Pilotos (e ‘pilota’) tchecos de L-159 treinam na Lituânia

0

Baltic Eye - tenente Katerina Hlavsova na cabine de L-159A Alca - foto MD República Tcheca

Exercício ‘Baltic Eye’ foi preparação para o ‘Steadfast Jazz’ da OTAN, que contará também com a participação de caças Gripen da República Tcheca

Belas imagens de jatos L-159 da Força Aérea da República Tcheca em treinamento sobre a Lituânia (onde operam atualmente caças F-16 belgas desdobrados, no rodízio da OTAN para defender o espaço aéreo do Báltico), no exercício “Baltic Eye”. O exercício foi uma preparação para um outro bem maior, o “Steadfast Jazz”, que está começando agora na Polônia, envolvendo a Força de Resposta da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No Baltic Eye, que teve a duração de uma semana, pilotos de quatro  jatos subsônicos L-159 (incluindo a tenente Katerina Hlavsova, da foto de abertura) participaram simulando tanto aeronaves de defesa aérea quanto intrusos, de forma a exercitar também o pessoal lituano do centro de controle e informações de Karmelava.

L-159 no Baltic Eye - foto MD República Tcheca

L-159 e F-16 no Baltic Eye - foto MD República Tcheca

Nas versões de dois lugares do L-159 voaram também pilotos lituanos, e dois dos oito modelos modernizados L-159A voaram no Baltic Eye.

L-159 no Baltic Eye - foto 2 MD República Tcheca

Quanto ao exercício Sdeadfast Jazz, a Força Aérea da República Tcheca vai participar com seis L-159 e quatro Saab 39C Gripen. Os jatos L-159 operarão a partir da Base Aérea de Poznan, na Polônia, enquanto os supersônicos Gripen vão decolar para as missões a partir da base em que ficam estacionados na República Tcheca, Caslav. Estão programados reabastecimentos em voo dos caças Gripen com aviões de reabastecimento KC-135 FR da Força Aérea Francesa.

L-159 e F-16 no Baltic Eye - foto 3 MD República Tcheca

L-159 e F-16 no Baltic Eye - foto 2 MD República Tcheca

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments