Caças Mirage 2000 franceses e F-18 americanos se exercitam no Djibouti

1

caças Mirage 2000 e F-18 no Dijibouti - foto Força Aérea Francesa

Exercício envolveu jatos Mirage 2000-5 e Mirage 2000N da Força Aérea Francesa e F/A-18A do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, em missões de combate aéreo

Nesta quarta-feira, 30 de julho, a Força Aérea Francesa divulgou nota e fotos do exercíci0 “Frelon Corse”, realizado entre os dias 7 e 23 de julho no Djibouti (leste do Continente Africano) com aviadores do esquadrão “Corse” francês e do esquadrão “Black Knights”  do USMC – Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

O esquadrão de caça 3/11 Corse, unidade de além-mar da Força Aérea Francesa, opera a partir da Base Aérea 188, de Dijibouti. O esquadrão é equipado com um “mix” de  jatos Mirage 2000-5 e Mirage 2000D e, frequentemente, se beneficia da presença temporária de caças dos EUA. Aproveitando essas ocasiões, são organizados exercícios bilaterais que, do lado americano, já foram realizados com jatos F-15E, F-16 e AV-8B Harrier. Desta vez, compareceram quatro caças F/A-18A do esquadrão Black Nights do USMC, cujos pilotos operaram por quinze dias com os franceses como se fossem de uma só unidade.

caças Mirage 2000 e F-18 no Dijibouti - foto 2 Força Aérea Francesa

Foram treinadas missões de combate aéreo que abrangeram desde as “Basic Fight Manouvres” (um contra um), passando pelas “Air Combat Manouvres” (dois contra um ou dois contra dois), até as mais complexas do tipo “Large Force Employment”. No total, foram voadas 48 surtidas no exercício, 28 das quais pelos jatos franceses, e os pilotos dos dois países se beneficiaram da interoperabilidade proporcionada pelo L16 (sistema de enlace de dados padrão OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte). A data magna francesa, 14 de julho, ocorreu durante o exercício, e dois caças americanos participaram do desfile aéreo sobre a Base 188 com três jatos Mirage 2000.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments