terça-feira, dezembro 7, 2021

Gripen para o Brasil

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Segundo leitor do Poder Aéreo, Super Tucano colombiano tem marcas de balas

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Clique na imagem acima para ver as possíveis marcas de bala na asa do A-29 colombiano. Na foto abaixo detalhes do local onde ocorreram possíveis impactos de projéteis.

 

Sr. Alexandre Galante

Encontrei essas marcas de impacto na asa do Super Tucano colombiano, pequenas parecem ser de calibre 7,62mm e por estarem em “linha” não parecem ser características de estilhaços de míssil.

Grato

Denilson Kulman

Geógrafo

NOTA DO EDITOR: foto inferior enviada por Baschera

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ernaniborges

Li numa reportagem – Não me recordo se aqui mesmo ou em outro site – que os guerrilheiros teriam atirado no avião já no chão, após o acidente e no co-piloto ainda no ar, após ejetar-se.

Giordani RS

Posso estar escrevendo bobagem, mas peguei uma imagem 3D do A-29, marquei os supostos pontos e tracei uma linha, ao melhor estilo CSI, e se foi uma rajada de balas, acertam só o motor, logo atrás dos escapamentos, porém, como as marcas parecem terem sido feitas de cima para baixo, ou isso ocorreu já no solo ou o avião estava em “faca”…
Bom, pura suposição…chamem o Grisson!

Tadeu Mendes

Foram feitos disparos em terra e a curta distancia, quando o aviao ja estava derrubado.

Testemunhas viram quando as FARC fizeram disparos no aviao caido.

O que derrubou o ST. foi algo de .50 para cima.

Darkman

Creio que existam alguns equivocos a respeito nesta conclusão: Primeiro que a parte onde se encontra as pretenças marcas de projeteis é parte do aieleron direito, um dos componentes aerodinamicos responsaveis pelo movimento de rolagem da mesma, este construido em sua maioria em aluminio aeronautico. Complementando a parte marcada é a parte superior do mesmo, conforme a foto demonstra, atentando para algumas caracteristicas que provam isto; sendo o aviso de “não pise”, sendo este sempre colocado na parte superior por motivos óbvios, segunda evidencia que é a parte superior o tanque extra de combustivel que permanece no pilone de asa.… Read more »

Guilherme Poggio

Reparem no símbolo de “não pise” na foto em detalhe.

Estas supostas marcas de tiros estão na superfície superior do flap, junto à raiz da asa direita.

Se fossem tiros feitos a partir do solo, o avião teria que estar de dorso (voo invertido).

Requena

Que tiros que nada.
Foi essa criança aqui ó…

http://www.youtube.com/watch?v=u_XT0nzvIGQ

G-LOC

não vejo relação nenhuma entre alinhamento e tiro de alguma arma. Qualquer arma de fogo vai ter dispersão.

Já foi comentado e realmente parece que não foi tiro ou iria perfurar facilmente, a não ser que a distância fosse tão grande que os projéteis não tinham energia suficiente.

Um míssil explodindo próximo causaria fragmentos bem mais lentos e não pode ser descartado.

A aeronave não explodiu o que pode sugerir que estava relativamente lento. Talvez estivesse subindo para contornar o morro e estolou.

Marcos

Raquena

Se o Grande Irmão Vermelho do País mais ao Norte, O Grande Timoneiro das Américas, Chapolin Colorado, realmente anda fornecendo armamento para as FARC, coisa que acredito, as coisas podem se complicar.

Aguardemos manifestação de nosso Glorioso Líder, o Senhor de todas as Galácticas Siderais, Lula da Silva, bem como nosso maior “Patriota”, defendendo o direito da Venezuela em fornecer armamento para as FARC.

aldoghisolfi

Diante de tantos comentários, que os tenho excelentes e procedentes, quero deixar o meu parecer: se o A29 tivesse sido abatido por qualquer tipo de míssil, ele teria explodido no ar, chegaria em terra com as marcas -no mínimo- da explosão do artefato; mas, como o piloto trouxe a sua garça até o chão e o impacto se deu sem nenhum incêndio, sem nenhuma marca de fogo, creio que o piloto, muito confiante, ultrapassou o tempo de vôo e deu uma de manicaca: pane seca. Será?!…

bmbahia

Acho que não foi derrubado. Caiu mesmo.
Pelo jeito eles voavam baixo. Isso pode ser, entre outras coisas, desorientação espacial ou até mesmo CFIT.
Essas marcas de tiro estão na parte superior do aileron. E se não fizeram grande estrago, foram de calibres pequenos. Teria que ser um tiro de sorte derrubar o avião com um fuzil simples.

Tadeu Mendes

Amigos,

A televisao colombiana mostrou uma entrevista com o pai do piloto. O tenente havia contatado o pai quando estava a espera do Presidente Santos, no qual ele disse que as coisas estavam muito quentes por aquela zona (TO), e que ele disse sentir medo porque estavam recebendo tiros por todos os lados.

Mas sera possivel que no calor do combate, um piloto nao se de conta de que seu combutstivel esta acabando???

Fernando "Nunão" De Martini

Tadeu, E se, como vcs estão falando em pane seca, um disparo tivesse atingido as linhas de combustível? Seria possível ele vazar sem que houvesse incêndio da aeronave e levar rapidamente à pane seca, tornando inviável tentar voltar à base e forçando uma aterrissagem de emergência? Complementando o que vc escreveu: seria possível uma perda de combustível devido a dano de combate que, no calor da situação, passasse desapercebida pelo piloto (não sei quais são os alarmes do tipo instalados na aeronave)? Suposições para o debate, baseado no que vocês estão falando a respeito da falta de incêndio de combustível… Read more »

Marcos

Questões: 1) Se a pane foi seca, porque só um tripulante ejetou, sendo em seguida executado por guerrilheiros? 2) Um artefato disparado do solo e guiado por calor teria atingido o motor, i.é., a parte frontal da aeronave, a qual não aparece nas imagens. E dependendo do projetil, não necessariamente teria explodido mas simplesmente impactado contra a parte dianteira, o que poderia ter matado o piloto. 3) Na segunda imagem, na qual não consegui ampliar, há uma peça ao fundo, com pintura anticorrosiva, i.é, a parte interna, onde se vê alguns furos de diâmetro considerável, na qual não pude identificar… Read more »

Observador

Senhores, Para continuar o jogo de adivinhações, já que não temos os fatos completos e não sabemos se é confiável o afirmado pelas Forças Armadas da Colômbia, precisaríamos ver como ficou a carlinga e o dorso do avião, que pelo relativo bom estado das asas, deve estar em um estado aproximado. Daí poderíamos afirmar (ou chutar) com mais segurança se foi abatido por uma .50, se por um Igla, um RPG ou se houve algum tipo de pane ou erro da tripulação. MAS, para corroborar a opinião do colega G-LOC acima, só quero lembrar que o Igla- S, versão mais… Read more »

Marcos

Peguem um Stinger, por exemplo: ele irá empactar contra a aeronave, irá produzir uma imensa bola de fogo, mas no segundo posterior, as chamas se dissiparão.

Marcos

deculpem: “impactar” contra a aeronave…

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