Airbus entrega o primeiro A400M para o Cazaquistão
Almaty, Cazaquistão, 10 de dezembro de 2024 – A Airbus Defence and Space entregou o primeiro Airbus A400M para a República do Cazaquistão, tornando-se a peça central das operações de transporte aéreo tático e estratégico do país.
O primeiro dos dois Airbus A400M encomendados pelo Cazaquistão foi entregue ao cliente em uma cerimônia realizada em Almaty, no sul do país, após um voo de translado da Linha de Montagem Final do A400M da Airbus em Sevilha, no sul da Espanha, alguns dias antes.
“Comprovado há mais de uma década em operações militares e humanitárias em todo o mundo, o A400M é um divisor de águas para as Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão, oferecendo capacidades táticas e estratégicas inigualáveis em uma única plataforma”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Potência Aérea na Airbus Defence and Space. “Um segundo A400M, atualmente em produção, fortalecerá ainda mais essas capacidades quando for entregue em 2026.”
Com a entrega desta aeronave, número de produção MSN139, a Airbus também fornecerá um conjunto completo de suporte de manutenção e treinamento.
Até o momento, mais de 130 A400M foram entregues a nove países, acumulando 200.000 horas de voo e participando de missões como a evacuação de civis e militares no Afeganistão, Sudão e Níger. Combinando as capacidades de aeronaves táticas e estratégicas, o A400M pode transportar cargas pesadas e de grande porte para pistas curtas e não preparadas, voar em baixas altitudes ou lançar até 116 paraquedistas ou 25 toneladas de carga.
FONTE: Airbus
Não era o Cazaquistão que pediu financiamento do BNDES para o KC390?
Não, era o Uzbequistão. Pro Cazaquistão, até então, nunca se falou sobre isso.
A Air Astana, a empresa aerea cazaque, teve problemas com os seus Embraer e entrou na justiça contra ela. Um 190 E1 dela feita a manutenção, pela OGMA, com os cabos de controles invertidos, levou a perda da aeronave por stress estrutural no vôo de retorno e os ultimos E2 estavam programados para devolução em 2024.
Embraer e o Cazaquistão não é uma boa combinação.
É uma pena… ainda mais tendo em vista que a Embraer, no geral, é otimamente vista Worldwide
Lembro desse caso, uma pena, a OGMA que tem que arcar com os Prejuízos
Tenho amigos voando na Air Astana. Fiz o screening pra voar lá, em 2022. A devolução dos E2 refere-se ao modelo de negócio da empresa. A Air Astana precisa de aeronaves com maior capacidade e alcance. A321 XLR. A Air Astana voa muito pra Rússia, China, leste europeu e Oriente Médio.
Os cazaques tão fazendo igual aos indianos e comprando de gregos e troianos para não serem embargados nem por A ou B? Qual motivo de terem preterido o Ilyushin pelo Atlas?