segunda-feira, agosto 2, 2021

Gripen para o Brasil

Contagem regressiva para Saito substituir Amorim na Defesa

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Celso Amorim - Lutz Bertling ex-pres Eurocopter - Moura Neto - Juniti Saito - inauguração Helibras out 2012 - foto Nunão - Forças de Defesa

Sim, é isso mesmo que você leu: daqui a dois dias o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, substituirá o ministro Celso Amorim na pasta da Defesa. A portaria de 8 de outubro de 2013, assinada pelo ministro, foi publicada apenas na edição de hoje, 24 de outubro, do Diário Oficial da União (DOU).

Porém, antes que o leitor se assuste, trata-se de uma decisão em caráter temporário e com motivo simples: entre os dias 26 e 30 de outubro, o titular da pasta estará fora do Brasil, em viagem oficial à Eslováquia para participar da reunião ministerial de Defesa do Grupo de Visegrado. Assim, o brigadeiro Juniti Saito substituirá interinamente o ministro titular Celso Amorim no cargo de Ministro da Defesa durante o afastamento deste.

Segue, abaixo, a íntegra da Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Clique aqui para acessar a página onde foi publicada no DOU, juntamente com outras relacionadas à viagem da comitiva do ministro Amorim.

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 2.822/MD, DE 8 DE OUTUBRO DE 2013

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso de suas atribuições legais e conforme o disposto no art. 1º, inciso II, do Decreto nº 6.532, de 5 de agosto de 2008, resolve:

DESIGNAR o Tenente Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO, Comandante da Aeronáutica, para substituí-lo, interinamente, no cargo de Ministro de Estado da Defesa, no período de 26 a 30 de outubro de 2013, durante o afastamento do País do titular da Pasta, em viagem oficial à Eslováquia.

CELSO AMORIM

- Advertisement -

16 Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Klesson

Bem que o Brigadeiro poderia continuar no cargo sem problemas. Ele entende o Amorim não.

Marcos

Essas coisas de Banânia. Só aqui!

Guilherme Poggio

Isso mostra o prestígio que ele tem.

Antonio M

Que o Amorin se aposente e vá brincar com os netinhos …..

tiagobap

Uma pergunta: tirando-se a questão política para considerar somente a técnico-burocrata, o TB Saito, na função de ministro, mesmo que temporário, pode decidir alguma coisa realmente importante, tipo o FX-2?

Antonio M

tiagobap 24 de outubro de 2013 at 12:33 # Creio que não, a fase da escolha técnica já foi definida a tempos, agora quem pecisa bater o martelo mesmo é o poder executivo. A única possibilidade na minha opinião, seria a de um “teatro” com a conveniência de Saito estar participando à época da escolha sendo responsabilizado na parte que lhe cabe para preservar o verniz pacifista e francófilo do Amorin, que tantas vezes foi fazer suas “visitas técnicas” na França com recepções glamurosas por parte da Dassault principalmente se é verdade que o Rafale foi descartado, já que quando… Read more »

Ricardo Santos

Seis por meia dúzia!

Edgar

Bem que o Amorim podia se apaixonar pelas terras Bálcãs e não requisitar o retorno…

Franco Ferreira

Nunão-

Isto sempre foi assim! Nenhuma função fica sem guardião durante a ausência do titular. Só não sei te dizer se a portaria né exclusiva para este afastamento.

Tiagobap-

Não. Não é da competência do ministério da defesa.

Roberto Bozzo

Desculpem o off-topic mas estou com problemas de logar no Naval e ainda não recebi o email do “esqueci minha senha”:

http://www.alide.com.br/joomla/component/content/article/75-extra/4595-alide-mostra-primeiras-imagens-da-nova-corveta-da-marinha

maxi47

pegadinha do malandro….

sergiocintra

Segundo a nossa “Lei de abate”, a decisão foi transferida do Presidente da Republica, para o Min.da Defesa, com o Amorim ausente, nada de novo em nomear um responsavel. Logo sobrou a “rabuda” para o japa, nesta ocasião.
Duvida: Dos 3 comandantes.o Saito é o mais antigo?

HMS TIRELESS

Seria muito melhor que o Comandante Saito substituísse o inepto megalonanico no MD.

Grifo

Caro Sergio, se não me engano existe um rodízio entre os comandantes.

juarezmartinez

Acho que isto se dá em fun ção da idade, ele é o mais antigo.

Grande abraço

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -