A AFA abre os seus portões para o público em geral amanhã, de 11 de maio, para as festividades dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, mas os voos dos convidados e da estrela da festa ocorreram ao longo de toda a semana.

Hoje, após mais um treino da ‘Fumaça’, quem roubou o show foi um ‘legacy Hornet’ da Força Aérea do Canadá’. Em uma apresentação de tirar o fôlego dos espectadores, o capitão Gobeil apresentou algumas das características do CF-18.

Para aqueles que já tiveram a chance de ver alguma vez na vida os Blue Angels em ação, foi possível traçar paralelos entre o esquadrão de demonstração da USN e o que foi visto hoje pela tarde na AFA.

As características de pilotagem da aeronave e o poder dos dois GE F404 permitem a realização de manobras que os atuais caças da FAB não podem fazer. Voo a baixa altura/velocidade com alto ângulo de ataque. Curvas extremamente apertadas e potência de sobra. Uma apresentação única.

Amanhã tem mais. Não percam este evento que tem tudo para ser o melhor no ramo aeronáutico no Brasil em mais de uma década.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Na verdade, muito do que o F-18 faz aí o Mirage 2000 também faz, algumas coisas pior, outras melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=NqFwVLSpo2g

Mas infelizmente me parece que desde aquele trágico acidente com um F-5E numa demonstração em meados da década de 90, a FAB deixo de fazer demonstrações com aeronaves da primeira linha, ficando a responsabilidade das acrobacias inteiramente com a EDA. O F-2000 poderia fazer uma demonstração como no vídeo acima, mas como não se treina para isso na FAB, ficamos à mercê dos gringos quando o negócio é acrobacia com jatos.

Clésio Luiz

As apresentações eram como o vídeo que eu postei?

alphasr71a

Molhou 🙁 Fui, vi os aviões, dei uma olhada de perto no Super Hornet (bem maior do que eu achava o.O) Perguntei pra um oficial se ia ter apresentação, ele falou que se não mudasse as condições ninguém iria levantar voo, fui embora. 61 reais de pedágio, 100 de gasolina, uns 40 de comida cara de posto e não consegui ver os bixo voando 🙁

Nick

Carai que zica hem alphasr71a =/

Pelo menos tu viu os SH de perto 🙂

[]’s

alphasr71a

É, ainda pra me deixar com mais desgosto, entrei no perfil da esquadrilha da fumaça no facebook e vejo um video dos hornets do canada se preparando para decolar e que a chuva parou…

alphasr71a

Acho que se amanha as condições estiverem favoráveis vou de novo, só que dessa vez de ônibus.

Nick

Caro Poggio,

Ibagens, me dê Ibagens, cadê as Ibagens???? by Datena 🙂

[]’s

Penguin

E ha quem teime em dizer que o SH eh um mero bomb truck…

Vader

alphasr71a disse:
12 de maio de 2012 às 14:10

Meu amigo, você perdeu um dia histórico. Sinto muito (de verdade).

Sds.

alphasr71a

É… Dá “próxima” vez vou sozinho, assim não tem problema a chuva…

Vassili

com ou sem chuva irei amanhã……… chegarei lá pelas 8:30 ou 9:00 hs. de Americana até Pirassununga é um “pulo”……

nem que seja apenas para ver os Vespões quietinhos, com os “pés” calçados e os “motor” mais quietinhos ainda.

abraços.

Vader

Poggio: de fato, “nunca antef na hiftória defte paíf”…

E provavelmente, tirando amanhã, nunca mais…

Daglian

Foi um ótimo dia. Como disse eu quase fui embora devido à chuva do começo do dia. Mas o Super Hornet não deixou (por sinal ele é muito maior do que eu achava).

alphasr71a,

Tente ir de qualquer forma. No seu lugar eu iria preferir ir lá de novo e, mesmo que não tenha apresentação, saber que eu tentei ir pela segunda vez a não ir e correr o risco de perder, de novo, as apresentações.

Clésio Luiz

Melhor do que a do Su-37 em Anápolis?