Jornais de Israel falam em ataque iminente contra Irã

21

Segundo jornal, Netanyahu e seu ministro da Defesa querem ofensiva antes de novembro

 

JERUSALÉM – O premier e o ministro da Defesa de Israel gostariam de atacar as centrais nucleares iranianas antes da eleição americana, marcada para novembro próximo, mas falta apoio dentro do próprio governo e entre os militares, afirmou o jornal israelense “Yedioth Ahronoth” nesta sexta-feira.

De acordo com o diário, a guerra contra o Irã pode ser iminente, mesmo que isto signifique a ruptura da relação estreita entre Israel e EUA. Recentemente, informações do governo vazadas pela imprensa ajudaram a fomentar especulações de que um conflito armado com Teerã estaria perto de eclodir.

“Se dependesse de Benjamin Netanyahu e Ehud Barak, um ataque militar israelense a plantas nucleares no Irã aconteceriam nos próximos meses do outono, antes das eleições de novembro, nos EUA”, diz o jornal, referindo-se ao primeiro-ministro e ao ministro da Defesa, respectivamente.

Os porta-vozes de Netanyahu e Barak se recusaram a comentar a reportagem.
“Yedioth Ahronoth”, o jornal de maior circulação no país, diz que os dois fracassaram ao tentar convencer ministros sobre um ataque imediato ao Irã. Eles enfrentariam também problemas com os militares, que teriam alertado que a ofensiva teria de enfrentar muitos obstáculos táticos e estratégicos.

Há tempos, Israel ameaça atacar o Irã. O governo de Netanyahu vê o programa nuclear iraniano como uma ameaça a Israel, apesar de Teerã afirmar que o projeto não tem fins militares. Enquanto isso, Washington tenta acalmar seu aliado e pede que Israel dê mais tempo para a diplomacia. Os EUA já disseram que uma ação militar será a última opção contra o Irã.

Um pesquisa da Reuters, divulgada em março deste ano, mostrou que a maioria dos americanos apoiaria uma guerra contra o Irã, liderada ou por Israel ou pelos próprios EUA, mesmo que isto signifique um aumento no preço da gasolina.

Mas o presidente Barack Obama, que busca a reeleição, se mostrou claramente contrário a um possível ataque israelense, que ele disse ser uma ação unilateral prematura. Recentemente, ele enviou membros do alto escalão de Washington para tentar acalmar os ânimos de Netanyahu.

Segundo a reportagem do “Yedioth Ahronoth”, alguns assessores dos governos de Israel e dos EUA acreditam que um ataque antes de novembro pode constranger Obama e aumentar as chances de o republicano Mitt Romney – um amigo de longa data de Netanyahu – vencer as eleições. Ainda de acordo com o jornal, o objetivo seria obrigar os EUA a entrarem no conflito contra o Irã, mas fontes dizem que o ministro da Defesa, Ehud Barak, não crê nessa possibilidade.

“Ele (Barak) acredita que os EUA não vão à guerra, mas vão fazer de tudo para acabar com o conflito. Darão a Israel as chaves para seus armazéns de munição, que foram construídos em Israel. Israel não precisa de mais do que isso”, diz o jornal.

Nesta sexta-feira, o jornal “Haaretz” publicou uma reportagem com uma autoridade cujo nome não foi informado, dizendo que no governo de Netanyahu cresce o sentimento de que o Irã é mais perigoso do que os vizinhos árabes de Israel na véspera da Guerra dos Seis Dias, em 1967. E este pensamento parece estar se espalhando pela população do país. Uma pesquisa divulgada nesta manhã mostrou que 41% dos israelenses não acreditam que pressões não militares farão efeito contra o Irã, enquanto só 22% ainda creem na diplomacia para resolver o problema com o regime dos aiatolás.

FONTE: O Globo

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Se Israel conseguir sucesso em atacar o Irã sem ajuda americana será um feito miliar memorável, comparável ao resgate em Entebbe. Eu duvido que seja possível. Se for, só se o Irã não for nem 1/3 do que diz que é. Claro que a defesa aérea e antiaérea do Irã não intimida os israelenses, mas a divulgada profundidade de alguns dos alvos primários e uma relativa capacidade de contra-ataque com mísseis balísticos deve ser levada em conta. Outros fatores complicadores são a distância e os países que deverão ser sobrevoados. Como os israelenses pensam em resolver esses problemas sem ajuda… Read more »

Blind Man's Bluff

As instalações iranianas de estudo e enriquencimento de material radioativo são subterraneas e supondo que o governo do Iran não seja completamente imbecil, acredito que hajam sido construidas bem fundo. Duvido que um ataque aereo, por melhor e maior que seja, surta algum efeito a medio/longo prazo nas operações iranianas. Também tenho grandes suspeitas que se Israel atacar, o fará com armas nucleares. Politicamente o ataque que seja pode significar o estopim para uma nova revolução iraniana, lembrando que a pouco tempo atrás, durante as fraudelentas eleições do país, o povo quase derrubou o governo. Do outro lado do mundo,… Read more »

joseboscojr

Blind,
O problema são essas instalações subterrâneas. Será que existem mesmo?
Se ouve tudo sobre elas, desde que estão a centenas de metros de rocha sólida até que foram construídas com concreto “mágico”.
Será?
Quanto à reação iraniana não creio que eles sejam loucos de contra atacarem Israel com armas de destruição em massa tendo em vista que os israelenses não são menos loucos e possuem armas nucleares.
Acho que a maior reação iraniana será mesmo um recrudescimento da ação dos grupos financiados por eles.

Hamadjr

Conhecendo o modos operandis dos sionista, que não estão nem ai em se tratando de confronto com quem não é problema em termo ofensivo, não vão atacar o Iran por que tem dúvida sobre a resposta ao ataques, do contrário já teriam bombardeado.

Baschera

Este é um problema de equação cujo resultado é zero….. até porque o louquinho barbudinho iraniano é igual ao Bibi (Netanyahu) e os aiatolás não perdem em nada para os judeus ortodoxos. Ao atacar, Israel fará apenas estragos superficiais, mas a médio e longo prazo vai criar um monstro…que terá razões de sobra para construir um arsenal nuclear. Também vai dizimar a oposição interna ao regime iraniano….. que mal se sustenta nas pernas devido as sanções impostas ao país. Mas o pior é que poderá turbinar a candidatura republicana nos EUA….. e isto não tem preço…. pois aquele candidato é… Read more »

joseboscojr

Hamadjr, Os israelenses podem duvidar até se Javé é Deus, mas do potencial de reação iraniana não. Com ajuda americana e dos serviços de informação os israelenses sabem sim o que esperar da reação iraniana. Se ainda não atacaram é porque ou não irão fazê-lo ou porque querem aguardar a “janela” política. Sem falar que atacar o Irã demanda um planejamento muito maior que atacar algum país vizinho e se tempo é bom para o defensor, também o é para o atacante. Só como exemplo, se o ataque puder ser adiado para 2013, muito provavelmente já estariam prontas as bombas… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos, A caixa de Pandora esta em Israel e nao no Iran. O ataque ao Iran so nao foi feito ate agora, por causa da pressao internacional da Europa e em parte pelo governo americano. Israel esta preparada para o contragolpe, mas a Europa nao. O Iran planeja ataques terroristas na Europa caso Israel ataque o regime, e alguns atentados tambem sao esperados por aqui nos EUA, com o objetivo de forcar o mundo a interferir na campanha israelense. Obama nao tem sangue para encarar esse balaio de gato iraniano. O tempo esta passando, equanto que Israel vem treinando para… Read more »

Hamadjr

Caro Bosco,

Em tese sua avaliação é possível, aliás faltou um ingrediente em sua análise, internamente o Estado Judeu também tem suas tensões sociais, eu palpiteio que os sionista estão na fase do decidir se ataca ou não para depois o quando.
E Tadeu, eu não teria tanta certeza que os Israelense estão tão bem preparado considerando que seus vizinhos já não são mais os mesmos.

DrCockroach

Prezado Baschera, Achei seu comentario muito bom; e tb concordo com Hamadjr que Israel estah dividido: Pois entao vejamos (nao irei colocar todos links p/ substanciar minhas citacoes pois o comentario cai na caixa de spam, mas pesquisem no Google): Eh sabido que os dois da foto (Netanyahu e o MinDef) estao salivando p/ atacar o Iran, mas de outro lado dos pilares da seguranca de Israel temos: – Meir Dagan, ateh recentemente chef do Mossad (seguranca externa/espionagem) dizendo que atacar o Iran eh uma ideia “stupid” (burra) e que porque o Netahyahu foi eleito nao significa que ele seja… Read more »

LuppusFurius

Doc Kukaratsha

Ótimo comentário. Mas vc. está supondo que estas pessoas são sensatas, e não são. São todos loucos estúpidos ( vide os exemplos q. vc. deu,.E do lado iraniano também teremos pérolas de burrice )
É só passar as eleições aí (USA).. Daí saberemos se o ataque será este ano ou ano que vem !!! .

Ivan

“O Mal prolifera quando os Bons se omitem”

Tadeu Mendes

Quero lembrar aos amigos que o ataque e contra o Iran e nao contra Russia. A Russia sim tem a capacidade para pulverizar tanto Isarel quanto os Estados Unidos. Iran um pais sedento de sangue e de combate, mas mal equipado e mal preparado para uma guerra convencional ou nuclear. Eles estao sim; preparados para o terrorismo, swarm tatics e ataques suicidas. Muita gente esta engolindo a campanha de desinformacao que esta saindo na midia israelense, pois nao existe nenhuma divisao quando o tema e o Iran. O unico “profeta” do messianismo e o Hamedinejad. Sua sede de destruir Israel… Read more »

Baschera

Prezado Dr. Barata,

Agradeço vossa menção.

Para quem quiser ler um compêndio interessante sobre as condições sectárias e suas implicações neste possível conflito no oriente médio, recomendo o texto abaixo, pelo qual se pode melhor compreender as graves consequências se um conflito for deflagrado……

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19778

E digo mais….. se o conflito for as vias de fato…..talvez o calendário maia seja verdadeiro….

Sds.

Baschera

Senhores, peço desculpas….

O link de post anterior é da segunda parte do artigo escrito pelo Prof. Muniz Bandeira.

O link da primeira parte esta abaixo:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19775&editoria_id=6

Eu realmente recomendo a leitura dos dois textos.

Bom para esquecer mais uma derrota no futebol…. do Brasil putênfia e seus jogadores milionários que só jogam no exterior….. rssss.

Sds.

Tadeu Mendes

Os judeus ortodoxos, como o proprio nome diz, sao ortodoxos (radicais, atrasados e messianicos, igualzinho aos mulsumanos da linha dura).

Muitos judeus ortodoxos nao aceitam que Israel tenha sido restabelecida pelas vias seculares.

Mas Israel e um Estado secular, uma nacao progressista, altamente academica e cientifica, o que contrasta com o obscurantismo de alguns vizinhos.

Entre viver nas trevas do obscurantismo e na luz do secularismo eu prefiro uma Terceira Guerra do que viver sob as Leis do Islam.

DrCockroach

Certamente nao quero aborrecer os colegas, e editores, discutindo interpretacoes “peculiares” de comentarista do Blog, mas p/ quem estiver interessado, o jornal de Israel Haaretz (muito bom) tem um editorial muito interessante publicado hoje:

Netanyahu’s dangerous demagoguery on Iran: Iranian nuclear weapons are a threat to Israel – but its leaders’ demagoguery is just as dangerous.
http://www.haaretz.com/opinion/netanyahu-s-dangerous-demagoguery-on-iran-1.457521

Traducao livre: “Netanyahu demagogia sobre o Iran: armas nucleares do Iran sao uma ameaca a Israel, but demagogia dos lideres atuais Israelenses eh igualmente perigosa.”

[]s!

Tadeu Mendes

O haaretz e da “esquerda” israelense. Extremamente liberal.

Ivan

Na atual conjuntura política seria difícil para Israel sustentar uma campanha aérea convencional prolongada contra o Iran, objetivando destruir as instalações nucleares persas. Um ataque nuclear preventivo israelense seria impensável, até mesmo para Benjamin Netanyahu. Seria abrir a caixa de Pandora e justificar toda e qualquer ação tresloucada pelo mundo, além dos efeitos colaterais impensáveis em mortes, contaminação radioativa, elevação do preço do petróleo, perda de legitimidade entre tantos outros. Assim sendo o tão esperado ataque aéreo convencional israelense contra as múltiplas instalações nucleares iranianas teria que ser intenso e curto, limitado à alguma horas de combate aéreo, antes que… Read more »

Observador

Senhores, A grande mídia não especializada é igual em qualquer lugar: aqui ou em Israel, querem é vender publicidade. Este é o verdadeiro negócio deles. Assim, eles tem que publicar matérias que chamem a atenção do seu povo. Lá, só pode ser sobre o irã e um ataque iminente ao mesmo. Alguém já se perguntou a quantas anda REALMENTE o programa nuclear iraniano? Será mesmo que está tão adiantado quanto os aiatolás gostariam e a mídia tanto alardeia? E outra coisa: como a Coréia do Norte já ensinou, uma coisa é ter a bomba; outra, bem diferente é ter a… Read more »

Felipe

O grande ponto da questão é o enriquecimento de material nuclear. Quanto mais enriquecido, mais compacto é, sendo operante tanto dentro de armamentos quanto em reatores como os que geram propulsão á submarinos. Enriquecimento leva tempo e necessita certa tecnologia (conhecimento), porém desde a década de 40 já são possiveis níveis altissimos de enriquecimento, sendo então tecnologia antiga, o que por sua vez permite assumir que se o governo iraniano está enriquecendo material nuclear, o fará a níveis altissimos, se quiser. O Iran ao contrario do que todos pensam, não é um país “fundamentalista islamico” como a Arabia Saudita ou… Read more »

Billy

11 o’clock tic-toc. NUKE.