Queda do Super Tucano na Colômbia: comandante acha abate improvável

6

Caça colombiano desaparece em ação contra as Farc – comandante da Força Aérea Colombiana acha improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião

A Força Aérea da Colômbia comunicou nesta tarde ter encontrado os restos do caça que desapareceu durante uma ação contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Além disso, os corpos dos dois tripulantes foram localizados. “A Força Aérea está trabalhando junto com uma comissão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para entregar os corpos”, diz o comunicado.

Segundo a Força Aérea, “um dos aviões da instituição, enquanto participava de operações militares… desapareceu” na quarta-feira. O jato (sic) sobrevoava a região de Cauca, sudoeste colombiano, quando sumiu dos radares. A aérea é conhecida como um grande corredor de drogas. Nos últimos dias, o governo vêm tentando repelir as Farc da região, causando intensos combates.

O comandante da Força Aérea colombiana, general Tito Pinilla, afirmou nesta quinta-feira, 12, que o caça desaparecido é um Super Tucano A-29, fabricado pela companhia brasileira Embraer. O general considera improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião, dizendo que tais afirmações são “pura especulação”. Em rezão (sic) da velocidade e da altitude do avião no momento, “é altamente improvável que tenha sido atingido pelas Farc”, afirmou Pinilla. Ele também informou que os insurgentes não têm acesso a mísseis terra-ar.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a região de Cauca na quarta-feira. Na cidade de Toribio, Santos ouviu vaias e insultos de tribos indígenas que foram pegas no fogo cruzado. “Nós também estamos cansados da guerra, mas não podemos desmilitarizar um centímetro sequer do território nacional”, afirmou o presidente.

FONTE: Estadão

FOTO: Força Aérea Colombiana

NOTA DO EDITOR: clique aqui para acessar comunicado oficial, em espanhol, no site da Força Aérea Colombiana

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

O Governo colombiano será extremamente político nesta questão. Se confirmado o abate, uma vez que eles detém os destroços do “jato”, poderão confirmar o que realmente aconteceu, se foi a famigerada bomba de combustível ou um igla…e se foi um Igla, de onde terá vindo? A probabilidade de que a procedência seja venezuelana seria de uns, digamos, 99%? Bom, o Governo Colombiano não iría até a comunidade internacional e contaria pra todo mundo. Sería fazer o joguinho do cumpañero chavez. Ele iria a loucura! Faría um escarceu e se diria vítima de uma jogada norte americana para tirá-lo do poder… Read more »

Tadeu Mendes

Giordani RS, O corpo do piloto estava entre os destrocos da fuselagem, mas o sub-oficial ejetou, porem foi metralhado em pleno ar, e morreu antes de tocar o solo. A pergunta agora e a seguinte; por que o sub-oficial ejetou e o piloto nao ejetou??? Falha do assento ejetor, ou o piloto ja estava morto quando a aeronave caiu??? A aeronave estava crivada de balas, e segundo o exercito colombiano, foram disparos feitos contra a fuselagem do aviao depois da queda do mesmo. Realmente eu nao entendo. Para mim o aviao foi alvejado (matando o piloto em pleno ar, por… Read more »

Giordani RS

Eu estou aqui, fuçando nas agências de notícias internacionais, umas dão importância, outras nem aí, tipo a imprensa americana…Eu não sei como essa história vai se desenrolar, mas sei que o itamaraty vai pagar mico internacional…

Observador

Senhores, Se o Chavito foi idiota a ponto de colocar Iglas nas mãos da guerrilha, a Colômbia vai botar a boca no trombone e fazer com que a Venezuela se torne um pária internacional ao estilo da Líbia de Kadafi. Se os colombianos estão preocupados com uma retaliação? Nem um pouco. Depois de 40 anos de luta com a guerrilha de esquerda e paramilitares, eles têm o exército mais experiente da América Latina. Mas, e se a retaliação vier pelo ar? Bom, neste caso, veremos em poucos dias um CVN americano no Caribe, e F-18s voando por todo lado, sobre… Read more »

Vader

Tadeu Mendes disse:
12 de julho de 2012 às 21:25

Só um detalhe Tadeu:

Se realmente o combatente foi alvejado em pleno ar, caindo de paraquedas, só demonstra mais uma vez o caráter terrorista das FARC. Isso porque, salvo melhor juízo, pela Convenção de Genebra é PROIBIDO se atirar em paraquedista ainda no ar, e mais ainda quando se trata de ejeção por acidente ou abate.

Sds.

Tadeu Mendes

Vader,

Aquela _____________________ nao passa de um bando de criminosos sem nenhum escrupulo, ou respeito pela vida humana.

Se fosse por mim, eu jogava _____________________________ chamado FARC.

COMENTÁRIO EDITADO

SENHORES, POR FAVOR, PROCUREM NÃO POLITIZAR DEMAIS ESSE DEBATE ESQUERDA-DIREITA, SENÃO DESCAMBA PRA PROPAGANDA POLÍTICA