terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

Conferência reúne 17 comandantes das forças aéreas das Américas, no Chile

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto via FAB

Segundo nota à imprensa publicada pela Força Aérea Brasileira, termina neste sábado (29/06) em Santiago, no Chile, a 53ª Conferência dos Chefes das Forças Aéreas Americanas (LIII CONJEFAMER). O evento reúne 17 Comandantes de Forças Aéreas de países membros e observadores do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

“Mais que promover intercâmbio de capacidades e conhecimentos, a conferência constitui-se uma oportunidade singular para celebrarmos a amizade que nos une, reverenciando as ações realizadas para construir forças aéreas fortes, unidas e bem preparadas”, afirma o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, durante discurso no encontro iniciado na última segunda-feira (24/06).

Comandante da Aeronáutica ten-brig Juniti Saito na LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto FACh

Em nota publicada sobre o encerramento das atividades da conferência, a Força Aérea do Chile (FACh) informou que, durante os dias de reunião, foram efetuados importantes acordos em matéria de cooperação frente a desastres naturais. Outro destaque foi que a Força Aérea do México se incorporou oficialmente ao SICOFAA. Na ocasião da cerimônia de encerramento de atividades, por parte do Brasil o tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, destacou “os significativos resultados alcançados nesta CONJEFAMER, manifestando o sincero reconhecimento à Força Aérea do Chile, na pessoa de seu comandante em chefe.”

Foram dadas as boas-vindas à Força Aérea do México, e, por parte do comandante em chefe da FACh e atual presidente da CONJEFAMER, general do ar Jorge Rojas Ávila, foi dito que os acordos que se conseguiu foram fruto de uma metodologia que está instaurada como doutrina, tornando o trabalho conjunto cada vez mais fluído e eficiente. Realizou-se a entrega de prêmios “Estações de Controle SITFAA Norte e Sul” para as Forças Aéreas da Argentina e do Equador, além dos prêmios “Segurança de Voo” às Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Canadá, Equador, Estados Unidos, Peru e República Dominicana, além do Serviço Nacional Aeronaval do Panamá.

A próxima CONJEFAMER será realizada na Colômbia, em 2014.

LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto FACh

FONTES / FOTOS: FAB e FACh

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -