Artur Xexéo

Há quantos anos o Rio convive com promessas de melhorias no Galeão? Eu me lembro de uma visita de, sei lá, três ou quatro anos atrás, de uma dupla de autoridades sorridentes ao mafuá em que já tinha se transformado o aeroporto internacional da nossa cidade. O governador Sérgio Cabral e o então presidente Lula percorreram as instalações precárias do Tom Jobim (coitado do Tom Jobim!), admitiram seus problemas e prometeram que o Galeão, em breve, seria um dos melhores aeroportos do mundo.

De lá para cá, e mesmo antes disso, as autoridades da Infraero ficaram cansadas de aparecer nas páginas de jornal garantindo que, “nos próximos meses”, todos os elevadores seriam substituídos, as escadas rolantes estariam funcionando, as goteiras seriam tapadas, as lojas seriam reabertas, as lanchonetes funcionariam, as esteiras de malas seriam modernizadas…

Os problemas do Galeão não têm três ou quatro anos como pode sugerir a visita que Cabral e Lula fizeram a ele. Os problemas tornaram-se mais sérios quando o Rio ganhou o direito de sediar as Olimpíadas de 2016 e se tornou uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Há três ou quatro anos apenas acreditava-se que ainda daria tempo de serem eliminadas as barbaridades que ocorrem no Galeão.

Este colunista confessa que sempre foi otimista em relação ao futuro do Galeão. Afinal, pior do que ele estava há três ou quatro anos era impossível ficar. A tendência só podia ser melhorar. E, se todas as autoridades do país admitiam que ele estava caindo aos pedaços, o que poderia impedir suas melhorias? Pois me enganei. O Galeão piorou, sim. E muito. Ele caiu aos pedaços. Ele deveria ser interditado. O Galeão faz mal à saúde. E o que autoridades dizem não é para ser escrito. Ninguém fez nada, no governo estadual ou no federal, para que o Galeão fosse interrompido na sua corrida para se tornar o pior aeroporto do mundo. Pois ele chegou lá. E vai ser difícil, muito difícil, arrancá-lo do posto conquistado a duras penas.

Eu estava no Galeão, na agora célebre quarta-feira passada, quando um apagão levou o aeroporto ao fundo do poço. Quando cheguei, as luzes já tinham se apagado. As portas estava abertas, vários passageiros tentavam pegar um pouco de ar do lado de fora (foi o dia mais quente do ano, lembram?) e lá dentro estava o caos. O aeroporto não estava totalmente às escuras. No Terminal 2, para onde me dirigi, o black-out atingia a área ocupada pelo check-in de três companhias aéreas: a Delta, a British Airways e a American Airlines. Era impossível saber o que o passageiro deveria fazer. A boa vontade de uma funcionária da Delta amenizou o problema. Era ela quem indicava onde ficava a fila de cada companhia. Fiquei numa fila que supostamente levaria ao check-in do meu voo. E esperei, esperei, esperei.

Até as luzes voltarem, minha espera demorou exatamente 60 minutos. É por isso que não entendo essas declarações da Light de que em dez minutos a energia retornou e de que, em 15 minutos, tudo estava normalizado. Eu passei por 60 minutos sem luz e, quando cheguei, já não havia energia. O black-out, portanto, demorou mais de uma hora. E, durante todo esse tempo, não recebi explicação alguma da Infraero. A mais ineficiente das empresas públicas brasileiras simplesmente deixou os passageiros agirem por conta própria.

No escuro, encontrei três funcionários uniformizados. Eram da limpeza. Imagino que terceirizados. Eles não sabiam de nada. Apenas se limitavam a recolher garrafas de água vazias no chão para jogá-las no lixo. A única informação veio de uma funcionária da British que, em vez de se esconder, como costumam fazer os funcionários das companhias brasileiras, tentava explicar alguma coisa aos passageiros que a questionavam. Ela disse que estava entrando em contato de dez em dez minutos com as autoridades do Galeão e não tinha novidades. Mas o aeroporto não tem gerador? “Eles dizem que estão tentando ligar o gerador manualmente”, relatava.

Os homens começaram a tirar as camisas, as mulheres não paravam de se abanar, o consumo de água mineral subiu. A luz, enfim, voltou e eu, ingenuamente, imaginei que estava tudo resolvido. A British foi eficientíssima, conduzindo o check-in com rapidez (o voo atrasou apenas meia hora). Imagino que na American a situação tenha sido pior, pois a empresa tinha três voos diferentes para despachar. Mas eu estava encerrando apenas o primeiro capítulo da confusão.

No salão de embarque, o Galeão de sempre reapareceu. Não havia ar refrigerado. Eu precisava me dirigir ao lounge da British no terceiro andar. As escadas rolantes não funcionavam. Como a minha camisa estava encharcada de suor, pensei em comprar uma camiseta. As lojas estavam fechadas, com cara de que estavam fechadas para sempre. Não houve chamada para o voo. Uma mulher apareceu gritando “portão dez”, “portão dez”, e meus companheiros de viagem saíram correndo em bando como se estivéssemos sendo resgatados pelo exército britânico após um ataque terrorista.

Falta de luz, falta de ar refrigerado, falta de escada rolante, falta de lojas… O Galeão sempre foi assim. Por que então se tornou o pior aeroporto do mundo? Porque, durante todo esse tempo, a Infraero não se preocupou em dar uma única explicação ou um pedido de desculpas aos usuários de seu aeroporto. Quando a autoridade não se preocupa mais nem com sua imagem, é porque a situação não tem mais jeito. Galeão? Veta, Dilma!

FONTE: O Globo, via resenha do EB

FOTO: Infraero

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Ao ponto que chegou só pode ser por ideologia antolhada… Não querem se associar à “privatização” dos aeroportos… Não querem admitir que estão seguindo tal ou qual cartilha política-econômica que combateram ardorosamente, fervorosamente, calorosamente, ardilosamente, vulgarmente, inteiressadamente, sindicalmente, partidariamente, durante décadas…

Se o partido-governo anterior tivesse realizado não desfariam, como não desfizeram as “Teles”, a Embraer, a Vale…, mas dar o ponta-pé inicial, em algo que ao que parece, é a única solução, isso eles não têm coragem…

Marcos

É o apagão dos aeroportos!
Essa gente está ai tem dez anos e não conseguem fazer absolutamente nada. Só fazem o superfaturamento das obras. É por isso que a Mãe Diumá iniciou algumas privatarias de aeroportos.
Tivemos o apagão aéreo, por conta do falenciamento da Varig, cujos motivos de tal faço minhas suposições. Juntamente tivemos o acidente da TAM, cuja aeronave, não tivessem certas pessoas da Anarc falsificado um documento, não deveria ter pousado lá e, portanto, não teria havido o acidente.

Baschera

Não….. é o apagão dos políticos e seus “apaniguados” em cargos públicos.

Me deem carta branca, um relho, um colete a prova de balas e uma .45 e em três meses eu ponho ordem neste galinheiro…… com a mesma verba !!

Bando de safados e incompetentes….

Sds.

Almeida

Baschera, te dou carta branca. Mas eu não mando em porra nenhuma por aqui, infelizmente!

Giordani

É nisso que dá. Para se manter no Poder é preciso distribuir cargos e mensalões. Curriculum Viate hoje é saber se é ou não das fileiras do ParTido. Aquela denise abreu (com letra minúscula) e aquele presidente-fantoche (milton zuanazzi) são o símbolo máximo da incomPeTência desse governo. Isso sem esquecer aquela pífia administração dos correios. No mundo privado, na realidade do dia-a-dia, quem não for minimamente competente, não sobrevive! Mas estranhamente no serviço público o indivíduo, cumpañero, é galgado à postos de comando!?!?!?!?! Senhores, Somos reféns do maldito jeitinho brazileiro! Mas no dia em que um servidor do Estado, um… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos,

Ja podem imaginar o pandemonio no Galeao quando chegar a epoca da Copa do Mundo.

O pior e que ja nao da mais tempo de resolver o problema. A imprensa internacional e os extrangeiros que vierem para Copa irao baixar a lenha e o Brasil vai ter que engolir.

FInal da Copa do Mundo: Rio de Janeiro. Lamento muito pela imagem que o pais ira projetar no exterior depois deste evento.

jacubao

Meus amigos, é daí para pior, podem crer. É tanta baixaria nesse país que eu sinto uma mistura de pena com nojo. Pena de todos nós, trabalhadores, pais de família, cidadões que tem a “obrigação” de votar numa democracia, que trabalhamos 5 mêses por ano só para encher o bolso desses sanguessugas; que somos obrigados a pagar plano de saúde porque o serviço público é uma ____; o mesmo digo para educação; onde as loterias do governo são uma farsa e serve para lavagem de dinheiro; onde se desvia dinheiro da merenda escolar e muitas vezes essa merenda é o… Read more »

Grifo

Senhores, isto é em grande parte obra do pior Ministro da Defesa de todos os tempos, o homem de toque de midas ao contrário, o sucateador-em-chefe das Forças Armadas e da infraestrutura do país, o sujeito que falava muito mas não fazia nada.

Relembrando uma notícia de três anos atrás:

Jobim: Galeão terá investimentos de R$ 600 mi até 2011

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,jobim-galeao-tera-investimentos-de-r-600-mi-ate-2011,319541,0.htm

Alguém viu este dinheiro? Provavelmente está lá junto com a Estratégia Nacional de Defesa, o PAEMB e outras abobrinhas da mesma lavra. Vai demorar muito tempo para o Brasil se recuperar o estrago feito por este sujeito.

juarezmartinez

Pois é Grifo, mas quando alguns de nós falvamos que isto tudo não passava de balela, de mentiras, de sonhos megamomaníacos, não faltaram experts em defesa, infraestrutura aeroportuária para nos adjetivar de lambe botas, esquizonfrenicos, pensar pequeno e outras cositas que tivemos que ler na blogosfera, mas com Dues é pai e o tempo senhor de todas as vendades….

Grande abraço

Vader

Pois é Grifo e Juarez. Pois é.

Mas como brasileiro tem memória curta, é bom que se diga aos quatro ventos:

NELSON JOBIM, A CULPA É TUA!

Groo

Pior administração pública com o pior aeroporto. Coerente!

Dizem que é notícia quando uma linguiça morde um cão e não é notícia quando um cão morde uma linguiça.

Essa matéria é um típico caso de um cão mordendo uma linguiça.

Antonio M

Estranha nossa democracia. Democracia de partido único! Um único partido sim, pois criam as alianças e essa “massa amorfa” que chamam de aliança comanda todo o país, ainda, com uma oposição que não sabe fazer oposição…ou nem quer mesmo ….

Tadeu Mendes

Interessante, o Itamaraty nao tem dinheiro para repatriar o corpo de uma modelo brasileira (legitima), mas tem dinheiro para repatriar pseudo-brasileiros (dupla cidadania) no Libano.

Fizeram um tremendo esforco salvar os palestinos (muitos deles terroristas) da pancadaria que Israel lhes proporcionou, como resposta a chuva de foguetes que lancavam contra as populacoes judias, mas em contrapartida, o Itamaraty nao faz nada pelas vitimas do massacre na Siria, que ja vao para quase 60 mil mortes em menos de um ano.

Governozinho nojento…

Observador

Senhores, Primeiro: Feliz Ano Novo a todos os participantes da Trilogia. Segundo: para mim, tudo são isto são boas notícias. Como já falei antes, quero muito choro e ranger de dentes na Copa. Quanto PIOR, melhor. Sim, porque a vermelhada vai receber o troco das urnas, naquele mesmo ano. E lembrando que o apagão não se dará apenas no setor aéreo, mas também no transporte terrestre, na hotelaria, nas telecomunicações (celular, telefonia fixa, internet e até o sistema de cartões de débito e crédito). O caos aéreo é apenas a ponta do iceberg. Nosso país está ficando para trás por… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Observador,

Se acontecer tudo isso que voce esta prevendo, o Brasil vai voltar a ganhar o prestigioso posto de Pais de Terceiro Mundo. (Reloaded)

Tadeu Mendes

Para refrescar a sua memoria Observador:

HAL…Open the pod bay doors.. HAL…

Tadeu Mendes

Amigos,

Tem gente que gosta (adora mesmo), viver no meio da bagunca, do caos, da sujeira.

Sao partidarios da improvisacao, de fazer tudo a toque de caixa, sem planejamento algum.

Ajunta-se isso, outros milhoes de incompetentes que so sobrevivem por causa do apadrinhamento politico, e dentro de uma relacao simbiotica entre corrupcao e mediocridade.

O maior problemado Brasil e a cabeca de milhoes de brasileiros que nao serve nem para usar chapeu.

Tadeu Mendes

Amigos,

Minha unica esperanca, e quando vejo os comentarios da maioria dos foristas aqui do Poder Aereo.

Exsitem muito homens inteligentes ai no Brasil; verdadeiros patriotas e altamente civilizados, tendo que suportar viver em um pais esquizofrenico (dividido entre os que contribuem e os parasitas).

Ivan

Amigos, Gosto de discutir política, mas longe do AEREO e dificilmente por escrito. Entretanto há uma frase atribuida ao inglês Arnold Toynbee que precisa ser lembrada aos brasileiros de boa fé: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam.” Certamente não quero começar um debate aqui, mas gostaria de provocar todos os amigos a participar politicamente em seus territórios, o que não significa ser candidato a nada, pois nem todos tem vocação, mas ao menos saber o que seu deputado ou vereador está votando. Será que ele está representando… Read more »