina não é crime? Aonde que eu disse que a Embraer estava certa em fazer isso, aonde que… Read more »

Trollbuster

Não querendo ser chato…

O que a Beechcraft vendeu ilegalmente para o (des)Governo brasileiro ?

Luiz Fernando

Olhando pelo lado positivo… Passada a tempestade a empresa deverá se tornar mais eficiente, com melhores controles e mais competitiva.
Isso já ocorreu antes, e sempre foi assim… De vez em quando é preciso corrigir a proa e para isso é preciso fazer ajustes.
O importante é que os ajustes sejam feitos no tempo certo e da maneira certa, de modo correto.

EParro

Mais escândalo que foram os casos do Fannie Mae e do Freddie Mac?!
A EMBRAER está certíssimo. Fez coisa errada, assume propõe o acerto e evita a pena.
No final, tudo resume-se a $, por que moral pura e ilibada nenhum tem mesmo.
Atire a primeira pedra…

Mauricio R.

A Boeing por muito menos teve 2 vp presos.

EduardoSP

E curioso ver o duplo padrão moral das pessoas. Isso é tão comum no Brasil que nem reparamos.

Exceto os militantes mais tapados, todos nós nos sentimos ofendidos e indignados quando vem um petista e responde às acusações de roubalheira, corrupção e pilantragem patrocinadas pelo partido com aquelas desculpas do tipo “todo mundo faz”, “no governo FHC era pior”.

No entanto, quando uma empresa brasileira é pega corrompendo e roubando, muitos vem dizendo a mesma coisa “todo mundo faz”, “com a Lockheed foi pior”.

No entanto no fundo é tudo a mesma coisa, roubo, corrupção, desvio de dinheiro.

Papan

Sim, mas lá ele sabe que se pego, vai morrer, aqui vai morrer de rir. É diferente o tratamento para bandido.

Humberto

Caro Lord,
Os gringos não são o povo mais perfeito MAS antes de falaram mal deles, é preciso estudar um tal de FCPA (Foreign Corruption Practice Act), que mesmo tendo sido alterado (flexibilizando as punições) ele proibe e pune com multas e cadeia os gringos (e empresas) que corrompem um agente externo.
Não vamos confundir os paises..

Delfim Sobreira

Os EUA são o país que mais se rouba no mundo. Mas quando se é pego, meu caro… melhor fazer isso.

https://www.youtube.com/watch?v=whSAGJlm4Dg

Wellington Góes

Juarez, a Airbus não foi citada não porque seja santa, mas porque não é estadunidense, se o fosse, com certeza eu a citaria, então pare de bancar lobista estadunidense, ok?!

Essa estória toda tem outra função, tem outro objetivo, só ingenuo aqui acreditaria que seja uma ação justa, ou que este processo tem por função punir unica execlusivamente prováveis corruptos. Putz, e ainda diz que os outros acreditam em papai noel, gnomos, etc….

Até mais!!!

Delfim Sobreira

OFF – em 29/09 será o 10º aniversário do voo Gol-1907.

Walfrido Strobel

Triste é uma empresa brasileira ficar dando satisfação a um país por pagar suborno a um terçeiro..
Quem mandou depender tanto dos americanos, deveriam mandar os EUA para aquele lugar.

Mauricio R.

Ninguém mandou negociar ações na bolsa deles.

Humberto

Walfrido, a Embraer não está sendo processado por depender dos Americanos ou por usar compoentes americanos, como já postei, os gringos possuem uma legislação anti corrupção (FCPA) que investiga e pune empresas americanas em caso de suborno a um agente não americano. Como a Embraer é uma empresa de capital aberto nos EUA, ela também está sujeita as leis de lá. Lá subornar da cadeia ou multa. Aqui possivelmente vai ser aberto um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do porque da Embraer não ter comunicado à entidade, por meio de fato relevante. Creio que a CVM já questionou… Read more »

Delfim Sobreira

Imagino que a Dassault ou DCNS não tenham ações e/ou filial nos EUA.

Humberto

Delfin, creio que a Dassault deva ter filial nos EUA pois ela é uma grande fabricante de aviões executivos. Eu acho (veja bem eu acho) que a França deva ter uma legislação que trata compliance (pois é uma tendência sem retorno). Tenho uma certa noção do FCPA pois já trabalhei com Americanos e tive que assinar além dos termos de confidencialidade o de acordo com o compliance. Ingleses também tem a sua legislação. Com certeza muitos daqui trabalham em empresas no qual você é proibido ficar com brindes de mais de 5 ou 10 dolares. Coisa acima deste valor, vc… Read more »

Leandro Costa

EUA são o país que mais se rouba no Mundo?! Ah, legal, então agora eu aqui no Rio estou tranquilo…

Delfim Sobreira

Leandro.
Sim, os EUA são o país onde mais se desvia, mas os corruptos são presos. Não tem essa de relações, ideologia, partido, mymymy. vai-se preso e algemado.
A técnica de “seguir o dinheiro” é antiga por lá. Aqui se cunhou a frase “dinheiro não tem cheiro” e se usou e abusou da corrupção. A PF mostra que a frase é falsa e tá metendo políticos e parceiros nas 3 esferas de poder nas grades.
Não confundir corrupção com criminalidade comum. mas talvez eu não tenha me expressado direito.

Carlos Alberto Soares-Israel

“Delfim Sobreira 26 de setembro de 2016 at 22:13
Imagino que a Dassault ou DCNS não tenham ações e/ou filial nos EUA.”
________________________________________________________-

Camargoer ???? (rs)

Delfim Sobreira

Soares.
Não foi Marcel Dassault que declarou que caças possuem 4 dimensões : comprimento, largura, altura e política, justamente onde mora o perigo ?
E não foi o Molusco que acertou com a DCNS e só não enfiou o Rafale porque a FAB fez pé firme ?
Agora me confundi.

Humberto

Delfin, pensei que tinha respondido mas vamos lá. A Dassault é uma grande montadora de aviões executivos então eu acho que sim, ela deva ter filiais nos EUA mas isto não significa que as ações dela seja comercializada na bolsa americana. Eu acho (achismo quase com certeza) que a França também deva ter a sua política de Compliance nos moldes do FCPA pois é uma tendência. Conheço algo do FCPA pois já trabalhei com os gringos e tive que assinar vários termos (de confidencialidade ao de aderente ao FCPA), a coisa é séria (pelo menos no nível dos mortais) pois… Read more »

- Marcelo.

A lei americana é rígida quanto a corrupção, privada ou pública, no Brasil o MP só trata da corrupção pública, errado o Brasil. O crime é corrupção, o mal combatido é a corrupção. Certos estão os americanos por primarem por princípios (é sobre valores q se ergue um país decente, oq vemos no Brasil é o combate sistemático aos valores e leis que as expressam) Outras empresas cometeram crimes semelhantes? Que se investigue! Agora não dá é pra criminoso pego no ilícito agir como petista dizendo que não é o único, os outros tb fazem, perseguição política …. afinal, tudo… Read more »

Delfim Sobreira

Humberto
Uma empresa pode ser investigada pelo FCPA por ter ações, por ter representante, ou ter parque produtivo instalado ?

Mauricio R.

“Não foi Marcel Dassault que declarou que caças possuem 4 dimensões : comprimento, largura, altura e política, justamente onde mora o perigo ?”
.
Não, foi Sir Sydney Camm a respeito do cancelamento do TSR-2, a citação era:
.
“All modern aircraft have four dimensions: span, length, height and politics. TSR-2 simply got the first three right.”