KC-X2: ‘encontrar 767 usados no mercado é fácil’

0

IAI - COBvinheta-exclusivoEm entrevista exclusiva ao site Poder Aéreo/Revista Forças de Defesa na LAAD 2013, o presidente do conselho da IAI, Dov Baharav, informou que encontrar aeronaves usadas do tipo Boeing 767 no mercado “é o trabalho mais fácil”.

A IAI foi recentemente anunciada como a vencedora do programa KC-X2 da FAB para converter duas aeronaves que substituirão os atuais KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

Baharav também lembrou que são poucas as empresas no mundo que fazem este tipo de trabalho em função do “desafio técnico da conversão e posterior certificação da aeronave”.

O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, com opção de uma terceira. Esta opção será estudada durante a negociação do contrato com a IAI. Segundo critérios estabelecidos pela FAB, as aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construção, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes e zero danos estruturais, entre outros.

Muitas companhias aéreas estão de desfazendo de frotas mais antigas, mas com pouco tempo de uso, e comprando aeronaves novas. Por outro lado, estas aeronaves ainda possuem muito ciclos e como a frequência de operação das Forças Armadas é menor, elas teriam muitos anos de uso ainda. Mais informações sobre a entrevista com o presidente do conselho da IAI serão publicadas em breve.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments