Home Data Comemorativa Há 44 anos voava o primeiro caça F-5E Tiger II

Há 44 anos voava o primeiro caça F-5E Tiger II

4918
28

Northrop F-5E

Em 11 de agosto de 1972 na Base Aérea de Edwards o Northrop F-5E Tiger II (versão aperfeiçoada do F-5A Freedom Fighter) realizou seu primeiro voo, comandando pelo piloto de testes chefe da Northrop, Hank Chouteau.

O voo de 50 minutos deu início à fase CDT&E (contractor’s development test and evaluation) e foi completado sem incidentes.

Até 1987 foram produzidos 1.400 caças F-5E Tiger II, e hoje ainda existem cerca de 500 F-5E em operação pelo mundo.

O F-5 pode ser considerado o “fusquinha” dos caças, por ser simples e fácil de operar.

Acesse nos dois links a seguir, duas ótimas histórias sobre o F-5 na FAB:

northrop-f-5e-tiger-ii-10

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
4 anos atrás

offtopic: acabei de ver um caça da fab atras de um avião comercial na aproximação do galeão. Não sei se foi uma interceptação, escolta ou simples trafego.

Hawk
4 anos atrás

É velho… Mas como o bicho é bonito!!! KKK…

Clésio Luiz
4 anos atrás

A USAF/USN iniciou o desenvolvimento do AMRAAM quando o fusquinha aí conseguiu destruição mútua nos exercícios ACEVAL/AIMVAL no final dos anos 70.

Do ponto de vista da engenharia, sou fanzaço dessa aeronave.

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
4 anos atrás

Ao escolher o Gripen, o Brasil escolheu o fusquinha Sueco. Devido a características do nosso clima, pistas e nível das nossa bases de apoio, o SU-35 teria sido a melhor escolha. Ele é um excelente avião e quando possuir uma AESA semelhante a usado nos F-22, com certeza ele será o melhor caça de 4,5G do mundo. A crítica ocidental sobre os produtos russos é sempre uma grande piada. Me lembro que duas das maiores características do Raptor quando estava em desenvolvimento eram a supermanobrablilidade, com vetoração bidirecional de empuxo, e o super cruze, além do stealth, claro. Aí veio… Read more »

Clésio Luiz
4 anos atrás

“Preciso falar mais alguma coisa?”
.
Precisa. De onde vai sair o dinheiro para operar uma frota de Flanker se mau podemos manter no ar os F-5 e A-1. Essa é a pergunta que todo ufanista que adora criticar a FAB por comprar e operar caças pequenos nunca quer responder.
.
Falar é fácil, quero ver é quem de vocês vai lá em Brasília por o dedo na cara dos politicos e exigir mais verba para as Forças Armadas.

Celso
Celso
4 anos atrás

Acho q estamos aqui comentando algo sobre os 42 anos do F5E, sera q estou lendo outra coisa e outro assunto…….ahh SU 35…bla,bla,bla,…..Russos otimos parceiros…..kkkkkk……bla,bla,bla, .OK…as piadas ja acabaram, voltemos ao assunto em pauta. Quem ja viu em voo, olhou bem de perto no solo, subiu a carlinga , enfim…conhece um pouco do assunto F5EM, sabe q devido a constante e otima manutencao do meio la no PAMA SP, este caca ainda continuara a dar arrepios e tenham absoluta certeza q bem pilotado e c apoio do E 99, eh pareo durissimo para qualquer caca de geracao 4,5…….eh uma pulga… Read more »

ivammc
ivammc
4 anos atrás

Ótima matéria! Porém, é melhor esconder essa matéria da FAB, e avisem ela que já inventaram o F-20.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
4 anos atrás

Boa tarde a todos. Na minha opinião (que não quer dizer coisa alguma claro) o F-5 é uma das aeronaves de caça mais belas já projetadas: linhas esquias e equilibradas (silhueta baixa com uma deriva alta que lhe dá um ar agressivo), trem de pouso proporcional às dimensões sem dar a impressão de uma gafanhoto armando o bote, enfim, um projeto de dar inveja ao mestre “Kelly” Johnson. Nas mãos dos caçadores da nossa FAB é parada dura com E-99 operando em conjunto. O Celso extinguiu os argumentos, assino embaixo e dos lados. Nota: desculpe-me mas não aguento: Essa história… Read more »

Jeff
Jeff
4 anos atrás

Esse da foto é aquele que está (ainda) hoje a serviço da força aérea brasileira, confere?

Jorge Knoll
4 anos atrás

Nossos F-5 quando se aposentarem – deixaram saudades, pois realmente junto com o Phanton F-4 é um dos mais bonitos, pena que o tempo passou e a realidade de combate é outra.
Gripen e F-5 Tiger II são 2 “fusquinhas” na sua época.

Alexandre Galante
4 anos atrás

Não pessoal, o Gripen é equivalente ao F-16, que não é “fusca”.

João Bosco
João Bosco
4 anos atrás

Um dos mais belos e simplórios caças já produzidos… fácil manutenção, barato, e um upgrade bem feito- como nos nossos F-5EM, coisa da Embraer – o torna mais ainda capaz. Com um bom apoio de Radar, trabalha muito bem. Pena que um dia vamos aposentá-lo, vai deixar muita saudade quando o Último F-5EM parar de voar. Espero que no Gripen seja capaz de, no mínimo, fazer o mesmo do bicudo…..

Matheus
4 anos atrás

“Gripen é um Fusquinha”

O cara que diz isso ao menos sabe do fato que o Gripen NG (ou E/F agora) é completamente diferente de seus antecessores?

Pelo amor de deus por mim bania gente fazendo comentários tão (me desculpe) merda, mé dá vergonha alheia ler isso.

Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

44 anos do primeiro F-5E e ele continua aqui, totalmente operacional!

http://www.aereo.jor.br/2015/08/11/43-anos-do-primeiro-f-5e-e-ele-esta-aqui-totalmente-operacional/

F-18 Super Hornet
F-18 Super Hornet
4 anos atrás

O orçamento de Defesa do Brasil é de Primeiro mundo….maior do que de muitos países da Europa….maior do que o da Itália e Austrália, ambas operam os equipamentos mais modernos do mundo, o que ferra aqui no Brasil são os cortes sem falar que o RH da FAB é inchado hein?….

João Castro
João Castro
4 anos atrás

offtopic:
Caiu um A-37 B DragonFly do Uruguai, vitimando os dois ocupantes.

http://www.fau.mil.uy/comunicado_025_2016.html

johnatan warp drive
4 anos atrás

Qual foi o primeiro pais a “aposentar” essa aeronave, quando isso ocorreu e quem foi substituto ?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
4 anos atrás

Eu ainda acho que deveríamos comprar todos os F-5E que pudéssemos.
Faz tudo que é necessário em tempo de paz a baixo custo, bem pilotado é um caça respeitável, e dominamos todo ciclo de manutenção e upgrade.
Seus substitutos serão o J-17 e o F-50 sul-coreano ?
.
PS li em algum lugar que os melhores F-5E do mundo seriam os de Singapura, o que eles tem de especial frente aos da FAB ?

ivammc
ivammc
4 anos atrás

Quando filmarem o “De Volta Para O Futuro 4”, o Marty McFly e o Professor Emmett Brown usarão o F-5 em vez do DeLorean.

Farroupilha
Farroupilha
4 anos atrás

Também acho o F-5 muito bonito, tanto no chão como em voo. Para mim é um dos caças com mais cara de caça já feito. – O fusquinha dos céus é o Mig-21. – E lembrando, o Gripen que o Brasil vai ter é o NG. Que não é pequeno, é médio. Ele estará capacitado para toda gama de missões dos demais caças concorrentes de ponta. Terá boa autonomia e boa quantidade de armamento embarcado. E ainda poderá, com altíssima qualidade computacional, executar missões perfeitamente sincronizado em sistema de matilha… Teremos um dos mais respeitado aviões de combate das próximas… Read more »

Mauricio Veiga
4 anos atrás

Em Combate dissimilar entre o F-5 e o F-15 na proporção de 2×1 na arena WVR, os “Tigers” superam o “Eagle” em 85% dos combates AR/AR.

Abraço.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
4 anos atrás

É talvez se fossem usados a exaustão ou em missões importantes e se fossemos um grande jogador do mundo,já teriam sido trocados há tempos.Não é critica a aeronave muito pelo contrário,mas num país em quê o político é tratado como Deus, quê tudo pode,pode roubar,altos salários para parentes,mordomias,corruptos só podemos ter isso mesmo

Marcos Pereira
Marcos Pereira
4 anos atrás

Amigos, não se esqueçam que existiu o projeto do F20 (um F5 bem superior) que hoje se estivesse voando, daria couro no F16

Franklin de Paula
4 anos atrás

Concordo com Hawk. Notadamente com a pintura e cores da foto. Com camuflagem não é tão bonito.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
4 anos atrás

Ocidental Sincero 12 de agosto de 2016 at 16:29 “Devido a características do nosso clima, pistas e nível das nossa bases de apoio, o SU-35 teria sido a melhor escolha. Ele é um excelente avião e quando possuir uma AESA semelhante a usado nos F-22, com certeza ele será o melhor caça de 4,5G do mundo…” Isso, o AESA genérico do APG-77 virá com 20 anos de atraso em relação ao original. A julgar pela reputação russa em fazer propaganda de coisas que non excziste e superestimar suas qualidades, é provável que não será uma Brastemp. “…Me lembro que duas… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
4 anos atrás

Está de brincadeira né? A Rosoboroexport não pode fazer uma proposta com a tal da transferência de tecnologia, razão pela qual o Flanker não entrou nem na short-list do FX-2. Agora vem você e diz que a Rússia iria nos ensinar a ir a Saturno na velocidade da luz? A vá!

Save Ferris!

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
4 anos atrás

Parabéns ao mecânicos da FAB que mantem esta aeronave já clássica em voo, é verdade antiga, mais que prova até hoje o seu valor e a excelência do seu projeto, pra FAB , e pra nos todos merecíamos uma avião mais moderno. mais sem ele estaríamos muito pior, com ele nossos pilotos podem se manter ativos e atualizados. Quando forem retirados deixaram saudade, irão tarde é verdade mais deixaram saudade. Respeito a opinião do “ocidental sincero” mais o SU-35 sem duvida uma bela máquina, sem igual, mais feita para os russos operarem, e talvez os indianos, Mas pra nós, FAB,… Read more »

Christian Melo
Christian Melo
4 anos atrás

Eis aí nosso FAB 4856!!