China cria zona de defesa aérea que inclui ilhas disputadas com Japão

29

J-11

A China anunciou neste sábado a criação de uma área de defesa aérea no Mar da China Oriental, incluindo as ilhas controladas pelo Japão, mas reivindicadas por Pequim, provocando protestos de Tóquio.

Todos os aviões que cruzarem esta nova zona de defesa aérea deverão cumprir certas obrigações, sob pena de uma intervenção militar, indicou o Ministério da Defesa chinês em um comunicado.

Entre outras coisas, as aeronaves deverão fornecer seu plano de voo detalhado, indicar claramente a sua nacionalidade e manter comunicação de rádio de maneira que possibilite uma “resposta rápida e adequada aos pedidos de identificação” das autoridades chinesas.

O traçado desta zona, de acordo com um mapa publicado no site do Ministério da Defesa, cobre grande parte do Mar da China Oriental, entre a Coreia do Sul e Taiwan, incluindo as ilhas Senkaku, controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China sob o nome de Diaoyu.

A zona cobre águas territoriais japonesas, o que poderia acirrar ainda mais as tensões entres os dois países.

fronteira-size-620

O Japão reagiu ao anúncio de Pequim, e o ministro das Relações Exteriores expressou “seu vigoroso protesto”, segundo a agência de notícias Kyodo.

“As Forças Armadas chinesas adotarão medidas defensivas de emergência em reação às aeronaves que não cooperarem com os procedimentos de identificação ou recusarem cumprir as instruções”, advertiu o ministério chinês.

Estas regras entram em vigor neste sábado às 2h GMT (0h no horário de Brasília), segundo o comunicado.

Um porta-voz do ministério chinês da Defesa, Yang Yujun, assegurou, no entanto, que a criação desta zona corresponde à “práticas internacionais ordinárias” e tem como objetivo “proteger a soberania do Estado, manter a segurança das terras e águas territoriais, e a ordem na navegação aérea”.

“Este tipo de zona, determinada segundo os limites do espaço aéreo territorial, permite a um país identificar, observar e controlar os aviões” antes que entrem no espaço nacional, explicou, ressaltando que o Japão estabeleceu uma zona parecida em 1969.

Segundo a agência oficial Xinhua, desde a criação da primeira zona de identificação de defesa aérea pelos Estados Unidos em 1950, cerca de vinte países seguiram seus passos. “É uma medida necessária para assegurar o direito legítimo da China de se defender. (Esta zona) não visa ninguém em particular e não afetará a liberdade de circulação no espaço aéreo em questão”, afirmou em uma entrevista publicada no site do ministério.

Mas esta decisão de Pequim pode aumentar os riscos de um confronto imprevisto nas ilhas de Senkaku. Na sexta-feira, quatro navios da Guarda Costeira chinesa entraram nas águas em torno das ilhas.

O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, considerou no final de outubro que essas incursões chinesas ameaçavam a paz na região.

Há um ano, as relações entre o Japão e a China se deterioram consideravelmente devido a este conflito territorial. Em setembro, o Japão nacionalizou três das cinco ilhas do arquipélago e provocou uma onda de manifestações anti-japonesas, por vezes violentas, em várias cidades chinesas.

Desde então, Pequim frequentemente envia navios para patrulhar as águas territoriais destas ilhas, localizadas 200 km ao nordeste de Taiwan e 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão).

J-11 - 2

FONTE: AFP/Terra

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

A China está testando todos os limites internacionais com uma imposição dessas. Se o desenho do espaço aéreo estiver certo, tem uma parte da ilha que estará sob assédio chinês. Eles parecem querer testar o poderio do j-10 contra o mitsubish f.2.

Alexandre Galante

Está mais para J-11 versus F-15J

champs

F-15J?

Neste caso, seria mais seguro para os chineses fecharem logo aquela compra de 24 Su-35S com a Russia.

bitt

Bravata é uma característica básica da política externa chinesa, desde a época dos imperadores. Mas não creio que eles levem adiante este projeto, pq são pragmáticos ao extremo e certamente não irão querer espetar os EUA, pelo mns não nas próximas duas décadas. Qdo o filhote deles a Coreia do Norte, começou a esbravejar alto demais, eles não deram um chega prá lá em Pyongyang? Por sinal, as fotos são belíssimas.

Sniper

Não adianta a China ficar ciscando, nem esperneando… Ficam de chantagem e bravata galvanizando ressentimentos históricos, mas o que o Japão fez durante a 2a Guerra Mundial está feito e vão ter que engolir.
Acham que estão dando demonstração de força, quando na verdade, subliminarmente deixam as vísceras expostas de um complexo que continuamente dão provas de não conseguir superar.

Marcos

Um eventual acirramento levará os EUA a levantarem embargos contra a China. E ai os chineses vão exportar para quem. Não [é a toa que muitas empresas americanas já começaram a transferir suas produções para outros países.

Marcos

Pouco provável que os chineses vão expor seus J-10. Em um provável embate (e perda) ficariam expostos e sem ter com que fazer bravata. Já os japoneses não colocar o que tem de melhor, que são os F-15.

Lyw

Pela distância em que esta nova “Zona de Defesa Áerea” se encontra do continente, isto é missão pra os SU-30MKK e J-11.

Mauricio R.

Madame dragão está de TPM…

champs

“Um eventual acirramento levará os EUA a levantarem embargos contra a China. E ai os chineses vão exportar para quem…”

Marcos, a China não é nenhum Irã ou Cuba, estamos falando da atual locomotiva do mundo, qualquer medida deste tipo geraria uma crise econômica das grandes, quebraria muito país, inclusive os americanos, que tem boa parte dos títulos da sua dívida pública na mão dos chineses.

Estamos falando de uma potência e não de uma republiqueta.

Alexandre Galante

When China awakes, it will shake the world.

– Napoleon Bonaparte

Once China becomes strong enough to stand alone, it might discard us. A little later it might even turn against us, if its perception of its interests requires it.

– Henry Kissinger

Rinaldo Nery

Champs, aprendi o contrário: os títulos chineses estão nos bancos americanos. Estou errado?

Mayuan

Champs e Nery, Segundo a BBC, a China possui 3,44 trilhões de dólares em reservas compostos de moedas estrangeiras sendo 65% desse valor em dólares, ou seja, 2,21 trilhões de dólares se minha fraca matemática não me engana. É muito dinheiro ainda mais se você considerar que ela é a segunda maior detentora de títulos da dívida externa americana. Atrás dela só o FED. Não é um país contra o qual se levantar embargos econômicos, definitivamente… Tive um professor de geopolítica que sempre afirmava que as probabilidades indicam para a China ser ou acender o estopim para a 3ª GM… Read more »

champs

Rinaldo Nery, A China hoje é o maior credor dos Estados Unidos, como os títulos americanos são considerados os de maior segurança para os investidores, muitos países constituem parte de sua reserva comprando os títulos da dívida pública americana, foram através destes créditos que os americanos financiaram sua economia na época da recessão de 2008, inclusive a gerada pelos altos gastos militares em guerras. Sem estes recursos os americanos teriam sérios problemas em recuperar sua economia, e ao mesmo tempo, os chineses perderiam boa parte de suas reservas, já que não receberiam a remuneração pelos títulos. Um conflito, mesmo que… Read more »

Rafael M. F.

Eu sei que é um clicê, mas a China reúne o pior do capitalismo predatório com uma ditadura. São como uma praga de gafanhotos, por onde passam deixam apenas miséria. Seu capitalismo se assemelha muito ao capitalismo norte-americano do fim do séc. XIX. E um sistema capitalista predatório gera graves tensões sociais, que no caso chinês estão sendo mantidas sob controle através de um gigantesco aparato repressivo-punitivo estatal. Mas esse sistema possui um calcanhar-de-aquiles: só se mantém em funcionamento enquanto o país mantém altas taxas de crescimento econômico. Para a China manter seu crescimento econômico, precisa garantir sua segurança alimentar… Read more »

Rodolfo Ribeiro Machado

Prezados Champs, Nery e Mayuan, a questão é saber quanto tempo os EUA ainda poderão manter a atual absurda emissão de dólares sem lastro(flexibilização quantitativa) sem que o dólar entre em colapso, já que a almejada recuperação econômica não vem, e estes dólares acabam sendo usados pelos bancos para a compra de títulos da divida americana, o governo dos EUA emite assim mais títulos e mais dólares que empresta aos bancos que compram mais títulos, e o dinheiro não chega as linhas de credito para o consumidor final. Este processo ameaça desvalorizar o dólar e causar inflação. O resto do… Read more »

Control

Srs Quanto a tendência de conflito pelo controle do Mar da China, um aspecto pouco considerado e a psicologia dos orientais, para os quais manter a face é primordial. Esta característica da cultura dos chineses e japoneses pode levar a uma guerra simplesmente porque nenhum dos lados pode recuar sem sofrer uma humilhação, coisa que é inaceitável, para eles. O Japão, claramente está mudando sua posição em função da expansão militar chinesa e, logo, além de implementar sistemas de defesa antimíssil, estará desenvolvendo em segredo (se já não o fez) armamento nuclear. Se não houver um autocontrole chinês, a possibilidade… Read more »

Rafael M. F.

um aspecto pouco considerado e a psicologia dos orientais, para os quais manter a face é primordial. Esta característica da cultura dos chineses e japoneses pode levar a uma guerra simplesmente porque nenhum dos lados pode recuar sem sofrer uma humilhação Acredito que o tempo e a gradual ocidentalização desses dois países possa ter amaciado essa característica. A minha preocupação maior é o ressurgimento de antoigos ódios, já que a China não esqueceu o que foi feito na Manchúria. Mas você tocou em um ponto importante que passou despercebido por mim: Se não houver um autocontrole chinês, a possibilidade de… Read more »

Mayuan

A qualificação como gafanhotos é corretíssima. 1 bilhão de gafanhotos, o que é pior. Pra colocar os fatores de população exagerada e segurança alimentar mais ainda em questão existe a notícia recente de que foi quebrada a regra de que cada casal pode ter apenas 1 filho. Aparentemente a preocupação com esse fator cedeu espaço à preocupação com o envelhecimento da população. Pode também ser algo que ainda não atinei. Agora, esse interesse exacerbado deles por recursos naturais vindo da Africa e AL é que me preocupa mais. A Africa é uma colcha de retalhos e manipular seus governos não… Read more »

Rafael M. F.

Mayuan 24 de novembro de 2013 at 10:00 # Pra colocar os fatores de população exagerada e segurança alimentar mais ainda em questão existe a notícia recente de que foi quebrada a regra de que cada casal pode ter apenas 1 filho. Isso aconteceu porque a população chinesa está defronte a uma consequência inesperade de uma política drástica e mal-planejada de controle de natalidade: há menos mulheres no país, pois os casais davam preferência a meninos, chegando ao extremo de matar os bebês do sexo feminino que nasciam. Menos mulheres significam menos nascimentos, isso em uma população passando por um… Read more »

GHz

“Alexandre Galante 23 de novembro de 2013 at 12:26 #

Está mais para J-11 versus F-15J”

Ou 300 J-11 (em produção)/Su-30MKK/ Su-27SK versus 150 F-15J (fora de linha, em modernização)…

Wagner

Será interessante analisar os resultados de um confronto entre Sukhois e F 15 s.

Os fabricantes colheriam muitos dados a serem aplicados.

pco-andrade

Não vejo os USA lançando artefatos nucleares contra a China por uma guerra contra o Japão.

A China não precisaria por no chão mais do

pco-andrade

me desculpem. apertei algum botão indevidamente.

retomando e concluindo.

Não vejo os USA lançando artefatos nucleares contra a China por uma guerra contra o Japão.

A China não precisaria por no chão mais do que duas ou três bombas nucleares pra fazer o Japão recuar.

Assim sendo, as escaramuças de guerra irão se prolongar no tempo sem contanto haver um embate direto.

juarezmartinez

Meu amigo, na hora em que o comando de defesa aeroespacial Americano detectar ICBMs, oi IRMS rumo ao Japão, a China via virar uma imensa enorme cratera radioativa.

grande abraço

geobosco

Posso estar errado, mas isso não vai dar em nada. Cachorro grande não encara cachorro grande . Os EUA tem importantes negócios comerciais com a China e vice-versa, e ninguém, no nosso mundo capitalista de hoje, vai querer perder um parceiro comercial por um punhado de ilhas desabitadas em diputa por dois países que não se entendem há séculos. Se a China atacar o Japão, os EUA vão intervir pesado, além de outros com medo que sobrem para eles ( Coréia do Sul, por exemplo) e assim vão afundar sua economia , pois dependem dos EUA como parceiro comercial e… Read more »

Severo

Concordo plenamente com o Juarez, nesse momento todos os satélites já estão de olho na movimentação da região. O dragão pode soltar fumaça, ficar testando, mas sabe que neste momento não tem capacidade de suportar um grande conflito como esse, e os EUA não deixariam o Japão sem suporte, ainda mais com tantas bases americanas na região.

Penguin

26 de Novembro, 2013 – 20:00 ( Brasília ) Geopolítica BOMBARDEIROS DOS EUA INVADEM ZONA DE DEFESA AÉREA CHINESA Dois aviões bombardeiros americanos B-52 entraram na polêmica zona de defesa aérea disposta pela China, sem informar Pequim, segundo dirigentes americanos nesta terça-feira. Os aviões, que não levam qualquer tipo de armamento, decolaram na segunda-feira da ilha de Guam no Pacífico. Seu voo estava previsto há tempos e faz parte de um exercício na zona, segundo a fonte. “Ontem à noite (segunda-feira), realizamos um exercício que estava planejado há tempos. Envolveu duas aeronaves que partiram de Guam”, afirmou o porta-voz do… Read more »