China anuncia sucesso em teste de drone de combate

9

Li Jian

O Exército chinês realizou pela primeira vez com sucesso o voo de um drone de combate furtivo, uma operação que confirma os avanços da China na tecnologia militar para competir com os Estados Unidos, anunciou a imprensa oficial.

O voo aconteceu na quinta-feira na região sudoeste da China, durou 20 minutos e o aparelho pousou sem problemas, segundo as fontes oficiais. O “Lijian” (“Espada afiada”), parecido a um drone militar americano Northrop Grumman X-47B, pode executar missões de vigilância e de ataque a distância. No início de 2011, as autoridades chinesas revelaram o primeiro protótipo do aparelho, antes do que era esperado pelos especialistas, o que confirmou a rápida modernização do exército do país.

A China, que tem o maior exército do mundo e um arsenal nuclear, é o segundo país do mundo com mais gastos no setor de defesa, atrás apenas dos Estados Unidos.

China-Air-Force_Lijian-Sharp-Sword-UCAV_180513

FONTE: Terra/AFP

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Sinceramente ou é muita falta de criatividade dos engenheiros mundo afora ou é cópia descarada mesmo. Francamente, estão TODOS saindo “parecidos”:


nEUROn


X-47B


RQ-170

eduardo pereira

Creio que este formato estrutural é o grande pulo do gato, provavelmente proporciona melhores resultados que outras formas geométricas dentro do que se pretende conseguir fazer com a aeronave e sendo assim saem todos iguais .

Parabens mais uma vez a China que esta bombando em desenvolvimento tecnologico numa velocidade espantosa !!

Sds. Eduardo o observador.

eder albino

Nas fotos apresentadas pelo Edgar, dá a impressão que as rodas traseiras do X-47B são menores que as dos VANTS europeu e chinês. Ou é impressão minha?

Santana Denis

Da queda do Drone americano no Iran até hoje realmente é muito pouco tempó para produzirem algo próximo do original, eu não acredito que tenha sistemas similares, pelo menos hoje ainda não. mesmo levando em consideração que podem através da tecnologia reversa terem descobertos alguns sistemas importantes, sei la códigos etc…, mas tem questões que que complicado sobre tudo relacionado aos compostos para fabricação de alguns itens mas… .

Nick

Caro Edgar,

É claro que os chineses se basearam no desenho do X-45 ou X-47. Da mesma forma que o NeuroN francês.

Mas, também existem razões técnicas para todos esses drones serem parecidos, especialmente a capacidade de refletir as ondas eletromagnéticas para determinada direção.

Enfim, parabéns aos chineses.

[]’s

Mauricio R.

Considerando que o X-47 da Northtrop só se tornou algo viável, após o Pentágono mandar entregar a tecnologia de comando e controle desenvolvida pela Boeing a rival, esse drone chinês ainda é um aeromodelo RC; daqueles que voam no Ibirapuera.
Os chineses ainda tem mto chão pela frente, felizmente eles lá são mto pacientes.

Mayuan

Maurício, de fato, eles ainda tem que cobrir uma distância enorma mas também é fato que eles começaram fazendo isso a pé, passaram pra charrete, de lá pra bicicleta, de lá pra moto e por aí vai. Ou seja, quanto mais andam mais rápido chegam perto de correr….

Tadeu Mendes

Amigos,

A diferenca entre esses briquedos chineses, iranianos, e outras republiquetas mas e que os drones americanos funcionan de verdade.

Sao altamente avancados, mas os chinas e persas sao apenas carcacas voadoras RC. como dizia o amigo acima.

A China esta bombbando sim, a industria de brinquedos militares em escala real e impressionante….mas nao passam de brinquedos.