Em breve, Eurofighter Typhoon terá componente fabricado nos Emirados

7

Typhoon apresentação Aero India - foto 2 Eurofighter

Segundo reportagem publicada no mês passado pelo jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos, em breve os avançados caças Eurofighter Typhoon terão partes produzidas no país. Trata-se de um importante componente estrutural em forma de V (V-frame) desenvolvido pela companhia  Tawazun Precision Industries (TPI), dos Emirados.

O anúncio foi feito na recente “International Defence Exhibition” (IDEX), realizada naquela nação do Golfo, pelo diretor executivo (CEO) do consórcio Eurofighter Enzo Casolini. Na mesma ocasião, Mark Parkinson, da BAE Systems (que faz parte do consórcio), disse que o componente é uma seção fabricada em alumínio puro, usada na parte traseira da aeronave, próximo ao motor. “É um componente estrutural importante do avião e nós já fizemos nossas primeiras inspeções. Até o momento, o produto se provou como bom e também está bonito”, disse Parkinson. Ele acrescentou que o componente V-frame é uma peça de alta tolerância e que a primeira fabricada pela TPI foi mostrada na IDEX.

Peça para Eurofighter Typhoon mostrada na IDEX por executivos da TPI - foto The NationalOutras peças deverão ser fabricadas na empresa dos Emirados, que foi credenciada como fornecedora para o consórcio Eurofighter. Segundo Andy Wilson, da BAE Systems, “também estamos em negociações para desenvolver paredes de fogo de titânio nas instalações da TPI.” São escudos que impedem que os quentes jatos dos motores atinjam a fuselagem do avião. Wilson também declarou que o desenvolvimento de outros componentes está sendo discutido com mais fornecedores dos Emirados

Enquanto isso, há conversações entre o Governo dos Emirados e o consórcio Eurofighter para a incorporação do caça à frota do país, assim como há conversas a esse respeito com a Dassault francesa, para compra do jato multitarefa Rafale. As negociações progridem bem, segundo um militar do país, o major-general Obaid Al Ketbi: “As duas empresas e as Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos estão ainda trabalhando no projeto. Ainda não foi finalizado. É questão de tempo. Ambas as equipes estão trabalhando muito duro para fechar uma proposta para o contrato e um acordo final. Algumas coisas ainda precisam ser estudadas mais fundo e ainda não decidimos.”

Laurie Hilditch, da BAE Systems, disse que o Eurofighter Typhoon é o único caça no mundo “interoperável com o avançado F-22 Raptor dos Estados Unidos” .

Typhoon sobrevoando Emirados - foto Eurofighter

Sobre a TPI, seu diretor de operações senior, Vincent Mohi, disse que a fabricação de componentes para o consórcio Eurofighter atesta a capacidade da empresa, que tem mais de 100 engenheiros e trabalhadores, e desenvolve componentes para o míssil antinavio Marte para a MBDA: “Temos produzido componentes para aeronaves civis e agora para as militares”.

Michele Di Nunzio, da MBDA, afirmou que pretende “trabalhar em outras partes do sistema do míssil para serem produzidas aqui (nos Emirados). Os produtos finais serão vendidos por todo o mundo com componentes feitos nos Emirados.”

FONTE / FOTO CENTRAL: The National (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

DEMAIS FOTOS: Eurofighter

Colaborou: Drcockroach

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Será que os EAU vão comprar Rafales, fabricando peças para o Typhoon? 🙂

[]’s

Almeida

E agora, Dassault?

HMS TIRELESS

Perdeu Dassault!

Lyw

Gente, eu acho que a Dassault perdeu já a um tempo, mas não porque os EAU estão fabricando um componente estrutural que poderia ser fabricado em diversos países do mundo.

Vader

Pois é Nunão, também achei curioso. Se for verdade que o Typhoon pode “enxergar” o F-22 (claro que se este assim o quiser), ele será único no mundo.

Para um caça que ninguém dá nada pra ele, e não dá nem Ibope aqui…

DrCockroach

A verdade eh que houve uma oportunidade p/ o consorcio do Typhoon oferecer uma proposta, e eles agiram muito bem e rapido.

Este componente eh apenas uma pequena amostra de uma cadeia logistica e investimentos que deverao ocorrer caso o Typhoon seja o vencedor. O Parque industrial planejado eh realmente algo impressionante.

Em termos de offsets, existe muito, mas muito mais do que esta parte to Typhoon.

E a TPI (Tawazun), mais uma vez, mostrando que eh um player global.

[]s!