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IAI realiza com êxito primeiro ensaio em voo do payload electro-óptico avançado M-19HD

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M-19HD

A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu com êxito seu primeiro ensaio em voo do payload electro-óptico inovador M-19HD aerotransportado em uma aeronave leve como parte do programa de desenvolvimento. Também são esperados voos de teste adicionais com o Heron, veículo aéreo não tripulado (VANT/UAV) da IAI. O voo bem sucedido durou cerca de duas horas e meia, durante o qual as operações de sensores, estabilização de payload e recursos de rastreamento foram testados.

O M-19HD é um payload de verdadeira alta definição, design compacto, multiespectral, multi-sensor, com unidade de linha de substituição (LRU) única, e simultaneamente incorporando até 7 sensores. O M-19HD permite vigilância contínua dia e noite em todas as condições meteorológicas e proporciona excelente alcance de aquisição devido aos seus poderosos sensores, alta estabilização, e capacidade ímpar de processamento de imagem.

O M-19HD reduz a carga de trabalho do operador e melhora a consciência situacional em virtude do rastreador automático de vídeo (AVT) multimodal. Ele também fornece a localização geográfica exata usando o IMU/GPS (Unidade de Medida Inercial/Sistema de Posicionamento Global) incorporado.

“Estamos no meio de um teste bem sucedido para o payload M-19HD. É o sistema ideal para missões ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) e domínio de área de longa autonomia. O M-19HD é a nossa carga útil eletro-óptica principal, que conduzirá a uma revolução no seu campo. O sistema é projetado para ser instalado a bordo de plataformas aéreas não tripuladas avançadas como o “Heron 1” e “Heron TP” da IAI, e realizar missões estratégicas. O M-19HD irá fornecer aos nossos clientes um melhor desempenho, sensores poderosos, alta estabilização, e capacidades únicas de processamento de imagem, juntamente com capacidades de vigilância persistente de longo alcance”, conclui Israel David, Gerente Geral da Divisão TAMAM da IAI.

IAI M-19HD

M-19HD – Características:

Projetado para suportar condições ambientais severas, o M-19HD opera em situações exigentes, aplicações high-end, e em diversas plataformas, tais como de alta/média altitude, veículos aéreos não tripulados de longa autonomia (Hale/Male); aeronaves de asa fixa; embarcações marítimas; aeróstatos; helicópteros de combate e muito mais.

  • Dimensões: largura: 22.6 “(576 mm); altura: 27.3” (694 mm);
  • Peso: 75 – 85 kg (depende da configuração);
  • Configurações de sensores são adaptados às necessidades dos clientes (até 7 sensores); opções incluem: 2 câmeras HD Diurnas (Zoom e Spotter), 2 Câmeras HD IR (Zoom e Spotter), designador laser com alvos situados em voo, Laser Range Finder, Ponteiro Laser, Laser Iluminador (em infravermelho próximo – NIR) e câmera Electron-Multiplied Charged-Coupled-Device (EMCCD) ou câmera infravermelho de ondas curtas (SWIR).

DIVULGAÇÃO: IAI

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wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

Supondo que o Pais A e o Pais B estão se estranhando…
o Pais A resolva instalar o M-19HD em uma aeronave de transporte de passageiros ou mesmo num cesna “particular” civil….
A minha pergunta eh: o M-19HD emite algum tipo de onda de radio ou algo parecido que possa ser captado pelo “inimigo” ??

Carlos
5 anos atrás

Caro Bosco

Por favor, quais funções ?

“Laser Range Finder, Ponteiro Laser, Laser Iluminador”

Antecipo meus agradecimentos.

Shalon

Clésio Luiz
Clésio Luiz
5 anos atrás

O texto fala que os sensores são de alta definição. Eu queria saber que que definição é essa, porque 1280×1024 pode ser chamado de HD mas não impressiona ninguém… Fora que os pods israelenses que a FAB possui tem resolução bem baixa, coisa de 640×480 ou menos. E hoje em dia tem coisa muitíssimo melhor por aí.

Carlos
5 anos atrás
Mauricio R.
Mauricio R.
5 anos atrás

“o Pais A resolva instalar o M-19HD em uma aeronave de transporte de passageiros ou mesmo num cesna “particular” civil….”

Franceses e americanos já fizeram isso, foi durante a década de 50 do século passado.
Aviões da Air France, então uma das únicas companhias a voar p/ a finada URSS, eram equipados c/ cameras automáticas p/ fotografarem alvos de interesse dos americanos.
Um dos primeiros complexos de mísseis balísticos dos soviéticos, foi descoberto assim.

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

MAURICIO R, boa tarde…

E outras companhias ainda usavam o IFF?…

Carlos
5 anos atrás

” Fora que os pods israelenses que a FAB possui tem resolução bem baixa, coisa de 640×480 ou menos. E hoje em dia tem coisa muitíssimo melhor por aí.”

Recebe-se pelo que se paga.

Quer um fusca ? É um preço.

Quer um HB completão ? Outro preço.