O fim de uma era: Argentina se despede do Mirage III

13

FAA mirage - mercopress

Na semana passada, a Força Aérea Argentina (FAA) despediu-se formalmente dos caças Mirage III que ainda equipavam a força. Em três meses eles serão desativados após quarenta anos de serviços. A FAA aproveitou as festividades do 103º aniversário (10 de agosto, mas comemorado no dia 13) para se despedir dos caças.

Apesar de ter estendido o tempo de vida de parte das células, os seguidos problemas com os aviônicos obsoletos só permitem que o avião voe durante o dia com pilotos mantendo contato visual.

Uma vez que a atual administração da presidente Cristina Kirchner deixará o cargo no próximo 10 de dezembro, as propostas de aquisição de substitutos permanecem sobre a mesa depois de várias tentativas com aviões de combate da Espanha, Israel, França, Brasil, e, finalmente, a China, que parece ser o fornecedor com melhor chances, com base em preços e condições de crédito.

brigadier-general-miguel-callejos - foto mercopressEnquanto isso os pilotos de caça argentinos treinarão com os jatos Pampa construídos localmente. “Nosso querido Mirage deixará de voar no final de novembro, e estamos à espera de um novo sistema de armas  da mesma qualidade e com a nova tecnologia para substituí-lo”, disse o brigadeiro Miguel Callejos, veterano da campanha das Malvinas.

“Dizer adeus aos Mirage é nostálgico, porque é uma aeronave emblemática com um desempenho glorioso. Com mais de 40 anos na Força Aérea Argentina, mais de 130.000 de horas de voo ele desempenhou um papel de liderança na guerra, nosso querido Mirage tem alma e vida”, acrescentou o comandante da Força Aérea.

“A decisão política de comprar substitutos para o Mirages é um fato, o problema é quando, e quais as aeronaves para escolher”, de acordo com fontes políticas mencionadas na mídia Buenos Aires. Mas todos especulam que o principal obstáculo continua a ser a falta de fundos suficientes.

Mirage_III_FAA 40 anos - foto H Longoni

No entanto, durante os anos da atual administração houve alguns avanços entre as quais a incorporação do avião de treinamento Grob TP120 e helicópteros russos MI17, que são muito necessários para as operações da Antárctica.

A Argentina espera receber cinco Hercules C-130 usados dos EUA via FMS numa operação que envolve 70 milhões de dólares, de acordo com o brigadeiroCallejos. A primeira aeronave de carga deve chegar em Outubro e também irá ajudar na renovação das outras unidades na Fábrica dos aviões da Argentina em Córdoba.

FONTE/FOTOS: MercoPress (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

COLABOROU: C. Donitz

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alisson Mariano

5 Hércules usados via FMS? Solução tampão ou um sinal de que o KC-390 ficou caro pra eles?

Amaral dos Santos

Algumas aeronaves eu acho simplesmente lindas, existem outras igualmente bonitas, mas o Mirage, NMHO, é o avião mais bonito já produzido até hoje, as linhas, design, proporção, é magnífico!!!!!!!

Sergio Prado

Realmente Amaral !!!!! Pra mim também digo que é o mais bonito de todos sem medo de errar. Ainda mais quando está com aqueles tanques debaixo do delta…..É um desenho limpo e orientado a quem é um interceptador por natureza.

Wolfgangus Mozart

Um grande avião que teve sua era de outonos anos 60 nas mãos de Israel. A FAA está praticamente inoperante e voando poucos aviões a muito custo. O futuro está sombrio para os hermanos.

Wolfgangus Mozart

Ops: era de ouro

Douglas

Considero os aviões da família Mirage, em termos de aparência, maravilhosos. Entretanto, o que mais acho belo é o Mirage F1. Suas asas enflechadas relativamente longas ainda me tiram suspiros…

Adriano Luchiari

Concordo com o Douglas, considero o F1 o mais belo dos Mirage.

Mario Augusto

Tenho um exemplar, em escala 1/72, sobre minha mesa de trabalho. Sinceramente, as vezes me vejo admirando as linhas do Mirage III. Minha secretária diz que sou uma criança grande.

Joe

A Argentina não é o país com um programa espacial e nuclear e tradicionalmente uma indústria militar anos luz a frente do Brazil?

Mauricio R.

F-1, o único Mirage que prestava, exceto talvez pelo IV.

Wolfgangus Mozart

Discordo. O Mirage 2000 é o melhor é mais belo da família, embora o III tenha obtido melhor aceitação comercial.

Juan M. Kachoroski

Alisson Mariano No, los cinco Hércules modernizados en EE.UU. y la FAdeA son de la flota de la FAA, no se adquirieron mas unidades via FMS.

Respecto a la baja de los Mirage III, se comenta aquí en Argentina que por su menor costo quien tiene mas oportunidades de llegar es el Kfir C10. Aunque como siempre, son solo rumores y especulaciones.

Guizmo

Para mim, Mirage 2000 eh o mais bonito da familia. Pra quem pousa em Brasilia da pra ver um, ao lado dos avioes do GTA. Sao alguns segundos durante o taxi que da pra admirar