Mulheres mecânicas de avião conquistam espaço no mercado de trabalho

1

GE Celma 3

A presença de mulheres trabalhando como mecânicas de aviação pode parecer uma coisa incomum à primeira vista, mas elas estão conquistando também esse mercado. E já são muitas! Mais focadas e detalhistas do que os homens na função, elas já são 143 funcionárias trabalhando na GE Celma, a principal revisora de turbinas de aviação do Brasil, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Sandra Costa, gerente de RH da empresa, observa um aumento no interesse de mulheres pela carreira de mecânica desde 2006. No curso de manutenção aeronáutica na Escola de Aviação Edapa, por exemplo, as mulheres já preenchem 20% das vagas. Segundo ela, só não há mais mulheres trabalhando com aviões por desconhecimento: “Ainda falta informação para que mais mulheres saibam as possibilidades de carreira dentro de uma empresa do ramo da aviação”, constata. A GE Celma desenvolve um trabalho em parceria com o SENAI para mostrar as possibilidades de crescimento profissional para mulheres nesse ramo. Na sede de Petrópolis do Serviço Nacional, onde os jovens aprendizes fazem o curso de mecânica de aviação, são 30% das vagas que estão ocupadas por mulheres. “É comum o caso de mulheres que nunca tinham imaginado trabalhar com aviação e hoje estão completamente apaixonadas pela profissão. E aí, elas descobrem um mundo onde não há diferença de gênero.”

Ainda segundo Sandra Costa, a aviação exige uma qualificação profissional que se encaixa no perfil das mulheres. Os funcionários da GE Celma lidam com processos muito complexos e o foco e poder de concentração delas fazem a diferença. “Mesmo em um ambiente muito masculino, como o da aviação, eu sinto que o que prevalece é o jeito feminino de ser”, observa.

A presença das mulheres no ambiente de trabalho ainda contribui para a diversidade do quadro de funcionários, o que traz vantagens na operação e na qualidade do trabalho. “A diversidade enriquece a cultura, transforma a empresa e deixa o ambiente sempre contemporâneo”, finaliza Sandra Costa.

GE Celma 2

DIVULGAÇÃO: Ideal – The Reputation Agency

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Essas mecânicas de aviões são uns “aviões”.
Rsrsssss