Como os EUA souberam que o voo MH17 foi abatido

4

SPAC_STSS_Concept_lg
Uma família de satélites norte-americanso conhecida como o Sistema Infravermelho Baseado no Espaço, ou SBIRS em inglês, foi provavelmente a chave para determinar que um míssil terra-ar derrubou o Boeing 777 da Malaysia Airlines sobre a Ucrânia na quinta-feira passada. Os satélites permanecem em órbita geoestacionária a 22.300 milhas acima do planeta e usa sensores infravermelhos detectam fontes de calor no solo, tais como rastros de foguetes ou mísseis. Cinco estão em funcionamento permanentemente e eles são complementados por sensores infravermelhos em outros satélites que fazem parte do Programa de Apoio de Defesa, ou DSP em inglês.

Desde os anos de 1970, a principal missão da família DSP sido para detectar lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e mísseis balísticos lançados do mar através de seus rastros. Durante a Guerra do Vietnã, as autoridades de defesa descobriram que os satélites também podem detectar as assinaturas de lançamentos de mísseis menores, explosões no ar e testes nucleares. As informações fornecidas pelo SBIRS são descarregadas e analisadas ​​inicialmente na Base Aérea de Buckley Air National Guard em Aurora, Colorado. No mês passado, a Lockheed Martin ganhou um contrato de US $ 1,9 bilhão para expandir o sistema de satélite.

Buckley_AFB

FONTE: NBC News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: O SBIRS (ou SBIRS-LOW) é parte do que inicialmente foi concebido como sistema “Star Wars” pelo Governo Reagan na década de 1980. Atualmente o sistema é conhecido como STSS (Space Surveillance and Tracking System). A Base Área de Buckey ANG está localizada na periferia de Denver, capital do estado do Colorado. Lá também estão baseado os F-16 do 120th Fighter Squadron, que já esteve no Brasil participando do Exercício CRUZEX.

 

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Quem tem …… tem …..

geobosco

E quem pode…. pode……..

Tadeu Mendes

Quem nao tem cao, tem que cassar com gato.

Carlos Alberto Soares

Quem não tem nem o gato ou só tem gato velho, caça com…..

https://www.youtube.com/watch?v=U380ER-P6oA