F-X2-vinheta3-poder_aereo

Luiz Carlos Azedo

vinheta-clipping-aereoEm relação à nota intitulada “No solo”, publicada ontem, o Centro de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica esclarece que o processo de aquisição das novas aeronaves de caça para a FAB, FX-2, continua em andamento e o relatório de avaliação técnica elaborado pelo Comando da Aeronáutica envolveu os aspectos operacionais, logísticos, de transferência de tecnologia e compensação comercial, “não havendo espaço para preferências pessoais”. Informa ainda que “a venda de aeronaves A-29 Super Tucano para os EUA não guarda qualquer relação com o projeto FX-2, por se tratar de uma negociação entre uma empresa privada, a EMBRAER, e um cliente internacional.”

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Que bom! A FAB lê o que é publicado aqui….espero que deem valor ao que é comentado sobre os aviões e considerem durante o processo de escolha (Mundo de Bob Sonhador: ON)

Vader

Guizmo disse:
19 de setembro de 2013 às 10:59

Caro Guizmo, a FAB não dá valor algum ao que é escrito aqui ou em lugar nenhum, porque ela já entregou seu relatório ao GF em 2010.

Quem deveria dar algum valor, mas não dará (decerto), são as cabeças pensantes (?) do Min Def/GF.

Guizmo

É verdade meu caro Vader……aliás, aproveitando, agora que aparentemente o F-18 subiu no telhado, quais seriam as melhores opções, na sua opinião: Gripen, Rafale, Sukhoi, NDA…..

Abs

Bogaz

Acho que a opção é NDA.

Se vierem os F-16 já vou ficar feliz.

Guizmo

Não faz sentido cancelar a compra de F-18 e comprar F-16. É tudo Made in USA, politicamente o estrago é o mesmo.

Luiz Reis

Engraçado que a notícia publicada aqui no blog sobre a vinda dos F-16C Block 40 não foi tão desmentida assim. Parece, meus caros, que os Vipers estão chegando. Mas, com esse desgoverno, acho que pode tudo, até mesmo, quem sabe, chegar uns Su-27 ou uns Su-30 por aqui…

Bogaz

Concordo Guizmo, mas a compra dos F-16 não estaria sujeita somente a decisão da FAB?

Vader

Guizmo disse: 19 de setembro de 2013 às 11:33 Caro Guizmo, em minha opinião (e friso que é OPINIÃO, e não torcida, pois não “torço” pra máquina alguma) iremos mesmo é comprar o Super Hornet, dentro do FX2, apesar de tudo. Digo isso porque é simplesmente a alternativa mais racional. O FX2 não é uma bolsa de apostas, ao contrário do que muitos querem fazer crer, com os caças flutuando numa nuvem de sobe e desce. Não é uma novela global ou mexicana. Não é uma brincadeira movida a paixões e ideologias, ao contrário do que querem alguns militontos. O… Read more »

ricardo_recife

Uma pergunta.

Qual o preço médio unitário de um F-16 do deserto? Alguém tem alguma ideia?

Abs,

Ricardo

Guizmo

Vader,
Acho que sua opinião tem fundamento, claro, mas se for mesmo o Super Hornet, (ou qqr outro) será como tenho dito uma decisão pra outro governo (ou 2a gestão do atual), pois nada será definido agora.
Nesses últimos meses tenho sido convencido sobre os benefícios do SH em relação aos outros, e me parece muito superior o custo/benefício.

Bogaz,
Não sou da FAB, mas creio que qualquer compra desse vulto (jatos de combate) devem passar pelo crivo presidencial, ainda mais depois desses casos de espionagem, fx, etc.

carvalho2008

Para mim, todos os tres são boas alternativas: Gripen: Moderno, ainda com a possibilidade de finalização de desenvolvimento conosco. Parece melhor do ponto de vista industrial. O mais adequado do ponto de vista dos custo de operação e aquisição. Rafale: O melhor 4,5 geração no momento, mas com um custo aparentemente desproporcional pelo tamanho da vantagem tecnica do aparelho ( existe, mas não é tanto assim) SH : Madurão, estavel e que ironicamente os atrasos do FX-2 começaram a beneficia-lo em nossa prioridades, já que é o que pode ser mais rapidamente posto em operação conosco. Não desperta tantas paixões,… Read more »

eduardo pereira

Meu caça favorito na atualidade é o Rafale ( e digo que entre pilotá-lo ou pilotar o F-35, fico com o Rafale) e só parei de defendê-lo no FX2 por nao termos condiçoes de mantê-lo pois além do preço altíssimo seu custo total de operaçao é uma facada e como o Brasil nao é sério o suficiente pra investir pesado em defesa…,bom o SH também é o cara e os benefícios de sua aquisiçao irao além de sua compra, aproximar do titio Sam é sempre bom e nos deixará mais perto de um projeto nacional que sei que superará as… Read more »

Corsario137

Essa resposta da FAB é de uma ingenuidade que dá dó.
Super Hornet vencedor do FX2!

Baschera

Boeing continua favorito em licitação no Brasil apesar de tensão com EUA.

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130919-boeing-continua-favorito-em-licitacao-no-brasil-apesar-de-tensao-com-eua

Sds.

eduardo pereira

Baschera, interessante que na reportagem nem cita o Rafale como competidor, barro nos zóio dos franceses !!

__Hornet, Eu Acredito !!!!!!!

Sds.

Fighting Falcon

Será que um dia termina…?