Sukhoi-30MKV

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste domingo que o governo bolivariano solicitará ao presidente russo Vladímir Putin, pelo menos 12 novos caças Sukhoi para reforçar a defesa de seu país.

Durante as declarações em homenagem aos pilotos que faleceram na queda de um Sukhoi Su-30 na semana passada, destacou também que foram feitas negociações com a República Popular da China para a aquisição de equipamentos militares.

Maduro ressaltou que instruiu seu ministro da Defesa, Vladimir Padrino Lopez, para fortalecer a Aviación Militar Bolivariana com a reposição do avião Sukhoi Su-30 perdido.

“Vamos fortalecer a Aviação Militar, para defender nosso espaço aéreo, nossa Venezuela e combater o narcotráfico”, referente a este último, Maduro sinalizou que deu instruções para intensificar a batalha por ar, terra, rios e mares contra este flagelo, “venha de onde vier, principalmente da Colômbia”.

FONTE: www.radiomundial.com.ve

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolfgangus Mozart

Hahaha outra lorota populista da venefavela, mas totalmente coerente com a doutrina esquerdopata de ostentar o que não tem e culpar os outros pelos problemas domésticos.
Esses aviões da FAV são manequins de desfile militar, nada mais. O surrado F16A é quem ocupa a dianteira da linha de combate, logo o produto do Satã do Norte!!
Pena que a FAB esteja em situação deplorável voando o raquítico e vetusto F5, outro vetor inócuo em 99% dos cenários de combate.
Só resta torcer pela chegada do Gripen e virar a página dessa triste realidade.

Sds

wwolf22

caso ocorra um conflito entre os dois….
com a compra de mais 12 Sukoi, o que valeria mais a pena para a Colombia, comprar alguns F16 do tio Sam ou investir numa AAA que o tio sam providenciara ???

Wolfgangus Mozart

A Venezuela pode comprar quantos Flankers quiser, sem culhão e desprovida de doutrina, a FAV relegará o Sukhoi a rainha do hangar.

Julio

Temos é que ficar atentos pois nossos recurso aéreos estão defasados quando o “Gripen” chegar já teremos morridos de Pneumonia em caso de confronto com as republiquetas mui amigas!

Felipe Morais

Independente de ser maquiagem ou não, é preocupante a crescente instabilidade na Região. Muito se fala na ibviabilidade de um conflito direto entre EUA x China ou Rússia. Mas a história nos mostra que um conflito indireto, através de outros atores, é a cada dia mais provável. Costumamos relegar essas possibilidades para o oriente médio, África e sudeste asiático, mas é bem possível que uma dessas frentes seja a América Latina. A crescente tensão entre Venezuela e Colômbia e Venezuela e Guiana antagoniza “os grandões” e nós teremos que escolher um lado. Será que vão esperar o Gripen? É possível… Read more »

Leonardo.

Alguém sabe quais são os mísseis usados pela Venezuela nos Sukhois dela? Quantidade? E a Colômbia, o que tem? Só com vetor fica difícil comparar alguma coisa.

Carlos Crispim

Eles estão mais bem armados do que nós, é fato, se comparar com o Chile, o Brasil está na lanterna.

ME 109

como vão pagar estas aeronaves , os russos não estão em condições de vender fiado para receber sei lá quando

Gabriel

O Regime comunista venezuelano tem cometido erros de gestão inaceitáveis, geralmente os regimes comunistas tem essa característica de viver de propaganda , ou seja para eles a eficiência é a ultima coisa que importa e o negócio é se exibir a imagem…

Se não houver treinamento adequado para os pilotos , uma cadeia de suprimento de peças organizada e uma equipe de suporte e manutenção qualificada não adianta ter o melhor e mais moderno caça seja russo ou ocidental.
O inverso também é verdade viu….o bom piloto precisa de bom material para trabalhar.

matheus

Em um cenário de aumento das tensões na América Latina, como e porque, nossas tropas ainda não estão em algum estado de prontidão?

Fred Cesar

Off topic: parece que a força Russia na Síria acaba de aumentar. Nova foto sugere SU-25 e Mi-24. Já operações com drones.

Walter

Regime Comunista da Venezuela ??

Que conversa mais sem noção

O tal do Maduro é sim um fanfarão, mas nunca esteve envolvido com as drogas como muitos governantes de certos paises Sulamericanos costeados pelas aguas do pacifico

André lourenço

Bobagem, restam uns 20 caças, melhor comprar um avião radar e melhorar o treinamento, nunca vi os SU 30 em exercícios simulados com outros países, acho que os caras não estão preparados para um combate real, já vimos o final desse file, no Iraque em 91 e malvinas 82.

ronilson

Os americanofilos piram kkk

Delmo Almeida

Repor um caça perdido comprando mais 12… devia ser um caça bem especial… Falando do que importa agora… entre os pesquisadores que estudam a dinâmica de segurança da América do Sul, existe a percepção de que não se trata de uma simples “Zona do Paz”, David Mares (não lembro o ano nem quero procurar agora), diz que é uma região em que a criação de tensão internacional é uma ferramenta frequentemente utilizada pelos grupos dominantes para ganhar poder internamente, mas que apenas não evolui para uma guerra aberta porque os prejuízos seriam obviamente enormes e as consequências seriam diametralmente opostas… Read more »

Hélio junior

Duvido sem dinheiro e com muita dividas com os russos duvido!

Vader

Opa, vai comprar mais 12 alvos pros KFIR “Sukhoi Eater” da Colômbia???

Boa Bigodón, vai lá vai… 🙂

Ter não é operar. Arrisco dizer que é mais fácil os F-16A/B darem muito mais trabalho para os Colombianos do que os monstrengos russos que caem de “Maduro”, se é que não foram abatidos…

Vader

E pra quem perguntou aí em cima porque nossos PoliTicus não estão nem um pouco preocupados com o aumento das tensões na fronteira norte…

Parceiro, eles são tudo do mesmo time…

Aliás se dependesse do Chanceler Brasileiro Marco Aurélio “Top Top” Garcia, nossa defesa tava entregue para os cubanos, como a dos venefavelanos…

ronilson

Vader
Voce deve ter sofrido alguma desilusao amororosa com alguma russa so pode e as russas sao tao lindas kkkk

Delfim

Destroços não localizados, tripulação morta ?

1 – abatidos ;

2 – pediram asilo na Colômbia e a Venezuela esconde.

Mas acredito mais na 1ª hipótese.

Trollz

Acho que uma Guerra varia bem ao brasil, até para o povo cair na real e ganhar mais senso crítico de defesa e saber sua importância até para o progresso da sociedade, mas do jeito que nosso povo é covarde por natureza, peidamos até para Bolívia, acredito que tomaríamos uma verdadeira surra da Venezuela em todos os âmbitos e cenário, diria que eles nos venceria com facilidade, e os que estão falando que o Su-30 está caindo aos pedaços, OK mas e o Brasil tem o que mesmo? ah sim um caça de museu, legal.

xtreme

sendo racional… obviamente a queda do caça russo foi “falha humana” … do piloto, da manutenção… de ambos..

não adianta comprar 500 aviões…. se inexiste condições de manter, operar, etc

Venezuela é um país em estado terminal…

Delfim

Pode ser, mas tenho minhas dúvidas.

Os Su-30 da FAV são pouquíssimo voados, um defeito seria pouco provável.

Uma ditadura esquerdista sempre tem $$$ para suas FA’s, mesmo que o povo passe por privações.

Somente um abate em território inimigo ou deserção respondem à falta de destroços e corpos.

Aldo Ghisolfi

Sou de opinião que o Sukhoi foi abatido.

Acho que falha mecânica não deve ter acontecido; avião novo, pouco voado, como disse o Delfim.

Deserção já haveria notícias na mídia.

sanney henrique

Eh portanto xegaras a Venezuela mais caças. Vi na midia que ela examina a compra de caças russos e franceses. Caso venha ser russos nao duvido que venha ser o grande lutador SU-35 vamos ver as proximas notícias.

AbelPauperio

Que caça francês? Fouga Magister?? Quem é louco para vender e não receber??

claudio quadros

olha mais alvos para aviões colombiano depois abate desse Su 27 parou entrada aviões venezuelano na Colômbia .deve compra J11 chines e copia Su 27 porque Russia ja esta com medo calote agora eles estão mandando S300 para fronteira com Colômbia t o vendo super tucano destruindo este S300 .

Felipe Morais

kkkkkkkkkkkkkk caça francês? só se for algum mirrage espetado por ai em algum museu. Meu amigo se nem nós temos condições de manter um rafale, imagine os venefavelados. Sei que você não citou o rafale, digo porque já foram divulgadas algumas notícias nesse sentido. E concordo com o dito acima, a Rússia dificilmente abrirá uma linha de crédito para a Venezuela. Acho mais fácil a grana ir do BNDES do que de lá. Era mais factível falarem que estavam adquirindo alguns aviões chineses, pois ai sim talvez houvesse linha de crédito. De qualquer forma, devemos estar vigilantes a situação e… Read more »

Renato

Se foi abatido pela Colômbia, porque a Colômbia não fala nada?

Carlos Campos

Se infelizmente uma guerra sair disso aí, o governo vai ficar em cima do muro ou vai colocar o culpa na Colômbia

Nonato

Sumido sem vestígios? O triângulo das bermudas não fica tão longe não é?

Nonato

No Oriente médio a praga do estado islâmico. Na América Latina espalha-se a praga do bolivarianismo… um atraso para qualquer país ou região. ..

Rommelqe

Se caiu na Venezuela, poderia ter sido uma pane, erro humano ou abatido. Eles não falariam nada, porque estariam demonstrando incompetencia, em qq um dos casos; poderiam quando muito, confessar uma falha na aeronave, mas isso tambem desmiralizaria. Pode ser que tenha aterrizado no seu pais e foi criado esse factoide. Isso sim, seria um pretexto forte, mas seria dificil manter essa versão; um Su27 pode facilmente ser identificado por satelite, etc. Assim, parece mais provavel a queda ou aterrizagem fora da Venezuela. A Colombia nao teria interesse em divulgar principalmente por questōes militares e diplomaticas. Pode ter caido ou… Read more »

Airacobra

Esse SU-30 estava em espaço aéreo colombiano, sendo portanto abatido por um KFIR, não há outro motivo para os venefavelados terem tanta certeza de que os tripulantes estão mortos mesmo dem terem encontrado destroços da aeronave, e o motivo de não assumirem que foram abatidos é porque estavam em espaço aéreo colombiano, simples assim, agora, quanto ao motivo da FAC não divulgar o abate é porque se os proprios venezuelanos estão falando que foi acidente e ja divulgaram até mesmo as causas e que estavam mortos sem ter localizado destroços e nem corpos e sem fazer uma investigação nos moldes… Read more »

Airacobra

Perdão pelas falhas do teclado mega, ultra, fucking power do meu smartphone

general-lee

Os Venezuelanos estão mentindo isso é certo;;;;;;; mas porque? qual ;é oJogo….sds

Niruto

Brasileiro prega humildade, mas é o mais arrogante dos povos, pelamor…
O Maduro busca a reeleição, natural tentar imitar os irmãos rednecks/dark side do Norte e inventarem uma guerra pata angariar votos. Absolutamente democrático e dentro do jogo político.
Aviões caem toda hora, infelizmente. Nem sequer os imbatíveis Kfir, ou a sagrada força aérea chilena, está livre de uma tragédia. Menos opinião reaça e mais Google, por favor; Peace!

André Luis

Eu vi relatos dizendo que foi uma própria bateria de mísseis da Venezuela que derrubou o caça Su-30.

Se for verdade, era uma tentativa de emboscada na qual o caça Russo serviria de isca para atrair os Kfir até a fronteira para serem derrubados pelos
mísseis anti-aéreos Pantisir.

Para mim faz todo sentido este relato.

Antonioa

O Brasil nunca iria se meter nessa confusão, mesmo com lunáticos no executivo! A maioria da opnião pública, congresso e judiciário se manifestariam radicalmente contra, sem falar da imprensa. Agora, o que ir fazer diplomaticamente na Venezuela se recentemente uma comissão de senadores brasileiros mal conseguiu sair do aeroporto de Caracas?
Vamos cuidar dos arrastões nas praias do Rio que ganhamos mais. No máximo deixar as empresas brasileiras de materiais bélicos lucrarem com essa desavença, se isso for possível.

Rafael Bastos

Abatido ou não, serviu perfeitamente de pretexto para o Maduro comprar mais aviões. E bem, eles têm petróleo, e povo passa fome, logo algum dinheiro há de sobrar pra isso, então suponho que recursos financeiros não são um problema assim tão sério. Mas pra que mais Flankers? Minha teoria é a seguinte, a Rússia passa por uma grave crise econômica, precisam vender armas (seu 2° principal produto de exportação) para alavancar a exportações. Logo usar marionetes bolivarianas em um conflito pode ser um excelente negócio, além de poderem, ao mesmo tempo, expandir sua influência. Para o EUA também pode ser… Read more »

joseboscojr

André,
A Venezuela não tem o Pantsir. Tem Igla, S300, Buk, SA-3 e TOR.
Eles podem não ter papel higiênico mas mesmo com o bumbum sujo eles possuem um sistema antiaéreo melhor que nosso.

joseboscojr

Na verdade em termos de qualidade as forças armadas venezuelanas em geral são bem melhores que as nossas, em que pese terem o bumbum sujo, coisa que não podemos brincar porque só Deus sabe o dia de amanhã e do jeito que a barca vai os nossos “bumbumzes” logo logo além de estarem dando sopa na janela pra passarem a mão nela, podem estar meio sujinhos.

R_cordeiro

A tempos q não comento aqui, deixava os comentários para os experts desta trilogia. Agora com coments abertos os pqd´s poluiem muito os comentários, uma pena.

Delfim

Os Kfir colombianos usam Derby’s, se realmente abateram o Su-30 muita gente na FAB vai ficar feliz e querer comprar mais alguns.

O Kfir C-10 que não passa de um 3G+, ter abatido um Su-30 é um feito que mostra que realmente, ter não é operar. Mas não dá pra confiar sempre no Kfir.

Se eu fosse o presidente colombiano corria pro Obama e comprava uns F-16, rapidinho.

Leonardo

Quando Hugo chaves comprou 24 Su-30 em 2006. O petróleo estava nas casas do 140 doláres. Este ano está na casa dos 45 doláres. Meio díficil a Rússia vender fiado, sabendo que lá, está crise que ganha da brasileira.
A Colômbia deveria ir na LM e comprar uns 20 F-16, para dar uma tranquilidade.
Se com Kfir eles já fazem horrores, magina um F-16 na mão deles, iriam ser supremos no ar.
Sds

Augusto

Felipe Morais,

parabéns pela sobriedade do seu penúltimo comentário.

Um conflito indireto, em território de terceiros, é como os grandes atores globais têm resolvido suas diferenças. E quem paga por isso são os terceiro-mundistas.

E de fato o lendário Conselho de Defesa Nacional, tão real quanto o folclórico Saci Pererê, já deveria ter se reunido a respeiteo dos Gripe C/D.

Mas esse governo é insistentemente irresponsável!

Colombelli

É um pândego. Não consegue operar nem o que tem e vai querer comprar mais: so embuste. Bosco, ainda que concorde que o sistema AA deles é melhor, em tese, pois ter não significa operar, discordo que as forças armadas da venezuela sejam melhores em qualquer coisa que nós em termos de qualidade. Lá não se vê um treinamento sério, uma iniciativa de profissionalismo. É so embuste de um governo bananeiro. Nem comparar a FAB com a FAV em termos de doutrina, ou o EB, que apesar de todas as deficiências tem centros de excelência e faz as coisas com… Read more »

Wolfgangus Mozart

É um grande erro subestimar eventuais inimigos, ainda mais proveniente de governo corrupto, populista e irresponsável como é na Venefavela.
Independente da situação da AS, as FA daqui deveriam ser dotadas de equipamentos e contigente condizentes com o tamanho e peso econômico do país.
Sinceramente, hoje a FAV pena para operar o Flanker, mas eles já tiveram na elite de pilotagem quando compraram o F16.
Seis meses de treinamento no território russo melhoraria muito a situação deles, principalmente por já ter o equipamento à disposição.
E nós, faríamos o que em curto prazo?
Nada!!

Sds

Fred

Analisando friamente, deixando a histeria ideológica de lado, a Colômbia (sei que não existe risco algum, é mero exercício comparativo) seria um adversário muito mais sério para nós que a Venezuela. A Colômbia está em guerra civil a mais de 40 anos. Pra combate na selva amazônica suas tropas estão mais que adestradas e experimentadas. Apesar dos pesares, a FAC também está em pé de guerra a tempos. São forças armadas de respeito. Acredito que a Colômbia daria uma coça na Venezuela, sem titubear. Acredito que se a Colômbia também nos atacasse demoraríamos bastante tempo para conseguir contra atacar com… Read more »