Ingleses rebatem indianos sobre a suposta derrota dos Typhoon para os Sukhois por 12 x 0

148
Sukhoi Su-30MKI e Eurofighter Typhoon
Sukhoi Su-30MKI e Eurofighter Typhoon

Os “Top Guns” da Índia alegaram que humilharam a nata da RAF durante um exercício de duas semanas que ofereceu aos pilotos britânicos uma rara oportunidade de voar contra alguns dos mais recentes caças russos concebidos.

Na Operação Indradhanush a Força Aérea Indiana (IAF) trouxe quatro caças de sua frota de aeronaves SU-30MKI Flanker de concepção russa à RAF Coningsby em Lincolnshire, para enfrentar o caça Typhoon FGR4 da RAF.

O exercício foi apreciado pelos pilotos britânicos como uma oportunidade de treinar ao lado de aeronaves de concepção russa, em meio a crescentes tensões no Mar Báltico – onde a RAF desdobrou caças após o início do conflito na Ucrânia – e interceptações mais freqüentes de bombardeiros russos ao largo da costa britânica.

No entanto, para o desespero de oficiais da RAF, os seus homólogos indianos deram um passo incomum de reivindicar publicamente ter chegado a uma retumbante vitória de 12 – 0 contra os seus adversários no Reino Unido.

Em entrevista à televisão indiana, o Capitão do Grupo da IAF Ashu Srivastav reivindicou a vitória sobre a aeronave britânica durante combates a curta distância – o que levou uma fonte da RAF a rotular sua reivindicação como “cômica”.

O Capitão Srivastav disse que o desempenho de seus pilotos foi “excepcional”, enquanto outros relatos da mídia indiana disse que as aeronaves da IAF foram capazes de derrotar o avião mais avançado da RAF não só no combate 1 x 1, mas também em situações em que um piloto da IAF foi confrontado com dois Tufões (2 x 1).

Respondendo às reivindicações indianas, a fonte da RAF disse que foram claramente concebidas para o “público interno”. Ele disse ao “The Independent”: “Deve ter havido alguma lembrança nublada sobre os voos na volta para a Índia, pois as manchetes da imprensa indiana não têm qualquer relação com os resultados dos cenários táticos cumpridos no exercício.”

 Sukhoi Su-30MKI e Eurofighter Typhoon no exercício Indradhanush

Sukhoi Su-30MKI e Eurofighter Typhoon no exercício Indradhanush

 

“Os Typhoon lutaram com um braço atrás das costas”

A fonte da RAF também ressaltou que os Typhoons efetivamente lutaram “com um braço atrás das costas”, pois eles não fizeram pleno uso dos seus sistemas de armas mais avançados.

Tony Osborne, o chefe da sucursal da “Aviation Week” de Londres, também sugeriu cautela ao lidar com as reivindicações indianas. “Estas pontuações de estilo críquete reivindicados pela IAF parecem impressionante, mas devem ser tratadas com cautela e certamente não como um indicador realista de capacidade de combate”, disse.

“Temos de ver essas pontuações através da névoa de bravata do piloto, do orgulho nacional e também do politicamente correto. No entanto, o Su-30MKI é um dos aviões para o qual o Typhoon foi projetado para atacar e derrotar, e, sem dúvida, nas mãos certas apresentaria um desafio potente. Hoje [embora] o objetivo seria engajar aviões como o Su-30MKI à longa distância antes que os dois pudessem se reunir em um duelo a curta distância (dogfight).”

Mesmo o piloto indiano admitiu que os Su-30s eram “menos bem sucedidos” nos exercícios de combate de longo distância.

Especialistas em aviação também relembraram o exercício realizado em 2011, quando caças da RAF dizimaram as fileiras dos pilotos vsitantes da IAF, o que levou o então Marechal do Ar da RAF, Stephen Dalton, a comentar: “Bem, eles perderam”.

Um porta-voz da RAF disse sobre os exercícios deste verão: “Nossa análise não coincide com o que foi relatado, pilotos da RAF e o Typhoon tiveram um bom desempenho durante todo o exercício com e contra a Força Aérea Indiana. Ambas as [forças] aprenderam muito com o exercício e a RAF está ansiosa para a próxima oportunidade de treinar ao lado da IAF”.

A RAF tem sete esquadrões de Typhoon na linha de frente, mas tem sido relatado recentemente que a frota de jatos velozes da RAF, que está prevista para encolher ao seu menor tamanho na história até o final da década, está esticada até ao limite durante a realização de operações no Oriente Médio e do Báltico.

Esta semana, funcionários do Ministério da Defesa prorrogaram a desativação dos velhos jatos Tornado de ataque por causa da escassez de aviões necessários para bombardear alvos do Isis.

FONTE: www.independent.co.uk / Tradução e adaptação: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CESAR

joseboscojr

Cara você tinha toda a razão…..
Parabens joseboscojr

Leopoldo

O typhonn não é um F5 não.

Andrei

Faltou a matéria com o primeiro comentário, se não a coisa toda fica descontextualizada…
No mais não disse nem que sim, nem que não, muito pelo contrário, talvez…

Agora, resta saber os pormenores das limitações, e se elas não foram aplicadas nos dois lados…

Eduardo

Não dá para saber quem está certo, a menos que existam vídeos ou algum outro tipo de registro. Pierre Clostermann dizia que nunca acreditava nos rankings que os americanos diziam ter obtido em vitórias, pois a única ‘comprovação’ do abate era pintar uma suástica ou um sol nascente na fuselagem! Com esse sistema, três americanos podiam contar o mesmo abate como sendo seu, o que distorcia a realidade! Já os ingleses filmavam suas missões, e suas vitórias eram HOMOLOGADAS após a conferência do vídeo. Portanto, sem comprovação técnica, o que mais existe nesse meio é BRAVATA.

Delfim

Eduardo

E olha que os maiores ases americanos nem tinham tantos kills quanto os de outros países.

Plinio Jr

Exercícios como este não servem de parametros, eles tem a finalidade de integração entre os países envolvidos…se for assim vamos continuar com os F-5s que se deram muito bem no Red Flag contra os F-15s dos Agressors…nínguem vai revelar suas verdadeiras estratégias ou colocar suas qualidades ao máximo….e se o Typhoon fosse tão ruim, não teria quase sido escolhido pela mesma FA da India, tendo perdido para o Rafale, aparelho com o mesmo desempenho…..

Duanny D.

12 x 0 isso e placar de Brasil x Alemanha.

Duanny D.

Será q era o Pre-escolare q tava treinando a RAF?

joseboscojr

Interessante que numa área onde se espera que haja altíssimo nível de profissionalismo somos brindados com essa informação. O ideal então é que seja emitida uma nota oficial na entrevista coletiva ao final de cada exercício e é ela que vale e não a impressão de um ou outro lado já que os pilotos se comportam como crianças. Lamentável! No mais, não duvido que o “braço atrás das costas” seja a obrigação de apontar o nariz do caça para o inimigo enquadrando ele no HUD e simulando o lançamento de um míssil de 3ªG. Mas não é assim que o… Read more »

Oganza

Bosco, Hihihihihi… a coisa desandou no ocorrido… provavelmente nunca saberemos a verdade. Pessoalmente? Acho que Typhoon levou o farelo… pode não ter sido essa lavada toda, mas aconteceu alguma coisa e pode ser essa situação ai que vc falou… – Estavam executando clássicos engajamentos de 3ª Geração. Maaaas se atendo exclusivamente ao alardeado resultado e sem considerar todas as outras probabilidades, regras, condições, etc e que não sabemos… …será que os indianos não podem estar empregando e já estarem bem adestrados com a mesma técnica do segundo par de olhos do WSO que a US Navy emprega com os seus… Read more »

BJJ

” Não vamos contar os abates. Vamos deixar os abates em aberto, mas quando atingirmos os abates, vamos dobrar os abates.”

Piloto indiano.

Oganza

BJJ…

kkkkkkkkk…

Rustam Bogaudinov

citação

LaMarca · 15 horas Atrás
Para vencer o Flanker, uma RAF Precisa urgentemente comprar o JAS 39E / F Gripen, afinal o Super Flea e O matador de Flankers!

😉

Acho que até uma noite já fora da janela))) no Brasil, para muitos, é um choque
http://www.youtube.com/watch?v=oKlQyPOiRuE

Rustam Bogaudinov

Este ainda mais acentuada
perguntando se seria a pontuação Super Flanker(SU-35S) seria 30-0? .

p.s- O Inglês tem uma chance contra os MiG-21 )))))

http://www.youtube.com/watch?v=AUSQtb3cL-w

Mauricio R.

E assim o treinamento de combate aéreo dissimilar, vai sendo rebaixado de uma estupenda ferramenta de treinamento, a uma mera briga de torcidas.
Até parece que virou Brasil…

CESAR

Rustam Bogaudinov

O na Russia vocês usam qual o tipo de computador 286 ou 386 ……………………kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
A tv e preto e branco ainda e tubo .

Rustam Bogaudinov

Nenhum amigo usamos Intel 80S186EB:) É tudo o que você é capaz? inveja-se silenciosamente e não se meta a conversa de adultos

чао дружок

Jhenison

Cesar e possível escrever tudo de uma vez ? Ta difícil a vida destes caças europeus, e rafale sendo abatido por F-5, e F-4, e agora o Typhoon tomando 12×0 do Su-30, se fomos acreditar em tudo isso, tragam de volta os Harriers, F-4, F-5,Mirrage III. A internet e sombria . . .

Bardini

Que os editores perdoem minhas palavras direcionadas a alguns comentaristas, mas… CESAR, A sua infantilidade e falta de respeito para com os outros é absurda (digna da vergonha), como a exercida sobre o companheiro Rustam, que esta totalmente certo em defender os produtos do suor e trabalho de seu povo. Temos muito a aprender pra que um dia possamos chegar ao ponto de ter as tecnologias e o know how que os russos tem em certas áreas. E isso exige muito respeito, mesmo que você tenha uma opinião divergente, ou que a coisa parta para o fanatismo. Ao colega Ivo… Read more »

Alves

Chega a ser engraçado como alguns acham que a Rússia vive na pre-história,outros que acham que os EUA são malvados comedores de criancinhas..na boa esse tipo de comentário não traz nada de bom ao blog,cria um clima de torcida..lamentável.

Tom

O problema de muitos aqui é não admitir a derrota! Ficam arrumando desculpas para algo que seja natural e se fosse o SU 35, seria maior ainda a lavada, balela afirmar que não utilizaram toda sua tecnologia, hora um exercício dessa magnitude serve justamente para testar todos os seus meios 100%. Contra uma possível alvo futuro. Se não quiserem acreditar é problema de vocês!

Tom

Os ingleses estão pensando que a Índia é a Argentina! Kkkkkkkkkk

_RR_

Tom ( 8 de agosto de 2015 at 9:29 ),

Não é assim que funciona…

O conhecimento do desempenho de muitos sistemas pode comprometer a segurança da utilização dos mesmos frente a um potencial adversário, caso vazem as informações. Logo, nesses exercícios em conjunto, é regra não mostrar todas as cartas… Apenas entre aliados muito mais próximos se pratica exercícios com as máquinas em pleno desempenho; e olhe lá…

Augusto

Gente um typhoon tranche 3 da raf tem um radar Aesa maior que 240 km para um alvo de 5 square e um RCS de 0,75, um SU-30 tem um radar pesa de 175 km e um RCS de 20 square, um su-35 tem um radar pesa com 200 km para 5 square e rcs de 5 square, vale lembrar que o typhoon tem EW a base de gatlio muito mais avançado que os sukhoi, me diz onde que um SU alguma coisa abate um typhoon ????? Só se for um tranche 1 pelado sem nada

Augusto

E só pra lembrar o Rustam o gripen tem rcs de 0,01 radar Aesa ,EW do mesmo do typhoon, iscas ejetáveis para mísseis bvr, melhor data-link do mundo que nao pode sofre jaming a nao ser que o caca inimigo estaja entra os dois gripen, enquanto um su-35 tem um mísero pesa e com alcance similar ao do gripen mas com um avantajado rcs de 5 square e não tem ew mais avançado do que a do gripen, ou seja o gripen ver primeiro abate primeiro bau bau sukhoi

Luiz Trindade

Cara… Os indianos metem que as caras deles nem tremem… Os pilotos britânicos, muito mais bem treinados com táticas atuais de combate com um caça com Typhoon perder de 12×0? Isso deveria ser alvo de processo por calúnia. Até se entregassem um F-16 para os pilotos britânicos, mesmo assim, eles dariam um calor nos pilotos indianos e olha que o F-16 é inferior que o Typhoon.

joseboscojr

Tom, Não existe problema nenhum. Esse é um site de discussão. Os assuntos são apresentados e os participantes são estimulados a dar opinião. Se não fosse pra discutir o tema e se todo mundo aceitasse a letra pura e simples do artigo, os comentários seriam só do tipo: Nossa! Puxa! Foda! “Carai”! Indiano é massa! Su-30 fodão! Ninguém ia aguentar participar de uma coisa horrível dessas. Como somos seres dotados de raciocínio e como o tema do post relata um combate simulado entre caças de países do planeta Terra com altíssimo nível tecnológico, e como não há motivos concretos para… Read more »

André Tricolor

O que enche o saco é a dicotomia, algumas discussões se tornam mais insuportáveis de que a de ateu x religioso, android x ios, vegano x carnívoro.

O Cezar escreve de uma forma tao apaixonada que é irritante

De qualquer maneira, contribuindo com a treta

Dio>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ozzy

Bacon é vida

Claudio Donitz

No final do dia tudo não passou de um exercício de treinamento. Num cenário (muito) hipotético de guerra entre ingleses e indianos, os primeiros fariam de tudo para passar o rolo compressor sobre os indianos e eventualmente o fariam, mesmo que a IAF fosse equipada com o F-22.

Delfim

Ainda brincam de Super-Trunfo ?

Ter não significa operar… e os indianos operam direitinho, com 2 vizinhos como o Paquistão e a China, tem que saber operar.

Lúcio Sátiro

Ao colega Barsini: excesso de politicamente correto pode tolher o livre debate e em outros parâmetros, é justamente pro querer ser muito politicamente correto que países como a França, que morrem de medo de adotar medidas mais firmes com pavor da palavra xenofobia ou preconceito de qualquer tipo, permite que cidadãos muçulmanos imigrem em grande número e segundo contam, tem certasa áreas de Paris em que um cidadão FRANCÊS não pode passar em paz sem ser moelstado e até agredido fisicamente pro um muçulmano. Quem foi que outorgou ao senhor o direito de ser fiscal da liberdade de expressão alheia… Read more »

Lúcio Sátiro

Peço desculpas pelos erros crassos de português e desde já os ponho na conta do teclado em más condições.

joseboscojr

Augusto, O Gripen tem RCS estimado em torno de 1 a 2 m². O Su-35 tem RCS estimado em torno de 2 m². O Gripen NG terá RCS entre 0,1 m² e 1 m². Todos, pelados. Esse RCS de 0,01 m² é o que é estimado para o T-50. O radar do Su-35 e mesmo do Su-30 é muito mais potente e tem desempenho muito melhor do que o radar do Gripen e Gripen NG. Não quer dizer que seja mais ou menos avançado, mas em termos de alcance de detecção x RCS, os russos têm desempenho superior. O único… Read more »

Mauro Cambuquira

Eu acesso a trilogia pelo menos duas vezes ao dia, isso há mais de 10 anos, acho que nunca postei um comentário, e leio tudo que posso. É um belo trabalho e muito reconhecido o que o Poder Aéreo tem feito ao longo dos anos. E vejo que algumas pessoas através dos seus comentários dignos de adolescentes (sem generalizar),poderiam estar chat`s que não precisa usar muito o intelecto para se expressar. Aqui, é preciso ter respeito pela opinião do outro. E saber debater ou rebater inteligencia e conhecimento. Fora isso, é querer gozar com P… dos outros. Faça investimentos e… Read more »

joseboscojr

Correção: O Gripen tem RCS estimado em torno de 1 m².

Rafa_positron

É lógico que eles iam ter uma desculpa na manga pra jogar uma cortina de fumaça em cima da HUMILHAÇÃO sofrida frente aos indianos

Em pensar que o Vader e o Tirelless diziam que o Flanker só sabia fazer acrobacias

Vão ter que engolir no seco…

Ou então podem se enganar, como naquela época em que o Irã conseguiu pegar um Sentinel….

Rhayder castelo

Bom,eu disse isso em outro topico,muitos subestimam a capacidade militar Russa,muitos no tom de deboche acho inaceitavel!

Oganza

Bosco,

dá uma olhada no meu comment de 8 de agosto de 2015 at 1:23.

Grande Abraço

Rafa_positron

Basco, meu amigo

Me desculpa

Mas que história é essa de “os indianos foram enganados”?

Com todo respeito, mas esse subterfúgio que vc utilizou ai não passa de falácia

Enganado é quem fica repetindo o mantra: “tudo que é russo não presta”

Vc pode mais que isso Bosco… É só se esforçar ….

Lembro de quando o armata foi lançado, o Oganza apareceu tacando pedra no tanque

Agora vai ter que rever seus conceitos

Jorge S.

O que gostaria de saber dos colegas é a capacidade da Força Aérra Indiana com mais de 200 Flankers, 36 Rafales e alguns Sukhoi T-50.

Em relação aos seus rivais chineses e paquistaneses é uma força em qual nível?

Oganza

Rafa_positron, meu caro, vc viu o carrossel do Armata não viu? Aquela parte continua com o mesmo conceito, que se mostrou inteiramente infrutífero e mortal para os ocupantes dos MBTs dos caras desde os anos 60 e as Guerras mostraram isso. Não estou falando de paixão, são fatos e o pior é que dessa vez foi liberado pelos próprios caras. Tanto é que eles tiveram que criar uma versão do Afghanit que dispara um projétil de +/- 100 mm para poder “tentar parar” um disparo de outro MBT. Eles sabem que a tal célula de sobrevivência é exatamente o que… Read more »

joseboscojr

Oganza,
Faz sentido!
Além do TVC um segundo par de olhos pode fazer diferença no combate aproximado, seja de 3ªG seja de 4ª/5ªG.

Oganza

Roberto Santana,

hahahaha o “Politicamente Correto” realmente está devastando o pensamento ocidental.

Luiz Felipe Pondé resolveu meter o dedo nesse assunto e o fez de forma sensacional com seu livro Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

ou seja, tem muuuuito nhem… nhem… nhem…

Ps.: mesmo assim, são poucos os que conseguem hj “bater” no politicamente correto com propriedade no dia-a-dia… isso não é para qualquer um.

Grande Abraço.

joseboscojr

Rafa,
Ok!
Vou me esforçar mais!

joseboscojr

Rafa, Só pra deixar claro, meu comentário não foi ofensivo ao avião (mesmo porque avião não se sente ofendido), que por sinal acho fantástico. Meu comentário foi sim depreciativo (mas não ofensivo) aos militares indianos que de forma pouco profissional contaram parte da história. Sem dúvida na fase de planejamento conjunto foi combinado as regras do exercício. A impressão que os indianos deixaram foi que foram vitoriosos 12 vezes em 12 sobre os britânicos. E ponto! Não foi bem assim e eles deveriam ter dito que foram mesmo, e por isso estão de parabéns, mas sob regras específicas, que no… Read more »

joseboscojr

E só pra cutucar os que odeiam os imperialistas e os colonialistas, não fossem eles e hoje os indianos estariam combatendo com lanças e espadas em vez de Su-30.
E não haveria 600 milhões de indianos na classe média mas sim 1,3 bilhões de indianos na miséria e meia dúzia de marajás cobertos de ouro.
E ainda estariam exportando só especiarias, chá e marfim em vez de alta tecnologia.
Só quem odeia os colonialistas britânicos são os “humanistas” brasileiros porque os indianos agradecem.

_RR_

“Flanker é imbatível…” Tá… Tá bom… http://theaviationist.com/2013/12/21/j10-hud-capture/ Se uma imagem vale mais que mil palavras… ————————————————————————- Amigos, sinceramente: De um lado, um delta com canard de estabilidade relaxada e relação peso/potencia superior. De outro, um caça reconhecido como altamente manobrável, com vetoração de empuxo… e que pesa mais de 16 toneladas vazio… Na real, num mundo onde até o poderoso Raptor ( lembrando que o dito, salvo engano, é equipado com vetoração de empuxo ) pode ser encaldado em um dogfigth ( e curiosamente, o foi pelo Rafale, uma aeronave que tem a mesma configuração )… onde o pesado Phanton… Read more »

Rafa_positron

Organza Quem esta falando em ideologia aqui? O problema é que vcs inventam as coisas e depois jogam nas costas dos outros os fantasmas que vcs mesmo criam O que se está falando aqui é o seguinte: os Flankers venceram! Ponto final Da pra aceitar isso feito adulto ou dizer que os “indianos foram enganados” Quem fica se guiando por ideologia é quem diz que tudo que é russo não presta… Ou então “fiz curso de piloto pra entender de caça” Essa conversa de toda vida coloca a culpa NAZIDEOLOGIA da vida não cola… Até parece que muita gente aqui… Read more »

Oganza

Rafa_positron 1º. nunca falei que vc foi ideológico… eu falei que vc foi apaixonado. Disse tb que foram “paixão”+ideologia+falta de caráter que deixaram o Brasil nessa situação. Mas nunca disse ou deixei a entender que vc é possuidor dos outros dois ingredientes do tal veneno… apenas que “paixão” faz parte dele. 2º. onde foi que eu disse que os Flakers não venceram e muito menos onde foi que eu disse que os “indianos foram enganados” 3º. eu nunca disse que “tudo que é russo não presta” – O que eu digo sim é que eles são menos eficientes na hora… Read more »

joseboscojr

Oganza,
Você viu que eu te respondi?