terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

Gripen Demo com radar AESA na Farnborough 2012

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Saab Gripen Demo está no Reino Unido equipado com o novo radar AESA, a tecnologia que representa a chave do sucesso da empresa sueca em oferecer o caça para a Força Aérea Suíça. Instalado no centro da Saab em Linköping em 16 de Junho, o Selex Galileo ES-05 Raven será mostrado com a aeronave pela primeira vez na Farnborough Air show.

A disponibilidade do novo radar será um fator fundamental na conclusão das negociações da venda de 22 aeronaves Gripen E/F para a Suíça, com os pilotos do país avaliando a tecnologia em ensaios em voo no final de agosto ou início de setembro. A antena pode ser reposicionada para +/- 100˚ para aumentar a cobertura de varredura.

A Saab está agora em “reais” negociações com o governo suíço para chegar a um acordo sobre um valor final do contrato e cronograma de entrega, diz Richard Smith, diretor de marketing da empresa para a Europa. Um acordo básico pode ser assinado no “fim do verão”, diz ele.

Os governos da Suécia e da Suíça assinaram recentemente uma carta de intenções para cooperar no desenvolvimento do Gripen E/F tendo como propósito a compra do modelo pelo último.

O Gripen E/F também é oferecido ao Brasil, disputando com o F/A-18E/F Super Hornet da Boeing e o Dassault Rafale. Smith disse que a Saab também está de olho em oportunidades que possam surgir na Dinamarca e nos Países Baixos: ambos são parceiros do programa F-35. “A decisão suíça criou uma boa plataforma” para futuras vendas da nova versão, ele observa.

FONTE / FOTOS: Flightglobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

- Advertisement -

14 Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FLIGHTER

O que eu não entendo é o seguinte: se vamos comprar um caça CARO de COMPRAR e MANTER para termos o melhor em nossa defesa, porque não comprarmos o F-35 (5ª geração) em vez do RAFALE (4ª+++ geração), o preço se não me engano é o mesmo…, e TTT só acreditando em Papai Noel, se vamos querer caças que podemos comprar e manter e ainda por cima VOAR e TREINAR a contento, e ainda poderemos aprender fazendo, alem de serem perfeitos para a nossa situação atual na AL (sem ninguém a nos incomodar), porque não comprarmos o GRIPEN NG, pois… Read more »

Daglian

FLIGHTER, Permita-me discordar de [parte] de sua opinião. O F-18 não é intermediário em todos os sentidos em relação aos outros concorrentes de maneira alguma. Se engana quem pensa “hierarquicamente” em termos qualitativos no FX-2 desta maneira (do mais barato e relativamente efetivo, para o mais): Gripen NG > SH > Rafale. Isso não tem lá muito sentido. A aviônica do SH é extremamente avançada, provavelmente a mais avançada dos três. Porém, não é por isso que o Gripen ou Rafale ficam para trás. A grande desvantagem do Rafale é seu preço. Sobre ser um caça naval, o SH e… Read more »

Vader

Caramba, cabe um radome ali? Coisa estranha sô…

E quem tem a moral de contar as pecinhas? Será que dá mais que as de Le Jaquê? 🙂

Ivan

MiLord Vader,

Tentei visualizar as TRMs na esperança de poder contar, mas a resolução do monitor (de casa e escritório) e a impressão da imagem frustraram minha curiosidade.

Se alguém souber como conseguir uma imagem com melhor definição ou como visualizar esta imagem com mais nitidez, me candidato a contar as TRMs após o trabalho.

Sds,
Ivan, o curioso. 🙂

ricardo_recife

Ivan, o curioso.

De acordo com a Selex são mil TRM. Você vai contar um por um?

Abs,

Ricardo

Mauricio R.

E aquele que ninguém sabe ao certo o que é, se demonstrador tecnológioco, se protótipo da nova versão, vai comendo o mercado pelas bordas e aparecendo, enquanto os açodados franceses se enrolam cada vez mais em seu trambolho absurdamente caro e anacrônico. Saab e o consórcio Eurofighter, ao contrário dos franceses, foram mto felizes em perceber que, exceto pelos americanos focados na nova edição da Guerra Fria, há um considerável espaço de manobra no mercado; p/ aeronaves ainda sem radar AESA. O que de certa forma ajuda na hora de pedir dinheiro, em uma Europa mergulhada na crise. Convém não… Read more »

Ivan

Ricardo, SIM, mas ‘dá p´ra’ contar o total de uma ‘fileira’ e somar os saldos das ‘fileiras’ do mesmo tamanho. É inventário mesmo… rs rs rs. 🙂 A dificuldade é encontrar uma imagem com definição suficiente para ‘ver’ as TRMs. Quanto ao número de módulos de transmissão e recepção, penso que dificilmente chega ao milheiro. Usando o modelo de Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo diria que fica em torno de 900 (novecentos), mais ou menos 6%. Só para lembrar e usar como comparação, transcrevo abaixo o diâmetro das antenas dos radares mecâncos das versões mais antigas dos 3 (três) caças… Read more »

FLIGHTER

Daglian disse: 9 de julho de 2012 às 2:00
É amigo, não sei dizer porque coloquei “em todos os sentidos”, pois acho os 3 mais ou menos do mesmo nível, um melhor em umas coisas o outro em outras, mas sim queria me referir ao preço, por isso coloquei o F-18 no meio dos dois, quanto ao NG naval, não sei se vão desenvolve-lo. Agora!!!, F-35 muito para nos???, por quase o mesmo preço e manutenção da “JACA”, não sei não???

Fernando "Nunão" De Martini

“Vader disse: 9 de julho de 2012 às 9:49 Caramba, cabe um radome ali? Coisa estranha sô…” Vader, deve caber, senão o avião não chegava à feira: a legenda original da foto de baixo (do avião pousando), que veio do site flightglobal, tinha como data o dia 5. Provavelmente o dia que a aeronave chegou voando para ser exposta nesse evento que começou hoje. Já a foto de cima não faz menção de data. Mas o que deve estar te confundindo é a visão em perspectiva, com o radar mais perto da câmera do que o resto do avião. Além… Read more »

Corsario137

Off topic: Raytheon Award Video

http://vimeo.com/40935850

Muito bom. Vale a pena conferir.

alan bernini

Excelente vídeo Corsario137.
Valeu a dica!

Vader

Fernando “Nunão” De Martini disse:
9 de julho de 2012 às 16:15

Ahaha Nunão, entendi sem precisar fazer o experimento (empírico), rsrsrsrs…

Capacidade de abstração? rsrsrsrs… 🙂

Abs.

Nick

Off topic: belíssimo video do M-2000

http://www.youtube.com/watch?v=m15Jd1A5OPU&feature=related

Vendo esse vídeo me faz pensar por que os franceses pararam o desenvolvimento do mesmo… Imaginem um -12 (radar AESA; Sensor Fusion, IRST, MAWS, etc…)

[]’s

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -