Jatos Gripen, F-16 e L-159 nos exercicios ‘Steadfast Jazz’ e ‘Brilliant Arrow’, da OTAN

3

cena vídeo OTAN - Exercício Steadfast Jazz

Abaixo, vídeos disponibilizados pelo “Allied Command Operations” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mostram caças como o Gripen, F-16 e jatos L-159 participando do exercício “Steadfast Jazz”, realizado na Polônia, assim como entrevistas com pilotos e pessoal de manutenção, prévias do exercício e informações sobre a Força de Resposta da OTAN (NATO Response Force – NRF).

Segundo informe do Ministério da Defesa da República Tcheca, os caças Gripen do país, assim como os jatos subsônicos L-159 ALCA, operaram junto a caças F-16 da Polônia e Gripen da Hungria na força “azul”, opondo-se a caças MiG-29 e jatos de ataque Su-22 poloneses, que formavam a força “vermelha”.

 

Os dois vídeos mais abaixo mostram exercício anterior, o “Brilliant Arrow 2013” (na Noruega), com voos de caças F-16 portugueses e poloneses e entrevistas com pilotos e pessoal de apoio (no caso de Portugal, os F-16 são apresentados por uma militar portuguesa).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
maxi47

off topic: fonte: Jornal o Povo Base Aérea pode ser transferida para Natal, diz Heitor Férrer O deputado Heitor Férrer (PDT) informou nesta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa, que apresentou um requerimento pedindo a manutenção da Base Aérea de Fortaleza, que passa por processo de esvaziamento. Segundo ele, a base está ameaçada de ser transferida para o Rio Grande do Norte. “Fui procurado por pessoas preocupadas com a transferência da Base Aérea para Natal”, informou o deputado, dizendo a perda do equipamento, após 77 anos, é um “desrespeito” ao Ceará. O requerimento, segundo ele, será encaminhado ao Ministério da Defesa,… Read more »

Rinaldo Nery

Nao entendi o comentario fora da materia em questao. O Rumba sera transferido, sim, para Natal. O Comandante da Aeronautica ja assinou a Portaria. A intencao eh centralizar todas as Unidades da Primeira Forca Aerea na mesma Base. Fortaleza sera transformada em Nucleo de Base Aerea, como Santos.

Iväny Junior

É importante avaliar este exercício para se ter uma opinião embasada acerca do Gripen e outros aviões que estão participando.