Rasante de Su-24 próximo de navio da USN no Mar Negro

46

Sukhoi Su-24

Su-24- foto aviaciaru

Por cerca de 90 minutos, um jato de combate russo SU- 24 fez doze passagens baixas próximas ao contratorpedeiro norte-americano USS Donald Cook enquanto o mesmo se encontrava em águas internacionais no Mar Negro ocidental perto a Romênia, informou o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren.

Warren não disse o quão perto o avião russo chegou do Cook. Mas um oficial da Marinha dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse ao Stars and Stripes que em certo momento o jato estava a menos de mil jardas (algo como mil metros) do navio, a uma altitude de apenas 500 pés.

Para mais detalhes, clique aqui e você será redirecionado para o site do Poder Naval.

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
solskhaer

Quem tem mais nervos de aço? O piloto ou o artilheiro?

Aldo Ghisolfi

O mais perto que o russo andou foi a pouco mais de mil metros, numa altitude de mais de cento e cinquenta metros… acho demais falar em rasante.

Vader

Ah, mas a russofilada chupa bala do Putin vibra de emoção ao ver esta joça da década de 70 “peitá usamericanu”, kkkkkkkkkk…

O Destroyer tinha que tomar cuidado era pra não pegar ferrugem…

🙂

Marcos

O último russo que fez rasante perto da US Navy deu nisso ai:

https://www.youtube.com/watch?v=l3bijF2–os

Tadeu Mendes

Amigos,

Voces notaram que o jato russo estava desarmado, sem nenhum missil.

Existe uma diferenca na mensagem que os russos estavam querendo passar para a US NAVY… do .tipo..nao queremos briga mas estamos aqui…

Se este SU-24 estvisse portando misseis….a mensagem iria ser outra, e a resposta americana poderia passar de passiva, para reativa.

Santana Denis

Desconsiderando o momento delicado da região, e contemplando o ponto de vista LEGAL não ha problema algum, e se o Contratorpedeiro atacasse ele sim estaria infringindo normas por estarem em águas internacionais, e todos sabemos que nessas águas a lei que vale é a da bandeira do Navio ou Aeronave. Se a aeronave foi facilmente identificada a olho nu por voar perto é porque não tinha o interesse de se esconder com isso provavelmente não estava em atitude hostil, motivo pelo qual não houve reação. Do ponto de vista Militar, foi uma provocação desinteligente da Russia a qual por muito… Read more »

Leonardo

a russofilada chupa bala do Putin vibra de emoção ao ver esta joça da década de 70 “peitá usamericanu”, kkkkkkkkkk…

Veio na boa, se tem alguém que chupa bala esse cara é o Obama

Soldat

Só foi um recadinho do Putin não entendo o drama dos Âmis afinal as águas sõ internacionais e todos podem passar pertinho dos outros numa boa rsrs…

joseboscojr

Eu acho temerário a atitude do piloto russo. Uma aeronave militar potencialmente perigosa se aproximar de forma suspeita de um destróier, numa região e situação tensa, pra mim justifica sim a defesa.
Só depois é que viram que o caça estava desarmado (desarmado igual os aviões que se chocaram contra o WTC).

joseboscojr

E o Su-24 estava desarmado “em termos”. Na verdade ele não tinha armamentos visíveis, mas canhão também é arma e na distância que chegou do destróier, uma rajada poderia danificá-lo e até colocá-lo fora de combate.

Tadeu Mendes

Caro Jose Boscojr. Olha..na minha opniao…mesmo sabendo que o SU-24 tem seu armamento interno…provavelmente um canhao de 30 militmetros…a diferenca esta no “envelope” que voce esta madando a messagem. O SU-24 estava visivelmente evitando provocar qualquer reacao da US NAVY. Uma passagem desta aeronave carregando misseis nos seus pilons…poderia ser interpretada como ato hostil, e de hostilidade para agressividade a distancia e curta. Caro Joseboscojr…. Os russos nao sao nem kamikazes e nem terroristas suicidas, para se imolarem em uma belonave americana. Caro Santana Dennis, A coisa ai bem diferente…porque Cuba quase leva o mundo para um Terceira Guerra Mundial…e… Read more »

joseboscojr

“Os russos nao sao nem kamikazes e nem terroristas suicidas, para se imolarem em uma belonave americana.” Agora a gente sabe disso, mas o comandante do navio até então não sabia e é ele o responsável pelas mais de 300 vidas a bordo e deveria considerar um avião se aproximando em “rota de colisão” a 1000 km/h uma ameaça, principalmente após não ele não respondido aos procedimentos adotados nesses casos. Mesmo porque, apesar dos sofisticados radar a bordo de um destróier Aegis, ele não consegue dizer se o caça está armado ou não e muito menos ler a mente do… Read more »

Leonardo

Bosco

O fato se deu em águas internacionais, Su-24 tinha muito provavelmente somente armamento interno, canhões da mesma forma que o destróier Aegis com 300 vidas a bordo estivesse correndo certo perigo o piloto e seu caça também estavam vulneráveis, creio que um ato hostil seria se um radar iluminasse outro e vice versa, mas ao que parece não foi essa a questão.

É aquela velha história: Pau que dá em chico também dá em Francisco.

A tensão foi ruim para ambos os lados.

Mayuan

Bosco,

Resta saber quais são as ROE do comandante pois sabemos que uma decisão “Fire/Hold Fire” não é só dele. Garanto que estava todo mundo nas battle stations mas geralmente a orientação é “do not fire untill fired upon”.

Seja como for, sabemos que a administração Obama não deseja entrar nesse salseiro da Ucrânia mas qual é o desejo dos militares? Pessoalmente acredito que seja na mesma direção mas sabe-se lá. Existindo ou não o desejo de se envolver, uma agressão num episódio assim seria uma conveniente justificativa, fosse para uma ação militar ou para sanções mais duras.

joao.filho

Tadeu, que negócio é esse? Chamando pessoas de filho da p. aqui no blog? Assim não se pode. Aonde está a moderação?

Sniper

provoca, provoca, provoca… e nao aguenta um cascudo!

Reinaldo Deprera

joao.filho, quem simpatiza com o Fidel Castro é o que? Adorador da coisa ruim?

Tivesse o Fidel num país com a metade da população da Alemanha e, governando nos 30, teria chego no inferno antes de Stalin e Hitler juntos.

joao.filho

Politica a parte, e não sou adorador de Fidel, Chavez ou qualquer outro comunista maluco, sempre segui esse blog pelo alto nivel das matérias e dos comentaristas aqui sempre presentes. Esse negócio de palavrão e ataques pessoais é simplesmente baixaria, e não cabe no blog.

Agora, com todo respeito, comparar a Alemanha de 1930 com a Cuba de então é brincadeira. Em 1930 Cuba era pouco mais que uma gigantesca plantação de bananas, laranjas e tabaco.

Agora elevemos os debates a um nivel mais educado.

Renato.B

Curiosidade, é possível identificar se o avião está armado ou não, além do alcance visual?

Eu estou achando engraçado, algum oficial russo deve andou lendo Caçada ao Outubro Vermelho, porque isso me lembrou uma passagem do livro. A diferença é que os aviões eram americanos e os navios russos.

clsaraujo

Vale ressaltar que em se tratando de defender suas terras, interesses e seus mares russos historicamente não tem medo de combater vimos isto em eventos passados Napoleão, Hitler, hoje a situação será bem diferente temorosamente catastrófica para ambos os lados e o mundo inteiro devido as armas de destruição em massa penso de maneira histérica que em um único alvo de grande importância abatido entre os dois lados desencadeará a temida guerra nuclear e ponto final a ignorância humana vencerá mais uma vez pondo fim a vida neste planeta tão belo e mal tratado pelos humanos..

Tadeu Mendes

Caros Editores e amigos do site,

Desculpem a minha baixaria. Normalmente sou extremamente educado e mihas palavras vao de encontro ao meu nivel.

Simplesmente perdi a cabeca, porque parece que tem gente que nao viveu neste periodo da guerra fria, ou nao estudou, ou nao entendem quais teriam sido as consequencias para toda a humanidade, os atos perpetrados por revolucionarios irresponsaveis, e a loucura de um guerrilleiro e ditador do terceiro mundo.

Eu sempre que penso nessa gente..eu acabo radicalizando minha postura.

mdanton

O conflito de grandes proporções no leste da Ucrânia é iminente! Fato!

Cabe aos EUA e Europeus deixar os ucranianos resolverem e prestar somente apoio com informações vitais de satélites e comunicações, armas, mercenários, guerra eletrônica, etc.. Lógico que os russos sabem disso (todo navio tem uma gama enorme de guerra eletrônica e contra informações) e a mensagem que estão mandando é: “Se ajudarem os ucranianos atacaremos a fonte de espionagem/informações.

Eu levaria o conflito para as cidades Russas na melhor forma de batalha assimétrica, tai os Chechenos que estão ávidos por apoio em suas investidas em Moscou City. Usem!

Рустамом Bogaudinov

Oh my goodness Russian fektovalschik flying over USS – a tragedy) NATO planes constantly flying over Russian Navy ships and in Moscow this otnosjatsja quietly-and here began hysteria hysteria nablyudaetsya especially in Sweden, Poland, Norway, the Czech Republic, why? Yes because greedy rulers do not give money to the army and Nato – and here in the press nagnetaetsya hysteria, maintaining military corporations $ $ $ $ $ $ Russian go, Russian can attack, known method to clear money for new tanks, planes and funding over the Black Sea, according to the Montreux Convention on the status of the straits,… Read more »

Adam Foerster

Aos colegas que perguntaram se o navio conseguiria determinar se o caça estava armado (com armamento externo pelo menos) a resposta é sim.

Cada Arleigh Burke possui um par de sensores eletro-ópticos Kollmorgen Mk-46 OSS (http://www.clermark.com/documents/mk46.pdf).

Creio que a tripulação foi capaz de identificar a aeronave e verificar que estava desarmada muito antes desta chegar a 1000 jardas de distância.

mdanton

Já pararam para pensar que esses tipos de condutas na verdade são “insiders” para testar e/ou fazer-se revelar defesas, vontade, impetuosidade, enfim, identificar o inimigos em suas mais variadas formas?
Fazer “cara de esfinge” é de muita sagacidade anglo-saxônica. Ponto para eles.

Observador

Senhores, Vou replicar o que coloquei no Poder Naval: Este foi um episódio absolutamente sem importância, uma molecagem dos russos igual aos passeios de TU-95 no Canadá e Suécia. O DDG não tomou nenhuma providência porque detectou que o avião estava desarmado. Como o tempo dos kamikazes já passou, sequer o sistema antiaéreo foi acionado. Estivesse o avião com algum armamento ar-superfície ou antinavio, a conversa seria muito diferente. Como vários falaram acima, é uma “linguagem”: os russos apenas disseram “estamos aqui” e a tribulação do DDG entendeu desta forma. Se achassem que fosse coisa diferente, este avião não teria… Read more »

Almeida

Do blog Poder Naval:

“O Donald Cook é mais do que capaz de se defender contra dois SU-24″. — coronel Steve Warren

Tanto os russos quanto os norte americanos sabem disso, foi só troca de “gentilezas”, comum na época da Guerra Fria. A mensagem foi dada, primeiro pelos norte americanos ao enviar o destroyer, depois pelos russos sobrevoando o mesmo.

Iväny Junior

Bem, eu não sei a situação da força tarefa que os EUA enviaram. Mas fosse a situação de ataque, o avião russo viria abaixo da linha de radar (tal como os super entertard argentinos) e lançaria os mísseis à distância. Esse sobrevoo até agora não tem sentido se isso não foi feito. Imagino que eles tenham se aproximado por baixo, e depois subido pra dizer que chegaram ao ponto de disparo sem terem sido detectados. Claro que isso é uma hipótese. Mas um destróier sem um apoio de NAe ou bases terrestres próximas é um alvo fácil, porque a curvatura… Read more »

Vader

Caro Ivany, será mesmo que um Destroyer AEGIS de última geração precisa tanto de bases em terra ou NAes, contando com a mais precisa, vasta e poderosa rede de satélites do mundo?

Tenderia a dizer que são as bases em terra (litoral) e os PAs que precisam de um Arleigh Burke, e não o contrário…

Sds.

Vader

Ah sim, e esqueci de mencionar o apoio aéreo e de drones que o comandante do Destroyer pode chamar em um erguer de dedos…

joseboscojr

Os EUA possuem uma rede de satélites ELINT e de radar de reconhecimento terrestre (radar de abertura sintética). Isso permite que eles tenham uma visão geral do que há em volta de seus navios ou força tarefa, mas é insuficiente para uma solução de tiro OTH. Para que isso ocorra é necessário o auxílio de meios aéreos (tripulados ou não). Com a introdução do LRASM, que funcionará na verdade como um drone autônomo, um navio poderá prescindir da ajuda de meios aéreos e poderá efetuar um ataque usando apenas as informações da rede de satélites, mas isso só ocorrerá dentro… Read more »

Tadeu Mendes

Joao.filho,

Voce disse:

” Em 1930 Cuba era pouco mais que uma gigantesca plantação de bananas, laranjas e tabaco.”

Quero fazer uma retificacao:

Em 2014 Cuba nao passa de uma gigantesca plantacao de bananas, laranjas e tabaco.

Estou mantendo o alto nivel do dialogo. Mas o que eu penso de tipos como FIdel Castro, Che Guevara, Hugo Chaves e Nicolas Maduro…..e melhor eu nao dizer nada.

They are a bunch of assholes.

Tadeu Mendes

Amigos,

Quanto ao video postado acima, sobre a US NAVY, e respeito ao incidente em 1998, este era o tipico comportamento da marinha russa contra as belonaves americanas durante a guerra fria.

Mas aqui esta meu discurso motivacional preferido….Crimson Tide

http://www.youtube.com/watch?v=V6eOmp0TwOg

joseboscojr

Um Su-24 pode se aproximar de forma agressiva a 1 km de um Aegis e não é molestado, mas se fosse uma pequena lancha se aproximando de forma suspeita e que não respondesse aos avisos seria destroçada pelo Mk-38 bem antes de chegar a 1 km.
Engraçado né?!!

Observador

Iväny Junior 16 de abril de 2014 at 17:00 # O piloto russo nunca chegaria perto de um DDG com um perfil de voo semelhante aos super étendard argentinos. Exatamente pelo que ocorreu na Guerra das Malvinas a doutrina de AAW foi modificada, os sensores aperfeiçoados e hoje seria muito difícil repetir o feito dos argentinos. A curvatura da Terra continua a ser um calcanhar de aquiles dos navios de guerra, mas muito menos do que na década de oitenta do século XX. O piloto russo só faria uma aproximação destas se quisesse receber um Standard SM-2MR Block 4 ou… Read more »

joao.filho

Tadeu… Indeed they are a bunch of narcissistic assholes. Unfortunately our poor Latin America is full of them, and full of hundreds of millions who keep them in power into perpetuity.

joseboscojr

Um Su-24 pode atacar OTH usando mísseis Krypton e Kilter (dentre outros) permanecendo fora do alcance das defesas de um Aegis, mas difícil são os mísseis passarem pelas defesas multicamadas.
Sem dúvida houve grande evolução dos sensores desde as Malvinas, mas o horizonte continua um obstáculo difícil de ser superado por um navio isolado. Os maiores avanços foram nos sistemas defensivos.
Enquanto a doutrina de operação de porta-aviões determina que se deve atirar preferencialmente no arqueiro, no caso de um navio isolado quase que obrigatoriamente o alvo será a flecha.

Рустамом Bogaudinov

Tadeu Mendes 16 de abril de 2014 at 19:44 # Amigos, Quanto ao video postado acima, sobre a US NAVY, e respeito ao incidente em 1998 _________ in 1998, there was no Sovetkogo Union-Yes knowledge 0-you even ask something than nezti nonsense:) Your video-it was May 25, 1968 TU-16R, Lieutenant-Colonel a. Plieva performed reconnaissance aircraft carrier Essex United States NAVY in the Norwegian Sea. Around at low altitude, snagged the wing. The crew was killed, the bodies of the three crew members were picked up by the Americans and handed over to Soviet agents. There are American movie and photo… Read more »

Tadeu Mendes

Joao.filho….you are absolutely right. Unfortunately it is all true.

As long as you have millions of people being fed by the hands of the government, in order to guarantee the status quo, there will be no change whatsoever in the structure of power.

Latin America in general, has a long and ongoing obsession with marxism and populist ideals.

Iväny Junior

Concordo plenamente com esse comentário do bosco

joseboscojr
16 de abril de 2014 at 19:33 #

costamarques

“contando com a mais precisa, vasta e poderosa rede de satélites do mundo”

A Russia possui uma rede bem poderosa tbm!

Hoje a Russia pode fazer frente a NATO, no passado as forças armadas Russas estavam decadentes e eram uma herança soviética, vide a guerra da chechenia, na Georgia eles estavam desordenados, mas agora eles estão mais preparados do que nunca, sem contar que a georgia era uma força que já estava moldada aos padrões da nato, tanto é que até no Iraque eles estavam!

Tadeu Mendes

Costamarques,

Nao como a dos EUA; nao chega nem perto; lem do mais a Russia e carente em termos C3.

E nem venha com essa estoria de Glonass. porque esse sistema GPS russo nao cobre nem a metade do globo terrestre, e bastante limitado e regional.

Os russos possuem uma quantidade satelites de monitoramento (espionagem), mas nao e Data Centric.

Tenho minhas duvidas sobre a eficiencia e operacionalidde do NCW russo.

NCW >>>(Network Centric Warfare),

costamarques

Cara na boa, eles são mais avançados que os americanos em tecnologia espacial, então acredito que em satélites estejam bem próximos!

Max

Mais avançados em tecnologia espacial ??? De acordo com um general russo entrevistado no Ria Novosti á uns dois anos, a Russia precisa investir muito nessa área inclusive em termos de tecnologia militar por estar décadas atrás dos americanos. Tem muito equipamento americano nos centros de controle espaciais russos , tem coisa até com logotipo da HP para citar um exemplo. Vi tempos atrás o lançamento de novos uniformes militares russos e parte do material vinha dos EUA . Botas com Gore-tex por exemplo. não sei se era só pra teste ou se entrou mesmo em serviço, mas o fato… Read more »

joseboscojr

Costamarques, O fato dos russos manterem um serviço de voos orbitais tripulados e os americanos não, não os faz serem mais avançados que estes, apenas indica a prioridade que cada país deu ao seu programa espacial. Os russos podem até não estar atrás dos americanos em termos tecnológicos, mas com certeza não estão à frente. E em termos quantitativos, com certeza os russo perdem feio. Há uma série de desdobramentos de um programa espacial nos países citados, e os voos tripulados é apenas um deles, que após anos da dianteira americana devido à operação do space shuttle foi relegado a… Read more »

joseboscojr

E em relação à retomada dos voos orbitais tripulados por parte dos americanos, deve ser breve. Há cerca de uma dezena de projetos e muitos já estão em vias de se tornar operacional, com a vantagem de usarem lançadores convencionais. Ou seja, o que está sendo desenvolvido é só o veículo tripulado (reutilizável) já que os foguetes já existem. Diferente do caríssimo space shuttle, a nova geração de shuttles terá baixo custo apesar de só ser reutilizável o veículo tripulado. https://www.globalsecurity.org/space/systems/images/dream-chaser-1.jpg Para os americanos que já possuem expertise no assunto, não é nenhum bicho de sete cabeças fazê-lo, o que… Read more »