Rússia vai desenvolver um caça leve

13

Mikoyan LMFS - 1

Moscou, 11 de dezembro – a Rússia deverá começar logo o desenvolvimento de um avançado caça a jato leve para complementar o caça de quinta geração T-50 pesado, disse um alto oficial do governo na quarta-feira.

Espera-se que a nova aeronave seja mais barata de produzir e fácil de manter, mas que também possuirá capacidade de combate e performance comparável aos caças mais pesados.

“O desenvolvimento do novo caça leve foi incluído no novo programa de aquisição de armas. Ele será criado”, disse que o Vice-Primeiro-Ministro Dmitry Rogozin, abordando a câmara baixa do Parlamento.

Rogozin, que supervisiona as indústrias de defesa e espaço, disse que os caças leves estão em maior demanda no exterior, em comparação com as aeronaves pesadas e avançadas, como os caças Su-30 e T-50 planejados.

A Rússia está atualmente desenvolvendo os caças T-50 multimissão pesados, também conhecidos como PAK-FA, que serão o núcleo da frota de caças russa. O T-50 deverá entrar em serviço com a Força Aérea da Rússia em 2016.

Rogozin, que primeiro expressou a ideia de desenvolver um segundo tipo de caça de quinta geração, em fevereiro de 2012, disse na quarta-feira que a Rússia sempre teve pelo menos dois tipos de caças táticos que, em geral, complementaram um ao outro. O exemplo mais recente é o par MiG-29/Su-27.

Rogozin não especificou qual dos dois principais designers de jatos de combate da Rússia – MiG ou Sukhoi – será responsável pelo desenvolvimento do futuro caça leve russo.

Mikoyan LMFS - 5

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês) / ILUSTRAÇÕES: Paralay

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Igual ao F-35 ???

Sds.

Clésio Luiz

Com todo respeito ao Paralay, o meu projeto é melhor 🙂

andersonrodrigues1979

Olha ai uma oportunidade

Iväny Junior

Espero mais um Mig no ar, desde o 35.

Wagner

Esse desenho é oficial ou é especulação ??

os russos com certeza farão um caça legitimo ” caça ” , e não aquela coisa 18 em 1 que a Lockheed fez, idolatrada como divina por alguns…

Nick

Se o desenho do futuro MIG for isso ae, não se pode mais chamar os chineses de não serem originais. 🙂

[]’s

Marcos

– Seria uma solução para o Brasil?
– Sim! Mas só se seguisse o caminho do M-346.

Antonio M

Quer dizer, os caças são multi-missão mas não vão acabar com Hi-LO tão cedo ….

Almeida

Faz todo o sentido. Pra Rússia.

Mauricio R.

Necessidades parecidas, levam a soluções similares.
Esqueceram???

Edgar

Se essa ilustração do Paralay se concretizar, esse biplace ficará muito parecido com treinadores como o M-346:

M-346

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Edgar, tem algumas semelhanças entre soluções básicas de projeto, mas creio que a escala é consideravelmente maior.

Oganza

“Espera-se que a nova aeronave seja mais barata de produzir e fácil de manter, …”

Será que eles já estão sentindo a pressão? Afinal esse papo de caças de 5ª geração e tal, não é como era na época dos MIG 21 não, que era praticamente um MBT com asas, puro pé de boi.

Agora, o mesmo trecho ai de cima, me lembra muito algumas declarações de um certo JSF lá pelo início do século… vamos esperar pra ver, acho mais prudente…. rsrsrs

Sds.