domingo, junho 13, 2021

Gripen para o Brasil

Centro de Suporte ao Cliente da Helibras recebe certificações ISO 9001 e NBR 15100

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Centro de Suporte ao Cliente - foto Helibras

Estruturas da empresa localizadas em Itajubá (MG) e São Paulo (SP) também passaram por revalidação das normas

 –

O Centro de Suporte ao Cliente (CSC) da Helibras, localizado em Atibaia, interior de São Paulo, foi certificado nas normas ISO 9001 e NBR 15100, ambas equivalentes à implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade, sendo a NBR especificamente para a indústria aeroespacial.

Para obter tais certificações o CSC adequou seus processos internos aos requisitos das normas, seguindo ainda o foco das empresas do Airbus Group de “Qualidade do Produto e Serviço”, “Satisfação do Cliente” e “Atendimento aos Prazos”. Sob esses objetivos, uma equipe da Helibras mapeou os processos internos e, para cada um deles, foram propostas metas de resultados que serão acompanhadas por um monitoramento de desempenho.

Passaram por esse processo as atividades de suprimentos, gestão de materiais, administração de produto não conforme, o processo de qualificação de operadores de recebimento/inspeção/expedição, o processo de identificação e gestão de riscos, entre outros.

A certificação do CSC nas normas ocorreu durante a auditoria de revalidação anual das unidades da Helibras em Itajubá (MG) e São Paulo (SP), que também foram aprovadas com sucesso no último mês de outubro.

No Brasil, apenas 71 empresas possuem a certificação aeroespacial conforme a NBR15100, como a conquistada pela empresa. A Helibras também já obteve os selos AQAP 2110; ANAC RBAC21; ANAC RBAC145; ANAC RBAC142; certificações DMAVEX, DAERM e DIRMAB; e as certificações da Airbus Helicopters Maintenance/Repair e Airbus Helicopters Design.

“O cumprimento dessas normas oferece qualidade, segurança e melhor prestação de serviços de manutenção das aeronaves, reparos de componentes, fornecimento de peças sobressalentes e capacitação técnica dos profissionais que trabalham em nossa organização” conclui Flávio Pires, vice-presidente de Suporte e Serviços da Helibras.

FONTE / FOTO: Helibras

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reportagens especiais

Armamento ar-ar para o AT-29, uma análise da eficácia operacional

Por 1o. Ten.Av. FABIAN Antônio Machado O trabalho a seguir ganhou o Prêmio Pacau Magalhães-Motta, ano de 2005 no.1. O...
- Advertisement -
- Advertisement -