Faltam 11 meses para o 1º GDA parar de voar o Mirage

27


No dia 26 de dezembro desde ano encerra-se o contrato de extensão do CLS (contrato de apoio logístico) para manutenção da frota de caças Mirage 2000 (F-2000 pela designação da FAB) pertencentes ao 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea).

Oficialmente, nenhuma alternativa ainda foi divulgada e também não foi anunciada alguma nova extensão desse prazo. Vale acrescentar que a saída de serviço no final deste ano é citada até no Livro Branco de Defesa.

Da última vez que o 1º GDA tinha um prazo estabelecido para deixar de voar uma aeronave, este foi cumprido: o encerramento das operações do Mirage IIIE/B (F-103 na FAB) estava programado, desde muitos anos antes, para o final de 2005. E foi o que aconteceu.  Menos de 10 anos depois, será que a história vai se repetir com o Mirage substituto?

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Não sei se é por este motivo…. mas em breve o relatório da COPAC vai trocar de mesa…. torcemos para que não vá para a gaveta. Rezemos !!

Depois do carnaval poderá haver mais algumas novidades….. tanto na FAB quanto na MB.

As da MB poderão surpreender a muitos e as da FAB não….

PS: Desta feita não trocaram o nome escolhido para PAPA… continua o mesmo. Mas a GerentA pode implicar e escolher outro… ou não !

Sds.

Ozawa

A FAB, para o establishment brasileiro, não passa de uma empresa de transporte aéreo estatal, e só. Nada significa isso para eles. Fosse uma contagem regressiva para a obsolescência do GTE, sim, teríamos medidas efetivas, como é dito e redito por aqui.

Quem sabe se desproteger de vez os céus do planalto central, e algo acontecer por lá, a partir de cima, não seja justamente a solução de todos os nossos males…

Nick

Caro Baschera,

Segundo a FAB, o FX-2 está “aguardando decisão”. Então o relatório está na mesa da presidente. Nesse caso, se sair da mesa dela, só resta o… arquivo morto. 🙁

[]’s

cristiano.gr

Com o andamento das e os valores das obras da Copa e as obras intermináveis e que não param de subir de valor do PAC 1 (ainda) e PAC 2, a inoperância do GDA é o menor dos males para o Brasil. Tem uma mafia de políticos e empreiteiras sugando todo o dinheiro que o governo nos roub…, digo, tributa e enquanto isso a população mais carente vê seus familiares morrendo sem atendimento nos corredores de hospitais, sejam mães novas, crianças ou idosos levados pelos familiares.

Giordani

cristiano.gr disse: 26 de janeiro de 2013 às 8:14 Pô Cris! Momento frei beto agora? Os EUA tem problema na área da saúde…a Índia tem problema na área da saúde…a França tem problema na área da saúde…a rússia…o chile…mas vê se esses Estados dão as costas para suas FA´s??? Podem diminuir o ritmo de investimentos, mas não são relegadas ao abandono e transporte vip de “otoridade”. Já aqui, usar essas pífias desculpas de “prioridade$” é o artifício do incompetente do administrador público. Eu espero que a FAB cumpra o que está escrito. Que se desativem os M2000. E a propósito,… Read more »

Vader

Baschera disse:
26 de janeiro de 2013 às 1:24

Bascha e suas falas enigmáticas… Pô Baschera, dá a fita reta aí, que essa de “papa” você chutou o saco, hehehe…

Se você não pode dizer, apenas diga sim ou não ok?

A: O relatório da COPAC sairá da mesa da Dilma para a do Mantega, que vai decidir se dá pra comprar ou não.

🙂

eduardo pereira

Po BASCHERA, vou ficar mais curioso do que ja sou com este mistério todo que voce lançou em seu comentario, será que nao rola ao menos uma prévia do fato em si nao hein?
Fala pra nós irmao !!!

Baschera

Só posso esclarecer o caso das mesas…..

O relatório sai da mesa do Comaer para a mesa do Gabinete da PresidentA…… junto ao relatório técnico está a documentação e o parecer final onde cita a escolha do “papa”.

Por hora….. tem muito “abelhudo” que lê o P.A. no café da manhã…..

Sds.

nunes neto

FAB lê jaque, MB salsisõn :), mas a administradora pode decidir outra coisa…..certo Baschera?Chutei perto ;0?

Fabio ASC

Baschera, e demais…. podem aguardar mais 12 anos de Mirage no GDA.

Talvez -5, mas o que se comenta a bico miúdo, seriam pelo menos 24 peças do -9.

Anotem…. 07 de Setembro vem aí!!!!!!!!!

Marcos

Desculpem, mas não “captei a mensagem” quanto a parte do “PAPA”.

Baschera

Fabio,

“Traço 9” dos Emirados ?? Não me consta que eles tenham dado baixa… e além do mais esta hipótese é velha… foi ventilada em 2010 ainda na época do ex-MD NJ….

A preocupação mor não é o 07 de Setembro… mas a Copa …. o GDA vai de rodízio de F-5EM mesmo, já que os “jordanianos” vão demorar a ficarem prontos.

Estará tudo na mesa da PresidentA…. o que não quer dizer que ela escolhera agora… se não quiser. Mas o pedido de entrega da papelada toda foi do gabinete dela….

Sds.

Baschera

Marcos,

“PAPA”…. é o codinome do escolhido, o ungido, o eleito, o vencedor.

Sds.

Fabio ASC

Caro Baschera, até o momento, não existe a possibilidade de qualquer país que seja, “engolir” 63 (-9)… Mas o negócio vai sair….. 24 pra cá… pode anotar.

ou então, “na pior das hipóteses” vamos de -5, com a Armé engolindo uns -9.

HMS TIRELESS

O grande legado do nosso Ex-timoneiro para a FAB foi justamente esse: Uma força aérea sem caças, desdentada, que serve apenas para transportar altos dignatários petralhas.

Marcos

339 dias para o fim dos Mirage 2000 da FAB.

Marcos

Baschera

Grato!

E não querendo abusar, mas abusando… na sua humilde opinião, não que você saiba de alguma coisa, como você chamaria “o escolhido”?

a (_) The born;

b (_) Le choisi;

c (_) Den smorde.

Baschera

Fabio, Eu me lembro que foi ventilada esta hipótese como gap, mas também me lembro que o preço pedido pelos Emirados (Abu Dabi) pelos M-2005 Mk2 (conhecidos como 2000-9 ou versão de exportação) era de supostos Us$ 39 milhões a unidade, sem a carga de armas. Também me lembro do valor da hora de vôo destes vetores (M-2000-5) de Taiwan, que seria de mais de Us$ 25 mil. Resumindo, acho que seria botar dinheiro fora….. embora este seja o melhor de todos os Mirage já construídos. Então é melhor adquirir os EF-2000 tranche 01 que a Espanha esta oferecendo ao… Read more »

Baschera

Marcos,

O “PAPA” do relatório todo mundo sabe quem é….. o que a gerentA vai escolher …. se vai….nem Mãe Dinah sabe…..

Sds.

ernaniborges

É simplesmente INACREDITÁVEL

ernaniborges

É simplesmente INACREDITÁVEL que um país com uma economia do tamanho da brasileira não tenha recursos para comprar umas migalhas de caças !
Nosso problema só pode ser político. Pressões e pressões externas que nossos políticos não têm CORAGEM de enfrentar e decidir por conta própria.

eduardo pereira

Poxa valeu hein Baschera, tu ta com boas fontes ae camarada,ta escondendo o ouro hein!rs To brincando,mas só assim pra aguentar a espera pelo fim de tantos fx’s.
ALGUEM ME RESPONDA PLEASE, os miragem 2000-5 (mesmo com a hora de voo exorbitantemente maior que do gripen) nao podem passar por modernizaçao e durar mais um bom tempo nao hein, o vetor é bom gente temos que concordar que o ultimo Miragem ficou 10 !

Fernando "Nunão" De Martini

Eduardo, Os caças Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa já são células de Mirage 2000C modernizadas. Isso foi feito nos anos 90. Não sei se teriam vida útil restante que justificasse uma nova (e talvez cara) modernização para se tornarem autênticos multitarefa como os Mirage 2000-9. Já estão suficientemente bons do jeito que são, ao menos para missões de interceptação / defesa aérea. Muito mais capazes que os Mirage 2000C. Lembrando que parte considerável dos Mirage 2000-9 dos Emirados também é composta de modelos Mirage 2000C modernizados (haviam sido adquiridos na década anterior e sofreram modernização quando os Emirados compraram… Read more »

Fabio ASC

Baschera, concordo com tudo que vc falou, não disse que é minha predileção, mas o que ouvi.

eduardo pereira

Obrigado Nunao, acho que confundi 2000-5 com 2000-9,porem vc ja esclareceu sobre ambos,no caso entao uns M2000-9 dariam pra segurar a onda aqui na AL frente aos vetores chilenos,peruanos e venezuelanos?

Fernando "Nunão" De Martini

Garantiriam a onda tranquilamente, mas seriam no fim das contas mais um capítulo da longa lista de caças tampões, soluções provisórias que se eternizam, apesar da qualidade.

Remendo por remendo, os -5 da França provavelmente sairiam bem mais baratos, caso fossem oferecidos. Mas, como disse, não sei o quanto poderiam durar.

E vai saber quando os -9 dos Emirados estariam disponíveis. Afinal, os Emirados precisam primeiro definir seus novos caças, encomendá-los e programar seu recebimento, para então dar baixa nos seus Mirage 2000-9. Não é coisa para o ano que vem.

Grifo

Senhores, qual seria a vantagem de equipar o GDA com Mirage 2000-5 ao invés de usar F-5M?

Eu vejo inúmeras desvantagens, a principal delas que seria o fim de qualquer processo de modernização da aviação de caça pelos próximos 10 anos.

Pelo pouco que eu conheço, o brigadeiro Saito se opõe firmemente a esta opção. Se não conseguiram entubar Rafale, sera que conseguiriam Mirage 2000? Acho pouco provável.