Nota oficial da Força Aérea Colombiana: Super Tucano não foi abatido

15

Em nota oficial divulgada no sábado, 14 de julho, a Força Aérea Colombiana informou que, de acordo com os primeiros resultados obtidos pela comissão inspetora deslocada para o local do acidente do Super Tucano FAC 3122 tipo A-29B, foi possível determinar que a aeronave não foi derrubada por nenhum tipo de sistema antiaéreo (míssil – artilharia).

A fim de determinar as causas reais que geraram o acidente, obtendo uma conclusão definitiva na investigação, a comissão inspetora permanecerá na zona da queda recuperando as partes da aeronave que foram removidas por pessoas que se aproximaram do local, além de recompilar todos os indícios necessários.

Ainda segundo a nota (clique no link abaixo para acessar o texto original, em espanhol), as provas demonstram que as FARC procuraram desinformar e gerar confusão na opinião pública e enganar a comunidade internacional, aproveitando-se das circunstâncias e manipulando a cena dos acontecimentos.

FONTE / FOTO: Força Aérea Colombiana

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Resta saber a causa da queda dessas três aeronaves:

1) Colômbia;

2) Porto Velho;

3) Campo Grande.

Júlio

Uma frase no texto me chamou a atenção:

“foi possível determinar que a aeronave não foi derrubada por nenhum tipo de sistema antiaéreo (míssil – artilharia).”

Existe a possibilidade da aeronave ser derrubada por algum sistema que não seja especificamente antiaéreo?

Baschera

Na guerra do Vietnam, reza a lenda, um F-111 teria sido derrubado com uma pedrada na asa…..

Sds.

Guilherme Poggio

Outra lenda do Vietnã é a derrubada de um AH-1 Cobra por um morteiro disparado pela infantaria vietnamita.

Tadeu Mendes

Falta saber o que vai “revela” a black box” que esta em poder dos indigenas, que tambem levaram duas bombas MK-2.

Claro que as FARC estao metidsa dentro da comunidade indigena.

Marcos

Perdeu condições visuais e bateu no morro.

Observador

Tadeu Mendes disse:
17 de julho de 2012 às 22:04

Bom, se os índios levaram as bombas, não podem ter ido muito longe naquele terreno. Devem estar enterradas ou escondidas por ali.

Cada Bomba Mk2 pesa 226 Kg, se não estou enganado.

Vader

Júlio disse:
17 de julho de 2012 às 20:52

“Existe a possibilidade da aeronave ser derrubada por algum sistema que não seja especificamente antiaéreo?”

Um único projétil de fuzil pode derrubar uma aeronave, dependendo de onde acerte. Ou até uma “pedrada”, como disseram os amigos acima.

Uma aeronave, mesmo uma de combate, é uma coisa frágil.

Vader

Fico imaginando o que os indígenas fariam com 2 Mk2…

aldoghisolfi

BASCHERA: outra diz que o heli foi derrubado com uma flechada na garganta do piloto.

PANE SECA!

Taz Miranda

Certa vez ouvi uma lenda que um “treme-terra” atrapalhou em muito uma aproximação de um voo comercial, pela 09R de Cumbica a ponto de quase acontecer o pior…

Apollo

Infelizmente os pilotos faleceram, portanto visto que o fato é consumado fico traquilo em dizer “que pena” que o avião simplesmente caiu, eu estava torcendo muito para que o avião tivesse sido derrubado por armamento fornecido pelo Chapolim Colorado. Nossos diplomatas (que de nossos não parecem ter nada) teriam que explicar como nosso fiel amigo defensor da democracia, da paz e da menória do Sr. Bolívar foi fornecer material bélico a narco-terroristas-guerrilheiros ou seja lá o que realmente são. Ainda tenho dúvidas. A maioria das análises feitas no blog (eu me permito chutar também) levou em consideração as fotos da… Read more »

Tadeu Mendes

Apollo, O governo do presidente Juan Manuel Santos jamais admitiria em publico que o ST, foi abatido pela guerrilha. Menos ainda, se foi abatido por armamento venezuelano. Isso implicaria nao somente em reconhcer essa capacidade dos narcoguerrilheiros, como tambem admitir ingerencia de Chavez, em um conflito interno, do Estado Colombiano, Eu sabia que esse governo iria ser testado e provocado pela guerrilha e por Chavez (eu disse a mesma coisa para a minha esposa colombiana), logo quando o novo presidente tomou posse. Santos nao tem o mesmo DNA que o Uribe. A Infiltracao dos bolivarianos e das FARC, na populacao… Read more »

Observador

Caro Vader: Embora ache mais provável que as bombas tenham sido alijadas pelo piloto quando se viu em dificuldades, se os índios realmente as levaram, é fácil imaginar o porque. Basta lembrar do acidente do Césio 137 em Goiânia onde alguns ladrões-de-galinha incautos furtaram uma fonte radioativa de uma clínica abandonada para venderem o metal como ferro-velho. Deu no que deu. … Caro Tadeu: Felizmente, ainda existem brasileiros dentro da máquina pública defendendo os interesses do país. A Advocacia Geral da União baixou portaria que, na prática, inviabiliza novas demarcações de terras indígenas no país. As ONGs pistoleiras estão estrilando… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos,

Segundo declaracoes de um General da Forca Aerea Colombiana (General mesmo; a estrutura de comando deles esta muito parecida com a americana), os indigenas levaram duas MK-2, mas ficou subentendido que foram retiradas dos destrocos da aeronave.

Como, eu nao sei. Mas aonde se le indigena, eu diria FARC.