Velha máquina de guerra está prestes a voar de novo

7

Um galpão no interior da Inglaterra, em um antigo campo de aviação, guarda uma raridade. Trata-se de um velho bombadeiro Lancaster, em excelentes condições, considerada sua idade.
Por isso mesmo, o plano dos irmãos Fred e Arnold Panton é fazer esta máquina de guerra voltar aos céus.
Mas o bombardeiro, aposentado há mais de 40 anos, não está sendo recuperado apenas para ser peça de museu.
A restauração tem também uma razão pessoal. O irmão mais velho de Fred e Arnold perdeu a vida em combate na Segunda Guerra Mundial.
Chris Panton tinha 19 anos de idade quando foi abatido. Ele está entre os 55 mil aviadores britânicos mortos no confronto.

FONTE: BBC / COLABOROU: Mário Vinagre

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Linda matéria ! O ‘Lancaster’ é o meu preferido do ‘Bomber Command’ da RAF na II GM, só perde para o mais belo dentre os “bombers”, o B 17 ! Esse da foto é o ‘Fantasna do Ruhr’. Para os mais aficcionados, existe uma réplica dele em escala 1:300 da Corgi. Mas recomendo as réplicas de uma série histórica da mesma Corgi em escala 1:72, belíssimas e de um realismo impressionante. Infelizmente o ‘Fantasma’ não há, ainda, no rol de disponibilidades dessa coleção nessa escala, mas outros belíssimos exemplares. São edições limitadas e algumas esgotadas, mas estas ainda são encontradas… Read more »

renato.berlim

Vi um desses voando em 2010. Meu preferido ainda é o Vulcan, que parece uma imensa mariposa nos céus, mas realmente o Lancaster vale o espetáculo.

Ozawa

Outra velha e espetacular máquina de guerra que vem voando: ‘Sentimental Jouney’. Em homenagem a uma canção de sucesso da época, com Doris Day, e pinup de Betty Grable… Bons tempos…

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/B-17_Sentimental_Journey.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/B17GSentimentalJourneyFlightJan09.jpg

E sua réplica da coleção 1:72 da Corgi, rara e esgotada…

http://www.flyingmule.com/products/CG-AA33307

Observador

A Inglaterra tinha três modelos de bombardeiros pesados quadrimotores na Segunda Guerra mundial: o Lancaster, o Halifax e o Stirling, já um pouco antiquado à época do conflito.

Já a Alemanha não tinha nenhum. Foi um dos fatores que pesaram para os nazistas perderem a Batalha da Inglaterra.

Agora, sobre o Lancaster, pessoalmente, acho o Halifax mais bonito.

Será que há algum Halifax ainda em condições de voo, ou mesmo um Stirling?

Ou melhor, será que existe algum destes dois bombardeiros em algum museu do mundo para contar história?

Groo

Quatro Merlins!

Giordani

Pra mim o mais belo e charmoso bombardeiro da II GM! Não fosse a falta de uma torre na barriga e teria tido uma história muito mais relevante, se é que isso é possível!

Ozawa

Observador disse: 3 de janeiro de 2013 às 18:11 Tenho os 3 modelos: o Lancaster, o Halifax e o Stirling. Todos na mesma escala 1:72 e da coleção da Corgi. Realmente, gosto é gosto, mas o Lancaster, amigo, dentre os 3, é soberbo ! O Stirling em que pese obsoleto frente aos seus contemporâneos ingleses àquela altura da guerra é colossal ! Quanto aos sobreviventes dos Halifax segue uma foto e um texto em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Halifax_Bomber_Yorkshire_Air_Museum.jpg Survivors The Yorkshire Air Museum, on the site of the Second World War airfield, RAF Elvington, has a fully restored aircraft re-constructed from a… Read more »