Disputa do LAS recomeçará, do zero

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A Força Aérea dos Estados Unidos provavelmente terá de reiniciar seu programa Light Air Support (LAS), disse ao Congresso Americano no dia 6 de março o oficial superior civil do departamento.

“Esta é uma necessidade urgente de nossos parceiros Afegãos.”, disse o secretário da força aérea Michael Donley ao Subcomitê de Apropriações Regionais de Defesa. “É muito provável que nós precisaremos voltar e começar do zero nesta seleção de fornecedor”.

Donley disse que a USAF está trabalhando na melhor forma de reiniciar o programa, porém este terá um atraso de no mínimo vários meses. Também existirá uma nova competição, porém os requisitos provavelmente permanecerão inalterados, adiciona Donley.

A USAF espera adquirir 20 aeronaves de suporte aéreo leve (LAS) por US$ 355 milhões para a Força Aérea Afegã. Foi selecionada a aeronave brasileira Sierra Nevada/Embraer EMB-314/A-29 Super Tucano, depois que o departamento rejeitou o Hawker Beechcraft AT-6. A USAF foi forçada a suspender o contrato depois que a Hawker entrou com uma ação, mas posteriormente teve de anular a disputa por completo.

Donley disse que a USAF tomou a decisão de cancelar o contrato nascente porque sua documentação interna “não era o que precisava ser”.

O departamento iniciou uma investigação interna, liderado pelo chefe do Comando de Material da Força Aérea, General Donald Hoffmann, para determinar se houve qualquer irregularidade. O chefe da USAF, General Norton Schwartz disse na semana passada que haveria um “inferno a pagar” se qualquer má conduta for descoberta.

O governo brasileiro, que os Estados Unidos estão tentando atrair como aliado, reagiu com raiva. No entanto, após os Estados Unidos dizerem que ainda estão interessados no Super Tucano, os dois lados reabriram as negociações.

A USAF tem lutado por seu processo de aquisição há mais de uma década depois de um oficial superior da Força Aérea ser preso por má conduta, juntamente com um executivo da Boeing, durante uma disputa para substituição do avião-tanque KC-135.

Nos últimos anos, a Força Aérea tinha a esperança de colocar o escândalo escondido, mas como Donley o colocou, este último episódio provou ser uma “vergonha” – ecoando o comentário de Schwartz, uma semana antes.

FONTE: Flightglobal (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
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Marcos

Vamos ser sinceros: o avião deles é muito feio.

Gilberto Rezende

Pois é houve má conduta o oficial da USAF foi preso, mas a licitação MELOU e a Boeing levou na segunda versão o contrato.

A história se repete, a HBC ganha mais tempo para desenvolver sua aeronave e a “justificativa” para a desconformidade de documentação no LAS foi a composição societária da EMBRAER, mais especificamente a Golden Share do governo brasileiro…

Que não vai mudar no “futuro” LAS X-2…

Só falta os “oficiais americanos” dizerem que só vão poder comprar o Super Tucano se o governo brasileiro desistir de sua Golden Share na Embraer…

Mauricio R.

“Pois é houve má conduta o oficial da USAF foi preso, mas a licitação MELOU e a Boeing levou na segunda versão o contrato.”

Na verdade nem licitação houve.
Esse fato ocorreu, mtos anos antes da KC-X.

Vader

Gilberto Rezende disse: 8 de março de 2012 às 1:05 “e a “justificativa” para a desconformidade de documentação no LAS foi a composição societária da EMBRAER, mais especificamente a Golden Share do governo brasileiro” Você tem certeza disso ou está especulando? Porque a Golden Share do GF não tem o menor poder de influenciar na venda dos STs. Aliás, como consta do próprio site “Built for the mission”: “Does the Golden Share allow the Brazilian government to tell Embraer to stop supplying aircraft or parts to foreign governments? No. The Golden Share does not permit the Brazilian government to tell… Read more »

Franco Ferreira

Do texto extrai:

“A USAF tem lutado por seu processo de aquisição há mais de uma década depois de um oficial superior da Força Aérea ser preso por má conduta, juntamente com um executivo da Boeing, durante uma disputa para substituição do avião-tanque KC-135.”

1) Isto É novidade! Agora prendem por “má conduta”!
2) A atual representante da Boeing no Brasil, Sra. Donna Hrinak, conhece muito bem o assunto, como se vê em http://www.aereo.jor.br/2012/03/06/embaixador-americano-diz-que-eua-ainda-tem-interesse-em-avioes-da-embraer/, aqui mesmo neste site.
3) Já imaginou se a moda pega, aqui nas terras tupiniquins? Eventos não faltam! Não ia haver “sala-de-Estado-Maior” suficiente!

uitinaxavier

O seguinte a Embraer pode participar mas não pode ganhar só isso, a Embraer devia mostrar que tem culhões e não gastar mais um centavo que seja nessa licitação arranjada, engraçado que quando alguém fala isso e taxado de Antiamericano pelas dondocas de plantão, o que eu tenho a dizer o pior cego e aquele que não quer ver. Os yankees já deram muitas provas disso em outras licitações por aí, a Embraer tem que tomar vergonha na cara se não me engano já e a 4 vez que isso acontece, parece cachorro vira lata correndo pra porta de buteco… Read more »

Nick

Sinceramente, se o ST ganhar novamente será uma GRANDE surpresa. O lobby da HB se mostrou muito eficiente.

[]’s

Franco Ferreira

Slightly off-topic.

Prezados editores;

Há mais de dois anos, o editor NUNÃO me ensinou que negrito, sublinhado e itálico, nos comentários, são ferramentas de uso reservado aos editores. Nada mais justo! Deixei de postar comentários quando era indispensável usar tais ferramentas (Neste parágrafo, indispensável deveria estar em negrito!).

O comentário de VADER (às 6:29 – acima) e outros anteriores, desmontam esta exigência.

Por favor, ensinem-me como transpor um texto iluminado em doc ou docx para a coluna dos comentários.

Se atendido; grato. Franco Ferreira

Giordani RS

E a EMBRAER vai participar novamente como se nada tivesse ocorrido…definitivamente, o “$” é o deus maior…

Mas surpresa mesmo foi a USAF ter escolhido o melhor! Todo mundo sabe e sabia que o A-29 é superior e já está pronto, mas todo mundo sabe e sabia que desde o início o favorito sempre foi e sempre será o AT-6…da HB…ainda mais sendo ela uma empresa americana-com-sede-no-canadá-e-planta-no-méxico…

Esse pessoal da HB são bons, hein?

Fernando "Nunão" De Martini

Franco,

Nunca solicitamos aos comentaristas que não usassem (caso soubessem como fazer) destaques em itálico. Eventualmente, o que fazemos é alertar para fazer isso direito, do contrário podem afetar outros comentários abaixo.

O que pedimos é para não usar caixa alta e negrito. Isso sim reservamos para intervenções dos editores nos próprios comentários.

Acredito que o Vader, o Ivan ou o Drcockroach, os que mais utilizam itálicos em seus comentários (embora de vez em quando errem nos comandos) possam te fazer a “transferência de tecnologia” dos itálicos.

Saudações!

Roberto F Santana

Também quero saber

Franco Ferreira

Prezadíssimo Nunão;

Há “ruído” nesta nossa antiga conversa! Prefiro, contudo, que a ToT venha do corpo de editores; em vez de solicitar a instrução aos meus pares. Você entende, não? É uma simples questão de respeito e subordinação do comentarista eventual aos trabalhos dos que permenentemente se dedicam ao “site”, fazendo-o na importância que atualmente desfruta!

Franco Ferreira

Roberto F Santana
Roberto F Santana

Prazados Franco e Nunão,

Apenas para esclarecer, quando vi o questionamento do Franco, acabei por me interessar também, fiz rápida pesquisa e achei, porém fiz um teste antes com “também quero saber”, por favor não encarem isso como sarcasmo, apenas quis dar um toque de humor, mal eu sabia que iria dar certo!

Enfim, é só: texto

Roberto F Santana

Ops…
Bom, leiam o link.

Franco Ferreira

Testando negrito. Testando itálico.

Vamos ver…

Hamadjr

Caro Gilberto Rezende faltou completar
” …Só falta os “oficiais americanos” dizerem que só vão poder comprar o Super Tucano se o governo brasileiro desistir de sua Golden Share na Embraer e comprar o F18 ”
This is just a bussines, e por se tratar de negócio fodd@ce as Notas Técnicas para a compra da FAB.

Franco Ferreira

Testando, de novo, só negrito

Roberto F Santana

Negrito é proibido.

alexandre

Creio que a disputa no LAS está diretamente ligada ao nosso FX-2, seria como um “toma-lá-dá-cá” literalmente. Se o ST ganhar lá, necessariamente o SH ganhará aqui. Minha humilde opinião.

alexandre

Só para constar, não coloquei o meu comentário em itálico, foi automaticamente, os editores poderiam me explicar porque isso aconteceu? Meu interesse é deixar os meus comentários mais sóbrios. Obrigado.

Roberto F Santana

Não fui eu!

Roberto F Santana

Pronto…
Isso aqui vai virar uma festa itálica!
Alguém pode dar uma mãozinha aí?

Invincible

Acho que a questão de ser pro ou contra americano deve ser deixada de lado. Deve-se ser pragmático. Em primeiro lugar os EUA estão em uma campanha eleitoral com nível de inquisição. A compra de material supostamente de outro país é algo inaceitável para eles. Mesmo que o ST tenha até mesmo a hélice vinda dos EUA e atenda os requisitos do Buy American. Por ultimo temos que entender que o recomeço da licitação implica em mais tempo para a Beech desenvolver seu Frankstein e poder dizer que tem um produto melhor. Sem contar que os EUA querem forçar o… Read more »

Roberto F Santana

“(…)Eventualmente, o que fazemos é alertar para fazer isso direito, do contrário podem afetar outros comentários abaixo.”

Desculpa aí Nunão.
Me dei mal.

Marcelo

gostaria de saber para que um avião dessa categoria precisaria de um AIM-9X, já que o último combate aéreo da USAF foi na guerra do golfo de 91…21 anos atrás.
Abçs

Marcelo

ué, por que saiu em itálico???

Franco Ferreira

Nunão – Viu só… Fiz exatamente o que Vocês não desejavam! Que c….a!!! Por favor, desculpe!

Evidentemente, o ensinamento deve partir do corpo editorial.

Até apreender corretamente, não usarei mais os comentários.

Franco Ferreira

Roberto F Santana

Prezado Franco,

Mais importante que italicos e negritos e outras bobagens é a intenção dos amigos em ajudar os outros amigos e a humildade de aceitar ajuda de “pares e subordinados”.

Fernando "Nunão" De Martini

Franco, creio que você está usando o recurso de forma quase correta… Quem fez a ca..da foi o Roberto! Já consertei (Roberto, de qualquer forma, você está desculpado em vista da tocante declaração de solidariedade de seu último comentário) O segredo é USAR DIREITO O COMANDO DE ITÁLICO AO FINAL DO TRECHO QUE QUER DESTACARdepois de escrever, de preferência mantendo a última linha escrita sem os itálicos, para assim evitar que se alastrem… E usar com moderação e atenção, é claro. Franco, pedi para outros passarem a ToT porque a “tecnologia” que uso, como editor, é diferente, já que tenho… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Corrigindo: Franco, você quase utilizou de forma correta. Segue a instrução básica do itálico (não vou passar a do negrito porque, como disse, assim como a caixa alta, OS NEGRITOS SÃO PRERROGATIVAS DOS EDITORES…) Coloque o comando composto por sinal de menor, seguido de i, seguido de sinal de maior, no início do trecho a destacar. Tudo sem espaço entre eles Coloque o comando composto por sinal de menor, seguido de sinal de barra, seguido de i, seguido de sinal de maior, no final do trecho a destacar.Tudo sem espaço entre eles A barra é fundamental nessa segunda sequência, senão… Read more »

DrCockroach

ToT do DrCockroach, se conseguir corretamente, p/ smileys:

– dois pontos seguido de fecha parenteses : e ) , vc tem um sorriso: 🙂

– dois pontos seguido de abre parenteses : e ( , vc tem triste 🙁

– um oito seguido de fecha parenteses 8 ) , vc tem um “cool”, ou cara de paisagem

– um oito seguido de um O maiusculo 8 O , vc tem “caiu o sabonete e se agachou p/ pegar” 😯

Agora irei clicar “enter” e espero que a mensagem funcione… 🙂

[]s!

DrCockroach

quase funcionou, soh faltou a cara de paisagem… 8)

[]s!

Mauricio R.

32 comentários e eu pensando que isto aqui estaria bombando…

DrCockroach

Vc quer dizer 34 comentarios? incluindo o seu… ou agora jah sao 35 8)

[]s!

Ivan

Nunão, Sobre itálicos e negritos. O uso dos recursos de destaque em textos curtos, como comentários do blog, é interessante para quem escreve destacando palavras ou parte do texto, oferecendo ao leitor a visualização do que o autor deseja transmitir. Em versão anterior dos blogs da Trilogia havia o recurso de ‘testar’ o texto antes de enviar de forma definitiva. Desta forma era possível realizar uma rápida revisão antes de publicar. Este inclusive permitia corrigir erros de digitação, tão comuns quando escrevo. Seria possível a Trilogia voltar a usar este recurso ou há algum impendimento técnico que o inviabilize? Sds,… Read more »

Marcelo

valeu Messier Cafard!
🙂

Marcelo

🙁 eu não sabia fazer essas carinhas amarelas!

Marcelo

8) mas agora eu sei!

Mauricio R.

Ensinaram a brincadeira p/ a criança, agora aguenta…

“gostaria de saber para que um avião dessa categoria precisaria de um AIM-9X, já…”

Ué aprenderam c/ a Embraer, ou vc já se esqueceu das fotos do ST, portando o “Piranha”??? 8 )

DrCockroach

Pois eh Marcelo, pois irei retribuir sua gentileza. O DrCockroach eh um sujeito bem pequeno na “cadeia alimentar”, mas hoje almocei com um bem, mas bem alto na food chain que me disse que os franceses jah tem dois grandes projetos de offsets preh-aprovados p/ os Emirados relacionados com o Rafale. Quem decide eh o Sheikh, e somente ele sabe o que irah fazer, ninguem mais, mas na opiniao (disse opiniao) desta pessoa a tendencia eh de os EAU selecionarem o Rafale. Eu pensava que se os EUA entrassem com o F-35, levavam de barbada. Digo isso, e nao mais… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício, obrigado por fazer a discussão voltar ao ponto interessante. Por favor, senhores, nem mais um “piu” sobre itálicos, emoticons etc! Sobre as fotos, o interessante é que o AT-6 tem um pilone a mais sob as asas do que o A-29. Por outro lado, eles estão mais próximos entre si, o que pode dar problemas de interferência / lançamento dependendo da carga. Em compensação, se quiser armamento de cano, precisa ocupar um pilone. E será que a capacidade de cada pilone do AT-6 é equivalente à de cada pilone do Super Tucano? Eu imagino que não – apenas a… Read more »

Franco Ferreira

Fernando “Nunão” De Martini disse:
8 de março de 2012 às 11:41
… Por favor, senhores, nem mais um “piu” sobre itálicos, emoticons etc!

e )

joseboscojr

Marcelo,
O AIM-9X pode ser usado contra alvos em terra.
Todas as outras armas são guiadas a laser. Ter uma guiada por IIR aumentaria a flexibilidade.

joseboscojr

Armas guiadas por laser são excelentes, mas pecam por se limitarem a atacar apenas 1 alvo de cada vez. Sem falar que o caça, no caso de não haver “iluminação” externa (outra aeronave ou de tropas em terra) fica “preso” ao alvo, sem poder desengajar, acompanhado-o com seu laser até que haja o impacto. Já um míssil com orientação por imagem (TV ou IR) tem a vantagem de poder operar de forma autônoma e de poder atacar vários alvos simultaneamente no caso do lançador contar com um sistema eletroóptico de designação de alvos. Por exemplo, se a aeronave contar com… Read more »

Marcelo

é verdade Bosco, lembro-me de ter lido algo sobre um F-15 ter disparado o AIM-9X em um teste, contra um Fast Attack Boat. Realmente essa última versão do venerável Sidewinder possui essa capacidade ar-solo. Coisa que o Piranha (nem o B) tem. Mas, não existem mísseis mais baratos/simples/leves que o AIM-9X para uso ar -solo?

Marcelo

o Brimstone não possui versão IIR?

joseboscojr

Marcelo, O Brimstone não tem versão IIR, mas pode ser usado contra alvos móveis e múltiplos como o AIM-9X, só que realmente não sei se é mais em conta. Aquele radar não deve sair barato não. Parece que o Griffin poderá ter um sistema de orientação por IIR e tem o LOGIR/LCITS que é um kit IIR adaptado ao foguete Hydra 70 e salvo engano já está sendo usado pela USN nos helicópteros para a defesa de ataques de saturação de lanchas. No futuro terá o JAGM, que também não deve ser muito barato não e que inclui 3 modos… Read more »